Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala

Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala Taiichi Ohno

Resenhas - Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala

Erhard 16/05/2012

O Sistema Toyota por um de seus idealizadores
Engenheiro brilhante, Taiichi Ohno explica os pilares do sistema toyota de produção (just in time, kanban, autonomação, principais perdas, etc), como a visão de membros da família Toyoda e do próprio Henry Ford influenciaram a filosofia em relação ao combate as perdas e como o baixo e oscilatório crescimento econômico, a concorrência americana na área automotiva e a exigência do cliente por qualidade e baixo preço se tornaram as principais dificuldades a serem superadas, e força motriz para o desenvolvimento de idéias, a partir do questionamento em relação ao que era aceito como conceitos fundamentais na indústria em geral, tais como:
produção em larga escala ser mais barata do que em pequenos lotes;
a necessidade de estoques; redução de mão-de-obra; eficiência de máquina, entre outros.
Recomendável ler este livro antes de qualquer outro sobre a Toyota (tais como "O Modelo Toyota"), pois os fundamentos do que viria a ser a filosofia de "Manufatura Enxuta" estudada nestes livros mais recentes está destrinchada em detalhes ali; se você já leu livros mais recentes sobre este modelo de gestão, perceberá como o principal objetivo de Ohno foi e continua a ser alcançado: A melhoria contínua.

Eiichi 27/10/2013

O Melhor do Livro
Em termos de conteúdo técnico o livro deixa a desejar. Não é um livro para você ler e aprender sobre TPS. Esse é um livro para você ler e analisar como foram as decisões tomadas pelos engenheiros na Toyota ao criar o TPS.

O que mais me encantou nesta leitura foi o Capítulo 5, isso que é Benchmarking, Ohno conhecia muito bem o Sistema Ford, lia e interpretava as idéias de Ford muito bem.

Alex Souza 13/05/2020

Gostei.
Já tinha este livro em minha estante, mas ainda não o havia lido, não por nenhum motivo em especial, mas apenas esperando pelo melhor momento.

E este momento veio. Depois de ler o livro "A Startup Enxuta", de Eric Ries, onde o autor esboça sua metodologia empresarial para startups e mostra que ela foi inspirada no Sistema Toyota de Produção, criada por Taiichi Ohno.

Este é um livro que mostra um pouco de como Taiichi Ohno chegou a criação do Sistema Toyota de Produção. As etapas de criação, implantação, consolidação e manutenção até meados dos anos 80, época em que o livro foi lançado.

Apesar de ser um livro que fala muito do setor de produção industrial, mias especificamente da automotiva (óbvio...rsrsrsrsr), ainda assim, se você fizer um paralelo entre a vida pessoa/empresarial, tirará lições valiosas sobre o conceito de produção enxuta para obtenção de resultados lucrativos.

Daí entendi como Eric Ries chegou a sua metodologia empresarial de sucesso. Enfim, recomendo a leitura deste também.

Abraço!

Luiz.Pereira 30/01/2020