Os Cinco do Ciclo

Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Sem estante 26/08/2022

Fantástica fantasia
O livro conta a história da vila de keltoi, onde os moradores liderados por Yosef creem nos 5 deuses do ciclo. Ao ver suas tradições ameaçadas pelas novidades do império, Yosef embarca numa corrida em busca de ajuda para suas crenças e de seus conterrâneos. A história é apaixonante e a gente se apega de verdade aos personagens.
Elias Flamel 26/08/2022minha estante
A apalavra apaixonante em meio as suas palavras chamou a minha atenção. Se apaixonar é ter desejo, amizade, medo, alegria, angustia, esperança, equilíbrio e desequilíbrio ao mesmo tempo. Estou contente e agora imagino que o apaixonar pode ter sido pela escrita, pelos personagens, pelo o universo criado e por tudo mencionado.

Obrigado por sua leitura.

Marina 17/10/2021

O livro retrata a intolerância religiosa. É muito bem escrito e nos desperta a curiosidade sobre o que pode vir a acontecer no futuro.

A história é narrada sob o ponto de vista de Yosef, líder de Keltoi, uma pequena vila que paga tributos para o império (Numitor) com grãos produzidos em suas terras.

Com a ameaça à cultura religiosa, onde eles acreditam em vários deuses, e sendo imposta a adoração a um único Deus, Yosef vai a Numitor para tentar preservar a cultura de Keltoi e do seu povo.
Elias Flamel 18/10/2021minha estante
Em uma mesma frase tive a escrita elogiada e minhas visões de mundo te fizeram pensar no futuro. Posso estar sendo bobo, mas lembrei dos livros clássicos de ficção científica que li e que elogiava a escrita enquanto pensava no futuro.

Obrigado pela leitura, pelos elogios e por sintetizar a histórias para os seus seguidores aqui no skoob.

Lohan 26/01/2023

Uma boa história
03/20

Essa é uma resenha que não tenho muito o que falar, porque eu realmente achei uma boa história, mas o ritmo dela não me agradou, nem o foco da trama principal que se baseia em religião e política, entre a relação do reino com os territórios menores que fazem parte. Agora, talvez o ponto que mais contribuiu para eu não gostar da história seja o personagem principal, já que, Yosef não me despertou interesse, identificação e nem passou muito carisma, e muitas vezes até achava ele chato. Também tinha partes da história que na minha visão de leitor, eram muito demoradas e possuíam explicações e detalhes que contribuíam para esse ritmo do livro. Entretanto, o final abre portas para outros livros e quem sabe um foco maior em outros personagens. Agradeço ao autor por conversar comigo e enviar esse livro por email, isso não é uma crítica literária, é apenas uma resenha que fiz a partir da minha experiência pessoal e as minhas impressões.
Elias Flamel 28/01/2023minha estante
Acredito que viver com a sinceridade é uma maneira de se aproximar da evolução. A respeito dos temas abordados, não há o que falar. Cada um se relaciona melhor com um deles ou com outros. Finalizado este ponto há outro que chamou a minha atenção. É sobre o Yosef. Por incrível que pareça, a sua opinião sobre o protagonista não é de todo ruim. Se faltou carisma, sobrou sentimento entre você e ele (mesmo que não seja um sentimento bom). Achar chato, detestável ou irritante mostra que o personagem provocou algo em você. Caso ocorresse uma ausência de comentários, uma total indiferença ao personagem mais importante da história, ficaria preocupado. A sua última observação é parecida com a de outros leitores e já liguei o sinal de alerta. Tentarei manter o meu estilo, entretanto, preciso manter a mão mais pesada na edição, diminuir os detalhes e acelerar o ritmo da narrativa.

Sou grato por toda a atenção e por dedicar tempo e atenção ao meu livro.

Mateus Sanfer 28/02/2021

Diferente do que eu esperava!
O início não me prendeu muito, achei a forma como os personagens falam muito enrolada, mas com o passar do tempo ficou ótimo no contexto do período onde estão.
As referências com várias religiões e culturas, deu uma riqueza à história. Gostei bastante, estou ansioso para ler a continuação.
Elias Flamel 28/02/2021minha estante
Uma das maiores conquistas como escritor é ouvir que a minha obra é diferente. Isso me transmite uma sensação de ter feito um trabalho autoral e não ter só referenciado várias outras obras.

Agradeço pela leitura; análise e sinceridade. Feliz por você querer ler o próximo.

