Quarto de Despejo

Quarto de Despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

Manu 23/03/2024

O que dizer sobre Carolina Maria de Jesus?
Eu sabia o que era pobreza, a miséria e a violência mas não as conhecia, pela visão de Carolina sentimos a angústia, a revolta e a dor da fome, livro excepcional e necessário para todos conhecerem a realidade de tanta gente do Brasil!

João GuilhermeJA 23/03/2024

Este livro, retrata a vida de Maria Carolina de Jesus que é catadora de papel, ela fala do seu dia a dia e como são as dificuldades para alguém que reside na favela, a leitura é bastante interessante de ser lida, pois é bastante fiel o diário original, apesar de apresentar erros ortográficos, isso se torna irrelevante tratado as condições que Carolina vivia, uma frase que me deixou bastante marcado e ao mesmo tempo triste é a qual Vera Eunice, filha de Carolina pede para vender ela para uma conhecida dela, pois la tinha comida boa. Recomendaria este livro tanto para conhecimento de como são as favelas no Brasil, e um senso critico para a politica, algo bastante dito frequentemente por Carolina.

thalitaab 23/03/2024

"não há coisa pior na vida do que a própria vida"
Totalmente atual! os relatos de carolina são muito sinceros e sensíveis... O que cada pessoa fazia e faz por causa da fome e da pobreza foi escancarado. A escritora conversa com o leitor, o impressiona e é inacreditável que esse seja um relato no meio de vários semelhantes ainda existentes. Considero uma leitura obrigatória para todos os brasileiros. Carolina merece todo o reconhecimento que merece.

Isabellaxms 22/03/2024

Resenha ?Quarto de Despejo?
Carolina Maria de Jesus foi uma moradora da favela do Canindé, mãe solo de três filhos e catadora de papel. Carolina nasceu em 14 de março de 1914 e faleceu em 13 de fevereiro de 1977, sua vida foi marcada pela luta em ser uma mulher preta e pobre, marginalizada e vítima da fome e da desigualdade social. Carolina Maria de Jesus foi escritora, tornou-se famosa por seu livro ?Quarto de despejo: Diário de uma favelada? -lançado em 1960- em que a autora narra os acontecimentos e os desafios vivenciados por ela, sobretudo quanto a rotina de acordar e não saber se iria comer
Todos deveriam ler ?Quarto de despejo?, foi de fato um dos melhores livros que ja li, Carolina traz à tona a realidade das camadas mais marginalizadas da sociedade, destacando as condições de pobreza extrema, a luta diária pela
sobrevivência, além de evidenciar a falta de oportunidades da população marginalizada, a discriminação racial e a desigualdade social Tal realidade relatada na obra destaca a importância da leitura desse livro, tendo em vista a conscientização social proporcionada pelo livro, ja que histórias como a de Carolina ainda são realidade no cenário atual do Brasil. No livro também é trabalhado, a questão da desigualdade de gênero e machismo vivenciando pela autora, uma vez que ela sempre foi julgada por não ter marido e não querer um, e lutar pela sua vida sozinha

Fernanda Clemente 22/03/2024

O livro ?Quarto de despejo: Diário de uma favelada? retrata a vida de Carolina Maria de Jesus, lançado em 1960. Carolina nasceu em 1914, em estado de Minas Gerais, mas passou a maior parte de sua vida residindo na favela do Canindé, São Paulo. Onde trabalhava como catadora de papel. Ela relatava suas dificuldades de vida escrevendo em seu caderno, de maneira simples e direta.

O livro fala sobre como era árdua e difícil a sua realidade vivendo na favela, com uma vida repleta de pobreza, fome e violência. Mas também mostra o seu forte posicionamento político e crítico, seus ideais feministas, sempre acentuando que não precisava de homem para criar seus três filhos, e sempre fazendo de tudo para conseguir suprir as necessidades dos seus filhos.

Recomendo o livro ?Quarto de despejo? para todos que busquem uma leitura que provoque fortes reflexos no cenário social presenciado por Carolina. Essa obra retrata como a desigualdade social, o racismo, machismo estão inseridos e enraizados na sociedade. Uma leitura necessária para mudarmos a visão de pessoas que tratam isso com descaso.

