Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

vickzoka 19/04/2024

Literatura brasileira!!
Esse livro é um soco no estômago,
ele basicamente retrata a vida de Carolina Maria de Jesus, moradora da favela do Canindé, que mesmo com suas dificuldades conseguiu publicar seus diários.
Essa obra consegue trazer os empecilhos vividos pela Carolina de uma forma surreal e tão pesada que consegue te deixar mal com a vida que ela leva.
surreal.

FlorbelaAli 18/04/2024

Carolina hum hum hum
Não há nada como Quarto de Despejo, não há nada que se equivale a escrita real e comovente de Maria Carolina Jesus, o seu lirismo é único, seus erros de escrita são políticos, a fome e a pobreza que são retratadas em cadernos manchados, são o resultado de como falhamos e sempre iremos falhar como humanidade. Acompanhar o cotidiano sofrido da Carolina foi uma das coisas mais tristes que eu já vi na vida, nunca me senti tão mal lendo um livro, nunca senti um desprezo tão grande por tudo na vida. A cada dia que se passa no livro é um rasgo no peito, é a consciência pesando e me deixando com um gosto amargo.
Provavelmente, Quarto de despejo tenha sido o contato mais intenso que eu já senti na literatura, Carolina é com certeza uma das maiores escritoras de todos os tempos e das mais importantes. A sua existência, o seu sofrer, a sua luta contra a vida e a morte, sua batalha diária por sempre tentar colocar um prato de comida para os filhos sendo preta, mulher e ?favelada? numa época nojenta, faz ela ser uma figura histórica, um símbolo revolucionário a quem devemos consagrar na memória com muito carinho e ódio. Viva Carolina! Por ela enriquecer o mundo com sua literatura.

Leila.Hadba 18/04/2024

Todo brasileiro precisa ler
O livro "Quarto de Despejo" é um diário escrito por Carolina Maria de Jesus, uma residente da antiga favela do Canindé. No livro, temos um relato do dia a dia da autora, das dificuldades e das reflexões que ela fazia.
Este livro é extremamente necessário. Primeiro porque essa realidade ainda, infelizmente, persiste no Brasil. E segundo porque muitas pessoas não tem a menor noção de como é a realidade de uma favela e acabam ignorando diversos problemas que nela existem, tal como o problema da saúde mental (muito abordado por Carolina).
Por ser um diário, a leitura, por vezes, acaba se repetindo um pouco. Mas a leitura é super rápida e, mesmo em dias em que ela não escreveu muito, sempre há uma reflexão importante.

Sofia 17/04/2024

Viva a literatura brasileira
Que livro fantástico, conta de forma simples e objetiva a vida da escritora, uma mulher brasileira de classe baixa que recolhe latinhas para viver
Com ctz uma leitura que deveria se tornar obrigatória nas escolas e usada como forma de incentivo para novos livros nacionais que retratam nossa realidade

Ayslan4 16/04/2024

Forte, mas necessário
Se você já se perguntou o que é a fome, esse livro te traz essa realidade pelas palavras de uma mulher brilhante que merecia muito mais do que a vida lhe impôs.
Todo mundo deveria ler esta obra para ter dimensão do que é a fome, a miséria e o que isso causa no ser humano.
"O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora. Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças".

EduardoBragga 16/04/2024

A fome também é professora
?Será que Deus sabe que existe as favelas e que os favelados passam fome?? Carolina nos presenteia com um daqueles livros que nos tocam como um soco no estômago. A obra é regada de uma realidade nada romântica das favelas - fome, tristeza e desilusão. Cada palavra desse livro nos faz lembrar que é impossível falar em saúde mental sem comida no prato, sem habitação digna e acesso a políticas públicas. Sensacional!

LudGuiotti 15/04/2024

Fome, tristeza e rotina
Um livro diário que mostra a realidade social de um favela em SP. Mostra a realidade da autora/protagonista, pois é um livro da vida real. Retrata o que sabemos existir, porém de forma mais ?desesperadora?? a fome é um personagem insistente.

