O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Djeison.Hoerlle 20/11/2023

Eu nem sei porque tento ler esse tipo de livro.

Acho que deve ser uma experiência interessante para o homem médio, soterrado debaixo de espessas camadas de consumismo, materialismo, e gostos e interesses genéricos.

Da minha perspectiva, foi como ver um coach da criatividade em ação.

FeFa 15/11/2023

O livro é um caminho prático para nos ajudar a nos entender como artistas e se reconectar e com nosso interior artístico. Possui algumas tarefas que acho interessantes mesmo fora do contexto da arte, mas para um geral humano.
O livro também é, as vezes, um pouco esotérico e "coach" demais para o meu gosto, mas nem por isso deixou de ser um ótimo material.

Aline Parreira 14/11/2023

O livro tem uma premissa interessante.

Começa bem, mas no desenvolvimento tinha momentos bons e chatos, lentos, um pouco repetitivos. Ficava cansativo.

Alguns exercícios são bem interessantes, outros não fizeram nenhum sentido para mim.

nanabi 13/11/2023

Uma bíblia para os criativos.
Foram longos meses com esse livro, desejo fazer a releitura e cumprir o curso. Sinto que terminei no ritmo certo, respeitando minha necessidade e o que eu buscava em cada momento que parei para ler. Incrível e inspirador, me sinto motivada e com muita vontade de criar para o mundo. ?

Vanessa 20/10/2023

Excelente leitura pra quem quer ler mais sobre processo criativo. Esse é um daqueles livros que quanto mais vezes se lê mais insights se tira dele.

Paulinha 15/10/2023

O caminho do artista
O livro é ótimo e super recomendo.

Mas eu vou precisar reler em outro momento.
Não achei nem um pingo de artista em mim, apesar de concordar com ela que a criatividade mora em todos nós e ao nosso redor.

Mas não segui a risca todas as recomendações, a única coisa que fiz certinho foi as páginas matinais e só isso já me ajudou na vida, porém tenho certeza que se fizesse todas as tarefas a recompensa seria magnífica.

Com certeza vou reler em outro momento.

Eric Liviera 14/10/2023

Fantástico o conceito das páginas matinais.
É fácil de aplicar e realmente se nota a diferença na sua mente com o passar do tempo, mas requer bastante disciplina pra diariamente fazer isso.

Joelci0 07/10/2023

Resgate de um eu esquecido
Estava pronta para ler este livro, chegou na hora certa. Estava no caminho a procura do que perdi na minha infância. A luta pela sobrevivência chegou cedo e não havia tempo para a arte o belo, como se isso não fosse importante fundamental. As páginas matinais são fenomenais, e realmente mexeu muito. Mas é preciso tocar a escuridão para alcançar a luz e retornar mais forte como nunca. Para mim uma leitura e um exercício de total antifragilidade. É sobre a alma humana, sem julgamentos a criatividade é sobre papo reto com Deus sem intermediários. Deus liberto de qualquer tipo de ideologia, na sua plenitude ...

_b3lle_ 23/09/2023

Mudou a minha vida
A maior parte das pessoas é contra a marcar os livros, mas esse livro está literalmente todo marcado, tem páginas que eu usei mais de uma cor de narca texto, e acho que super combina com este livro. Foi o mais importante que eu li desde que comecei a formar minha estante. Arrisco dizer que é o meu preferido, e não poderia deixar de agradecer a Julia Cameron por tê-lo escrito. Obrigada, você mudou a minha forma de pensar. Já estou com saudades, você deixou até o meu quarto mais colorido!

Raíssa 20/09/2023

Reconexão
Esse livro me tocou de forma profunda e especial.
Primeiro porque ela não traz a criatividade como o meio para produzir e produzir. Claro, iremos produzir mais consequentemente, mas aqui a Criatividade é tratada como algo da Alma, ou seja, parte intrínseca a todo ser humano.

Seria nossa habilidade de criar, sentir prazer e entusiasmo, e de se divertir durante o processo. Ele atinge questões muito profundas e importantes para que nos reconectemos consigo mesmos.

Lindo lindo! E olha que eu só li, agora que vou vivenciar todo o processo/curso.

Leitura muito válida também para quem desejar ativar a 5a casa do mapa astral; quem deseja trabalhar o chacra sacral; e para quem deseja se reconectar à sua criança interior.

joy 17/09/2023

A autora tem um estudo e intenções ótimas, mas o fato de ter um pensamento elitista onde generaliza tudo sem pensar nas diferentes realidade das pessoas sem nem perceber que tá fazendo isso, faz grande parte do livro perder o valor e a utilidade, não fiz as atividades que o livro propõe pq já me senti desconectada do método dela por causa desse motivo, mas como eu disse, tem alguns ensinamentos legais sobre criatividade, mesmo que eu discorde em muita coisa que ela fala.

Isadora.Dantas 05/09/2023

Mudou minha vida
Aplico tantos ensinamentos deste livro que não consigo nem enumerar. Mudou a minha vida para melhor e indico sempre!

Daniele.Bertolo 18/08/2023

Transformador.
Livro que vai transformar a sua maneira de se relacionar consigo mesma. Hábitos e escrita! Cameron vai tecendo passo a passo uma forma de usar a escrita como um lugar de se conhecer
Aline Maciel 18/08/2023minha estante
Ainda não finalizei, mas gosto muito da abordagem dela no livro!

Mari 04/08/2023

Já nem sei a quantas pessoas eu recomendei esse livro
Concordo com outra resenha feita abaixo: o fato de ser vendido na seção de autoajuda em livrarias afasta vários leitores que se beneficiariam das lições desse livro.
Como a autora bem define, criatividade não é apenas para artistas, mas é inerente e necessária para todos os seres humanos. Precisamos dela pra viver, para produzir, para nos relacionar.
Demorei muito mais do que as 12 semanas propostas no livro para cumprir todas as ?missões?, e nem sempre consegui escrever as páginas diárias, mas foi incrível perceber que sempre que eu escrevi com frequência; meu pensamento ficou mais claro; muitas dúvidas se dissiparam; algumas questões que antes pareciam complexas, encontrei ?magicamente? a solução.
Leitura fluida, cheia de lições de vida - meus amigos já deviam não aguentar mais receber fotos dos meus destaques hahahha -, leitura mais que reconendada: obrigatória!

Carol 17/07/2023

Transformador
Esse livro realmente cumpre com o que promete. De fato muitas coisas mudaram após a leitura, é um livro de autoconhecimento absurdo!
As partes religiosas da autora são bem chatinhas, mas vale a pena ignorar e permanecer na leitura.