Enquanto o amor não vem

Enquanto o amor não vem Iyanla Vanzant

Resenhas - Enquanto o amor não vem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cinara 17/06/2010

Além do óbvio (e da classificação meramente preconceituosa de auto-ajuda), Vanzant propõe um enfoque original para se enfrentar os períodos de solidão, sem desespero por companhia e condescendências perigosas. Em uma abordagem delicada e altamente espiritualizada, é uma proposta interessante. Para mentes abertas e corações sensíveis.

manuella.rosasilva 27/06/2022

?A gente aceita o amor que acha que merece?
Eu sempre ouvi essa frase por aí ? certamente você também ? e confesso que nunca compreendia o X da coisa. Com esse livro eu entendi.
Nesse livro que tem mais de 20 anos, Iyanla Vanzant nos ensina uma coisa simples ? mas muito valiosa: o poder do amor. Só ?amor?, o sentimento, nada mais comprometido. Eu nunca tinha lido, e nem me interessava, pelos ditos livros de auto-ajuda, mas resolvi dar uma chance, já que o título me chamou atenção. E funcionou: meu grande pé atrás era porque geralmente esses livros têm um tom ?sou o senhor sabe-tudo e vim aqui fazer a boa ação de te contar?, mas o interessante da escrita da Vanzant é justamente o fato de ela contar histórias e os proveitos ? as lições ? que dá pra se tirar delas.
É magnífico como o cerne da obra é sobre encontrar o amor em si pra daí sim você encontrar o amor refletido nos outros. Sim, refletido. Pois esse livro trata sobre o amor próprio e incondicional. Engana-se quem lê o título e pensa que está escrito nele uma fórmula única para atrair ?o amor da sua vida?. Pois como diz lá: você JÁ É o amor. É sobre amar a si e a todos. Sem dependências.
É um livro que eu indico pra qualquer pessoa, pra ler pelo menos uma vez na vida. É sobre ter esperança, a única coisa que pode nos manter de pé nos dias de hoje ? e com muito amor, claro.

camilebaldoni 12/10/2021

Demorei para terminar, porque é bem diferente dos livros que estou acostumada. Mesmo assim, ele é bem didático e tranquilo de entender. Por ser reflexivo as vezes cansa, fecha o livro, respira, volta, mas seguimos. A busca pelo aprendizado, aceitação, autoconhecimento e amor próprio no meio- tempo. Foi muito bom e necessário esse processo

Adriana 08/04/2012

INIMAGINÁVEL O PODER DE CURA QUE ALGUNS LIVROS PODEM TER EM NOSSAS MENTES!
Fiz a primeira leitura no final do ano de 2010...fiquei tão impactada com as verdades de algumas frases que comecei a fazer um fichamento das passangens mais fortes e as releio sempre que caio no circulo vicioso de ser uma vítima de minha história! Então ele segue para vcs se deliciarem com pequenos trechos da obra que causou muito impacto em meu íntimo!
Bjs
Adri Farias

AS DEZ MÁXIMAS DO LIVRO ENQUANTO O AMOR NÃO VEM POR YANLA VANZANT
Pág.40
Quando você mora no porão, não sabe o que está errado com você. Pode até saber que não está feliz, mas não tem a menor idéia do que fazer para mudar. Também não faz idéia de que, para ser feliz, tem que dizer para si a verdade sobre quem é, que quer e o que se dispõe a fazer para conseguir o que quer. A maioria dos habitantes do porão e aqueles que o visitam com freqüência são tão programados sobre o que deveriam querer, que não sabem o que realmente querem. Quando descobrem, ficam com medo de que o que desejam da vida vá contrariar as outras pessoas. Por isso, deixam de fazer o que querem, duvidam de si, negam seus desejos e sofrem em silêncio, respondendo à expectativa dos outros. O sofrimento silencioso é um sinal certo de que a bússola não está funcionando direito.

Pág.
O primeiro andar da casa da vida é o lugar onde moramos quando sabemos que precisamos nos curar, mas ainda não sabemos exatamente o que há de errado. Durante essa fase admitimos que estivemos envolvidos em relacionamentos infelizes, e, em vez de culpar as outras pessoas, olhamos para nós mesmos, este pode ser um lugar muito assustador, porque é no primeiro andar que devemos admitir: "Sei que contribuí de alguma forma para minha própria infelicidade, mas não sei como e nem por quê." Isso é bom sinal! Você finalmente entendeu, quer tenha consciência ou não, que o amor está ouvindo cada palavra sua. Na parte mais sagrada de seu ser você quer que o amor saiba que há um grande empenho em se curar.