Leticia.Pereira 15/04/2024

" A realidade é muito mais bonita do que o sonho"
transformador, atemporal, sensível e profundo
que mulher inteligente e sensacional

heimricki 14/04/2024

Simplesmente incrível
Desde que decidi me dedicar a leitura esse ano, eu sabia que esse tinha que ser meu primeiro livro a ler em 2024, pois fiz parte de uma peça que contava a história de Carolina no ano retrasado e, desde então, tive muita vontade de ler as palavras dela. A obra é totalmente realista e simples, trata a favela pela perspectiva de uma favelada, que, mesmo diante de imensas e imagináveis dificuldades, dedicou-se à leitura e à escrita. A linguagem usada no livro é um dos maiores retratos, pois, sem censura, mostra a verdadeira Carolina, de forma simples. A escritora trouxe momentos engraçados e tristes de sua história, comentou sobre a política e a fome de uma forma simples e verdadeira. Para mim, esse livro é uma leitura essencial.

Fabiana 13/04/2024

Triste e tocante
Escrito em forma de diário conta a rotina na favela de Carolina, a escrita é simples, conforme o jeito dela, o que nos aproxima da realidade e do seu sofrimento. Acaba sendo repetitivo em alguns momentos pela própria rotina da autora.

Alessandra1029 12/04/2024

Um dos melhores livros que eu já li! Não tenho nem muito mais o que falar, é uma experiência única, principalmente tendo uma origem humilde também, não igual ao da autora, mas humilde. Lendo o livro fica a sensação de choro preso na garganta o tempo todo? é tanta violência e fome que chegaria a ser absurdo e difícil de acreditar que é real se eu não tivesse vivido pelo menos 0,1% dessa realidade também, e sei que até hoje é assim, um pouco diferente, mas essência é a mesma, a violência e a fome ainda estão aqui e ainda são normalizas, as crianças ainda crescem em meio a tanta violência que perpetuam ela com normalidade, pq é a única realidade que conhecem. Esse é um livro triste e muito real, termino com a sensação de impotência.

Kemar 12/04/2024

Farinha seca com cacos de vidro
De primeira quando comecei a ler, eu estava levando muito para um lado simplista de ler o que é dito por Carolina e achar bom ela estar escrevendo tudo isso.
E claro, foi muito importante mesmo. Mas no final do livro eu já comecei a me dar conta de que eu estava esquecendo de considerar que era um diário real de uma pessoa real e complexa como todas, assim como todas as pessoas citadas no livro.
É doloroso, e tedioso. Quando os mesmos eventos já haviam se repetido dezenas de vezes e eu não estava mais aguentando ler, quase me dei um tapa, me corrigi. Se estava difícil para mim ler algo repetido, imagina para quem viveu todos os dias iguais. Acorda e sente fome, vê coisas que não deveria ver, passa por coisas que não deveria passar.
Como julgar qualquer coisa que foi escrita se eu nunca estive nesse lugar?
Chegando ao final do livro eu também comecei a olhar da perspectiva dos vizinhos, e de repente as palavras da própria Carolina se tornaram agressivas também. Da mesma forma como em alguns pontos ela faz coisas que dizia nunca fazer porque em determinado momento a situação passou por cima dela, as situações também passavam por cima das outras pessoas que estavam nas mesmas condições que ela.
Mas é isso. Ela é humana, os outros são humanos.
Humanos em condições desumanas.
Esse livro é horrível, e tem que ser, não é para se gostar de ler sobre a miséria. Para falar realmente da miséria é preciso fazer o leitor sentir ela tentando descer na garganta, igual farinha seca com cacos de vidro. E ela conseguiu.

Pedro 12/04/2024

Quarto de Despejo
?Mas o povo não deve ???????. Não deve chorar. Deve lutar para melhorar o Brasil para os nossos filhos não sofrer o que estamos sofrendo.?