A.Maia 31/08/2018

Os Cinco do Ciclo #1
Yosef, o personagem principal e narrador, vende e cultiva centeio, este que também serve como moeda para continuar exercendo seu trabalho perante o império. Yosef tem dois filhos que o ajudam: Hitalo e Yohan, vivem na Vila de Keltoi, um local simples. A história conta com deuses próprios e um ambiente totalmente pacato. Gosto de lugares diferenciados com uma cultura distinta!

O enredo traz um desejo do império de impor um Deus só, e aqueles que acreditam nos Cinco do Ciclo correm o risco de serem caçados. Percebi uma reflexão para com a política e a sociedade no geral, onde o imposto deve ser seguido e o que não é seguido, o diferente, é ridicularizado ou exterminado.

Eu estava na expectativa com esse livro, devido a sua capa, sinopse e a leitura de uma entrevista com o autor, onde ele relatou vários deuses citados nesta fantasia, fiquei a espera de algo grandioso. Porém, senti falta de maiores explicações da própria fantasia criada e dos deuses, principalmente devido ao título.

Em minha opinião, teria que ter tido um equilíbrio entre informações. Apresenta detalhes demasiados principalmente dos pensamentos, incertezas e devaneios do personagem principal, torna a história arrastada. A premissa e a ideia para o enredo são simplesmente sensacionais, mas poderiam ter sido melhor exploradas.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Thayse 18/08/2020

Os cinco do ciclo
Assim que comecei a ler, percebi que o autor escreve muito bem! Os cinco do ciclo é narrado em primeira pessoa, pelo personagem Yosef, líder de Keltoi. Yosef é um personagem que gosta muito de histórias e, por isso, gosta de ouvi-las e contá-las.
Demorei um pouco pra concluir a leitura, pois os acontecimentos da história se dão de forma lenta.
O final do livro possui uma ação maior e deixa gente com gostinho de quero mais. Confesso que fiquei um pouco abalada com o que aconteceu no final.
Pri 18/08/2020minha estante
Tem o segundo livro "Herdeiro do Ciclo"

Mariinorberto 08/03/2021

Um dos livros nacionais que eu mais gostei. Ele nos surpreende principalmente na forma que o autor descreve os acontecimentos e os sentimentos de cada personagem. SÉRIO LEIAM EU AMEI!!!
Elias Flamel 08/03/2021minha estante
Que bom que você gostou ????. Ganhei elogios para a minha escrita e teve até caixa alta ???

Juliana2813 05/10/2022

O livro conta a história de Yosef, líder da vila de Keltoi, um povo que vive da agricultura e cultua os Cinco deuses do Ciclo. A vila de Keltoi, assim como muitos outros povos, é subordinada ao império de Numitor que, após estabelecer seu domínio à força, cobra altos tributos dos seus subordinados. Yosef é um homem não mais tão jovem, casado com Morgiana e pai de 3 filhos, os 2 jovens rapazes Hitalo e Yohan, e o bebê Julian. O povo de Keltoi é pacífico e muito unido, quase uma grande família, e todos amam e admiram o seu líder. Porém, a paz dessa vila é perturbada com a chegada de rumores sobre um Deus único, religião que estava sendo adotada pelo império. Yosef sente que sua vila corre perigo, e parte em busca de soluções.

Eu gostei do livro e pretendo ler a continuação, recomendo a leitura porém com alguns avisos: se você espera muita ação e aventura, não vai encontrar. A maior parte do livro é bem parado e a história avança de forma lenta, é bastante carregado de pensamentos do protagonista que muitas vezes são bem longos, trata também bastante de política, e no final é que a história avança mais rápido e tem mais ação. Tem frequentes erros de ortografia, acentuação e pontuação, mas que não causam grandes dificuldades no andamento da leitura. Também faltou explorar mais o culto aos Cinco do Ciclo, pouco é explicado sobre isso. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Yosef, o que eu achei bem legal pelo fato dele ser um homem mais velho, foi bem interessante mesmo ver as coisas na perspectiva madura dele. A reviravolta do final, apesar de chocante, me fez ficar super curiosa pela continuação ?
Elias Flamel 05/10/2022minha estante
Agradeço pelas pontuações cheias de sinceridade de quem iniciou a trajetória pelos Cinco do Ciclo de peito aberto e com vontade de chegar até o fim. Quero evoluir e a melhor maneira é identificando os erros e os acertos. Se há interesse pela continuação, então estou no caminho certo. Só tenho que melhorar o ritmo, podar um pouco os pensamentos do protagonista e dedicar ainda mais atenção a revisão. Sobre o último ponto, a obra já passou por diversas revisões e ainda há uns errinhos. O jeito é melhorar sempre.

Agradeço não só pela leitura como também por sua opinião.

