O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

gisellyyy 14/08/2021

Tudo para mim
Esse livro foi muito além das minhas expectativas. Eu o comprei sem muita pretensão, só queria me sentir mais artista, mais validada. A leitura foi uma experiência maravilhosa, foi um tapa seguido de outro, um conhecimento incrível atrás do outro. Não segui a regra de escrever exatas três páginas por dia, simplesmente porque não queria me obrigar a algo, mas fiz o possível para escrever sempre, para desabar no papel e falar sobre tudo, sem escrúpulos e sem perfeccionismo. Foi perfeito, recebi tanto carinho durante as páginas, me perdoei, me descobri, reconheci medos e os compreendi. Continuarei escrevendo todo dia, tendo meus encontros com o artista e com certeza relerei essa obra novamente

Bruno 11/04/2021

Boas reflexões
O livro se baseia muito mais em um caminho para autoconhecimento e construção de confiança. Tem ensinamentos bem legais, principalmente a técnica da escrita matinal

Vivi Sousa 28/03/2023

Era esse livro que eu estava precisando ler!
Essencial não só para artistas bloqueados, mas também para quem ainda não se descobriu como artista.

Já é o meu livro favorito, recomendo muito!!

Carol 17/07/2023

Transformador
Esse livro realmente cumpre com o que promete. De fato muitas coisas mudaram após a leitura, é um livro de autoconhecimento absurdo!
As partes religiosas da autora são bem chatinhas, mas vale a pena ignorar e permanecer na leitura.

Carla.Parreira 31/12/2023

O caminho do artista (Julia Cameron). Melhores trechos: "...O fato é que as crenças negativas – pessoais e culturais – vão sempre direto na jugular. Atacam sua sexualidade, sua autoestima, sua inteligência – qualquer vulnerabilidade a que possam se agarrar... Se temos, de fato, que lidar com uma força além de nós mesmos que se envolve em nossa vida, então talvez tenhamos mesmo que agir para realizar aqueles sonhos antes considerados impossíveis... Não é à toa que dizem 'Cuidado com aquilo que deseja, pois pode acabar virando realidade'. Orações respondidas nos devolvem ao leme de nossa vida. Isso não é confortável... A vida é o que fazemos dela. Não importa se nossa concepção é de uma força interior divina ou a de um Deus exterior. Confiar nessa força é o que interessa... Deus é ilimitado em seu estoque e que todos têm igual acesso. Isso começa a dissipar a culpa quanto a ter ou obter muitas coisas boas. Como todos podem desfrutar desse suprimento universal, nossa abundância não priva ninguém. Se aprendermos a pensar em receber a bondade de Deus como um ato de adoração – cooperando com o plano de Deus para manifestar felicidade em nossas vidas –, nós podemos finalmente parar com a autossabotagem... Deus é a fonte, nós nos encontramos na posição espiritual de ter uma conta bancária sem limites. Raramente consideramos quão poderoso é o criador. Em vez disso, nós nos utilizamos de uma quantidade muito limitada do poder disponível. Decidimos até que ponto Deus é poderoso para nós. Inconscientemente, estabelecemos um limite de quanto Deus pode nos dar ou nos ajudar. Somos mesquinhos com nós mesmos. E, se recebemos uma dádiva além de nossa imaginação, muitas vezes a devolvemos... Precisamos aprender a deixar o fluxo se manifestar onde quiser – e não onde queremos... 'Ganho disfarçado de perda' é uma ferramenta potente para um artista. Para adquiri-la, basta perguntar, sem rodeios: 'Como essa perda pode me servir? Para onde levará o meu trabalho?' As respostas irão libertá-lo e surpreendê-lo. O segredo é digerir a dor e transformá-la em energia... Toda perda deve sempre ser vista como um possível ganho; tudo depende do ponto de vista. Todo fim é um começo. Sabemos disso. Mas tendemos a esquecer quando estamos de luto. Golpeados por uma perda, nós nos concentramos, compreensivelmente, naquilo que ficou para trás, no sonho perdido do trabalho bem-sucedido e recebido com loas. Mas precisamos focar o que está à frente. E, quando o presente dói tanto, tendemos a ver o futuro como mais sofrimento iminente..."

joy 17/09/2023

A autora tem um estudo e intenções ótimas, mas o fato de ter um pensamento elitista onde generaliza tudo sem pensar nas diferentes realidade das pessoas sem nem perceber que tá fazendo isso, faz grande parte do livro perder o valor e a utilidade, não fiz as atividades que o livro propõe pq já me senti desconectada do método dela por causa desse motivo, mas como eu disse, tem alguns ensinamentos legais sobre criatividade, mesmo que eu discorde em muita coisa que ela fala.

