Enquanto o amor não vem Iyanla Vanzant

Resenhas - Enquanto o amor não vem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jeniffer.Bulhoes 20/03/2024

É um livro de autoajuda e, pra quem está num processo de autoconhecimento, vale a pena ler.

Ela fala mto sobre o amor e faz analogia com uma casa, onde cada andar da casa é um "nível" para o processo de autoconhecimento. A medida que vc vai limpando cada "andar da casa" está curando suas feridas e avançando no seu processo em busca do amor-próprio, que é mto importante para qualquer tipo de relacionamento.

Ela dá mtos exemplos de casais diferentes que estão em cada "andar da casa".

É uma leitura simples e gostosa (eu achei). Ela mto clara e dá pra tirar ótimos aprendizados.

Recomendo.

Giza Cris 09/03/2024

Complicado
Não é uma leitura que prende. Só li inteiro pq queria ver como terminava.
Fala sobre relacionamentos, frisando o lado tóxico deles. Mas são histórias diferentes que não se entrelaçam. Mas traz reflexões que valem a pena pois traz comportamentos muito reais que acontecem diariamente.
Dá pra tirar uns insights, uns ensinamentos...e ignorar outros. As pessoas são muito diferentes e o que serve pra um não serve pra outro.
Enfim, tirem suas próprias conclusões.

Su.Ca.Fz 18/02/2024

A cada andar, uma descoberta
Livro interessante para quem busca descobrir o por quê de certos padrões em relacionamentos - seja familiar, fraterno, amistoso ou amoroso.
Dividido em partes com analogia a arrumação de uma casa, os exemplos são claros e fáceis de assimilar.
Não é uma leitura recreativa. Exige atenção e reflexão, caso o objetivo seja realmente aproveitar as lições do livro.

Nah 26/12/2023

Essa leitura...
Essa leitura foi chata e arrastada. Parecia que o livro não tinha fim. Em muitas partes coisas bem óbvias, principalmente sobre o amor próprio. Não funcionou para mim, achei clichê.

Chay 05/11/2023

Um livro que nos ajuda a crescer
A autora realmente entrega tudo que promete nessa obra. Na verdade eu comecei a ler achando que era um livro focado em se contentar que o amor romântico ainda não chegou, mas na verdade ele é uma enciclopédia sobre o amor próprio. Sobre como devemos nos tratar e nos curar. Parece exagero o que vou dizer aqui, mas ele livro mudou o rumo das minhas atitudes, e sei que isso, vai mudar o rumo da minha vida.