Patrícia 31/08/2021

Keltoi é uma vila afastada do centro do império que vive tranquilamente com suas crenças e tradições.
O líder de Keltoi, Yosef, já está mais velho e como dois de seus três filhos já são adultos ele começa a delegar funções à eles mas decide que ele mesmo vai viajar pra fazer o pagamento do tributo exigido.
Durante sua estada no centro do império ele acaba ouvindo boatos preocupantes sobre um novo deus que está surgindo e que vai acabar extinguindo as outras religiões, incluindo os deuses de Keltoi.
Com esse conhecimento vamos acompanhar Yosef em sua jornada pra salvar suas crenças e seu amado povo que o respeita e deposita toda a sua confiança nesse honesto e leal líder.
Foi uma leitura bem gostosa, adorei a escrita do autor e o final nos deixa querendo saber o que vem por aí e é assim que a gente gosta né
Vale super a pena dar uma chance e conhecer esses personagens

Kalene Magalhães 15/09/2021

O Poder Da intolerância
Eu li esse livro enquanto estava lidando com uma ressaca daquelas , ou seja, demorei mais do que o normal e não aproveitei. Fiquei muito impaciente com a demora da história de engrenar e com o falatório dos personagem, sempre alguém tinha alguma história para contar que ,às vezes, na minha concepção, não levava a nada.
Isso ocorreu até a metade do livro, foi quando eu comecei a entender que aquilo ali era a cultura de Keltoi e do seu povo. Talvez ,só talvez, eu tenha passado metade desse livro sendo um dos invasores, um dos intolerantes que não entendia os outros povos.
Depois disso, eu comecei a ler o livro de outra maneira e passando a amar Keltoi e suas eternas histórias, querendo lutar e sofrendo ao lado de Yosef para salvar o seu povo.
Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Fiquei surpreso ao ver uma leitora que reflete sobre a leitura e simplesmente não se contenta com "o livro não tá bom, então não é bom. Parabéns por ter um olhar maduro em relação a leitura.

Acredito que há uma grande distância entre a intolerância e o não entender outra cultura. O intolerante nega e quer a extinção daquilo que não entende. Sinto que você deparou-se com uma cultura e um livro diferente das suas leituras habituais e isso gerou um choque. Progrediu, tentou entender e acabou de maneira positiva. No final você tornou-se uma habitante de Keltoi.

Kalene Magalhães 15/09/2021minha estante
Me sinto preparada para lutar com eles !

Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Então se prepara porque no próximo livro...ops, nada de spoiler.

Elias Flamel 10/04/2021minha estante
Por muitas vezes vi artistas buscando alegrar o público a todo custo. Livros e filmes que mais me marcaram me deixaram triste e me fizeram refletir. Ao ver que você identificou um dos temas do livro e se entristeceu, sinto que boa parte do meu objetivo foi cumprido.

Agradeço pela leitura.

Elias Flamel 10/04/2021minha estante
Sobre a escolha em primeira pessoa, o Yosef cresceu dentro de mim e todo mundo se originou através do olhar dele. O carinho pela cultura e por cada pedacinho de Keltoi, a relação com os filhos e a companheira e a raiva do império surgiram dele. Este olhar estava tão vivo, tão colado em mim que decidi pela primeira pessoa.

Amigas Entre Livros 19/08/2020

Fantasia Nacional
Nosso protagonista é Yosef, um senhor de idade, que é líder do vilarejo Keltoi, e é apaixonado por livros. Ele mora com sua esposa Morgiana, e seus filhos Yohan, Hitalo e Julian.

Em Keltoi, os moradores são produtores de centeio, e de ciclos em ciclos (o que para gente equivale a anos) Keltoi precisa pagar tributos para o Império de Numitor, então todo ciclo, Yosef precisa levar o seu centeio para imperador, que a cada vez mais está exigente.

Além disso, os habitantes dessa vila, adoram cinco deuses, são eles que os ajudam e os auxiliam no dia a dia.

Em uma das suas idas para o Império, Yosef escuta informações que lhe deixa preocupado, ele ouviu boatos que o império está pregando apenas o Deus único e que os fanáticos por essa religião estão incendiando e destruindo vilas que segue a religião de outros deuses.

Os Cinco do Ciclo é uma história bem escrita, que traz assuntos muito pertinentes no dias de hoje, como a política e a intolerância religiosa.

Nesse livro, vemos uma história bastante rica em detalhes, o que muitas vezes pode ficar cansativo, no entanto esses detalhes faz com que possamos compreender esse universo criado pelo escritor.

Além disso vemos ao longo da história outros personagens que foram essenciais, como Hodar, Lucien e Guilda. Não tem como não gostar deles ??

