Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

Julia.Miquelini 21/02/2022

Diário de uma favelada
Essa leitura foi muito difícil pra mim! Doeu demais, e em muitos momentos, precisei parar! Parafraseando o livro: "Não há coisa pior da vida, do que a própria vida" "/

lu :) 29/04/2023

Fiquei um pouco perturbada toda vez que durante a leitura lembrei que é um história real. muito forte e fundamental em muitas maneiras mas principalmente pra compreensão do país. ?
Carlos Quintino 29/04/2023minha estante
Quero ler!!

Graça 23/04/2021

Bastante atual
Infelizmente a realidade retratada por Carolina em seu diário ainda permanece atual, principalmente com 116,8 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar ou passando fome.
Como diria Audálio Dantas, Quarto de despejo não é um livro de ontem, é de hoje.

maria 12/10/2022

?Em vez de xingar eu escrevia.?
Que livro maravilhoso! Quando comecei a ler não consegui mais parar, parecia que a própria Carolina estava me contando tudo que dizia naquele diário e eu ouvia tudo com muita atenção e curiosidade. Acho que é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida, e a julgar pelos dias de hoje, achei as realidades muito parecidas.

Fernanda.Isabely 12/02/2021

Apenas leiam!
O diário de Carolina trata de uma grande denúncia a precária condição de vida dos moradores da favela do Canindé e o grande descaso governamental.
De maneira geral o livro tem algumas partes repetitivas mas por se tratar de um diário realista isso é normal. Eu aprendi tanto com esse livro acho que todos deveriam o ler, ele te faz olhar a vida de uma maneira diferente, Carolina teve uma vida tão difícil e a forma como ela lidava com as dificuldades é inspirador mas acima de tudo é muito triste, já que ninguém merece passar por essa situação.

Thalin 25/03/2020

Impressão pessoal
Esse livro sinceramente mudou o meu modo de ver o mundo, ele é cheio de riqueza cultura brasileira, um livro extremamente detalhista e focado em passar a melhor mensagem ao leitor, muito bom mesmo, eu aprendi muito com o livro, valores para levar para a vida.

giovana 02/05/2021

minha opinião sobre o livro
um livro excelente para aprender com a realidade de muitas pessoas no nosso país e no mundo, além de ser uma história verídica e muito bem expressada, - até por ser um tipo de diário - é extremamente tocante, recomendo!

Max 19/03/2021

Carolina Maria de Jesus era mulher, negra, favelada e pouco alfabetizada. Trabalhava muito, comia pouco. Mesmo diante desse cenário pouco convidativo, a escritora não abria mão de seu sonho e do que mais gostava de fazer: ler e escrever.
Em um relato simples e objetivo, mas não menos impactante, Carolina narra suas desventuras e a vida na favela nos anos de 1950.
Um livro que escancara a realidade da favela e a displicência política quanto ao cenário.

VitAria 19/08/2023

Quarto de despejo
Carolina denuncia em seu livro a realidade de um Brasil injusto e muito pouco preocupado com o povo pobre. Além de denuncia, vejo também como um pedido de socorro desesperado.

?Não tomei café, ia andando meio tonta. A tontura da fome é pior do que a do álcool. A tontura do álcool nos impele a cantar. Mas a da fome nos faz tremer. Percebi que é horrivel ter só ar dentro do estomago.?

Allani Sousa 12/12/2023

Resistência
Diários são uma forma de memória para a posteridade, uma pena que o de Carolina tenha sido repleto de miséria, preconceito e luta. Mas, penso que podemos absorver mais do que as coisas negativas, pensar na sua força e na uma mulher antes de tudo generosa, mas também inteligente e determinada. Penso que Carolina poderia ter cogitado diversos rumos para driblar sua realidade, mas foi na escrita que buscou vida e esperanças. Um exemplo claro de que a escrita nos salva. Essa é uma leitura que gera muitas reflexões e nos demonstra nossos inúmeros privilégios. Talvez ler esse livro faça a gente olhar para nossa vida com mais cuidado, portanto todo mundo deveria ler! Ainda traz diversos acontecimentos históricos no país com uma leve análise do povo enquanto as mudanças ocorriam, e infelizmente observar as más condutas enraizados no país ainda tão atuais apesar de toda luta.

iamviczinea 10/09/2022

esse é um livro que deveria ser obrigatório para todo o povo brasileiro ler. é uma leitura que considero extremamente necessária

vitArya4 02/04/2021

quarto de despejo
quarto livro que li no ano de 2021. recomendado pela minha escola.
tal livro fala sobre as dificuldades de carolina maria de jesus, escrito pela mesma, em forma de diário. achei o livro bastante importante, pelo fato de tratar de algo real, assim fazendo entendermos melhor a realidade de carolina. porém não é o tipo de leitura que me prende completamente, confesso que não me cativou.

tortajulia 11/08/2022

"A saudade é amostra do afeto."
O que dizer deste livro? Ele é uma narrativa que retrata de forma triste, dura, objetiva, seca e realista a vida de Carolina Maria de Jesus e de outras tantas pessoas que sofrem às margens da pobreza. A autora retrata o seu dia a dia em forma de diário, como por exemplo, contando o horário em que ela acorda no dia, o que conseguiu catar nas ruas e vender para comprar alimento para si e para os filhos, as brigas que aconteceram na favela e sua indignação com as figuras políticas.
É ainda mais impactante pensar nesse livro quando vemos a data em que foi escrito e como quase nada pareceu mudar. Os erros de português que se mantiveram nessa edição reforçam e te relembram a cada palavra a realidade contida em cada uma delas.

"Hoje em dia quem nasce e suporta a vida até a morte deve ser considerado herói."

É uma leitura fundamental para qualquer pessoa e uma vez que você tenha contato com esse livro, sua visão sobre muitas coisas mudam. Não poderia recomendar mais.
Além disso, é imensuravelmente triste pensar nas condições que milhares de pessoas ainda vivem.

"A favela é o quarto de despejo. E as autoridades ignoram que tem o quarto de despejo."
Will 11/08/2022minha estante
Concluí o livro com a mesma sensação de mudança de várias concepções e forma de lidar com várias situações. As ficções, por mais bem escritas que sejam, não conseguem traduzir a pobreza, fome e preconceito na sua forma mais pura e crua como fez Carolina Maria nessa assustadoramente real obra.

tortajulia 13/08/2022minha estante
Exatamente! Concordo com você.

Nina.Wendling 18/11/2021

Um livro de difícil digestão. Do ponto de vista da autora, vemos a vida diária de uma catadora de lixo na favela do Canindé, que se mostra contra a elite hipócrita do país. Um livro muito pesado e violento, não recomendo para quem não está com a cabeça boa, pois por mostrar a realidade não mascarada com fome, miséria, depressão entre outros, se torna um livro angustiante e triste. Uma obra sensacional, impossível ler sem se emocionar e se conectar com os personagens do livro. Recomendo muito!

Clara3370 01/04/2022

Leitura muito triste e que relata a realidade brasileira. Depois que li eu pude entender mais sobre o reflexo psicológico que a situação econômica deixa nos indivíduos. Muito marcante.