Victorgabriel00 22/03/2024

Uma obra muito excepcional contagiante demais,e também incentivadora, uma obra que foi iniciada no ano de 1955 livro dirigido por Maria Carolina de Jesus uma batalhadora que retrata sua vida na favela de Canindé/SP que passou por muitas dificuldades,mãe de três filhos, João, José e vera Eunice,uma história que faz a pessoa se arrepiar com a leitura que estás fazendo,e um pura realidade da vida de muitos no Brasil, mulheres com filhos pra criar e não conseguem por conta da vida que leva, muito difícil um livro que retrata muito a dificuldade que ela passa e uma educação que Maria Carolina passa para os filhos,isso deixa muito contagiante a história e emocionante.

Uma história que eu super recomendaria ,para aquelas pessoas que reclamam de tais convivências no dia a dia,que não chegam nem perto da vida que Maria Carolina passou,esse livro seria excepcional para essas pessoas,vários pontos positivos sobre a favela em si, muitos dos momentos ela retrata de sua vida difícil mais ela não deixa pra trás ela sempre agradece e não reclama,isso é muito lindo de se ver um ponto muito positivo que eu achei seria esse. Vários desses momentos que ela passa ela retrata muito o seu dia,como foi,que aconteceu,ela retrata mais isso,uma temática para se trabalhar nesse livro seria que ela retrata muito sobre os políticos que passam nos barracos que a favela tinha,pois ela falava mal desses políticos que eles só iam atrás dos favelados atrás de votos,de interesse,e isso é um assunto muito delicado pois existe vários conselhos para conter isso. E a Maria Carolina de Jesus ela não gostavam dessas pessoas,dos vizinhos,das mulheres que brigavam com ela,e isso ela retrata muito no livro e é uma temática muito boa para se discutir.

Lanay Gabriele 22/03/2024

Quarto de Despejo é um diário escrito por Carolina Maria de Jesus, o qual foi lançado em 1960. Nele Carolina relata todas as suas dificuldades sendo uma mulher negra, moradora de favela e mãe solo. O livro aborda muitas questões de forma nua e crua, sem leviandade: desigualdade social, violência, machismo, negligência governamental, racismo e principalmente a fome.

Os relatos das experiências vividas por Carolina tocam profundamente o espectador. Os temas abordados na obra e a forma como são discutidos tornam impossível ao leitor não se sensibilizar com suas vivências. Além disso, seus textos denunciam diversas problemáticas e levam a reflexão à respeito de nossa contemporaneidade, sendo um livro atemporal, por tratar de problemas ainda atuais. Dessa forma, trata-se de uma leitura de extrema importância para todos.

GianJA 22/03/2024

Resenha do Livro Quarto de Despejo
O livro foi lançado no ano de 1960, escrito por Carolina de Jesus, o qual conta a história da própria Carolina e de seus filhos no dia a dia difícil da favela, deixando explícitas as desigualdades e dificuldades sofridas por eles, além das situações acontecidas na favela.
Eu recomendaria esse livro para pessoas que desejam ver a realidade da favela, e mudar sua percepção diante da situação das pessoas que vivem nesses locais. Esse livro trata principalmente de desigualdades sociais e racismo durante o desenvolver do livro.

Maitê 22/03/2024

Resenha Quarto de Despejo
O livro foi escrito em 1955 por Carolina Maria de Jesus, e publicado pela primeira vez em 1960. A autora narra sua vida na favela do Canidé, em São Paulo. O livro é um diário que retrata as condições de extrema pobreza, fome e violência que ela e seus filhos enfrentavam diariamente. Carolina Maria de Jesus descreve com sinceridade e intensidade as lutas e dificuldades vivenciadas, oferecendo um olhar impactante sobre a realidade das favelas na época.
A obra deve ser lida e reconhecida, tanto por leitores, como por toda a sociedade. É um retrato da maior parte da população brasileira, onde pessoas vivem todos os dias com as mesmas condições que a autora. Carolina não tem medo de descrever suas vivências, não possui romantização da vida na favela, ou a implicitação da realidade política no país. Sua escrita é muito comovente e importante, mostrando uma perspectiva única da vida que está as margens da sociedade.