Pag 45 -
No segundo andar da casa da vida, sabemos que precisamos ser curados. Por termos refletido sobre nossas experiências sem sentirmos culpa ou sem nos colocarmos no papel de vítimas, possuímos um novo nível de compreensão a respeito de nós mesmos. O desafio aqui é termos consciência de que é preciso fazer alguma coisa, mas ainda não sabermos o quê. Por isso, você vai começar a ler livros sobre amor, a freqüentar workshops e a procurar ajuda terapêutica na tentativa de melhorar. É possível que você fique correndo em círculos, tentando encontrar a maneira, o caminho e o método certos para sua cura, pois ela virou um assunto urgente. Você quer realizá-la, você tem que realizá-la. Sua ansiedade transforma todas as pequenas experiências em grandes questões. Fiscaliza-se o tempo todo, com medo de que, se descuidar um segundo, irá se apaixonar perdidamente e tudo ficará bagunçado novamente. Não saber o que fazer para conseguir ou manter um relacionamento amoroso deixa qualquer pessoa maluca!
O segundo andar da casa do amor é o mais importante de todos, pois é nele que se inicia um nível mais profundo de aprendizado. A primeira, última e única lição que você tem que aprender neste andar é: não existe nada de errado comigo! Ou com as outras pessoas! Agora, você entende que todas as experiências, todos os relacionamentos, todos os acontecimentos dolorosos ou constrangedores do seu passado foram necessários para o seu crescimento. Irá descobrir que Deus sempre amou e sempre irá amar você, não importa o que tenha feito ou o que possa fazer. E você descobre isso quando percebe que só o amor de Deus poderia ter retirado você do porão.
Você não conseguiria sair sem ajuda, porque não sabia o que fazer!
Pag. 46
O porão é vontade e disposição. O primeiro andar é verdade e responsabilidade. O segundo andar é renúncia e perdão. Para chegar ao terceiro andar, precisará de confiança e paciência.
Um dia, quando você não estiver esperando, verá a luz! Irá ouvir as palavras e experimentar o esplendor de morar no terceiro andar da casa da vida. Sentirá paixão por si e pela vida. Você conseguiu! Ainda que a cura não seja completa, sabe o que fazer, como fazê-lo e por que é necessário manter o amor no centro de tudo. Começará a ensinar a outras pessoas o que aprendeu, compartilhando suas histórias pessoais sem medo do que possam pensar de você. Falará de suas experiências amorosas positivas e negativas sem sentir dor ou raiva. Saberá, no fundo da alma, que, enquanto estava aprendendo, lembrando e recriando suas idéias a respeito do amor, o amor estava ao seu lado, ouvindo e observando. Quando entender isso, quando realmente entender que o amor sempre foi e sempre será a única coisa da qual precisa, irá se sentir completamente em casa no terceiro andar. O trabalho ainda não terminou, mas agora você é capaz de fazer muito mais e muito mais rapidamente.

PAGS 60/62
O amor tem poder de cura. Todos nós nascemos para descobrir e experimentar os efeitos desta cura em todos os aspectos da vida. Às vezes é difícil perceber isso porque, quando estamos no meio-tempo, não recebemos o amor que queremos, da maneira como queremos. Freqüentemente, o meio tempo é um período de incerteza. Você está sentindo uma certa ansiedade que não consegue exatamente localizar. Pode parecer que, por fora, está tudo bem, mas por dentro está acontecendo alguma coisa.
Às vezes, essa coisa é tristeza. Como se estivéssemos andando na corda bamba. Tentamos nos segurar, manter os pés firmes, porém, lentamente, percebemos que nosso relacionamento está se desintegrando.
Ficamos tristes com isso, mas parece que nada pode ser feito. Mas, atenção, é justamente no momento em que as coisas parecem estar se desintegrando que elas estão se encaixando. O meio-tempo é o momento da preparação que irá nos curar. Estamos sendo preparados para a maior de todas as experiências da vida a do amor incondicional. Então é preciso agüentar o sentimento de confusão e desamparo. Lembre-se sempre de que o meio-tempo não é um estado permanente. É um processo de cura.
O primeiro passo do processo consiste em rezar e fazer perguntas. Não tente descobrir o que está acontecendo! Reze e pergunte! Pare de se mexer, de falar, de pensar e bater o pé. Reze, porque a oração ajuda a dissipar a confusão. Quando a mente estiver clara, é imprescindível fazer três perguntas:
1. O que estou sentindo?
2. O que quero?
3. O que estou sentindo a respeito do que quero?
Quando fizer as perguntas, a cura irá começar e as respostas surgirão. As respostas sempre estão perto das perguntas. Porém, devemos estar abertos e receptivos para recebê-las.
Os sentimentos e as emoções são a energia que nos motiva a agir e a falar. Quando entramos em contato com nossos sentimentos, conseguimos uma pista importante para saber por que fizemos ou estamos fazendo certas coisas. Os sentimentos são as sementes. As experiências são os frutos.
Normalmente, quando a semente frutifica, estamos no meio da confusão. Reagimos à confusão nos ocupando, tentando arrumar tudo, quando deveríamos estar cavando para achar as sementes explorando nossos sentimentos. Em um relacionamento, é imprescindível ficar em contato com o que estamos sentindo para descobrir o que está motivando nosso comportamento.
O que sentimos normalmente determina o que queremos. Mais importante, o que nós fazemos sempre é determinado pelo que sentimos a respeito do que queremos. Se estamos sentindo que não podemos ter o que queremos, a tendência é tratar os outros com raiva ou ressentimento. Se achamos que o que queremos é errado ou que estamos errados por querê-lo, podemos agir movidos pelo medo medo de sermos descobertos. Em qualquer relacionamento, o que sentimos a respeito do que queremos irá determinar a qualidade de nossas reações. Em um nível muito íntimo e pessoal, esses sentimentos nos ajudam a definir nossos limites e a determinar a maneira de deixar que os outros nos tratem e de como trataremos os outros. Quando um relacionamento se torna ruim ou se desintegra, devemos nos examinar fazendo perguntas. Essa é a única forma de garantir que não iremos nos perder no meio do processo.
A nossa reação ao que sentimos é chamada de comportamento do meio-tempo. É esse comportamento que causa problemas nos relacionamentos. Pode ser um comportamento passivo, que nos faz sentir mal, fracos, burros ou estúpidos, ou um comportamento agressivo, que nos faz ficar com raiva dos outros e culpados e envergonhados de nós mesmos.
As respostas dos outros a esses nossos comportamentos é que nos levam a achar que o amor machuca. O amor não machuca! Ele cura! O que machuca é o que fazemos ou deixamos de fazer em nome do que pensamos ser o amor.
Essas ações, ou a falta delas, são a origem dos tipos de comportamento passivo/agressivo que nos enlouquecem! E sabe do que mais? Esses comportamentos não têm nada a ver com o amor!

