O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

@aloeliane 22/02/2023

Chato
Não sei porque mas não consegui me render a pegada coach que o livro tem. São exercícios legais e importantes e que realmente deve ajudar a destravar a criatividade mas: QUEM TEM TEMPO PRA ISSO?

Às vezes parecia que a autora estava escrevendo para pessoas muito ricas e que tem em torno de 1h na sua rotina por 12 semanas pra às atividades. Ah! Antes que pese contra mim, quero dizer que meu sonho é ser a pessoa rica, fina e elegante público alvo desse livro.

Ps: existem livros bem mais legais sobre criatividade, garanto.
Tom 04/03/2023minha estante
Cite 3

@aloeliane 16/03/2023minha estante
Citar 3 livros sobre criatividade, é isso?

Tom 20/03/2023minha estante

Creativity - Mihaly Csikszentmihaly;
Cracking Creativity - Michalko;
InGenius - Tina Seelig;
Creative Thinkering - Michalko;

E o principal sobre isso: Somos Todos Criativos, do Sir Ken Robinson.

Tom 06/08/2023minha estante

Isabelle L. C. 01/01/2023

se eu fosse para uma ilha deserta e pudesse escolher apenas um livro para levar comigo, seria esse. isso porque "o caminho do artista" é muito mais que um livro de não-ficção, e sim, um guia espiritual. ele não é uma obra que se devora em três dias, mas sim, um livro voltado para a prática da arte e da criatividade no dia a dia. ele aborda todos os temas e angústias possíveis que artistas podem vir a ter, e trata o bloqueio criativo não como uma mera falta de inspiração, mas como uma auto sabotagem. com este livro, entendi que não há receita ou fórmula mágica para escrever bons textos, dirigir boas peças, pintar belos quadros. a arte é um encontro espiritual que deve ser praticada tanto quanto possível. e, apesar de ter terminado de ler e executar o programa de 12 semanas que o livro propõe, o meu caminho como artista está apenas começando.
Liqueur 01/01/2023minha estante
que resenha maravilhosa e essa amg

ianarr 01/01/2023minha estante
Caraca, vi uma pessoa lendo esse livro e rabiscando ele no ônibus, fiquei curiosa e pedi até pra tirar um foto da capa. Agr q li sua resenha tô com muita vontade de lerrrr

Henrique Valle 10/06/2018

Uma viagem para dentro de si mesmo
Infelizmente o livro é vendido nas seções de autoajuda. Isso pode afastar um grande número de artistas - bloqueados, inclusive - que poderiam utilizar o livro para aprimorar sua criatividade. Eu comprei sem medo e me senti pessoalmente orientado pela Julia Cameron. O livro é dividido em 12 semanas, onde é possível criar reflexões específicas durante três meses. Se o livro parece repetitivo, não se impressione: é necessário repetir conscientemente para vencer o que está enraizado inconscientemente. Eu evoluí muito e, graças ao exercício diário das páginas matinais, voltei a escrever no meu blog, comecei a compor músicas e esquetes de teatro, e comecei o meu tão sonhado curso de ator. Recomendo para quem deseja se conhecer melhor e entender a criatividade sob a perspectiva da diversão.
Yasco 28/03/2022minha estante
Wow que incrível

Liceli 21/09/2023minha estante
Li esse livro em 2021 e amei! É um guia pra despertar sua criatividade e autoconfiança. O livro vai te desafiar a sair da zona de conforto e acreditar e tudo que você faz vem de algo maior e tem um objetivo maior do que você imagina. Recomendo a leitura pra todos que trabalham com criatividade, exposição da sua imagem e que estão desacreditados de si mesmos.

Thaís Brito 10/03/2023

Vale a pena explorar
Dou a dica que recebi da pessoa que me indicou: não descarte esse livro por causa das várias menções a Deus e à espiritualidade. É nesse parte que as pessoas podem se assustar e não levar muito a sério ou confundir com autoajuda. Eu teria torcido o nariz se não tivesse recebido essa dica. Mas é um livro que traz muita reflexão boa para quem pensa em fazer arte e ainda tem resistência a essa ideia.

Você também não precisa ler pensando que ele só serve para quem vai se propor a fazer todos os exercícios sugeridos. Eu li por curiosidade e, depois de terminar, comecei a escolher alguns para fazer. Os que fazem sentido para mim. E são exercícios que têm bastante potencial para nos fazer pensar e agir sobre o medo de se expor, de se expressar para o público, de não conseguir, de errar. É um livro que instiga a perguntar de onde vieram tantas amarras na nossa nossa visão e na nossa vontade de exercer a criatividade.

