Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

Lauravalho 01/12/2022

Quarto de despejo
Carolina Maria de Jesus, que é a escritora e a narradora do diário tem uma realidade totalmente diferente da minha, mas mesmo assim tiveram pontos em que eu me identifiquei. E notei que, em ano de eleição, esse livro é perigosamente atemporal.

Ainda não tenho uma opinião sobre o livro ter propositalmente erros de acordo com as normal da língua portuguesa. Carolina tinha uma vida muito pesada e difícil, em alguns momentos isso ficou bem repetitivo, se eu me cansei enquanto lia, quantos dias ela fazia a mesma coisa, imagino que viver assim seja incomparavelmente mais cansativo.

Li esse livro como leitura coletiva da escola no ano em que sua primeira publicação faz 60 anos. Em geral não leria de novo, mas acho que deveria ser uma leitura essencial nas escolas.

Allani Sousa 12/12/2023

Resistência
Diários são uma forma de memória para a posteridade, uma pena que o de Carolina tenha sido repleto de miséria, preconceito e luta. Mas, penso que podemos absorver mais do que as coisas negativas, pensar na sua força e na uma mulher antes de tudo generosa, mas também inteligente e determinada. Penso que Carolina poderia ter cogitado diversos rumos para driblar sua realidade, mas foi na escrita que buscou vida e esperanças. Um exemplo claro de que a escrita nos salva. Essa é uma leitura que gera muitas reflexões e nos demonstra nossos inúmeros privilégios. Talvez ler esse livro faça a gente olhar para nossa vida com mais cuidado, portanto todo mundo deveria ler! Ainda traz diversos acontecimentos históricos no país com uma leve análise do povo enquanto as mudanças ocorriam, e infelizmente observar as más condutas enraizados no país ainda tão atuais apesar de toda luta.

tortajulia 11/08/2022

"A saudade é amostra do afeto."
O que dizer deste livro? Ele é uma narrativa que retrata de forma triste, dura, objetiva, seca e realista a vida de Carolina Maria de Jesus e de outras tantas pessoas que sofrem às margens da pobreza. A autora retrata o seu dia a dia em forma de diário, como por exemplo, contando o horário em que ela acorda no dia, o que conseguiu catar nas ruas e vender para comprar alimento para si e para os filhos, as brigas que aconteceram na favela e sua indignação com as figuras políticas.
É ainda mais impactante pensar nesse livro quando vemos a data em que foi escrito e como quase nada pareceu mudar. Os erros de português que se mantiveram nessa edição reforçam e te relembram a cada palavra a realidade contida em cada uma delas.

"Hoje em dia quem nasce e suporta a vida até a morte deve ser considerado herói."

É uma leitura fundamental para qualquer pessoa e uma vez que você tenha contato com esse livro, sua visão sobre muitas coisas mudam. Não poderia recomendar mais.
Além disso, é imensuravelmente triste pensar nas condições que milhares de pessoas ainda vivem.

"A favela é o quarto de despejo. E as autoridades ignoram que tem o quarto de despejo."
Will 11/08/2022minha estante
Concluí o livro com a mesma sensação de mudança de várias concepções e forma de lidar com várias situações. As ficções, por mais bem escritas que sejam, não conseguem traduzir a pobreza, fome e preconceito na sua forma mais pura e crua como fez Carolina Maria nessa assustadoramente real obra.

tortajulia 13/08/2022minha estante
Exatamente! Concordo com você.

MaxReinert 30/06/2009

Isto não é uma história, é uma vida!
Olhar para o livro Quarto de Despejo e desejar que ele tenha um desenvolvimento comum como qualquer outro livro é perda de tempo.

O "diário de uma favelada" - como nos informa o subtítulo - é repleto de situações massacrantes e que nos deixam de queixo caído. Dias e dias em que a rotina (evidenciada principalmente por sua repetição) se resume a busca desesperada por comida para si e para os filhos.

Situações que aconteceram em um passado que cronológicamente parece distante mas, ao mesmo tempo, é igual ao cotidiano de muitas famílias que temos notícias nos dias de hoje.

Quarto de Despejo nos oferece um espelho da miséria através das palavras de uma mulher semi-analfabeta, com uma coragem absurda perante a vida e que conseguia encontrar (e descrever) beleza dentro do inferno em que vivia.

O retrato está aí, inteiro e fiel nas páginas desse livro, mas quem quiser vê-lo pode abrir as janelas de seus apartamentos e olhar para as favelas existentes ainda hoje em nosso país.

Bruno Gaudêncio 24/01/2010minha estante
Dois tres resenhista aqui presentes, foste o mais sensato. Os de baixo não sabem nem o que é um Diário e muito menos a pobreza, e o pior nem se esforçaram para ter um pouco de sensibilidade literária...

Senna 11/05/2010minha estante
Realmente, o mais sensato. Ousadia minha ou não, mais sensato que a própria sinopse do livro, que está extremamente superficial e fria. Agora, os outros dois ali de baixo forçaram muito! Um pouco de sensibilidade não os faria mal nenhum.

Max 14/08/2023

Pão, paz e dignidade...
Neste testemunho da autora, vemos quão distante, mesmo nos dias atuais, está a distância entre o discurso politico e social acerca da construção de uma sociedade mais justa. O que mais me impressionou foi seu talento, inteligência e sensibilidade desperdiçada pela condição de sua vida. Seu sofrimento diário e constante em busca da mais básica necessidade humana, o pão, a paz e da diginidade, nos dá a lição da gratidão que devemos à vida que temos e ao fato de não passarmos por todo o sofrimento e injustiça pela qual ela passou.
Obrigatório!