Pag
O amor preparou uma suíte maravilhosa para você no sótão de sua casa. É chamada de suíte O Amor É Lindo. Na casa da vida, o sótão é lugar do amor incondicional. É um lugar amplo e bonito, com uma vista maravilhosa para as imagens grandiosas da vida. É um lugar silencioso e sereno, que abriga a expressão perpétua do amor. A viagem para o sótão ajuda a mudar a percepção e com isso estabelecer relacionamentos baseados no amor incondicional.
Nesse momento da vida, só existe o amor. Nada mais. O seu trabalho é colocar o amor em ação em todos os aspectos da sua vida. Você irá mergulhar no amor. Permitirá que outros mergulhem com você. No sótão, você até constatará que ainda existem algumas pontas soltas em sua consciência, mas que pode deixá-las assim, pois o amor irá lidar com elas da forma apropriada, no momento certo. Se, enquanto estiver no sótão, falhar em demonstrar amor por algum motivo, a reação será tão rápida e a dor tão insuportável, que você retomará logo uma postura amorosa. Neste nível da vida, o amor é a sua paz. O amor é a sua força. O amor é a sua plenitude. O amor é a sua saúde. O amor é tudo o que existe para você. Você simplesmente irá mergulhar tudo e todos no amor. É aqui que você vai morar quando entregar todo o seu ser ao amor.

Pág.82
Não será sempre fácil expressar sua verdade, e nem sempre iremos gostar da verdade que ouvimos dos outros, mas devemos estar dispostos a escutar. Se quisermos descobrir o verdadeiro significado do amor, devemos estar dispostos a ouvir, reconhecer e aceitar a verdade dos outros. Quando não conseguimos, o amor desaparece e funcionamos na base do medo. É nesse instante, no instante em que ficamos com medo, que devemos rezar pela cura.

Querido Deus:
Guie minhas palavras para que eu possa dizer a verdade a partir de uma consciência de amor. Abra minha mente e a encha de amor. Abra minha boca e a encha de amor. Deixe que as palavras que estou prestes a dizer sejam escutadas por ouvidos cheios de amor. Mantenha-me em um estado constante e consciente de amor para que eu possa abrir meu coração de uma maneira benéfica e amorosa. Sei que as palavras que digo vêm da minha experiência, e quero que possam construir no coração de quem as ouvir. Rezo para conseguir dizê-las com amor e para que elas sejam acolhidas com amor. Eu te agradeço Senhor! Pois sei que estará no controle deste momento!

Uma dose diária de soro da verdade nos torna capazes de dizer e ouvir a verdade sem medo. Significa que estamos dispostos a reconhecer e expressar nossas experiências emocionais e permitir que outras pessoas façam o mesmo. Falar a verdade de sua experiência para outra pessoa servirá para você perceber que a forma que os outros escolhem para reagir com amor ou com medo não é responsabilidade sua. Ao ouvir a verdade da experiência de outra pessoa, perceba que você não pode levar para o lado pessoal. Quando ouvimos de mente aberta e com o coração cheio de amor, a verdade irá abrir a porta para a cura, não para a dor. É somente a partir da disposição para falar a verdade e saber a verdade que podemos construir um relacionamento amoroso firme e duradouro com nós mesmos e com os outros. Qualquer coisa diferente disso não é amor. É medo.

Pag 101
Um aspecto do amor incondicional é ser capaz de se dar sem expectativas de retorno ou recompensa. É isso mesmo, nada! Não devemos esperar nada em troca do amor que damos, nem mesmo amor. Marianne Williamson, autora do livro A Return to Love, escreveu: "Amar é dar sem se lembrar. Receber sem esquecer." Isso não quer dizer que você deve permitir que as pessoas façam o que quiserem com você ou com a sua vida. Significa apenas que deve viver cada dia como uma experiência de partilha, sem questões obscuras ou expectativas de retorno do seu investimento. O amor exige uma partilha honesta de tempo, espaço, meios e vida pelo simples prazer de partilhar, enquanto for prazeroso. Esse nível de amor incondicional e consciente trará muitas recompensas, de incontáveis formas. Também irá realçar e expor qualquer coisa que não se pareça com amor. O amor incondicional irá expor a desonestidade e o medo. Quando você perceber então o que está acontecendo, será capaz de expressar o que sente sem culpa. Quando você não tem culpa, é capaz de tomar atitudes para se desfazer da desonestidade e do medo que entraram em sua vida, disfarçados espertamente de ser humano. Abrir mão, que é uma forma de faxina, não significa parar de amar. Significa que você fez uma escolha consciente sobre como amar, o que pode incluir amar alguém à distância. Infelizmente, quando você mora no porão no lixo de ser uma vítima, na poeira de não acreditar na sua qualidade humana e na bagunça de não acreditar em si , não é capaz de ver nem de lidar com nenhuma dessas questões. Enquanto não vê, você fica achando que outra pessoa pode fazer com que o seu sonho se torne realidade. Essa falta cega de disposição para limpar a casa dos seus relacionamentos é o comportamento clássico das pessoas que moram no porão.

PAG 119
Quando esquecemos que Deus nos ama, saímos à procura de um amante humano que preencha nossa necessidade de sermos amados. No segundo andar, somos capazes de renunciar a essa necessidade. Subimos para o segundo andar da casa do amor através do poder do amor que Deus tem por nós. Agora temos que aprender a aplicar ativamente a renúncia e o perdão em tudo o que fazemos. Temos que parar de nos esconder. Como é que se faz isso? Permitindo-se sentir o que sentimos e expressando o que sentimos. Renunciando às próprias críticas a respeito do que sentimos eu não devia me sentir desta maneira! Talvez o que eu sinta esteja errado! Troquem isso por "Pode ser que a minha percepção não seja exata, mas neste momento é o que estou sentindo", Vocês ficarão espantados com sua disposição e capacidade de dizer a verdade, mesmo arriscando-se a parecer fracos ou burros. Bom! Agora vocês mudaram de idéia sobre não dizer a verdade, o que quer dizer que estão dispostos a dizê-la imediatamente.

PAG 127
Não existe um tempo determinado no meio-tempo. Não é uma questão de "Se eu fizer isso, sairei mais rápido", ou "Se eu fizer assim, nunca mais irei voltar!". O meio-tempo não é assim. Ficaremos no meio-tempo o tempo que for necessário, não apenas para ficarmos prontos, mas para que o outro lado também fique. Em outras palavras, você pode estar pronta, mas seu companheiro divino pode não estar. Você pode estar curada de suas inseguranças, mas seu parceiro perfeito pode ainda não estar totalmente curado. Você pode ter perdoado tudo o que tinha para perdoar, mas a pessoa pela qual está esperando pode nem ter começado a fazer o trabalho de perdoar e renunciar. Conseqüentemente, ficaremos no meio-tempo até que a divina pessoa esteja preparada e pronta para nós. O meio-tempo tanto é protetor quanto preparatório.