Gostei principalmente das ideias que ela propõe sobre as Páginas Matinais e o Encontro com o Artista. O primeiro é o exercício de escrever três páginas por dia deixando o pensamento fluir, sem se preocupar com a qualidade ou a beleza do que está sendo escrito, apenas para colocar pra fora. É terapêutico e muito interessante! E o segundo pede para que você reserve um tempo com você mesmo pelo menos uma vez por semana: um date com você. Um cinema, uma exposição, uma caminhada, uma praia... Resistindo à tentação de chamar alguém, é o seu momento de pensar sozinho e buscar inspiração.

Por fim, são valiosas também as dicas sobre as amizades que nutrem ou barram a sua criatividade, pedindo para que prestemos atenção às pessoas que estimulam os nossos sonhos e às pessoas que, talvez por bloqueios pessoais, criticam demasiadamente ou enumeram sempre os empecilhos para as nossas empreitadas criativas.
Carol 25/04/2023minha estante
Excelente resenha, me motivou a continuar não gostei exatamente por causa das várias menções a Deus e à espiritualidade ??

Ramon.Quetelle 17/02/2024minha estante
A resenha que eu esperava ler da amiga que adorei ver aqui!!!!

babisenberg 02/05/2023

Gostei...
... mas precisaria de mais tempo hábil pra colocar tudo em prática. As paginas matinais funcionaram por um tempo, mas depois travei. As menções a deus e espiritualidade me cansaram um pouco apesar da autora pedir pra relevar wsse fato, mas confesso que tb não consegui. É um bom livro, com muitas boas idéias e citações, mas talvez eu pessoalmente preciso lê-lo mais vezes pra conseguir extrair tudo que ele nos coloca.
Nunih 10/06/2023minha estante
Nossa sim! Senti tudo isso tbm. Travei nas páginas matinais, não consegui tankar a parte de Deus, achei muito exagerada, mas por outro lado, tem muita citação e ensinamentos bons. Só, como vc disse, talvez eu precise ler mais vezes tbm

Garbulio 01/04/2022

Me identifiquei.. pelo menos um pouco
Impossível não se identificar com as verdades expostas no livro... Lidar com o ego, com a expectativa das pessoas, dinheiro, falta de tempo e quantas outras pedras que vão soterrando a nossa criatividade!
Embora o livro tenha um propósito de exercícios semanais e algumas tarefas para escrever que acabei não fazendo, não nego que ainda assim consegui tirar proveito de muita coisa pra tentar resgatar minha criança artista (que todos temos em algum lugar dentro de nós)
Alice Nunes 02/04/2022minha estante
A minha está desaparecida kkkkk

Daniele.Bertolo 18/08/2023

Transformador.
Livro que vai transformar a sua maneira de se relacionar consigo mesma. Hábitos e escrita! Cameron vai tecendo passo a passo uma forma de usar a escrita como um lugar de se conhecer
Aline Maciel 18/08/2023minha estante
Ainda não finalizei, mas gosto muito da abordagem dela no livro!

asaquebrada 29/08/2021

Para mim foi transformador!

RECOMENDO DEMAIS!

Acabou sendo mais que 12 semanas pra mim, na reta final uma semana durou 3/4 semanas, mas tudo valeu muito a pena.
Gabriel.Rodrigues 27/09/2021minha estante
To me coçando pra comprar esse livro

Krishna.Nunes 05/02/2024

Eis que nem toda autoajuda é ruim
Julia Cameron é uma roteirista, dramaturga e romancista que transformou o seu curso de criatividade neste livro.

Ele consiste de um método de 12 semanas para que artistas de todas as áreas consigam se livrar do bloqueio criativo e liberar seu potencial artístico.

O livro não precisa necessariamente ser lido de capa a capa, ele pode ser entendido como uma série de aulas que o leitor pode tomar semanalmente e ir fazendo as atividades propostas à medida que avança.

Mas tem uma coisa extremamente irritante no livro, que é a religiosidade da autora enfiada goela abaixo o tempo todo. Ela afirma várias vezes que não é necessário ter
as mesmas crenças para aplicar o método (e de fato não é, os exercícios são motivacionais, comportamentais e de autoconhecimento, muito do que ela sugere se parece com as ferramentas da terapia cognitiva/comportamental) e no entanto ela diz a todo instante que a criatividade vem de deus e que é um dom espiritual.

Ela pode até achar que está falando de "deus" genericamente e que isso é irrelevante, mas na minha opinião a terminologia faz diferença. Dezenas de vezes ela perdeu a oportunidade de dizer "este exercício é importante porque alterará o seu estado mental" ou "porque vai condicionar o seu cérebro" ou "porque vai modificar o seu comportamento em determinado sentido", para, em vez disso, dizer que "o exercício é importante porque vai criar uma ligação espiritual com seu deus criativo".