Carla.Parreira 19/10/2023

Enquanto o amor não vem
Trecho sublinhados: ??O amor, descobri, é ficar quieta o suficiente para sentir o que se passa dentro de você e então aprender a reconhecer e aceitar o que está sentindo?
O processo é assim: conseguimos o que queremos apenas para descobrir que não é como pensávamos! Então nos sentimos perdidos ? ou pelo menos pensamos que estamos perdidos?
A verdade é que o amor está dentro de você e que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida. É você quem, primeiro, tem que tomar posse dele?
Fomos educados para alcançar resultados e não para valorizar os processos, esses meios-tempos indispensáveis para irmos construindo a auto-estima e a liberdade necessária para fazermos as escolhas capazes de nos trazer felicidade. O meio-tempo é o espaço de aprendizagem em nossas vidas, quando as experiências ? quaisquer que sejam ? não são objetivo de julgamento, mas oportunidades para aprendermos. O meio-tempo é o momento em que temos coragem de dizer ?não sei?: não sei o que estou sentindo, não sei o que fazer, não sei como fazer. Não sei, mas vou descobrir, não vou tomar decisões precipitada só para escapar da duvida, porque já fiz isso antes e me dei mal?
Ambivalência, confusão, relutância e paralisia são características do meio-tempo. Se você soubesse a resposta para essas perguntas, estaria tudo bem. No meio-tempo você sente muitas coisas, mas certamente não se sente bem?
Se conseguíssemos manter o amor por nós mesmos e pelo outro através de uma comunicação honesta e consciente, os desentendimentos, obstáculos ou dificuldades do relacionamento serviriam para nos fortalecer. Quando não conseguimos, praticamos o pior comportamento do meio-tempo: machucamos, brigamos, omitimos a verdade e indo em frente completamente confusos. Confusão gera confusão?
Infelizmente, achamos que podemos nos unir a outras pessoas antes de nos unirmos a nós mesmos. Isso é absolutamente impossível. Você não irá receber amor de fora enquanto não for amor por dentro?
A única coisa de que precisamos é amor. O amor é nossa paz. O amor é nossa alegria, saúde e riqueza. O amor é nossa identidade. Entramos em um relacionamento procurando o amor, sem perceber que já temos que trazer o amor conosco. Temos que saber quem somos, o que queremos, o que valemos. Temos que levar para o relacionamento entusiasmo e respeito por nós mesmos e por nossas vidas? Amamos nos outros o que amamos em nós mesmos. Rejeitamos nos outros aquilo de que não gostamos, mas não conseguimos ver em nós mesmos?
Quando sentimentos que padrões antigos de comportamento estão lutando para se perpetuarem, a coisa mais amorosa que podemos fazer é ter paciência com nós mesmos e com o que estamos sentindo?
Todos os relacionamentos são o relacionamento de que precisamos naquele momento. Tudo o que fazemos em todos os relacionamentos que temos nos prepara para a grande experiência de amor total e incondicional por nós mesmos e pelos outros e nos aproxima dela. O importante é resistir à tentação e à armadilha de pensar que todo relacionamento tem que ser o relacionamento que dura para todo o sempre, amém. Lembre-se de que estamos sendo preparados para algo melhor ou protegido de algo pior?
Quando estamos no útero, ficamos mergulhados na energia que se torna o alicerce de nossa identidade?
Tenho certeza de que todos conhecemos alguém que tem que ser arrastado, quicando e berrando, para dentro de um relacionamento. Depois, quando as coisas parecem estar indo bem, a pessoa sai fora. Isso às vezes é chamado de medo do compromisso. É uma demonstração de comportamento passivo, resultado de um padrão de nascimento?
O alicerce da vida é lembrar e experimentar o amor puro e incondicional?
Refletir sobre nossas escolhas antigas é a chave para entendermos o que houve de errado e para percebermos as ilusões e fantasias que nos mantinham presos?
Quando os problemas se encontram na raiz do relacionamento, acrescentar alguma coisa é como colocar um band-aid em um câncer. Pode até dar a impressão de que as coisas estão melhores, mas um band-aid não cura um câncer! Disfarces não tratam das questões fundamentais de um mau relacionamento. A única forma de consertar um relacionamento amargo é admitir que está faltando algo essencial e dispor-se a descobrir qual é esse ingrediente?
Só podemos ter um relacionamento honesto, honrado ou amoroso com nós mesmos ou com qualquer outra pessoa quando nos livramos das nossas questões de sobrevivência. Quando achamos que a outra pessoa é dona de um poder ou de alguma coisa essencial para a nossa sobrevivência, temos medo de dizer a verdade ou de expressar nossas emoções. Nosso amor-próprio e auto-estima ficam diminuídos, e negamos as reações e instintos normais da mente e do corpo?
Quando o amor e a disposição de mudança são acrescentadas à equação da vida, iremos, apesar de todas as escolhas e decisões erradas, ficar curados? Você é a única pessoa que pode fazer por você o que espera que outra pessoa faça?
