O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Dani 19/03/2024

Incrível esse livro, várias reflexões não só sobre criatividade, mas da vida também. Nos ajuda a voltar para nosso caminho na critiavidade.

Mah 16/03/2024

Tem o que se aproveite
Mas a maioria das coisas achei fantasiosa.

A autora dedica tudo a um ser superior, o que torna a leitura meio cansativa nesses momentos. É deus pra lá, deus pra cá

Sobre as atividades achei umas bem interessantes e outras meio que (????) Curto a ideia de escrever, mas 3 páginas inteiras? Amada, eu tenho l.e.r, meu punho jamais permitiria.

Privação da leitura e ansiedade é combustível foi a coisa mais fora da casinha que li na vida. Se fosse Privação de redes sociais eu nem dizia nada (mas acho que no tempo que esse livro foi escrito nao rolava isso, entao o que dava pra adptar na epoca era isso da leitura...)

Enfim, destaquei o que achei útil e ignorei o resto.

Ivania 17/02/2024

O caminho do artista
Se eu esbarrasse com as pinceladas expostas na capa dessa obra em alguma livraria da vida, eu nunca imaginaria que as palavras ali contidas fossem de tamanha importância e tão significantes pra mim, afinal, dentre todas as definições que eu poderia me dar ?artista? nunca seria uma delas.
Porém, não é atoa que a essa obra da Júlia Cameron seja vendida como uma ?Bíblia? pelos entusiastas (e aqui eu me incluo).
O livro é quase um manual, uma peregrinação para dentro de si mesmo. Inicialmente com o intuito de ajudar artistas bloqueados a se libertar, mas que podem ser usados por qualquer um como uma ajuda para o auto conhecimento e o despertar de potenciais e objetivos novos.
Eu sinceramente não me sinto preparada pra escrever uma resenha a altura da obra, então só posso aconselhar que TODOS tenham contato, exortarei amigos, conhecidos, vizinhos, aleatórios na academia?espero que todos tenham a oportunidade de conhecer e serem impactados como eu fui por esses ensinamentos.

milena.hernandes 13/02/2024

Para a eu do futuro
Gostei do livro, mas achei que ela impunha muitas tarefas, talvez tarefas demais. Não fiz a parte das tarefas, mas entendi o contexto e a intenção por trás. Acho que pode ser interessante reunir alguns exercícios do livro e aplicar a vida de acordo com a necessidade e com o propósito. Achei também que é bem voltado pra artistas mesmo, mas é muito útil pra quem saber mais sobre criatividade, hobbies, produtividade?

Cris 13/02/2024

Este não é um livro de autoajuda
Antes de iniciar essa leitura num clube de leitura, eu confesso que tinha um preconceito enorme com esse livro principalmente por ele ser vendido nas sessões de autoajuda. depois de conhecer um pouco mais sobre ele, vi que estava totalmente errada. o livro nada mais é do que um grande curso, e dos bons, pra quem quer aflorar a criatividade ou que tem a criatividade ali do lado todos os dias. é uma leitura de longos meses, tem as atividades, as páginas matinais, o encontro com o artista e isso tudo requer tempo.
eu já escrevia páginas todos os dias desde 2021, mas fazia longas pausas. e quando comecei essa leitura, elas passaram a ser frequentes. reler as páginas do passado sempre me ajudam a entender o presente e parar pra pensar com calma sobre o futuro.
com certeza, esse é um livro que eu indico pra quem quer fazer as pazes com a criatividade e mudar a opinião sobre ser criativo que foi ensinada por tanto tempo.

Krishna.Nunes 05/02/2024

Eis que nem toda autoajuda é ruim
Julia Cameron é uma roteirista, dramaturga e romancista que transformou o seu curso de criatividade neste livro.

Ele consiste de um método de 12 semanas para que artistas de todas as áreas consigam se livrar do bloqueio criativo e liberar seu potencial artístico.

O livro não precisa necessariamente ser lido de capa a capa, ele pode ser entendido como uma série de aulas que o leitor pode tomar semanalmente e ir fazendo as atividades propostas à medida que avança.

Mas tem uma coisa extremamente irritante no livro, que é a religiosidade da autora enfiada goela abaixo o tempo todo. Ela afirma várias vezes que não é necessário ter
as mesmas crenças para aplicar o método (e de fato não é, os exercícios são motivacionais, comportamentais e de autoconhecimento, muito do que ela sugere se parece com as ferramentas da terapia cognitiva/comportamental) e no entanto ela diz a todo instante que a criatividade vem de deus e que é um dom espiritual.

