O Inimigo de Deus

O Inimigo de Deus Bernard Cornwell...

Resenhas - O Inimigo de Deus

Thiago 30/01/2024

BATALHAS, MISTÉRIOS E TRAIÇÕES: O INIMIGO DE DEUS VAI TIRAR SEU FÔLEGO
No segundo livro das suas crônicas sobre o Rei Arthur, Bernard Cornwell surpreende com uma continuação que eleva em todos os níveis tudo aquilo que já havia apresentado no começo da história. Desbancando o mito de que o “número 2” de uma trilogia é sempre a pior parte, O Inimigo de Deus traz batalhas ferozes, perseguições implacáveis, magia, política e traições que vão segurar o leitor até a última página.

Seguindo a história, Arthur consegue a paz na Britânia e estabelece uma série de juramentos para mantê-la, na esperança de que seus compatriotas agora unam-se na luta contra os invasores saxões. Mas manter a paz é mais difícil do que conquistá-la ao que parece. Não só as lutas internas entre os lordes britânicos continuam, como uma nova ameaça ganha força: a influência dos cristãos no domínio do reino.

Outros personagens ganham mais protagonismo nesse livro em relação ao anterior. Vemos aqui a curva de crescimento do próprio narrador, Derfel Cadarn, como também outras nuances do próprio Arthur. Merlin e Nimue também se mostram mais ativos em busca dos misteriosos tesouros dos deuses antigos. Assim como a presença ameaçadora dos chefes saxões, Aelle e Cerdic, entrando no jogo de guerra pela expansão de seus territórios.

A parte política aqui fica por conta da ascensão de Mordred ao trono, e na vaga esperança que ele deixe de ser um garoto insuportável e se torne-se um monarca consciente. Mas todo o núcleo da história gira realmente em torno das disputas de poder e controle social dos cristãos, liderados pelo bispo Samsung, que promovem um verdadeiro extermínio ético em busca de mais poder e influência.

Se você já gostou do Rei do Inverno com certeza vai adorar O Inimigo de Deus, sofrendo e vibrando na mesma intensidade a cada curva de roteiro, jogando personagens tão carismáticos na roda do destino inexorável.
Léo Memória 30/01/2024minha estante
O final desse livro é escrotíssimo (me perdoe o palavreado, mas não achei um adjetivo para subsistir, hehehehe)

Alex Barbosa 26/01/2024

Empolgação é o nome dele
Continuação muito bem vinda da saga, Cornwell nos agracia com uma história com altos e baixos muito bem colocados, situações revoltantes que apresentam desfechos satisfatório e a vontade de terminar cada leitura brandindo a espada e cuspindo no chão pra espantar o mal! Que venha Excalibur!!!

Jefslau 26/01/2024

Imperador Artur
A facilidade com a qual BC consegue andar entre a ficção e a realidade é incrível. Estar por dentro da história com um toque de fantasia é top demais.

Ver a transição do paganismo para o cristianismo pelos olhos deste cara é top demais .

Que venha Excalibur

Carol851 18/01/2024

Tive muita dificuldade no começo do primeiro livro da saga, mas o segundo foi muito bom do começo ao fim. A forma como o autor narra é excelente e o mistério do narrador velho parecer ser uma pessoa totalmente diferente do personagem do tempo da narrativa me prende muito.

Recomendo muito, principalmente para quem gosta de histórias medievais!

Capone 09/01/2024

Fantástico
Fantástico é a palavra certa. Não tem outro jeito de definir. Vários arcos do livro anterior se fecham nesse, e é extremamente prazeroso de acompanhar. As últimas 100 páginas são uma aula de como prender o leitor e deixa-lo sem ar. Aulas de um livro bem feito.

EduardoCDias 22/12/2023

Merlin e os tesouros da Inglaterra
Continuando a saga de Artur, esse livro só melhora a narração. A procura dos treze tesouros mágicos da Inglaterra e mais batalhas realisticamente contadas torna esse segundo volume delicioso.

Gabriel.Chiquito 18/12/2023

Assim como A Fúria dos Reis é um livro de preparação pra verdadeira tempestade, esse livro aqui tem a mesma vibe. É um tanto parado, maçante em algumas partes, mas termina prometendo um verdadeiro show na continuação. Agora é ler Excalibur e ver se a promeca se cumpre.

Bastos 02/12/2023

O livro é tão bom quanto o primeiro, com um ritmo frenético que faz não querer parar de ler e com batalhas de tirar o fôlego. Uma coisa que senti falta nesse volume é que não temos tantas cenas no presente, eu gosto bastante das interações entre o Derfel e a Igraine e gostaria der ver mais reações dela com tudo que aconteceu.

fabianasouzaon 02/11/2023

?O futuro é inexorável?
Uma imersão sem ressalvas das peculiaridades do ser Eu e Pertencer-se como duas características distintas, o maior e pior dos conflitos cujo propósito é nunca atingir um equilíbrio. Tipo o bem e o mal, opostos que necessitam existir para que aja propósito ou desculpas, cada um com seu argumento.

Por quem lutar? Ideia? Não será sempre uma ideia inconclusiva e infindável?

A complexidade da convicção humana numa narrativa extraordinária com reviravoltas exaltantes dignas de aplausos e honrarias (dale gente, muitos surtos). Teve de tudo, tudo, tudo, menos injustiças.

A incapacidade de ser livre sem aprisionar o outro é a raiz da separação, união e toda história - manipulação é vital, o sangue do sentido humano. Os inocentes, ainda inexistentes. Vamos amá-los e traí-los. Somos assim, e assim seremos até o fim!

Isa 25/09/2023

O inimigo de Deus
Segundo volume da trilogia das Crônicas de Artur, continuamos com a narração de Derfel e, claro, seu ponto de vista. Iniciamos a história com a busca pelo caldeirão, um dos 13 tesouros da Britânia, na qual Merlin, Nimue, Ceinwyn, Derfel e alguns de seus lanceiros embarcam nessa aventura. De acordo com o druida, com os 13 tesouros reunido é possível retomar a força da religião pagã e dos deuses antigos. Ao retornar, Derfel e Artur partem para a batalha contra os saxões de Aelle. Durante toda a narrativa o conflito entre o paganismo e o cristianismo vai ganhando força. Mordred enfim chega a idade de assumir o trono e se torna peça fundamental nas tramas de Lancelot e do bisbo Sansum, na tentativa te usurpar a coroa e o coração da rainha Guinevere. Tanto Derfel quanto Artur amadurecem profundamente, sofrem perdas e traições que mudarão suas vidas.
É um livro cheio de reviravoltas, eletrizante e fantástico.

Nicolas381 20/09/2023

Uma leitura prazeroso e primorosa. O autor sabe como amarrar as pontas soltas e nos deixar com gosto de ?quero mais?. Mal posso esperar para ler o desfecho.

Snow 18/09/2023

A perfeição que é o Inimigo de Deus
Eu não sei se sou a pessoa perfeita para falar sobre esse livro, pois sou apaixonado pelas lendas arturianas dentro da antiga Europa.
E em o Inimigo de Deus, Bernard Cornwell conseguiu mais uma vez, transformar os contos Gauleses (e claro, as lendas geradas entorno das histórias) Arturianas, em algo magnífico e perfeito.
E quando você termina o livro, entende o motivo de todos amarem essa trilogia, e se apaixonar por tudo que o autor escreve.