PAG 160
Onde Estou?
É bastante normal que, durante uma experiência de meio-tempo no segundo andar da casa do amor, fiquemos confusos sem saber em que ponto da vida estamos. Talvez nosso passado tenha sido tão repleto de dor e confusão, que acabamos achando que estamos fazendo o melhor que podemos. Se chegamos a essa conclusão, estamos ao mesmo tempo certos e errados. Certos ao pensar que estamos fazendo exatamente o que precisa ser feito. Não porque não possamos fazer melhor do que isso, mas porque ainda temos mais para aprender. Errados porque a situação em que nos encontramos é resultado de nossas escolhas. As coisas que fizemos, as decisões que tomamos, a visão que temos e a forma como a buscamos são todas questões de escolha. Ainda que seja verdade que o cheiro do nosso lixo interno e externo tenha influenciado nossas escolhas, não é verdade que as escolhas que fizemos fossem as únicas disponíveis. Se desejamos ter uma experiência nova, se estamos prontos a levar o lixo para fora e dispostos a confiar no processo, é necessário fazer uma avaliação apurada do ponto exato onde nos encontramos.
Este processo de avaliação exige que façamos determinadas perguntas a nós mesmos e que estejamos prontos para ouvir as respostas.
Esse é um detergente espiritual poderoso que coloca os vários ingredientes de todos os outros detergentes em ponto de ebulição. Pergunta número um: Onde estamos? Não geograficamente, mas em que lugar se encontram nosso coração e nossa mente? Estamos nos sentindo bem, sem precisar de nada, mas querendo algo que parecemos incapazes de conseguir? Estamos querendo aprender e tentando crescer? Sentimos cansaço, frustração ou raiva? Ou é confusão, solidão e excitação sexual? Achamos que estamos trabalhando muito sem chegar a lugar nenhum? Ou quase não estamos trabalhando e ficamos esperando um milagre? Você pode pensar em mais algumas perguntas, mas essas lhe fornecerão um bom ponto de partida.
Faça as perguntas da seguinte forma:
1. Fique imóvel. Concentre-se em sua respiração. Encontre seu ritmo
e sinta sua respiração durante três a cinco minutos.
2. Invoque a presença da luz e do amor, rezando ou repetindo esse pedido.
3. Peça a todas as vozes dentro de sua cabeça que fiquem quietas para que você possa ouvir a voz do seu eu mais profundo.
4. Faça uma pergunta.
5. Ouça a resposta. Se quiser escrever a resposta, escreva o que lhe vier à cabeça. Não censure, escreva. Quando tiver escrito, leia a resposta.
6. Comece o processo novamente e faça outra pergunta.
Se nada vier à sua cabeça, não faça outra pergunta. Toque em frente, mantendo uma postura receptiva, porque a resposta virá. Alguém vai dizer alguma coisa que lhe dará a resposta. Uma música pode estimular certas lembranças ou sentimentos. Pode acontecer de várias maneiras, mas tenha certeza de que a resposta irá aparecer. Quando obtiver a resposta, faça então a próxima pergunta.

Como Cheguei Aqui?
De posse da resposta para a primeira pergunta, você pode conseguir a clareza da qual provavelmente precisa através da segunda pergunta: Como cheguei a essa situação? Siga o mesmo processo que usou na pergunta número um para conseguir essa resposta. Um aviso: você deve evitar a tentação de culpar qualquer outra pessoa por estar na situação em que está.
Se a resposta que você receber começar com "Porque ele/ela fez isso ou aquilo", você não respirou fundo o suficiente. Não mandou as vozes se calarem. Você está com medo. Está se escondendo. Ninguém é culpado por nada que nos acontece porque não existem vítimas. Existe apenas a escolha, a força motriz da vida. Respire fundo durante mais algum tempo e repita a pergunta, acrescentando: "Quais foram as escolhas que fiz ou que deixei de fazer?" Agora, você pode ouvir a verdade. Quando a ouvir, anote. Estude.
Leia e releia. Quando tiver terminado, faça a próxima pergunta.
O Que Eu Estava Tentando Realizar
Ao Fazer Essa Escolha?
Uma vez me perguntaram em um workshop: "Se você pudesse ter o que quisesse no mundo, algo que tornasse sua vida tudo o que você queria que ela fosse, o que pediria?" Isso foi muito antes de eu me tornar espiritualmente iluminada, portanto, eu respondi: "Dinheiro." Quando essa afirmação saiu da minha boca, pude sentir a sala inteira se encolher. Sem piscar um olho, o coordenador perguntou: "Você quer dinheiro, ou quer aquilo que você acha que o dinheiro trará?" Morri de vergonha! Comecei a gaguejar. Finalmente, respondi: "Eu quero a liberdade que o dinheiro me daria." Ao que o sábio coordenador respondeu: "Então, por que não pede liberdade e deixa o universo lhe fornecer da maneira correta e divina? "Nunca na minha vida eu tinha pensado numa coisa dessas. Com muita freqüência em nossas vidas, fazemos coisas ou não fazemos coisas, pedimos coisas ou resistimos a pedir coisas, porque achamos que a ação ou a inércia irão criar o resultado que esperamos. A verdade é que, se nos concentrarmos no que desejamos, a forma apropriada
de atingi-lo será providenciada. Nos relacionamentos, mesmo no relacionamento que temos com nós mesmos, queremos uma determinada experiência e planejamos os meios para criá-la. Compramos coisas para obter reconhecimento. Dizemos coisas para nos sentirmos aceitos. Não dizemos certas coisas a fim de evitar a rejeição. Essa segunda pergunta nos ajudará a identificar em que estamos nos concentrando e a experiência que estamos tentando criar. Siga o mesmo processo. Escreva a resposta. Estude-a.
Ajudará se fizer esta pergunta várias vezes porque, se você é igual ao resto do mundo, provavelmente está tentando realizar mais de uma coisa de cada vez. Não tenha pressa. Este processo pode durar várias semanas, mas vale a pena para tornar as coisas mais claras.

