O Inimigo de Deus

O Inimigo de Deus Bernard Cornwell...

Resenhas - O Inimigo de Deus

Jm__reiss 16/04/2024

Incomparável!
Como dito na minha resenha sobre ?O rei do inverno?, que antecede o ?o Inimigo de Deus?, o primeiro era uma ótima pavimentação para aquilo que viria a frente, e era exatamente isso, mas nem com as expectativas altas esse livro deixou de me surpreender. As lutas são magníficas, as tramas, você conhece cada personagem e se importa com ele, com seus desejos e ambições, se contrai ao ver as decisões cegas que eles tomam, e admira os momentos de paz nesse mundo bárbaro assim como eles aproveitam. O nosso protagonista Derfel aqui está brilhantemente construído, um personagem multifacetado e muito bem desenhado pelo autor no imaginário do leitor, lendo você conhece seus valores, medos, fraquezas, segue junto com ele a jornada um passo de cada vez e vê as coisas acarretando uma na outra como um dominó enquanto você é só um dos vários componentes que formam essa intensa batalha entre reis, reinos, povos, religiões e acima de tudo: de homens com valores lutando com homens de valores diferentes. Em minha visão a história é sobre isso principalmente, sobre como um mundo pode ser perfeito para alguns enquanto outros o veem como o próprio inferno, como um homem vai lutar e dar sua vida por uma paz, para defender homens que não a valorizam, apenas para manter sua palavra. Esse é um livro sobre valores, moral, glória e consequências. Uma das melhores leituras do ano e de longe o melhor do autor até o momento, ansioso para ler ?Excalibur?!

?O destino é inexorável.?

Fabio.Barbosa 12/04/2024

Empolgante
Gostei muito desse segundo livro, final foi digno e eletrizante principalmente com os destinos dos gêmeos, druidas na verdade me surpreendeu muito pelo desenrolar da historia.

Aline 19/03/2024

Eu adoro quando tudo o que eu espero acontece em um livro. Adoro acertar todas as minhas previsões.

Apesar de achar que alguns personagens mereciam fins piores, espero que o próximo livro me traga esse prazer.

Busato 14/03/2024

Um espetáculo de livro. A forma como a história se desenvolve é incrível, e msm tendo menos batalhas que o livro anterior, pela história o Inimigo de Deus consegue ser superior ao Rei do Inverno. Ansioso para o último livro!

marcosvinni11 12/03/2024

Um Rei tardio.
Gostei muito desse livro, a parte final dele te prende demais, tu fica com muita tensão pra ver se os teus personagens favotiros estão vivos e se vão sobreviver. Tenho muita curiosidade de saber como que o Derfel se converteu. Eu achava que tinha sido mais por sobrevivência mas tem horas que parece que ele fala serio sobre isso. Ansioso para ver a parte final dessa história.

Natanxd12 10/03/2024

O "inimigo de Deus" é o segundo volume das crônicas de artur. E já vou logo dizendo de cara o segundo volume é igualmente bom como o primeiro.
Aqui a história se passa após os acontecimentos do primeiro livro, e fica meio complicado de situar a história sem dar um spoiler sobre o fim do primeiro. Porém, começamos em uma aventura onde Derfel auxilia Merlin e Nimue em uma busca de um caldeirão muito poderoso que poderá trazer os Deuses novamente para a Durmonia. E também nesse segundo livro, como o nome sugere, terá um aumento expressivo da prática do cristianismo e como isso impacta a Durmonia.
Para quem leu o primeiro livro e gostou vai novamente gostar do segundo, isso porque, o autor, Bernard Cornwell, continua a escrever as cenas e os personagens e os desenvolvimentos dos mesmo muito bem. Não há nenhuma mudança drástica na leitura. Os diálogos seguem sendo perfeitos, as cenas de luta e descrições de lugares muito bem descritas e personagens bem carismáticos rodeiam a trama toda.

Coxinha 09/03/2024

Quando os "Deuses" guiavam as pessoas. Ontem, hoje e sempre.
Neste segundo livros da trilogia, vemos Artur guiando o reino sua tão sonhada paz, em meio às traições e vitórias, junto da procura de Merlim pelos tesouros da Britânia.
Novamente Cornwel narra as lendas arturianas maravilhosamente bem, fazendo com que nos afeiçoamos aos personagens, assim como odiamos outros. Sua escrita é fluida e gostosa de ler, fazendo eu devorar o livro.
Estou muito ansioso como ele terminará a história no terceiro e último livro da saga. Duvido que eu leia algum dia, um escritor que faça a história do rei Artur ser tão rica e prazerosa de se acompanhar.

