Crónicas maldispostas

Crónicas maldispostas Pepetela

Resenhas -

LETRAS e VEREDAS 30/12/2021

CRÔNICAS MALDISPOSTAS
Crônicas maldispostas é uma reunião de textos do escritor Pepetela, publicados entre 2007 e 2015 na revista angolana África 21. Pepetela é autor de ótimos romances, destacando-se, entre outros, o excelente Mayombe - onde acompanhamos uma guerrilha angolana na luta e resistência pela independência contra o regime colonial português - e o menos conhecido, mas igualmente fascinante, "A Geração da Utopia" - que retrata os dilemas do período pós-independência.

Contudo, as crônicas de Pepetela não apresentam o mesmo vigor e a qualidade de sua obra ficcional.

O maior limite do livro não está no desbotamento causado pela ação do tempo nos assuntos explorados pelas crônicas. Embora o gênero seja forjado pelo calor dos acontecimentos e no solo da vida diária, há crônicas que alcançam a geografia da atemporalidade. ?O limite reside no fracasso de Pepetela de extrair do vasto e complexo quotidiano narrativas que nos provoquem reflexões que se afastem da superficialidade dos temas abordados. Isso se deve a malograda tentativa de dar uma tonalidade satírica e humoristica, que muitas vezes soa excessiva e enfadonha.?
De qualquer modo, a obra de Pepetela não perde o seu fascínio por causa de um livro ruim. A obra de Pepetela é grandiosa e constitui uma das mais importantes da literatura angolana e, sobretudo, da língua portuguesa.