O Que Eu Realmente Quero?
Esta é uma pergunta fácil, para a qual a pergunta anterior já deu a(s) resposta(s). Faça uma lista. Anote todas as respostas que já recebeu ou que percebeu através da pergunta anterior, transformando cada resposta na declaração: "O que eu realmente quero é...". Limite sua resposta a três ou cinco palavras. Por exemplo: o que eu realmente quero é não ter medo. O que eu realmente quero é ser aceita. O que eu realmente quero é ser reconhecido. Estude cuidadosamente a lista para ter certeza de que não responsabilizou ninguém pelo que quer. Com isso, quero dizer, evite declarações do tipo "O que eu realmente quero é ser reconhecido por meu pai". Ou "O que eu realmente quero é ser amado por...". Você pode evitar fazer essas declarações cortando a palavra "por". O segredo é lembrar-se que ninguém pode nos dar o que não podemos dar a nós mesmos. Quando a lista estiver completa, e você tiver assumido responsabilidade total por criar o que quer, pode ir para a próxima pergunta.

PAG 178
Você está indo do segundo para o terceiro andar da casa do amor. Este é o melhor momento do processo! Você aprendeu a ouvir-se e a confiar no que ouve. Agora, percebe que os problemas vêm e passam, não ficam! Entende que um atraso não é um fracasso! Está totalmente consciente de que todas as experiências da vida são temporárias. Também entende que, ainda que uma experiência de meio-tempo possa durar um, dez, vinte anos, você quer continuar andando, continuar fazendo, continuar crescendo da melhor maneira que puder. Você tem um monte de princípios disposição, confiança, verdade, responsabilidade, escolha, renúncia e desapego que pode usar para resolver qualquer uma das situações temporárias da vida, ainda que sejam desafiadoras. Agora, você também precisa perceber que, mesmo quando sabe que há algo que exige um pouco de trabalho acontecendo, você tem energia suficiente para esperar um tempo e esclarecer do que se trata antes de agir e fazer uma tolice

PAG 194
Quando começamos a trabalhar em nós mesmos, em nosso ser espiritual, atraímos uma energia correspondente. Não a mesma energia, mas uma energia correspondente. A pessoa espiritualizada irá atrair uma pessoa que acha que a espiritualidade é um monte de besteiras. A pessoa que está de dieta irá atrair o parceiro que gosta de gente gorda. Você está numa cruzada para criar seus músculos espirituais, e o que constrói músculos é a resistência. Não se envolva na programação da outra pessoa. Fique firme!
Mantenha-se no seu curso! Aceite e acolha a outra pessoa, mas lembre-se do que está fazendo. Reze enquanto a outra está vendo televisão. Vá jantar com
ela, mas peça uma salada. O fato de essa pessoa não estar trilhando o mesmo caminho que você não significa que não possam ficar juntas. É aprendendo a trabalhar através da resistência que irá criar os seus músculos.

PAG 195
Sejamos muito claros: não estamos falando a respeito de nos punir ou de punir a outra pessoa. Estamos falando sobre não ter pressa, mantermos em contato com nosso corpo, sentir o que estivermos sentindo e expressar de forma apropriada o que sentimos. Não podemos fazer isso se andarmos rápido demais. Passo a passo é a melhor forma de avançar em qualquer processo. Existe uma coisa que você sempre pode fazer e que lhe dará a oportunidade de esclarecer o que está acontecendo com você e com a outra pessoa: é diminuir o ritmo. O tempo revela todas as coisas, por isso use o tempo de que precisa para ter certeza. Não achar que tem certeza, mas sentir que tem certeza. Seu corpo nunca irá mentir para você, a não ser que esteja indo rápido demais. Quando você diminui a marcha e percebe o que está sentindo, tem uma chance maior de não cair na armadilha de seus padrões viciados. Não gostamos de andar devagar. Vivemos em um mundo de tudo instantâneo, e queremos amor instantâneo. Ficamos machucados e esfolados nos relacionamentos porque andamos rápido demais. Você conhece alguém e dentro de duas semanas está fazendo sexo, dá a chave da sua casa, empresta o carro, fornece a senha de seu cartão automático e, antes que você possa saber o sobrenome completo dessa pessoa, seu coração está partido. Mesmo quando existem sinos e apitos tocando dentro de nossas cabeças, continuamos avançando. Ouça sempre os sinos e os apitos, pois são seus aparelhos internos de proteção! Isso se chama intuição. Para que possa ouvi-los, deve passar algum tempo identificando o que está sentindo. Se identificar que os sinos são antigas suspeitas que estão ressurgindo, então precisa superá-las. Deve trabalhar a confiança. Tem que dar um passinho, depois outro passinho, até que se sinta novamente em paz. Se identificar que faz parte de sua neurose, pode trabalhar a neurose. Note bem, nunca estaremos sozinhos nesse tipo de situação. Os relacionamentos são entre duas pessoas, portanto, existem grandes possibilidades de que o seu teste, ou o seu verdadeiro amor, apareça com duas pernas, dois pés e um nome. Se você achar que a outra pessoa está indo rápido demais, diga simplesmente: "Tem alguns sinos e apitos disparando na minha cabeça. Preciso ir devagar. Tenho que respeitar o que estou sentindo para poder ter certeza de que estou fazendo o que é melhor
para mim." Não jogue seus problemas em cima da outra pessoa. Estabeleça suas próprias prioridades e responsabilize-se por si. Se essa pessoa não for realmente o ser amoroso que entrou na sua vida para contribuir para sua cura, dizer a verdade dessa maneira fará com que ela desapareça. Irá embora tão rápido que você pensará ter sido um sonho. Se isto acontecer, você pode dizer: "Ah, tudo bem, lá vai mais um que não deu certo." Você também pode dizer: "Eu te agradeço, Senhor! Sei que me enviará a pessoa certa e um relacionamento que me ajudará a trabalhar com meus problemas e crescer." Para poder realizar este trabalho, devemos estar dispostos a ir devagar e a devolver para o mar alguns desses tubarões que ficaram presos no nosso anzol. Tão rápido quanto ele a havia beijado, Jeri disse: "Não! Eu ainda não cheguei a este ponto." Ele riu dela novamente, mas ligou o carro. No instante em que ela disse isso, percebeu que mantivera o pacto que tinha consigo mesma. Não sentia que ele era a pessoa certa e estava acreditando em sua intuição. Era um risco, um grande risco, mas Jeri estava disposta. Sabe o que aconteceu? Todas as coisas feias que podem existir em um ser humano começaram a se manifestar neste homem. Ele tinha todas as atitudes e hábitos desagradáveis que um ser humano poderia possuir! O resto do relacionamento durou três semanas. Ele era simplesmente horrível. E sabe o que mais? Quando Jeri disse para si mesma, não para ele, mas para si mesma: "Eu vou embora daqui!", ele desapareceu. Parou de telefonar e ela nunca mais ouviu falar nele. Quando tudo terminou, Jeri havia destruído mais um padrão. Havia parado de permitir que o medo de ficar sozinha comandasse sua vida. Não conversou com suas amigas, não chorou à noite, não saiu e comprou o maior e mais delicioso bolo de chocolate que pudesse encontrar. Em vez disso, trabalhou em si mesma. Deixou-se sentir toda a tristeza, mas sentia-se bem com o que havia feito. Não o culpava. Nem mesmo falava sobre ele.
Refletiu, refez seus passos e ficou muito, muito grata. Percebeu que, se não houvesse se entregado ao beijo, poderia levar mais tempo para que a feiúra se manifestasse. Também percebeu que, se fosse além daquele beijo, poderia ter se envolvido demais para conseguir sair. Jeri continuou trabalhando em suas neuroses os sentimentos de inadequação, a carência, a autocrítica. Investiu em sua carreira. Finalmente chegou à conclusão de que, ao não se apressar, ao se manter em seu corpo e ao respeitar seus sentimentos, não podia perder! E se sentiu bem melhor.