Thayssa.Tannuri 28/11/2023minha estante
Viva Carolina !

Pri 02/07/2020

Quarto de Despejo
É doloroso, comovente, real e forte. Eu fui da dor ao ódio em uma mesma página. Há que se ler o livro levando em consideração todas as idealizações da época de Carolina e de uma mulher preta, favelada, cuja vida pisoteou muito. E que só a escrita foi capaz de elevá-la à condição de humana aos olhos da sociedade.

Anne 22/01/2023

Carolina de Jesus sempre atual (e eterna)...
Eu AMO Carolina de Jesus. Ter encontrado um livro dela foi um grande presente, e não pensei duas vezes antes de pegar e colocar na sacolinha.

Mas dói saber que a realidade cruel que ela viveu em plena década de 50, ainda é real em nossos dias. A fome, os políticos que não ligam para o povo, o racismo...

Caroline de Jesus segue sendo atual. Todo brasileiro precisa ler esse livro e conhecer essa mulher tão guerreira, que retratou uma realidade dura com MUITA categoria.
DeaGomes 22/01/2023minha estante
Fiquei 3 meses com ressaca literária com essa leitura. Foi muito impactante pra mim, isso pq moro em periferia e ela não está muito distante da minha realidade, mas esse livro me pegou de um jeito... Em pensar que hoje as netas e a filha da Carolina brigam na justiça pela a herança dela. Muito triste como a ganância pelo dinheiro corrompe o ser humano.

Anne 22/01/2023minha estante
Nossa, sim. Eu acompanho essa história das meninas na justiça e, de verdade, eu fico absurdamente triste porque a ganância continua imperando no coração das pessoas ?

Andressa 31/03/2022

MARAVILHOSO!
Quarto de despejo é aquele livro necessário, que todos deveriam ler. O diário de Carolina ainda é a realidade de muitos. Carolina é uma mulher forte catadora de papel que luta constantemente contra a fome na favela. A autora passa por muitas dificuldades, mas não desiste pelos filhos. Por se tratar de uma história verídica, é muito chocante e por esse motivo traz muitas reflexões e tristeza, pois assim como os relatos de Carolina, esse cenário ainda se faz muito presente. Esse é um livro que nos faz despertar e nos faz inspirar pela força de Carolina.

Bastos 19/04/2023

Um livro de deixar o coração apertado, que nos mostra toda a desigualdade e crueldade de uma realidade ainda tão presente no Brasil. Acompanhamos Carolina passando por situações de violência, fome e miséria, é agonizante acompanhar esses relatos de uma forma tao pessoal.

Uma obra atemporal que deveria ser lida por todos.

Mila Campos 23/01/2024

" Os quartos de despejo, multiplicados, estão transbordando"
A experiência foi impactante, pois fui apresentada a uma nova e triste realidade. As descrições de situações absurdas, porém comuns naquele contexto, foram chocantes. Embora tenha demorado bastante tempo para concluir a leitura, foi uma experiência proveitosa. Me fez refletir.

@thais.martinho 09/01/2024

Gostaria muito de poder escrever aqui que acabei de ler uma ficção?
Quarto de Despejo é um fiel e forte relato de uma favelada e sua vida de miséria superada a cada dia.

Patrick 04/10/2022

Quarto de despejo
Fundamental. A arte literária tem esse poder de nos colocar diante de uma realidade, que nem sempre nos deixa confortáveis.
É o caso desta obra.
A fome existe. A miséria existe. A desumanização é um projeto desta sociedade.
E não desaparecem simplesmente fechando os olhos para sua cruel existência.

Lívia 21/09/2020

"Esquecem que na morte todos ficam pobres."
O livro tem uma linguagem simples, e uma autora/personagem apaixonante,
Carolina apesar de pobre, periférica e pouco letrada, em sua escrita conseguiu me encantar me levando a uma submersão que nem mesmo consigo explicar.
O livro tem que ser lido para ser sentindo, mas a única coisa que eu posso afirmar é que dói na alma a realidade desigual desse país!!

@steph.kss 13/06/2022

Um livro que todos precisam ler
Carolina retrata a periferia de SP há mais de meio século e o que vemos é o descaso com os mais necessitados, que por muito possuem cor e gênero específicos. Pessoas retratadas neste livro que por gerações continuam às margens por falta de consciência histórica.
São vivências que se engolem cruas goela abaixo, experiências de solidão, desamparo e fome mas também de muita esperança, paciência e força.
Carolina estará para sempre viva, através de suas palavras e de quem as ler.

Sarah.Tosto 22/08/2022

Todas as pessoas deveriam ler esse livro
A autora,Maria Carolina de Jesus é direta e reta ao contar sobre a sua vida na favela nos anos 50. Tão direta que por muitas vezes você sente aflição e a angustia só de imaginar passar o que esta mulher passou com seus três filhos.
Só uma pessoa, como ela, que viveu o extremo da pobreza e do abandono pôde expressar com tamanha sinceridade o que passava na sua cabeça e no seu coração.
Além de tudo, Carolina nunca deixou de acreditar que a educação é o caminho.Nunca abandonou a escrita e a leitura e foi isso que a ajudou a sair da favela.

Esse livro me marcou.
Gostaria que todas as pessoas pudessem ter a chance de ler esta obra.
Beto 22/08/2022minha estante
É espetacular! ???