Se não passarmos algum tempo fazendo isso, aquilo que procuramos e esperamos conseguir nos relacionamentos continuará a escapar de nós. Essa experiência ? a aceitação total, o reconhecimento honesto, o apoio confiante e o respeito a nós mesmos ? é a única coisa de que precisamos para transformar qualquer relacionamento em um bom relacionamento?
A confiança é o ingrediente principal do amor incondicional?
Falar a verdade de sua experiência para outra pessoa servirá para você perceber que a forma que os outros escolheram para reagir ? com amor ou com medo ? não é responsabilidade sua?
É somente a partir da disposição para falar a verdade e saber a verdade que podemos construir um relacionamento amoroso firme e duradouro com nós mesmos e com os outros. Qualquer coisa diferente disso não é amor. É medo? A homossexualidade não é uma doença, é um estilo de vida?
Muitas pessoas entram nos relacionamentos com falsas expectativas. Isso acontece quando queremos que as pessoas façam o que queremos que elas façam, apesar de estarem nos indicando claramente que têm outras intenções?
A maioria dos desafios em nossos relacionamentos surgem quando nos esquecemos de nossos objetivos, quando esquecemos as lições que aprendemos no passado, quando vivemos com medo ? o que, na pratica, cria exatamente o acontecimento do qual temos medo ? e quando fazemos coisas que sabemos inconscientemente que não funcionam? Nos relacionamentos, é muito freqüente não só abrirmos mão de nossa integridade ao fazermos coisas que juramos que não iríamos fazer, mas perdermos nosso respeito próprio ao permitirmos que outra pessoa faça em nossas vidas o que nós mesmos não faríamos. Quando nos encontramos em situações que comprometem nossa integridade, temos que aprender a amar aquela pessoa à distancia ate que ela consiga mudar?
Um aspecto do amor incondicional é ser capaz de se dar sem expectativas de retorno ou recompensa. É isso mesmo, nada!?
Abrir mão, que é uma forma de faxina, não significa parar de amar. Significa que você fez uma escolha consciente sobre como amar, o que pode incluir amar alguém à distancia?
Por que não temos coragem de dizer exatamente o que esperamos, queremos ou precisamos? Será que ainda não aprendemos que, ao omitir essas coisas, criamos o sofrimento traumático que juramos querer evitar??
Quando aprendemos a amar e respeitar a nós mesmos, não existe nada que não possamos fazer, falar ou ter, a não ser que façamos a escolha contraria. Também sei que quando temos este tipo de amor no coração, a verdade, por mais chocante que seja, irá nos poupar muito sofrimento no final. Também sei que, quando aprendemos a viver na consciência da verdade, da responsabilidade, da integridade e do amor incondicional, as coisas e os comportamentos antigos não serão mais satisfatórios?
Quando nos recusamos a aceitar que as pessoas podem trilhar um caminho diferente do nosso ou quando tentamos arrastá-las para o nosso, as desrespeitamos e nos desrespeitamos também?
Um dos motivos pelos quais não respeitamos nosso próprio processo de cura é por nos odiarmos. Nós nos criticamos, nos achamos errados, tentamos consertar todas as coisinhas e, afinal, ficamos exaustos. E nos odiamos por nos obrigarmos a fazer um trabalho tão exaustivo. Exaustão e falta de amor-próprio levam a sentimentos de inadequação. Inadequação porque não conseguimos parar de fazer as coisas que nos machucam e não conseguimos descobrir como começamos a fazer essas coisas. Então, a inadequação leva ao medo. Medo de que estejamos ficando sem tempo, medo de nunca conseguirmos dar um jeito na vida?
Alguns acontecimentos na vida nos forçarão a tomar atitudes que achamos que não estamos dispostos a tomar. Ao fazer isso, eles nos ensinam a ser responsáveis?
O amor é a única coisa que pode curar. Quando realmente queremos ser curados, devemos nos entregar ao amor. Quando não sabemos o que o amor é, Deus nos manda para o meio-tempo para descobrirmos o que precisamos saber?
Devemos estar dispostos a renunciar aos nossos antigos conceitos, incorporar novas informações, mudar a direção em que estamos viajando e, acima de tudo, não impor condições ao amor?
Às vezes, as expectativas de conseguir as necessidades são colocadas em cima de nós. Outras vezes, somos nós que as colocamos em cima de nós mesmos. O que é preciso perceber, antes que seja tarde demais, é que, quando o amor é a base dos relacionamentos, todas as necessidade e expectativas são supridas sem nenhum esforço de nossa parte?
O amor sempre volta para aqueles que o dão livre e corajosamente, sem condições ou expectativas? Quando somos dignos de ser amados, não é preciso fazer nada. Apenas ser. O caminho para esta percepção é o desapego. Desapegue-se de todas as condições que você se impôs. Não há nada que você tenha que fazer. Não há nada que você tenha que ser? A desonestidade emocional é o estado em que entramos quando deixamos de reconhecer o que sentimos. É a tentativa consciente de negar qualquer emoção. Às vezes, fazemos isso por medo. Medo de estarmos enganados sobre o que sentimos. Muito freqüentemente, fazemos isso quando estamos confusos e inseguros de nós mesmos ou de nossa experiência emocional. Eu acredito que a maior causa da nossa desonestidade emocional é tudo o que nos foi dito sobre o certo e o errado?
