O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Laura 23/02/2021

Esperava mais
Descobri o livro porque conheci primeiro as "páginas matinais", uma das técnicas que ela ensina aqui em um vídeo de YouTube e quis conhecer a fonte de uma ferramenta que considero maravilhosa.
Minha expectativa era encontrar outras atividades, técnicas e ferramentas para ajudar artistas iniciantes ou não a se manterem ativos, motivados, etc. O que encontrei foi um texto muito religioso (as vezes dolorosamente cristão, as vezes pendendo para uma espiritualidade pagã) que enfrenta o problema do "bloqueio criativo" sob um prisma raso e privilegiado.
Na verdade, até gostei das "Tarefas" dos capítulos e acho que segui-las pode ser uma ótima ideia para quem se sente inseguro com a própria arte (escrita, pintura, música, o que for) e pode ser util tanto pra quem faz só por hobby quanto para quem é ou quer ser profissional, mas o problema é que a utilidade meio que para aí, se a sua dificuldade nasce de qualquer coisa além de insegurança ou medo de críticas, o livro deixa a desejar, na verdade ele sequer reconhece que há outras questões de ordem prática e até de saúde que podem interferir na capacidade criativa de um artista.
Eu até entendo que livro nenhum pode abarcar tudo e servir para todo mundo, mas me incomoda ler um livro inteiro em que não há sequer o reconhecimento de que existem pessoas que não são de classe média-alta, neurotípicas e saudáveis fisicamente que podem não se identificar com as experiências do livro e/ou podem precisar adaptar algumas de suas técnicas.
Enfim, continuo achando que as páginas matinais são maravilhosas e úteis para quase todo mundo provavelmente, gostei dos outros exercícios do livro, mas a perspectiva míope do texto em si foi um grande ponto negativo.

Beea 11/02/2021

Um caminho montanha a cima
A experiência que vivi lendo esse livro não poderia ser descrita em meras palavras. Julia Cameron compadeceu-se de cada artista frustrado ao redor do mundo ao escrever cada estratégia, dica, ensinamento, e graças a Deus por isso. Passei a amar mais meu artista interior, a entender o que ele precisa e o que ele não precisa. Eu encontrei o caminho do artista, montanha a cima, e hoje posso contemplar o belo de uma visão mais ampla.
Apesar disso, as últimas semanas foram mais difíceis para mim, a forma em que é proposta a leitura (um capítulo por semana) me fez ir desanimando, de modo que no final do livro era necessário que eu me forçasse a ler, porque eu já queria ter terminado ele a muito tempo.
Se você é um artista, você precisa ler este livro.

Arthur 21/01/2021

O livro é ótimo
Eu comecei a ler enquanto estava começando a fazer meu TCC, me ajudou bastante a desenvolver a escrita do trabalho

Adriana 15/12/2020

Não sou artista, mas ao ler esse livro descobri que há algo aqui dentro que se agita desejando ser compartilhado... ideias, pensamentos, inspirações... enfim, como diz a autora, nós somos apenas instrumentos de algo que é maior que nós. Ninguém experimenta o mundo e a vida de forma igual, assim cada um de nós pode documentar a realidade através diversas ferramentas... sejamos artistas nas nossas vidas!
Recomendadíssimo!
Jeane 01/01/2021minha estante
Você descreveu exatamente como me senti ao ler o livro!

Jeane 06/11/2020

Apesar de ser direcionado para artistas, considero um livro válido para a vida, por conduzi o leitor ao caminho do autoconhecimento. Só não é melhor porque em algum ponto a leitura segue arrastada, como se a autora pudesse ter feito trabalho mais resumido.

Daynna Kate 06/11/2020

Um manual - passo a passo - de desbloqueio da criatividade
O livro começa lindo, me abraçou e envolveu. O objetivo é "desbloquear" nossa criatividade. Eu esperava algo diferente, sinceramente. Mas me deparei com um manual/guia. Um passo a passo. Se você não estiver disposto a seguí-lo por 12 semanas, metade do conteúdo do livro é "perdido". Pois nos finais de cada semana é feita uma checagem e isso é bem repetitivo. Porém para quem está realmente lendo e fazendo por semana, é ideal. Para ser sincera não segui o manual, porém o livro é proveitoso da mesma forma. Com certeza em alguns dos exemplos você irá se encaixar.
Particularmente achei vários pontos forçados. Não concordo 100% com tudo que foi falado, com todas as definições. Porém, é incrível quando o ponto bate certeiro no que você precisa. Eu recomendaria que todos os artistas lessem.
Sobre os pontos que discordo particularmente, não acho que vale a pena ser mencionados aqui pois teria toda uma explicação que fugiria da proposta da resenha. Mas, como afirmei antes, repito: leia e saboreie. Deixe ser tocado por toda a sensibilidade da autora. E se possível, siga as 12 semanas com calma como é no livro. Mas se você não pode por falta de tempo ou disposição, mesmo assim é muito bom e vai mudar alguma coisa dentro de você.

Diário de uma Leitora Em Crise 24/10/2020

Transformador.
Recuperação. Persistência. Aceitação. Reconstrução. Se eu precisasse definir "O Caminho do Artista" em poucas palavras, essas seriam as utilizadas, sem dúvidas.

Foram mais de 12 semanas lendo esse livro e mais de 1 hora por dia de dedicação à mim mesma. Nesse mundo, em que nós mesmos somos a última coisa a se colocar numa lista de prioridades, Julia Cameron vem nos exigir uma mudança e apontar todos os problemas que lidamos como artistas, ao negligenciar nosso tempo, nossa rotina e nossa vida criativa no geral.