Ela pode até achar que está falando de "deus" genericamente e que isso é irrelevante, mas na minha opinião a terminologia faz diferença. Dezenas de vezes ela perdeu a oportunidade de dizer "este exercício é importante porque alterará o seu estado mental" ou "porque vai condicionar o seu cérebro" ou "porque vai modificar o seu comportamento em determinado sentido", para, em vez disso, dizer que "o exercício é importante porque vai criar uma ligação espiritual com seu deus criativo".

Mesmo assim acredito que o método deve ser útil não apenas para liberar a capacidade criativa mas até em outras áreas da vida, como diminuir a timidez e combater o perfeccionismo e a procrastinação.
Leilane.Reinicke 06/02/2024minha estante
Acredito que nem é pela religiosidade da autora, depende muito da literatura que você está habituado a ler, existem várias maneiras de se entender Deus, talvez por isso não me incomodou. Mas acho que leitura pra ?desbloqueio criativo?, Big Magic é bem mais motivador e divertido de ler.

Bi 14/01/2024

"Estou aqui porque a 'arte' me chamou. Obediente, eu vim."
Admito que estou muito mais leve agora que, finalmente, terminei esse livro. Definitivamente, não fui a leitora mais fiel, mas valeu a experiência.

Um ponto positivo sobre ele é que ele é mais que teoria - todos os capítulos tem exercícios e perguntas, para refletirmos sobre o nosso pensamento artístico, e construir uma ideia de como podemos melhorá-lo.

O autoajuda é um bom guia para despertar o desejo do artista, mas senti que ele é mais focado para quem pensa em seguir uma vida totalmente no campo artístico, como alguém que dedica todo o seu tempo à isso.

Para mim, foi uma leitura bem cansativa, com exemplos até demais, muitas citações que sabemos que, muitas vezes, só fundionam na teoria, e tópicos muito repetitivos.

Não segui os exercícios semanais à risca, mas muitos questionamentos e práticas apresentados são válidos e podem ser levados em consideração tanto para a atuação na área artística como para a vida pessoal.

Ju Soares 01/01/2024

Minha melhor leitura de 2023!
Sem dúvida foi a minha melhor leitura de 2023! Me reconectei com a minha criatividade e foi maravilhoso.

Carla.Parreira 31/12/2023

O caminho do artista (Julia Cameron). Melhores trechos: "...O fato é que as crenças negativas – pessoais e culturais – vão sempre direto na jugular. Atacam sua sexualidade, sua autoestima, sua inteligência – qualquer vulnerabilidade a que possam se agarrar... Se temos, de fato, que lidar com uma força além de nós mesmos que se envolve em nossa vida, então talvez tenhamos mesmo que agir para realizar aqueles sonhos antes considerados impossíveis... Não é à toa que dizem 'Cuidado com aquilo que deseja, pois pode acabar virando realidade'. Orações respondidas nos devolvem ao leme de nossa vida. Isso não é confortável... A vida é o que fazemos dela. Não importa se nossa concepção é de uma força interior divina ou a de um Deus exterior. Confiar nessa força é o que interessa... Deus é ilimitado em seu estoque e que todos têm igual acesso. Isso começa a dissipar a culpa quanto a ter ou obter muitas coisas boas. Como todos podem desfrutar desse suprimento universal, nossa abundância não priva ninguém. Se aprendermos a pensar em receber a bondade de Deus como um ato de adoração – cooperando com o plano de Deus para manifestar felicidade em nossas vidas –, nós podemos finalmente parar com a autossabotagem... Deus é a fonte, nós nos encontramos na posição espiritual de ter uma conta bancária sem limites. Raramente consideramos quão poderoso é o criador. Em vez disso, nós nos utilizamos de uma quantidade muito limitada do poder disponível. Decidimos até que ponto Deus é poderoso para nós. Inconscientemente, estabelecemos um limite de quanto Deus pode nos dar ou nos ajudar. Somos mesquinhos com nós mesmos. E, se recebemos uma dádiva além de nossa imaginação, muitas vezes a devolvemos... Precisamos aprender a deixar o fluxo se manifestar onde quiser – e não onde queremos... 'Ganho disfarçado de perda' é uma ferramenta potente para um artista. Para adquiri-la, basta perguntar, sem rodeios: 'Como essa perda pode me servir? Para onde levará o meu trabalho?' As respostas irão libertá-lo e surpreendê-lo. O segredo é digerir a dor e transformá-la em energia... Toda perda deve sempre ser vista como um possível ganho; tudo depende do ponto de vista. Todo fim é um começo. Sabemos disso. Mas tendemos a esquecer quando estamos de luto. Golpeados por uma perda, nós nos concentramos, compreensivelmente, naquilo que ficou para trás, no sonho perdido do trabalho bem-sucedido e recebido com loas. Mas precisamos focar o que está à frente. E, quando o presente dói tanto, tendemos a ver o futuro como mais sofrimento iminente..."