Por causa das mensagens da infância, deixamos de aprender duas lições importantes: (1) como identificar o que estamos sentindo, e (2) como expressar o que sentimos de forma apropriada. A fim de eliminar a avalanche de emoções tóxicas que geralmente transbordam nos relacionamentos, você deve ser capaz de identificar o que está sentindo e permitir-se senti-lo. Isso é chamado de reconhecimento. Quando o reconhecimento acontece, você poderá escolher ou decidir o que ? se é que existe alguma coisa ? que fazer a respeito do sentimento. O que você faz é chamado de expressão. O problema para a maioria está na forma apropriada de expressar o que sente? Sentimento e expressão podem ser arriscados, mas são a única maneira segura de nos mantermos emocionalmente saudáveis?
Nem sempre é necessário que você diga aos outros como se sente. Porém, deve permitir-se senti-lo. É só através da experiência do que você sente que você é capaz de se manter em contato com o seu eu interior. Quando estiver em contato, perceberá que todos os sentimentos são neutros e que só passam a ter significado a partir da energia que damos a eles. Em resumo, não existem sentimentos bons ou ruins. A verdadeira confusão ou conflito está em saber a diferença entre reconhecer o que sentimos e expressar de forma apropriada o nosso sentimento? Uma regra importante do amor: reconhecimento e expressão não são a mesma coisa! Reconhecimento significa ter a coragem de admitir para si o que você está sentindo. Expressão significa ter a presença de espírito e a coragem de deixar outra pessoa saber?
O segredo é se desapegar, deixando de criticar o que sentimos. Todos os sentimentos são apropriados? Quando desejamos ter alguma coisa ou alguma experiência, as primeiras imagens do desejo são puras. Emanam da essência de nosso ser, que é amor?
É esta autoconfiança que permite que você faça escolhas claras e conscientes a respeito das experiências que está tendo e das que deseja ter. Disseram para alguns de nós que isso é egoísmo ? é egoísmo pensar em si e no que se quer -, o que nos leva a acreditar que o importante é nos preocuparmos prioritariamente com o bem-estar daqueles à nossa volta. Confiar em si e respeitar o que sente não é egoísmo. É o maior ato de amor-próprio que você pode realizar. Isso não quer dizer que você deva se tornar insensível aos outros ou que deva usar os outros para conseguir o que você quer e precisa. Confiar em si, respeitar-se e amar-se significa reconhecer que você tem direito de ser feliz. Ao mesmo tempo, respeitar-se permite que você apóie e ajude os outros sem sentir raiva, ressentimento ou obrigação. Você o faz por amor, por que quer. É isso que os relacionamentos devem fazer: nos fornecer uma estrutura na qual nos apoiamos, ajudando uns aos outros a encontrar e compartilhar a felicidade. É um sistema de apoio mútuo, não uma muleta?
Ninguém é culpado por nada que nos acontece porque não existem vitimas. Existe apenas a escolha, a força motriz da vida?
Se nos concentrarmos no que desejamos, a forma apropriada de atingi-lo será providenciada? Perdoe-se, não por ter feito algo errado, mas por ter pensado que estava fazendo algo certo?
Com o amor, você passa a entender que a vida até agora foi um roteiro de sua própria autoria, e que aqueles que participaram da sua trajetória eram, de fato, aqueles que você pediu para participar?
Tenha em mente que o que quer que você possa querer é apenas uma fração do que Deus quer lhe dar?
É imprescindível amar-se para aprender, mesmo que nunca surja o parceiro ideal?
O valor e o mérito que você se dá irão determinar as pessoas que irá atrair?
As pessoas sabem quando você está mal, sentem sua raiva ou frustração. As pessoas têm uma percepção sensorial que capta as vibrações de sua angustia emocional?
A vida é um exercício de nossos desejos, multiplicado pelas nossas experiências, dividido pelas nossas escolhas?
O tempo revela todas as coisas, por isso use o tempo de que precisa para ter certeza. Não achar que tem certeza, mas sentir que tem certeza. Seu corpo nunca irá mentir para você, a não ser que esteja indo rápido demais. Quando você diminui a marcha e percebe o que está sentindo, tem uma chance maior de não cair na armadilha de seus padrões viciados?
Quando não permitimos que as pessoas sejam responsáveis por si mesmas, elas não assumem a responsabilidade. Se fizermos por elas o que elas deveriam fazer por si próprias, acreditem, elas deixarão que façamos. Se tomarmos uma decisão e não seguirmos adiante, o que decidimos fazer não será feito. Se não nos respeitarmos, os outros também não irão respeitar-nos?
Não duvide de si. Saiba que a resistência irá aparecer em níveis diferentes, com personagens diferentes. Cada vez que você enfrenta resistência, estará desenvolvendo sua energia?
Ame suas experiências, percebendo que tudo o que você é, você é porque superou seu passado?
Cada um de nós pode se esforçar por revelar amor em cada palavra e em cada um dos nossos atos. Ao fazer isso, acordaremos a verdade e o amor de Deus em nossos corações. Encontraremos mais motivos para celebrar e para conquistar alegrias. Viveremos a partir de uma perspectiva muito mais simples, mas muito mais feliz??