Rayhan Chamoun 02/03/2024

Entre deuses e espadas, o amor ainda é a ruína dos homens:
"O Inimigo de Deus" acompanha Derfel em uma nova aventura depois dos importantes acontecimentos estabelecidos em "O Rei do Inverno", esta aventura inicia com uma jornada religiosa em busca do mais poderoso artefato pagão que, com o auxílio do lendário druida Merlin, promete expulsar os cristãos da Britânia.

A jornada não tarda em se transformar quando os acontecimentos que estabelecem o tratado da Távola Redonda continua com a empreitada de expulsar os saxões do reino de Mordred, e Artur se vê numa missão árdua à medida que Lancelot e Sansum demonstram desafios indizíveis.

A história acompanha também a descoberta do verdadeiro amor de Derfel, enquanto a derrocada de desventuras subsequentes lançam o personagem por batalhas e conflitos e cenas escritas de maneira primorosa.

O ritmo do livro também é mais acelerado, e aprofundamos nossa relação com personagens carismáticos à medida que o terceiro ato se aproxima. Consegui me cativar ainda mais com Derfel, Tristan, Merlin, Issa, Artur, Cuneglas, Culwch e muitos outros, ao passo que criei relações conflitosas com personagens como Nimue, Sanun, Amhar, Loholt e Bors, ainda que minha admiração permaneça.

À medida que a história avança, personagens como Lancelot, Mordred e Guinevere conquistaram meu ódio, e a escrita de Cornwell não tarda em unir diversos conflitos de modo ágil, habilidoso e com uma dinamicidade que, sinceramente, invejo. Um livro que me ensinou muito sobre escrita, também, e muito bem traduzido, o que é raro. Enfim, uma leitura obrigatória aos fãs de fantasia medieval, ficção histórica e narrativas épicas!

site: instagram/rayhan_chamoun

Gigio 01/03/2024

Inesquecível
Um dis melhores livros de Bernard Cornwell, narrativa magistral que consegue te capturar e te envolver profundamente na trama. Sem dúvida, a trilogia é a melhor variação já escrita sobre o Rei Arthur.

Andrei 12/02/2024

QUE LIVRO!
Eu gostei muito do livro, desde a história em si mas também como o autor escreve e envolve o leitor na narrativa. Recomendo muito para quem gosta de histórias medievais e de guerras.

Renata_ Pandora 12/02/2024

Que ódio do Artur. Estou ansiosa para ver ele morto, não só ele mas a cobra imunda da esposa, o lixo do Lancelot e os outros malditos.

Edu021 11/02/2024

O Inimigo de Deus
Cara, mas isso tá bom demais! É uma visão bem distinta da que tinha anteriormente, tá bem mais interessante com essas tragédias todas. Vamos ver o que o terceiro livro nos revela...

Gabriela3462 10/02/2024

O Inimigo de Deus
O Inimigo de Deus (2° As crônicas de Artur)
516 páginas

????.3

A escrita e história fluem mais natural, e a forma dramática de algumas cenas de guerra são surpreendentes.
Tô fissurada por essa trilogia, é maravilhosa! A maneira que ele reproduz a história do Artur é completamente diferente e intrigante, dando um ar mais "real" e complexo.

07/02/24 - 10/02/24

Livro 8

Lyw 08/02/2024

O destino é inexorável!
?Até hoje, se você mencionar a Távola Redonda, alguns velhos vão se lembrar e rir daquela antiga tentativa de domar as rivalidades, a hostilidade e a ambição. (...) Pobre Artur. Ele realmente acreditava na irmandade, e se beijos podiam trazer a paz, mil homens mortos ainda estariam vivos até hoje. Artur realmente tentou mudar o mundo, e seu instrumento foi o amor.?

Confesso que esse segundo livro demorou um pouco mais pra me prender que o anterior, mas quando você menos espera ele te dá um tapa na cara e te surpreende com um fato absurdo, inesperado, bizarro e/ou emocionante!

O humor ácido, a esperança que nasce, cresce, morre e depois reaparece e as ?verdades? que são descobertas durante a história são incríveis.

Ver os personagens amadurecendo e envelhecendo traz uma sensação diferente e agora já conseguimos ver também os frutos das batalhas travadas até o momento. Será que valeu a pena? Às vezes parece que não, mas ?- O que está feito está feito. O que interessa aqui é o que vai acontecer em seguida?.