Marcus 28/11/2021

Palavrório cansativo
Uma sugestão de rotina muito boa, algumas dicas de motivação e mais nada. Texto repetitivo e cansativo em que a autora mistura depoimentos de desconhecidos com frases de alguns autores consagrados e outros tantos desconhecidos costurados em um estilo de auto-ajuda e espiritualidade barata.
Mais de 270 páginas em que o essencial poderia ser dito em 10.

site: youtube: Bicho de Prata - Instagram: bichodepratabr

_b3lle_ 23/09/2023

Mudou a minha vida
A maior parte das pessoas é contra a marcar os livros, mas esse livro está literalmente todo marcado, tem páginas que eu usei mais de uma cor de narca texto, e acho que super combina com este livro. Foi o mais importante que eu li desde que comecei a formar minha estante. Arrisco dizer que é o meu preferido, e não poderia deixar de agradecer a Julia Cameron por tê-lo escrito. Obrigada, você mudou a minha forma de pensar. Já estou com saudades, você deixou até o meu quarto mais colorido!

Camila.Ferreira 04/07/2020

Instigante
Um livro inspirador para quem quer olhar para seu artista interno

Thaís Brito 10/03/2023

Vale a pena explorar
Dou a dica que recebi da pessoa que me indicou: não descarte esse livro por causa das várias menções a Deus e à espiritualidade. É nesse parte que as pessoas podem se assustar e não levar muito a sério ou confundir com autoajuda. Eu teria torcido o nariz se não tivesse recebido essa dica. Mas é um livro que traz muita reflexão boa para quem pensa em fazer arte e ainda tem resistência a essa ideia.

Você também não precisa ler pensando que ele só serve para quem vai se propor a fazer todos os exercícios sugeridos. Eu li por curiosidade e, depois de terminar, comecei a escolher alguns para fazer. Os que fazem sentido para mim. E são exercícios que têm bastante potencial para nos fazer pensar e agir sobre o medo de se expor, de se expressar para o público, de não conseguir, de errar. É um livro que instiga a perguntar de onde vieram tantas amarras na nossa nossa visão e na nossa vontade de exercer a criatividade.

Gostei principalmente das ideias que ela propõe sobre as Páginas Matinais e o Encontro com o Artista. O primeiro é o exercício de escrever três páginas por dia deixando o pensamento fluir, sem se preocupar com a qualidade ou a beleza do que está sendo escrito, apenas para colocar pra fora. É terapêutico e muito interessante! E o segundo pede para que você reserve um tempo com você mesmo pelo menos uma vez por semana: um date com você. Um cinema, uma exposição, uma caminhada, uma praia... Resistindo à tentação de chamar alguém, é o seu momento de pensar sozinho e buscar inspiração.

Por fim, são valiosas também as dicas sobre as amizades que nutrem ou barram a sua criatividade, pedindo para que prestemos atenção às pessoas que estimulam os nossos sonhos e às pessoas que, talvez por bloqueios pessoais, criticam demasiadamente ou enumeram sempre os empecilhos para as nossas empreitadas criativas.
Carol 25/04/2023minha estante
Excelente resenha, me motivou a continuar não gostei exatamente por causa das várias menções a Deus e à espiritualidade ??

Ramon.Quetelle 17/02/2024minha estante
A resenha que eu esperava ler da amiga que adorei ver aqui!!!!

Jéssica 04/04/2023

Inspirador
O livro ?O Caminho do Artista? de Julia Cameron, traz um programa de recuperação para artistas bloqueados (como ela mesma cita no livro) de 12 semanas, onde ela traz conceitos mas muita prática.

A autora transformou seu curso que ministra a mais de 25 anos no formato de livro para que outras pessoas pudessem ter acesso a esse conhecimento e destravarem o artista interior que vive em cada um de nós. Aliás, esse artista é uma criança que adora brincar, explorar o mundo. E essa é a analogia que eu mais me apeguei durante o livro, visto que no decorrer da nossa jornada temos medo, e esse medo assusta e paralisa a nossa criança.

No livro, ela traz diversas tarefas a serem realizadas, as duas tarefas principais são as páginas matinais e o encontro com o artista. Estas devem ser realizadas continuamente a fim de descarregar pensamentos e também levar sua criança para brincar de forma frequente.

Esse livro foi um grande dividir de águas para mim, pois me ajudou a desbloquear áreas além da arte e criatividade e me ajudou a lidar com a minha ansiedade.