Mesmo assim acredito que o método deve ser útil não apenas para liberar a capacidade criativa mas até em outras áreas da vida, como diminuir a timidez e combater o perfeccionismo e a procrastinação.
Leilane.Reinicke 06/02/2024minha estante
Acredito que nem é pela religiosidade da autora, depende muito da literatura que você está habituado a ler, existem várias maneiras de se entender Deus, talvez por isso não me incomodou. Mas acho que leitura pra ?desbloqueio criativo?, Big Magic é bem mais motivador e divertido de ler.

Laura 23/02/2021

Esperava mais
Descobri o livro porque conheci primeiro as "páginas matinais", uma das técnicas que ela ensina aqui em um vídeo de YouTube e quis conhecer a fonte de uma ferramenta que considero maravilhosa.
Minha expectativa era encontrar outras atividades, técnicas e ferramentas para ajudar artistas iniciantes ou não a se manterem ativos, motivados, etc. O que encontrei foi um texto muito religioso (as vezes dolorosamente cristão, as vezes pendendo para uma espiritualidade pagã) que enfrenta o problema do "bloqueio criativo" sob um prisma raso e privilegiado.
Na verdade, até gostei das "Tarefas" dos capítulos e acho que segui-las pode ser uma ótima ideia para quem se sente inseguro com a própria arte (escrita, pintura, música, o que for) e pode ser util tanto pra quem faz só por hobby quanto para quem é ou quer ser profissional, mas o problema é que a utilidade meio que para aí, se a sua dificuldade nasce de qualquer coisa além de insegurança ou medo de críticas, o livro deixa a desejar, na verdade ele sequer reconhece que há outras questões de ordem prática e até de saúde que podem interferir na capacidade criativa de um artista.
Eu até entendo que livro nenhum pode abarcar tudo e servir para todo mundo, mas me incomoda ler um livro inteiro em que não há sequer o reconhecimento de que existem pessoas que não são de classe média-alta, neurotípicas e saudáveis fisicamente que podem não se identificar com as experiências do livro e/ou podem precisar adaptar algumas de suas técnicas.
Enfim, continuo achando que as páginas matinais são maravilhosas e úteis para quase todo mundo provavelmente, gostei dos outros exercícios do livro, mas a perspectiva míope do texto em si foi um grande ponto negativo.
Kieffer 10/06/2021minha estante
Nossa, que análise interessante. Acabei de começar a ler e logo no primeiro capítulo já dei de cara com uma linha de raciocínio sobre a arte que é completamente baseada em crenças religiosas, isso me incomodou um pouco porque não sou religioso e vim ver as resenhas justamente pra ver se é algo recorrente no livro todo... Bom, espero que não, mas vou ler mesmo assim porque parece ter coisas legais pra acrescentar.

Adriana 15/12/2020

Não sou artista, mas ao ler esse livro descobri que há algo aqui dentro que se agita desejando ser compartilhado... ideias, pensamentos, inspirações... enfim, como diz a autora, nós somos apenas instrumentos de algo que é maior que nós. Ninguém experimenta o mundo e a vida de forma igual, assim cada um de nós pode documentar a realidade através diversas ferramentas... sejamos artistas nas nossas vidas!
Recomendadíssimo!
Jeane 01/01/2021minha estante
Você descreveu exatamente como me senti ao ler o livro!

Robson Souza 24/10/2019

Mudou minha vida!
Mais do que um livro de auto-ajuda, O Caminho do Artista é um programa de recuperação criativa. Extremamente motivador e bem construído, ajuda o leitor a entender o porquê de estar bloqueado criativamente, e como se desbloquear.
Além disso, o livro tem uma abordagem espiritual forte e envolvente.
Qualquer que seja sua veia artística, por mais que você ache que sua oportunidade já passou, faça isso por você! Volte a criar!

Giovanna.Paludetto 04/06/2020

A Recuperação do Artista em Conflito
O título nos passa a impressão errada do que ele realmente é. Ele deveria se chamar "a recuperação do artista" e não "o caminho do artista". A maioria do conteúdo é feito para ajudar artistas em crise e não alguém que deseja ser um artista e não sabe por onde começar. Muitos exemplos específicos do curso que a autora desenvolveu, se enquadram para pessoas deprimidas, em negação e com problemas de álcool e drogas. É uma terapia que busca encontrar os culpados das crises de um artista, ao invés de trilhar um caminho de iluminação individual e inspiracional. Além disso, existe uma insistência de evangelismo bem forte em cada capítulo, com valores extremamente americanos de prosperidade. É um livro de auto ajuda e não sobre um processo artístico livre e que funciona para todos os tipos de pessoas.

Dani 19/03/2024

Incrível esse livro, várias reflexões não só sobre criatividade, mas da vida também. Nos ajuda a voltar para nosso caminho na critiavidade.

Lôh 08/10/2020

Gostei
Um livro que não só apresenta uma visão sobre criatividade. Mas oferece métodos de como aplicar e como se reinventar.