PAG 205
O segredo de um relacionamento entre duas pessoas que vivem em andares diferentes será a capacidade de manter sua posição. Será que somos capazes de seguir no nosso curso sem nos deixar paralisar pelas questões de nosso parceiro? Se o amor está realmente presente, irá ajudarnos a encontrar um lugar em comum, algum terreno onde os dois possam ficar. O difícil para você é não tentar convencer a outra pessoa de que ela deve fazer o que você está fazendo. A parte complicada para ela é não se sentir ameaçada pelo que você está fazendo. O amor ajudará a equilibrar a situação. A resistência ajudará a construir seus músculos espirituais. Porém, preste atenção para não permitir que a diferença os faça entrar em conflito.

PÁG 212
Quando ocorre uma mudança em alguém, todo mundo e todas as coisas em torno também mudam. No terceiro andar não nos aborrecemos por estarmos em uma experiência de meio-tempo. Estamos dispostos a nos envolver com as experiências que estamos tendo, sem nos assustarmos com elas. Somos muito mais capazes de refletir nas situações em que, anteriormente, ficávamos completamente aterrorizados, quando o que acontecia não parecia corresponder ao que gostaríamos que fosse. Sabemos que é necessário algum tempo para observarmos a nós mesmos e às nossas experiências com a mente aberta, para não seguirmos em frente fazendo o que fazíamos, da maneira como fazíamos, sem perceber a tristeza que causávamos a nós mesmos. A confiança é o que vai tornar a sua estada no terceiro andar agradável e significativa. Esperemos que você tenha realmente aprendido a confiar em si, em Deus, nas outras pessoas e no processo da vida. Como resultado, quer esteja ou não em um relacionamento, irá se sentir muitíssimo bem. Quer tenha ou não dinheiro, sabe que irá conseguir. Você sabe que o pêndulo da vida balança para os dois lados e que, mais cedo ou mais tarde, irá não, terá que balançar em sua direção.
Nesse meio-tempo, você está seguindo, fazendo o que pode fazer, sentindo-se bem em saber que as coisas irão mudar para melhor. Essa é a experiência que chamo de Reme Seu Barco. Reme, reme, reme seu barco. Faça o que pode fazer. Suavemente, correnteza abaixo. Não se aborreça. Vivencie sua experiência. Não lute contra a correnteza. Feliz, feliz, feliz, feliz. Levante-se, mantenha-se em sintonia. Você sabe que pode mudar sua situação no momento que quiser. Quando quiser fazê-lo, juntará todas as informações que acumulou em sua jornada pela casa do amor, e a mudança será inevitável.