Jonara 29/12/2023

Não é um livro, é um curso
Mas se você não tem tempo para fazer tudo, não tem problema! Eu não fiz tudo, mas ainda assim o livro me ajudou muito.

Eu acabei de ler este livro há uns meses mas não marquei lido porque fiz somente as páginas e algumas semanas de exercícios, não consegui completar as 12 semanas do programa. Já faz tempo que não escrevo 3 páginas por dia, mas ainda escrevo uma página ou duas quando preciso limpar minha mente.

As páginas me ajudaram a superar alguns momentos muito difíceis que eu passei este ano. Eu sou muito grata por uma visão que tive enquanto escrevia, uma espécie de "solução" para um problema que eu estava passando.

Se você está bloqueado e fica 2 horas por dia na frente da tv ou do celular ao invés de criar, então você tem tempo. O ideal é encarar como um "curso" e tentar fazer da melhor maneira possível. Como qualquer curso tem partes chatas e algumas coisas parecem bobas. Tente fazer durante as férias ou quando não estiver muito ocupado. Boa sorte e espero que ajude!

Vick 28/12/2023

Ser criativo ?
Fui acompanhando os exercícios do livro, fazer a leitura & os exercícios foi uma verdadeira experiência!

Além de inserir um encontro de artista consigo mesma!

Preto Contenção 06/12/2023

Guia ?prático? para o artista
"O Caminho do Artista", da autora Julia Cameron, é uma obra envolvente que transcende a abordagem convencional sobre a criatividade. Com ênfase na espiritualidade, Cameron destaca a arte como uma expressão vital e não apenas intelectual. O livro oferece métodos e exercícios perspicazes, guiando os leitores a desbloquear seu potencial artístico interior. Ao conectar-se com a dimensão espiritual da criação, Cameron não apenas inspira o desenvolvimento individual, mas também promove a partilha e a colaboração entre artistas. Sua abordagem compassiva não apenas desmistifica o processo criativo, mas também cria um espaço onde a autenticidade floresce. "O Caminho do Artista" é, portanto, uma bússola essencial para aqueles que buscam crescimento pessoal e artístico, oferecendo uma jornada reveladora em direção à realização criativa e conexão humana.

Arthur 03/12/2023

Para artistas o livro é um passo a passo bem defino e deve ser lido em 3 meses. Agora, para quem quer entender mais sobre liberar a criatividade é um bom livro para começar

Cris609 29/11/2023

Esse é um livro para aqueles que acreditam que não estamos aqui por acaso, que creem em uma humanidade unida, que estejam sintonizados com a energia da vida e que vivem uma existência conectada com o criador.

Através do programa proposto nesse curso, todos somos capazes de desbloquearmos nossa energia criativa para fluirmos pelas ondas de inspiração divina.

A fé é o combustível principal desse processo, que pode beneficiar a qualquer um que esteja disposto a embarcar nessa jornada. O caminho do artista é muito mais que um roteiro setorizado. Ele é uma verdadeira estrada para aperfeiçoamento individual.

Portanto, meus amigos, se posso dar-lhes um conselho, leiam esse livro! É simplesmente transformador!

paula_ti_na_mente 20/11/2023

Um guia para artistas bloqueados
Fiz o que a escritora disse não ser o ideal: li primeiro todo o livro - queria saber se valeria a pena investir meu tempo cumprindo o programa de 12 semanas que ela propõe e sim, o farei a partir de janeiro/24. Se você for ateu ou pouco religioso, talvez se incomode um pouco com o peso que a autora dá para a produção de arte através de Deus, mas acho que vale a pena ler e praticar se está bloqueado faz muito tempo.