Recomendo muito a leitura. Para artistas e ?pessoas que acham que não são artistas?.

Cami 03/07/2022

Perfeito
Até hoje os ensinamentos desse livros são usados. Na época tomei muitas decisões através das palavras de Júlia Cameron, e sigo em bons lugares até hoje. Vale muitooo a leitura.

@aloeliane 22/02/2023

Chato
Não sei porque mas não consegui me render a pegada coach que o livro tem. São exercícios legais e importantes e que realmente deve ajudar a destravar a criatividade mas: QUEM TEM TEMPO PRA ISSO?

Às vezes parecia que a autora estava escrevendo para pessoas muito ricas e que tem em torno de 1h na sua rotina por 12 semanas pra às atividades. Ah! Antes que pese contra mim, quero dizer que meu sonho é ser a pessoa rica, fina e elegante público alvo desse livro.

Ps: existem livros bem mais legais sobre criatividade, garanto.
Tom 04/03/2023minha estante
Cite 3

@aloeliane 16/03/2023minha estante
Citar 3 livros sobre criatividade, é isso?

Tom 20/03/2023minha estante

Creativity - Mihaly Csikszentmihaly;
Cracking Creativity - Michalko;
InGenius - Tina Seelig;
Creative Thinkering - Michalko;

E o principal sobre isso: Somos Todos Criativos, do Sir Ken Robinson.

Tom 06/08/2023minha estante

Marjorie.SantAnna 29/05/2021

esse livro realmente abre a mente...
que livro maravilhoso. ?
Os exercícios que Julia Cameron propõe são libertadores para um novo passo à criatividade.
Escrevendo minhas páginas matinais pude me reconectar com meus desejos mais antigos da minha criança artista. Sendo assim, voltei a escrever, a dançar sem vergonha, comecei um curso de libras e estou descobrindo muitas outras atividades que eu nem sabia que tinha tanto interesse assim.
Recomendo para todes, principalmente para quem está com bloqueio criativo. ??

Beca Sasso 01/06/2021

Caminhos para uma vida criativa
Assim como a autora, eu compartilho do pensamento de que uma vida criativa independe do perfil esteriótipado de artista, pois todos precisamos do prazer estético e da arte, assim como todos somos capazes de produzi-la, seja em grandes projetos ou em pequenas ações de nosso dia a dia.

Os danos de uma vida bloqueada artisticamente, assim como nos diz C. G. Jung, uma das referências da autora, é o desenvolvimento desenfreado da sombra, do pensamento autodestrutivo, de morte e ansiedade. A arte como uma manifestação espiritual, benéfica e acessível a todos. Deixando de lado a "Arte com A maisculo", se permitindo errar, experimentar e vive-la cotidianamente, fazer dela um território a ser habitado.

A proposta de Cameron é a seguinte: 12 semanas de leitura, exercícios e autodescoberta, uma escrita matinal, que funcionam como uma espécie de meditação ativa para ocidentais e encontros com o artista, que nada mais são que momentos divertidos e felizes, onde resgatamos nossa criança interior (pois a criança é quem manda na vida criativa). Os encontros nos permitem usufruir momentos relacionados a infância, o berço da vida criativa enquanto que a escrita nos conecta com o que, onde e quando fazer.

Eu particularmente não fiz todos os exercícios, apesar de que pretendo retornar a escrita e ao livro daqui uns dias. Como sou professora de arte e também artista (não desse tipo com A maisculo), recebi uma série de importantes lições. A oração do artista e questões relacionadas a fé, Deus, o criador, o maior artista, que ama arte e abençoa a vida criativa, foram essenciais em minha vida. Ele nos acolhe e nos cuida nos momentos de bloqueios.

Em específico, no capítulo relacionado a arte acadêmica (meu caso, já que sou formada nisso), foi de especial importância. Somos levados a acreditar que precisamos obedecer uma rígida pesquisa, uma metodologia, tecer início, meio e fim, expor em espaços expositivos, suportar opiniões de "mestres das artes com a maisculo" e em frente a um trabalho, qualquer um que seja, exigimos uma posição racionalista sobre o que fazemos.

Criar nao é isso. Criar é permitir a loucura. É subverter regras, desobedecer metodologias, nadar e amar contra a corrente. É seguir a alma, não se limitar ao que se sabe, ao que se tem controle, ousar novas linguagens, novos campos, habitar aquele espaço: o da vida que acontece de maneira criativa. E eventualmente, precisamos de livros como esse para nos lembrar nosso caminho.