PÁG 219
Algumas pessoas pulam dentro do estádio do relacionamento, fazem o gol, recebem os duzentos paus e nunca mais se ouve falar delas. Então existem aqueles que já ficaram noivos dezoito vezes e nunca chegaram ao altar. Também existem aqueles que fizeram seu trabalho espiritual, que criaram uma vida significativa, com propósitos, que examinaram minuciosamente seus problemas, os arrumaram, e ainda assim não conseguem encontrar ou manter um relacionamento amoroso comprometido. Não existem garantias! Não existe garantia de que, no final do dia, depois de todo o trabalho que teve, você vá conseguir um parceiro, ter um relacionamento ou salvar o relacionamento no qual se encontra. A questão a respeito do terceiro andar é que essas preocupações não são mais fundamentais para você. Ter um relacionamento ou estar apaixonado não é mais um aspecto fundamental na sua vida. Isso não significa que você não queria ter um relacionamento. Quer dizer que não irá mais perder noites de sono por não ter um. O que é fundamental para você no terceiro andar é curar-se para poder servir e dar apoio a quantas pessoas puder, de todas as maneiras que puder. Você mudou da atração física do porão, carente, pegajosa, "tenho que ter você, meu bem", para "o amor está presente o tempo todo". Amor é o que eu sou. Amor é o que eu dou. Amor é o que eu recebo. Você enxerga tudo como amor. Você vê o dinheiro como amor. No terceiro andar, você está aprendendo a lidar com todas as situações que surgirem, até que realmente encontre uma parceria que ajude você a crescer.
Eis um erro gigantesco que às vezes cometemos: achamos que podemos rezar e meditar durante tanto tempo e com tanta intensidade, que Deus irá mandar alguém para nos amar. Não podemos trabalhar para amar a nós mesmos, encontrar a nós mesmos com a única finalidade de encontrar e amar outra pessoa. Devemos fazê-lo para nosso próprio bem. Temos que amar, honrar e respeitar nós mesmos para nosso próprio bem sem nenhuma outra condição. É só no terceiro andar que isso faz sentido. Nos andares inferiores ainda estávamos lidando com muitas questões. Agora, estamos prontos. Prontos para fazer a mudança do amor condicional para o amor incondicional. Agora, estamos prontos para ficar em nossa própria companhia, em vez de sozinhos. Passamos por um processo de meio-tempo no qual nos tornamos autoconscientes e capazes de fazer os desvios e as mudanças necessárias para a transformação espiritual. Não estamos mais à procura apenas de satisfação física, emocional ou sexual. Desejamos a verdadeira e total experiência do amor. Se é isso o que estamos procurando, é isso que iremos conseguir.

PAG 221
Como é que você pode pegar o que aprendeu sobre o amor e aplicar em todas as áreas de sua vida? Junte resistência com amor. É assim que irá afiar suas habilidades. Encontre seu eixo e mantenha-se firme nele. Não tente converter os outros à sua forma de pensar. O fato de ser a única pessoa que pensa da forma como você pensa não quer dizer que há algo errado com o que você faz. Significa que todas as vezes que encontra resistência, você tem uma oportunidade de fortalecer mais um músculo do amor. Não duvide de si. Saiba que a resistência irá aparecer em níveis diferentes, com personagens diferentes. Cada vez que você enfrenta resistência, estará desenvolvendo sua energia.

PAG 224
1. Ame a si mesma, não importa o que aconteça! Nunca deixe que o que está acontecendo ou o medo do que poderia acontecer roube sua capacidade de amar a si mesma. Perceba que o meio-tempo irá fatalmente criar confusão em seu pensamento, mas não se importe, pois isso é inevitável. O meio-tempo é necessário para trazer-nos de volta ao amor próprio.
2. Sinta e reconheça o que está sentindo. Em vez de se afastar para evitar a dor, aproxime-se e sinta. Sinta qualquer mágoa, dor, confusão ou fraqueza. Sinta sua vulnerabilidade e reconheça que se sente vulnerável. Quando estiver sentindo o que quer que esteja se passando dentro de você, saiba que não há problema em se sentir assim. Não se julgue. Não diga a si mesma que não deveria. Sinta!

PAG 226
Nesse meio-tempo, existem determinadas perguntas, muito específicas e oportunas, que são necessárias:
A que estou reagindo?
Será que eu disse a verdade? Para mim? Para todos envolvidos?
Qual é a minha visão do que está acontecendo?
O que espero de mim? Para mim?
Qual é minha intenção?
Posso me amar, não importa o que aconteça?
Posso amar os outros, independente do que façam?
No meio-tempo, nossas experiências e lições servem para ajudar-nos a desenvolver e articular claramente as respostas a essas perguntas. O motivo pelo qual o processo e as perguntas são tão importantes no meio tempo é que nos irão ajudar a fazer uma ou mais das seguintes coisas:
Encontrar nosso eixo, nosso eu, e aprender a aceitá-lo.
Parar de cometer os mesmos erros em nossos relacionamentos.
Aprender a reconhecer nossos problemas recorrentes através das
experiências nos relacionamentos.
Ficar equipados para destruir nossas fantasias a respeito do amor.
Descobrir o verdadeiro valor e significado do amor.
O meio-tempo não existe para tentar resolver os problemas. Sim, você irá passar muito tempo procurando resolvê-los, mas este não é o objetivo. O objetivo é aprender a abraçar o amor. Deus aceita todo mundo exatamente como é e no terceiro andar iremos aprender a fazer a mesma coisa. Em vez de pensarmos que temos que resolver nossos problemas, podemos usar o meio-tempo para rearrumá-los. Isso é feito determinando quem você escolhe ser quando vive suas experiências. Se tem sido uma vítima, pode mudar isso. Se tem sido um inimigo, brigando, resistindo, negando, debatendo-se com suas experiências passadas, pode rearrumá-las. Se tem conspirado contra si, usando o que aconteceu com você como uma barreira que não permite novas experiências, você pode rearrumar a forma como pensa sobre o que fez e sobre onde esteve. Torne-se um estudante de suas experiências, estude o que elas lhe ensinaram e compartilhe com os outros o que aprendeu. Ame suas experiências, percebendo que tudo o que você é, você é porque superou seu passado.
Quanto mais você for capaz de incorporar o que aprendeu nos andares inferiores ao que faz, mais perto estará de se tornar uma verdadeira expressão e exemplo de amor. Entretanto, isso não significa que você não terá as experiências normais e estressantes que todos os seres humanos precisam enfrentar.

FICHAMENTO FEITO POR ADRIANA FARIAS
PERIODO DE LEITURA DE 17/10/2010 a 22/01/2011
ULTIMA RELEITURA: 02/02/11; 06/03/11; 05/04/12

SHEILA 27/08/2012minha estante
Este livro mudou minha vida a muitos anos atrás. Creio que em um momento de muito sofrimento ele foi um verdadeiro terapeuta na minha vida. Livro muito bom!

N 22/09/2014minha estante
Muitos dos trechos que você citou me tocaram também! Sublinhava todos e lia e relia!! Acho fabulosa a sensibilidade da autora, que saiu de sua zona de conforto e foi atrás de sua felicidade, parando de culpar as pessoas por aquilo que sentia!!

