Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

Nathany 04/04/2024

A favela é o quarto de despejo de São Paulo.
Esse livro é incrivel, Carolina era uma mulher incrível que fez de tudo pra fazer a vida dos filhos mais fácil. Essa mulher sofreu tanto e continuou lutando mesmo assim. É inspirador e ao mesmo tempo triste de mais, como pode o pobre sofrer tanto e continuar no mesmo lugar imposto pela sociedade: o quarto de despejo. Suas palavras nunca serão esquecidas Carolina.

mah 04/04/2024

Tocante
Tem algumas falas que fazem você parar e refletir sobre tudo, sabe. todos passam por dificuldades na vida, mas algumas nem são comparáveis.

connorsgf 03/04/2024

O brasil deveria ser governado por alguém que já passou fome
... pois a fome também é professora.

que livro. ele arranca todas as palavras da gente de tão forte e necessário que é. a vida ensinou muito a carolina maria de jesus e ela tinha muito a nos ensinar também. quarto de despejo é uma aula de história do brasil. é sobre passado, presente é sobre o futuro também. leva a gente a questionar se é isso que queremos para os anos que se seguem por aí, se é esse o brasil que queremos manter, se é esse mesmo ciclo de iniquidades que vamos continuar a observar sendo preservado e repetido

é duro, muito duro. é um livro que dilacera o peito, porque ele é real, muito real. e mesmo assim, ele não perde a sua beleza. porque carolina maria de jesus tinha um dom absoluto com as palavras. é poético e belo, é simples e tocante de uma forma sensível demais. é sensível e sensibiliza

o fato dela não ter sido, e continuar não sendo, reconhecida enquanto uma grande escritora só reforça tudo que ela disse nesse livro em questão. o racismo está aí, há muitos anos, séculos, ele tem estado entre todos nós. carolina não é única, ela não é exceção, não. ela representa um número gigante mulheres pretas, periféricas e mães-solo que dão duro todo os dias para manter o lar em um país tão violento para elas como o brasil

isso aqui deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas do brasil, porque enquanto nós não formos educados e conscientizados sobre a realidade, nós não sairemos do lugar.

teresa 02/04/2024

Magnífico
A força dela em todos os momentos me impressionou, saber da história dela e o motivo dela ser do jeito que era foi incrível!

Mtressoldi 02/04/2024

"Um sapateiro perguntou-me se o meu livro é comunista. Respondi que é realista. Ele disse-me que não é aconselhável escrever a realidade."

"Eu classifico São Paulo assim: O Palacio, é a sala de visita. A Prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o jardim. E a favela é o quintal onde jogam os lixos."

Amanda3913 01/04/2024

A temática é atemporal. Muitas vezes foi angustiante ler o que tava escrito e imaginar o contexto. Não gostei muito da formatação do livro.

beingisa 01/04/2024

Quarto de Despejo
É pura obra de arte, um livro que todos deveriam ler.
Ele conta uma história pesada, nua e crua, de Carolina, uma favelada que passa pela fome, sujeira, doença, brigas e mesmo sendo escrita em 1959 é muito atual em alguns aspectos.
Mesmo em suas escritas erradas e palavras trocadas, me encantei com Carolina e com essa história, porque mesmo sozinha, ela foi capaz.
Esse livro me fez refletir e agradecer sobre tudo que tenho e as vezes sinto que as vezes falta, mas já é o suficiente.

Kah 01/04/2024

Excelentíssimo e triste relato de uma mãe solo, periférica que cata papel nas ruas de São Paulo para se sustentar e faz uso da escrita como refúgio e esperança para uma vida melhor.

Renata.Coelho 01/04/2024

Decepcionada
Acho que acabei esperando demais desse livro, estava super empolgada pra ler esse livro, porém achei super repetitivo, não foi um livro que me cativou muito, muito cansativo, esperava muito mais do livro.

Luiz Souza 01/04/2024

Vida na periferia
O livro mostra o diário de Carolina e seus filhos Vera , José Carlos e João José na primeira grande favela de São Paulo a Canindé que foi desocupada em meados dos anos 1960 onde hoje é a Marginal do Tietê.
No livro aborda a vida cotidiana da favela assim como suas mazelas e a luta pelo pão de cada dia , mostra como os políticos sempre iam lá em época de eleições para angariar votos.

Carolina vivia catando papel para levar comida pra casa , ela não gostava muito de namorar preferia só cuidar dos filhos, tinha uns vizinhos bem briguento por sinal.
O fato mais curioso foi aquele Cigano com cara de esperto.

O livro é bem informativo mas bem puxado cada narrativa dela dizendo estar com fome não é a coisa fácil de você ler tem que ter força para ir com a leitura até o final.

Ótima leitura.

jade 31/03/2024

Muito foda. que livro, que mulher! deveria ter lido antes mas terminei a leitura justamente no aniversário de carolina.

Rafaela 31/03/2024

Todo mundo deveria ler!
Como você me ensinou e me emocionou, Carolina!
esse tempo que passei imersão nesse livro foi transformador. não sei. alguma coisa mudou aqui dentro. Carolina me trouxe pra realidade, me fez enxergar coisas que eu não via. Carolina é minha heroína agora e sempre. quero te carregar no peito eternamente!
leiam Carolina, sintam Carolina e ouçam tudo que ela tem pra lhes dizer. ??

Leticia.Melo 31/03/2024

Quarto de despejo não é o meu tipo de leitura normal, mas é um bom livro para entender os conceitos de como era a dificuldade, uma dificuldade grande e verdadeira, e não somente um drama do dia dia, por que, eles viviam isso, a Carolina de Jesus lutava todo dia para conseguir um compels cruzeiro. Essa leitura me chocou de uma forma que eu fiquei paralisada enquanto lia, era muita crueldade.

mylittlepony 31/03/2024

Esse livro retrata a realidade que muitos vivem em diversas partes do mundo, foi doloroso ler mas foi muito necessário. Sair da bolha e entender as causas reais do mundo é importante para uma construção social igualitária que infelizmente está longe de acontecer.
Carolina foi uma mulher forte que infelizmente teve seu reconhecimento tarde demais, assim como muitos hoje em dia. Todos deveriam ler esse livro alguma vez na vida.