Classificado como Autoajuda, o livro acaba afastando aqueles com preconceito à esse gênero, além de conter algumas abordagens de fé cristã, o que também considero que pode afastar alguns. No entanto, para mim, ambos foram detalhes que relevei, já que a autora faz um trabalho divino de seleção de tarefas semanais - são 12 semanas ao todo - do que chamei de Autoanálise.

Durante as semanas, Julia desmistifica o significado de Criatividade e suas ramificações e mostra a realidade do que é ser artista. Todos sofremos. Todos ficamos bloqueados. E "O Caminho do Artista" vem como uma bela jornada de autoconhecimento e de resgate daquilo que nós mesmos ou nossos pais ou a sociedade decidiu descartar à medida que deixamos a infância e entramos no mundo adulto. Não foram tarefas fáceis - do ponto de vista psicológico -, mas foram tarefas necessárias e que apontaram as raízes de meus problemas como artista - especialmente escritora.

Extremamente importante, "O Caminho do Artista" deve ser lido por artistas que se pegam entrando em grandes ou pequenas crises, hiatus em seus trabalhos, inseguranças, medos, resistências e até mesmo por pessoas "comuns" que se sentem frustradas com suas próprias vidas. Julia Cameron nos mostra que não importa como chegamos aqui, em um ponto de bloqueio de nossa vida - seja em qualquer área -, sempre há como mudar o nosso futuro, começando pelo nosso presente e investigando e ressignificando o nosso passado. É bonito, é simbólico e merece ser lido.

Virou, com toda certeza, um dos meus livros favoritos da vida.

site: www.instagram.com/autoradanielabraga

Lôh 08/10/2020

Gostei
Um livro que não só apresenta uma visão sobre criatividade. Mas oferece métodos de como aplicar e como se reinventar.

Cora 31/08/2020

Renovador.
Eu sou outra pessoa, como escritora e como ser humano! Através das paginas matinais descobri defeitos meus que nunca havia notado e aprendi a valorizar pequenos detalhes que nunca havia parado para observar. Me redescobri como escritora e me despertou a vontade de explorar lugares que nunca explorei na escrita, me fez descobrir coisas que gosto que nunca parei para reparar! Sou totalmente outra e sou grata demais por esse livro porque a jornada so esta começando. Um livro que serve como guia para todos os artistas.

merlinjoao 29/07/2020

📚 Esse é um dos sobreviventes que aguentou sentado na minha prateleira por cerca de dois anos até ser finalmente lido. Mas até os livros tem o tempo certo de "acontecerem" na nossa vida.

😷 A pandemia me deixou numa circunstância um tanto quanto peculiar em relação a vida. E juntando a ansiedade, muitas vezes os livros parecem um fardo bem pesado de carregar. Mas felizmente a quarentena (mais infinita impossível) tem sido um tempo de autoanálise e esse livro se encaixou perfeitamente nesse momento.

✏️ A autora, Julia Cameron, traz à arte e à criatividade uma perspectiva espiritual. Ela insere Deus como o "Grande Criador" e destrincha a partir daí sobre produção, processos e bloqueios. Falando bem a verdade, este livro é um curso para artistas que estão criativamente bloqueados e buscam uma forma de lidar com isso. Ele é cheio de atividades e exercícios para que você possa se desvencilhar das dúvidas e seguir adiante com sua produção artística.

😅 Particularmente, não estava a fim de fazer curso nenhum mas queria o conteúdo então li o livro como um simples livro. Mas confesso que é impossível passar por aquelas tarefas e não fazer mentalmente pelo menos algumas delas. Foi uma leitura divertida e cheia de descobertas. Se minha vida será transformada daqui pra frente? Só o futuro pode responder...

site: https://www.instagram.com/p/CDB1pndDGxy/

Vanessa.Kawashima 24/07/2020

Bíblia da criatividade
Libro obrigatório para quem busca um desbloqueio da criatividade.

Camila.Ferreira 04/07/2020

Instigante
Um livro inspirador para quem quer olhar para seu artista interno

leilakelly 15/06/2020

Um empurrãozinho
Um livro que te ajuda a sair da inércia, a compreender seus desejos, a confiar nas suas ideias e a curar feridas que te impedem de levar uma vida mais criativa.

A única coisa que não gosto nesse livro é a pegada religiosa. AlÀs vezes pode parecer um livro religioso o que pra mim é bastante ruim... mas se conseguirmos relevar esse elemento, o livro é extremamente útil!

Gio 04/06/2020

A Recuperação do Artista em Conflito
O título nos passa a impressão errada do que ele realmente é. Ele deveria se chamar "a recuperação do artista" e não "o caminho do artista". A maioria do conteúdo é feito para ajudar artistas em crise e não alguém que deseja ser um artista e não sabe por onde começar. Muitos exemplos específicos do curso que a autora desenvolveu, se enquadram para pessoas deprimidas, em negação e com problemas de álcool e drogas. É uma terapia que busca encontrar os culpados das crises de um artista, ao invés de trilhar um caminho de iluminação individual e inspiracional. Além disso, existe uma insistência de evangelismo bem forte em cada capítulo, com valores extremamente americanos de prosperidade. É um livro de auto ajuda e não sobre um processo artístico livre e que funciona para todos os tipos de pessoas.