Bianca2365 28/06/2023

Enquanto o amor não vem
Sabe aquele livro que enche o coração de esperanças? Esperanças de que sim, em algum dia nesse mundo, você vai encontrar aquela pessoa que sempre sonhou, não exatamente igual, mas quase do jeitinho que você merece. Porque o amor vem para aqueles que menos esperam, pode ser em um dia nublado, frio, ou aqueles dias em que a temperatura está de matar. Enquanto o amor não vem, me ensinou que esperar pela pessoa certa pode ser cansativo e que dá vontade de desistir. Mas todos nós somos direcionados a sermos felizes, e que essa felicidade um dia chegará sem bater na sua porta.

Andreza.Pontes 23/05/2023

O amor é simples; e mesmo assim temos dificuldade em usá-lo!
Parece simplista dizer que "o amor é a chave para a cura" de tudo; mas é verdade. A vida É simples; somos nós que a complicamos. Se agíssemos de acordo com o amor (em todas as suas vertentes), muita ? sumiria.

AMOR é EMPATIA: tratar o outro (incondicionalmente) do jeito que você gostaria de ser tratado.

Patricia 04/05/2023

Livro gostoso de ler
O livro em si possui uma leitura muito fluida e é possível ler várias páginas em uma tacada só.

Gostei do fato da autora trazer vários exemplos de histórias, acho que isso contribuiu para a elucidação dos pontos que ela estava querendo explicar.

No entanto, senti que não trouxe nada muito novo ou revolucionário. As lições se resumem naquilo que estamos costumados a ler nos livros de autoajuda: ame a si mesmo, trabalhe em si antes de se relacionar, etc.

É uma boa leitura, mas, pelo menos para mim, não agregou muito em termos de conhecimento.

CahFurlan.Mello 22/02/2023

O amor
Como entender o amor? Neste livro a autora nos mostra que sem o amor próprio o amor nunca vai ser inteiro, sempre faltará algo!!! O amor próprio eh o início de toda uma fase pra poder se entregar ao amor do próximo!!!

Bianca.Vemdrame 22/01/2023

Antes de tudo amar a nós mesmos.
A autora defende a ideia de que passamos por um processo com 3 fases até chegar a um nível de amadurecimento e amor próprio ideais antes de buscarmos um relacionamento. Dentro desses 3 níveis devemos aprender e trabalhar em nós mesmos aproveitando cada experiência mesmo que nos cause tristeza e sofrimento. O ideal é não ter pressa e não cair em desespero por falta de companhia aprendendo primeiro a nos cuidarmos e nos valorizarmos. Leitura fácil e interessante.

Nayara 18/12/2022

Não gostei... fica floreando sobre diversos assuntos, diferentes temas e se perde em todos... tenta das algumas lições, porém são vagas, perdidas...
Totalmente desnecessário

Gi 08/10/2022

O caminho do auto amor
É incrível pensar como o mundo é tão diverso e como a neurociência e outras cosmovisões podem nos ajudar na jornada do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal. O que levo de mais importante dessa leitura é a compreensão de que os nosso sentimentos, emoções e espiritualidade são importantes balizadores de nossas experiências no mundo e nunca devem ser negligenciados.

Leninha 20/08/2022

Muito bom!
O livro tem leitura fácil, mas achei um pouco repetitivo, porém é muito bom para quem busca entender melhor o que acontece enquanto o amor próprio não chega.

manuella.rosasilva 27/06/2022

?A gente aceita o amor que acha que merece?
Eu sempre ouvi essa frase por aí ? certamente você também ? e confesso que nunca compreendia o X da coisa. Com esse livro eu entendi.
Nesse livro que tem mais de 20 anos, Iyanla Vanzant nos ensina uma coisa simples ? mas muito valiosa: o poder do amor. Só ?amor?, o sentimento, nada mais comprometido. Eu nunca tinha lido, e nem me interessava, pelos ditos livros de auto-ajuda, mas resolvi dar uma chance, já que o título me chamou atenção. E funcionou: meu grande pé atrás era porque geralmente esses livros têm um tom ?sou o senhor sabe-tudo e vim aqui fazer a boa ação de te contar?, mas o interessante da escrita da Vanzant é justamente o fato de ela contar histórias e os proveitos ? as lições ? que dá pra se tirar delas.
É magnífico como o cerne da obra é sobre encontrar o amor em si pra daí sim você encontrar o amor refletido nos outros. Sim, refletido. Pois esse livro trata sobre o amor próprio e incondicional. Engana-se quem lê o título e pensa que está escrito nele uma fórmula única para atrair ?o amor da sua vida?. Pois como diz lá: você JÁ É o amor. É sobre amar a si e a todos. Sem dependências.
É um livro que eu indico pra qualquer pessoa, pra ler pelo menos uma vez na vida. É sobre ter esperança, a única coisa que pode nos manter de pé nos dias de hoje ? e com muito amor, claro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5