Alysson 18/09/2020

Um livro essencial para compreender o "meio tempo" entre as relações. Segundo a autora tudo é aprendizado e cada aprendizado demora um tempo para ocorrer, e claro, vem no tempo que você precisa, não quando você quer.

Júlia Pinheiro 16/03/2021

Fui com a mente aberta e amei. Uma amiga da minha mãe me indicou o livro e eu super indicaria pra todo mundo.

É totalmente importante se conhecer, se amar e ter como objetivo principal na vida ser amor para as outras pessoas. A autora traz tudo isso de forma muito leve contando várias histórias de relacionamentos e dividindo tudo como partes de uma casa.

Uma leitura que te acolhe e te faz querer ser melhor, além de não aceitar qualquer tipo de amor só por estar sozinha (ou até mesmo estando com alguém).

Anna Castro 12/09/2020

Iniciei a leitura com um pé atrás, como dizem, duvidando se poderia ser mais um livro de auto ajuda. Mas, foi uma leitura bem interessante, Vanzant propõe que o caminho do amor é uma jornada, que exige disposição para empreendermos uma baita limpeza, passando do porão ao primeiro andar, chegando ao terceiro e enfim ao sótão. Particularmente gostei bastante do modo como ela conduz esse movimento, da forma com ela nos conta diversas histórias de pessoas, de relações, de situações que surgem com o convivio... De como cada andar tem seus desafios e aprendizados nesse processo, e que descobrir o amor de alguma forma é permitir se descobrir, não desistir de si, é ser amorosa tambem consigo, e taí q eu concordo. É, até aqui pode ter soado autoajuda hahaha. De todo modo, gostei, tem força, delicadeza, sabedoria; e, para além das caixinhas q a gente tenta colocar, o que reverbera e que faz sentido pra cada um na leitura é o q vale.

Carli 13/02/2020

Leitura cansativa, porém retrata pontos importantes.

Martita 10/03/2020

Um presente inesperado
Um dia estava fazendo atividade física em uma área verde da minha cidade, qdo encontrei com uma moça que estava caminhando. Quase que trombamos de frente e assim começamos a conversar.

Ela estava com um tapete na mão. Me disse que estava meditando. E a meditação é algo que me intriga, pq quero aprender a meditar.

Conversamos por algum tempo enquanto continuávamos a caminhar. Falamos um pouco na nossa vida. E do nada ela disse que tinha um livro para me dar. E era esse livro.

Adorei o título e quando ela me deu eu até tentei ler, mas como havia passado recentemente por um divórcio de 19 anos não conseguia me concentrar na leitura.

Consegui recentemente e não poderia ter sido em melhor hora. Ao ler o livro sinto que estou no caminho certo.

O livro fala muito de amor próprio. De aprender a se amar para poder ir em buscar de algo realmente bom para si.

Não devemos esperar que nossa felicidade venha de outro. Temos que ser feliz por si próprio. Que o outro chegue apenas para somar. ?

Eu depois que me despedi da Andreia (ela me disse o nome quando dizemos adeus uma para a outra), senti que ela apareceu como um anjo que trouxe exatamente o que eu precisava naquele dia.

Ninguém entra na nossa vida por acaso.

BLVCKJENN 11/05/2021

Tem um lugar especial no meu coração
Quem me recomendou esse título e autora foi minha psicologa, e como sempre acertou demais na lindicação.

Comecei a le-lo em um período conturbado de auto conhecimento dentro da terapia, demorei muito pra terminar porque realmente tinha momentos que eu não queria ver o que estava n minha frente.
Hoje, meses depois posso afirmar que esse livro participou intensamente do meu processo de cura e auto conhecimento - amor próprio.

Indiquei pra várias amigas, e pessoas que eu gosto que estão passando pelo mesmo processo.

Sem dúvida alguma, se tornou um dos meus livros favoritos e que levo na estante e no coração com muito carinho.

Quero ter o prazer de ler outros títulos dessa autora, que é incrível!

Takeshi 10/10/2009

Passo-a-passo
A grande lição do livro é que achamos muitas vezes que podemos procurar o amor nas outras pessoas antes mesmo de nos amar. "Você não irá receber amor por fora equanto não for amor por dentro." Enquanto o amor (de fora) não vem, aprenda a se amar...

Ivania psico 01/06/2020

Prepare-se para o amor
A idéia básica do livro é estar amando-se e em busca de autoconhecimento, antes de se entregar a relações amorosas que quanto menos soubermos sobre nós mesmos, mais relações tóxicas vamos atrair e sermos aprisionados em relações por vezes abusivas ou permissivas, em busca de aceitação. Vale a pena ler!

JuBarbosa 29/07/2019

Amei demais
Sabe aquele livro que vem na hora certa?
Eu comecei com um pouquinho de preconceito com o título, pensando ser uma auto ajuda para arrumar marido, mas já no primeiro capítulo percebi que o nome não condiz com o conteúdo, é na verdade uma aula de auto amor e amor ao próximo... Ele simplesmente te ensinar a amar na forma mais verdadeira e pura da palavra.
É maravilhoso! Todos deveriam ler esse livro e aprender o que é amor de verdade!

Fa2917 14/04/2021

Leva a pensar nos relacionamentos amorosos, como nos relacionamos e como nos sentimos . Em qual momento nos encontramos, em cada relação .

Letícia 26/09/2012

"Enquanto um amor não vem" pode soar como um relacionamento com uma pessoa que será perfeita para você, mas não é só disso que o livro trata.
A autora fala sobre o amor próprio, principalmente, e também sobre várias formas de amor, comparando-o a uma casa com vários andares, onde você precisa subir andar por andar dando uma bela faxina em cada um deles.
O livro no início é enfadonho e repetitivo, mas quando você localiza em que andar da casa está, começa a achá-lo interessante. É um ótimo livro para pessoas que se sentem incompletas, ou que estacionaram na vida e não sabem mais o que fazer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5