Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Abecedário de personagens do folclore brasileiro Januária Cristina Alves

Resenhas - Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Ogaiht 01/05/2023

A Riqueza da Cultura Brasileira
É fato que o Brasil possui uma cultura riquíssima oriunda dos portuguesas que se mesclou à dos povos indígenas que aqui habitavam e à dos negros trazidos da África como escravos. Essa combinação moldou a identidade do que viria a ser o povo brasileiro e cada um contribuiu para a criação do folclore brasileiro.
O folclore nada mais é que o conjunto de lendas, estórias e outras manifestações culturais preservadas por um povo de forma oral. Acredito que uma enorme parte da população brasileira não tem ideia da riqueza desse folclore, conhecendo uns poucos personagens e estórias graças, principalmente, às obras de Monteiro Lobato. Mas nosso folclore vai muito além disso, e este livro mostra isso. A obra é simplesmente uma lista das figuras folclóricas do Brasil, cada figura tendo uma uma explicação de sua história e todas os personagens folclóricos possuem uma ilustração cuja a arte é belíssima.
Este livro é uma joia rara e um verdadeiro tesouro para aqueles interessados em saber mais sobre esse aspecto de nossa cultura que anda tão esquecido nestes tempos.

Isis Costa 18/10/2022

Que livro incrível!
Para quem curiosidade ou interesse em saber mais sobre o folclore brasileiro, esse livro é super indicado. Tem aqueles personagens mais conhecidos, como por exemplo o Saci, a Iara, Cuca.. mas há muitas outras personagens menos conhecidas e até mesmo que eu nem sabia da existência e foi incrível ter aprendido mais sobre isso.

As histórias são bem detalhadas, mostrando suas origens e as ilustrações são lindas e representam bem como é cada personagem. O livro parece bastante com uma enciclopédia apesar de não se aprofundar muito é uma excelente fonte de informações.

Nosso folclore é muito rico e espero que tenha mais produções cinematograficas sobre o tema, como a série Cidade Invisível
Carlos Messias 07/11/2022minha estante
Isis, Querida...
Você tem o PDF desse livro, podemos trocar "experiências" ?

Audra 04/07/2020

A imaginação do povo é realmente incrível, e esse livro é a prova. Várias histórias reunidas, detalhadas e com ilustraçôes que as representam fielmente. Uma obra-prima, sem dúvida.

abnerfreitas 14/01/2018

Um excelente guia
Comecei a me interessar mais pelo nosso folclore e resolvi buscar fontes, o que me levou a diversos livros e dentre eles, esse livro em questão.
O livro segue a fórmula de uma enciclopédia em ordem alfabética: um resumo da lenda acompanhado de uma ilustração e algumas informações adicionais. O que me mais me chamou a atenção, foram as informações adicionais, incluindo dados sobre as possíveis origens das lendas (européia, indígena, africana, etc...), regiões do Brasil onde a lenda é mais comum, outros nomes dados a personagem da lenda e outras personagens relacionadas àquela personagem. Esse último, ajuda muito a entender as relações entre personagens muito parecidos e que quase sempre são confundidos. Outra coisa muito boa que a autora faz é usar referências da literatura brasileira, quando existem, citando a presença dessas lendas em obras consagradas.
É uma obra incrível para qualquer um que goste do folclore brasileiro e é concerteza uma fonte de inspiração para que as pessoas escrevam e falem mais sobre o folclore, um ponto levantado pela própria autora ao longo do livro. Vale ressaltar que o livro não se aprofunda demais nas lendas, apenas nas mais conhecidas, mas já é uma excelente fonte de informação para começar as pesquisas sobre o assunto, já que está recheado de referências a outras obras sobre o folclore.
Lopes 26/10/2020minha estante
Como se le esse livro alguem me ajuda sou novo nesse aplicativo

Gabe.Lozer 15/05/2023

Me levou para um mundo maravilhoso ??
Foi um desafio ler tudo isso, já que não sou acostumado! Mas cada personagem me fazia querer ler mais 10/10! Todo brasileiro deveria ter esse livro

Dirlene Rezende 15/04/2023

Quanta riqueza
Como pode né? Temos tanta coisa no nosso país. Esse livro conta muitas lendas que eu nem sequer conhecia. E imagino que ainda tenha muitas outras. Precisamos conhecer cada vez mais isso. Resgatar algo que é nosso.

naedellaparma 05/10/2023

Um livro perfeito para se ter em casa
Como folclorista, preciso me atualizar as novidades no que diz respeito as publicações folclóricas. Esse livro foi uma delicia de ter encontrado, ele não é perfeito, mas vale a pena para uma apresentação geral dos diversos seres folclóricos aqui escritos e especialmente pelas artes, que são fascinantes. Quando as crianças chegam em casa a primeira coisa que elas pedem é para ver as artes, que causam um medinho! hahaha

O livro não é perfeito pela falta de referência da autora em relação as informações captadas e colocadas no livro.

Pamella.Priscila 17/12/2022

Muito legal
Várias historinhas que eu desconhecia totalmente até mesmo da minha região. Muitos bichos e monstros. Que bom que minha mãe não me assustava com eles kkkk.

Aysla.Lourrana 07/03/2021

Livro perfeito para quem quer ter um maior conhecimento das lendas e do folclore brasileiro.

Germano Dutra Jr 23/03/2022

Ótimo livro para quem tem muito interesse sobre folclore brasileiro. Tem muitos personagens mais conhecidos, como Saci, Iara, Cuca e Mula Sem Cabeça. Há outros que não conhecia e gostei de saber mais. O folclore brasileiro é muito rico e tantos personagens dariam para ótimas produções audiovisuais.

I.volner2 21/01/2024

O folclore brasileiro como você ainda não viu. É assim que está obra vai apresentar, personagens incríveis e histórias completamente desconhecidas do grande público. Muito além dos tradicionais personagens do nosso folclore, esta obra trará inúmeros relatos da tradição oral que vai cativar o leitor. Sem dúvida vale a pena cada página!