"Sei que os livros fornecem uma riqueza que está além de qualquer fortuna."

Cirlei oliveira 09/10/2021

Yusef de Keltoi
Obrigada Elias flamel por me oferecer esta leitura, foi totalmente diferente do que imaginei, apesar de levar muito tempo para ler devido as dificuldades do dia a dia.

Um fantasia sem heróis, um líder, um pai, um marido, Yusef é um homem que se preocupa com o bem estar de todos, um homem fiel com as obrigações com o governo.

Logo descobre que a sua fé nos deuses está sendo ameaçado pelo fanatismo das pessoas que segue ao Deus único e parte para a capital em busca de ajuda.

A política, foi bem retrada nesta fantasia, manipuladores, mentirosos que trabalha para seus próprios benefícios, para a decepção de Yusef. Até aquele momento, ele não conhecia os bastidores da capital.

Achei o enredo bem lento, houve momentos que tive dificuldade de ler devido ao cansaço e a correria de conciliar trabalho e faculdade. Percebi que a história concentrou somente em Yusef.

Acredito que o segundo volume, será maravilhoso. Nossos autores nacionais estão caprichando na escrita.
Arya4 09/10/2021minha estante
Adoro esse livro. Preciso terminar o segundo livro...

Elias Flamel 09/10/2021minha estante
A minha obra tem uma carga dramática e descritiva muito grande. Espero que ela tenha fornecido conforto em meio a sua jornada dupla (trabalho e faculdade). Tem em mim que o protagonista te conquistou. Se isso aconteceu, posso me considerar um artista de sorte. Sobre o universo criado, acredito que ele te fez pensar nos políticos brasileiros, né?

Você vai amar a continuação. Estudei bastante sobre o ritmo na narrativa e o segundo volume está bem mais rápido. Além disso, depois daquele final, as coisas serão mais intensas e focadas na ação.

Abraços e obrigado não só pela leitura como também pela resenha.

Elias Flamel 09/10/2021minha estante
Não precisa agradecer, eu que agradeço. Você poderia ler o segundo junto com a Iva. Já pensou? ???

Cirlei oliveira 13/10/2021minha estante
Pior que pensei mesmo nos nossos políticos, rsrsrs.. amei o protagonista, homem que luta pelo que acredita, pela família, pelos amigos. Vou adorar ler o segundo, só não prometo que será com a Iva.

Elias Flamel 14/10/2021minha estante
huahuahauhauahu sempre acho que será feito uma associação com os políticos do nosso país. Tudo bem e acredito que a Iva lerá em algum momento.

Pammy 18/08/2021

Incrível
Não havia muita referência de literatura brasileira, eu confesso, me impressionei! É apresentado a visão de Yosef, líder de Keltoi, um pequeno vilarejo, onde cultuam cinco deuses do ciclo (fazendo jus, ao título do livro) .
Eu adorei o desenvolvimento do Yosef, e como faz de tudo para sua família e seu povo viverem bem e mantém sua fé. Senti cada um de seus medos e me senti presa na sua mente. Ele começa a ter uma presunção ruim em seus sonhos, avisando-o que aconteceria com as religiões politeístas e como sofreriam. Começam de fato, a surgir rumores e especulações que deixariam de existir, apenas aquela com o Deus único.
Todo o enredo me deixou deslumbrada, além de conversar com o mundo real, não conseguia para de pensar nesse livro durante o dia. E historicamente falando, me fez ter pensamentos critícos sobre quanta cultura e conhecimento se perdeu por simplesmente, ditar que outras religiões além do seu eurocentrismo são erradas e passar todos esses anos demonizando e desrespeitando com o argumento de um único Deus, uma única lei, uma única interpretação. Intolerância religiosa.
A gente é introduzido ao universo aos poucos, o que, foi um ponto alto da história, vamos conhecendo mais e mais, o ponto alto fica ao final da história, um gancho ao próximo livro talvez? Hahaaha. Amei não ter deixado passar essa oportunidade.
Elias Flamel 19/08/2021minha estante
A vontade de imprimir essa resenha em um papel que não seja sulfite e deixar em quadro não é nada pequena. Desta forma teria algo parecido com um troféu ou um porto seguro nos momentos de autossabotagem.

Yosef tornou-se alguém intimo dos seus pensamentos durante a leitura e fez surgir reflexões sobre intolerância religiosa. O meu trabalho está mais que completo. Este tema é muito caro para mim. Religião é esperança e, quando alguém nega a esperança do outro, tira o sentimento mais renovador que existe.

Sou grato pelas suas palavras e você sabe que a continuação já saiu, né?