Quarto de Despejo

Quarto de Despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

Toia1 08/04/2024

Essencial
Obra essencial, dilacerante e muito atual. E pensar que só recentemente Carolina começa a ser reconhecida.

ana lima 07/04/2024

Visceral
Nunca um livro tinha me dispertado tanta empatia e ecoado na minha mente por tanto tempo quanto esse, ainda mais pela familiaridade que tenho com a história (moro próximo ao local aonde a carolina residia), é uma narrativa que realmente te faz sentir absurdos, principalmente por ter sido escrita há tanto tempo e ainda ser tão presente, infelizmente.

Vii 07/04/2024

Mudou meu olhar sobre parte da vida.
Esse livro pra mim foi como um divisor de emoções, ver a situação que Carolina vivia me rasga o peito e me mostra o quão bem eu estou na vida. Quando digo isso, quero me referir a momentos que não percebemos o quão boa nossa vida está e mesmo assim ficamos reclamando e reclamando.

Eu li esse livro por diversas manhãs enquanto tomava meu café e comia algo e ler algo TÃO forte e genuíno me fazia debruçar na gratidão daquele momento que eu estava.

Esse foi o primeiro livro a qual eu me joguei de cabeça. Com certeza o meu favorito lido até hoje, eu acho que ele é sim uma leitura obrigatória, para poder abrir a mente principalmente de nos jovens que graças à Deus/Universo nunca passamos fome e necessidades. Acredito que ele mudou a minha forma sobre como ver a vida nas pequenas coisas. ai juro, são muitos sentimentos por esse livro, apenas.??

Luiz 07/04/2024

?A favela é o quarto de despejo?
CRU! Esse livro pode ser resumido nessa única palavra. Mas não por ser incompleto ou ineficaz, mas por ser real, despido. Que sofrimento interminável que a Carolina passou com seus filhos, além dos outros ali na favela. A quantidade de temas que esse livro aborda, desde a pobreza extrema até mesmo a pornografia vivida naquele ambiente, que maestria, que lucidez! Teve momentos que tive vontade de chorar com toda a situação. Existem muitas ?Carolinas? pelo Brasil, que o governo simplesmente NÃO quer enxergar. Muito triste a realidade. Que mulher guerreira foi Carolina, se apegando a literatura. Todo elogio é pouco a esse livro.

Thamires32 06/04/2024

Quarto de despejo - Diário de uma favelada
O livro não é muito meu estilo, li mais por que fiz uma redação sobre a Autora na escola e fiquei interessada. Mas saber como é a vida de algumas pessoas, como ela se sentem e tudo mais é importante, até porque é um assunto que ainda é muito presente no Brasil! Não é muito meu estilo mas recomendo!

Daniel 06/04/2024

Comovente relato sobre a fome e as más condições do pobre favelado. Podemos perceber que essa realidade ainda não mudou...

Gus 05/04/2024

Carolina Maria de Jesus e o Quarto de Despejo
O livro em si é sim muito bom. Porém, diria que é uma leitura muito mais relevante para uma questão de estudo e de desenvolvimento intelectual sobre questões sociais do que direcionada a um passatempo. Ele é sim muito interessante; entretanto, a leitura, por se basear em fatos reais no formato de diário, pode ficar muito monótona e cansativa, coisa que não é totalmente culpa do livro, já que o dia a dia de um ser humano não é marcado por coisas muito estratosféricas. Contudo, Carolina escreve uma obra de arte quando se fala em críticas políticas e representação da pobreza estrutural e fome, porque mostra a realidade da vivência de um favelado. Ela apresenta visões de forma muito crua (já que é baseado nos pensamentos da mesma), o que é dificilmente visto, principalmente por conta da censura e ofuscamento dos veículos políticos. Carolina Maria de Jesus é uma artista, apenas leiam!

Nathany 04/04/2024

A favela é o quarto de despejo de São Paulo.
Esse livro é incrivel, Carolina era uma mulher incrível que fez de tudo pra fazer a vida dos filhos mais fácil. Essa mulher sofreu tanto e continuou lutando mesmo assim. É inspirador e ao mesmo tempo triste de mais, como pode o pobre sofrer tanto e continuar no mesmo lugar imposto pela sociedade: o quarto de despejo. Suas palavras nunca serão esquecidas Carolina.

mah 04/04/2024

Tocante
Tem algumas falas que fazem você parar e refletir sobre tudo, sabe. todos passam por dificuldades na vida, mas algumas nem são comparáveis.

connorsgf 03/04/2024

O brasil deveria ser governado por alguém que já passou fome
... pois a fome também é professora.

que livro. ele arranca todas as palavras da gente de tão forte e necessário que é. a vida ensinou muito a carolina maria de jesus e ela tinha muito a nos ensinar também. quarto de despejo é uma aula de história do brasil. é sobre passado, presente é sobre o futuro também. leva a gente a questionar se é isso que queremos para os anos que se seguem por aí, se é esse o brasil que queremos manter, se é esse mesmo ciclo de iniquidades que vamos continuar a observar sendo preservado e repetido

é duro, muito duro. é um livro que dilacera o peito, porque ele é real, muito real. e mesmo assim, ele não perde a sua beleza. porque carolina maria de jesus tinha um dom absoluto com as palavras. é poético e belo, é simples e tocante de uma forma sensível demais. é sensível e sensibiliza

o fato dela não ter sido, e continuar não sendo, reconhecida enquanto uma grande escritora só reforça tudo que ela disse nesse livro em questão. o racismo está aí, há muitos anos, séculos, ele tem estado entre todos nós. carolina não é única, ela não é exceção, não. ela representa um número gigante mulheres pretas, periféricas e mães-solo que dão duro todo os dias para manter o lar em um país tão violento para elas como o brasil

isso aqui deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas do brasil, porque enquanto nós não formos educados e conscientizados sobre a realidade, nós não sairemos do lugar.

teresa 02/04/2024

Magnífico
A força dela em todos os momentos me impressionou, saber da história dela e o motivo dela ser do jeito que era foi incrível!

Mtressoldi 02/04/2024

"Um sapateiro perguntou-me se o meu livro é comunista. Respondi que é realista. Ele disse-me que não é aconselhável escrever a realidade."

"Eu classifico São Paulo assim: O Palacio, é a sala de visita. A Prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o jardim. E a favela é o quintal onde jogam os lixos."

Amanda3913 01/04/2024

A temática é atemporal. Muitas vezes foi angustiante ler o que tava escrito e imaginar o contexto. Não gostei muito da formatação do livro.