Zeide

Zeide Caco Ciocler

Resenhas -

asnmendes 05/04/2021

É uma reverência ao passado
Lançado pela editora Planeta, foi o primeiro livro do ator Caco Ciocler.
A narrativa é composta pelas histórias de homens que se tornam pais, avós e, ao mesmo tempo, são netos e filhos. Parece uma sentença vazia, mas dentro do enredo essas relações familiares são encadeadas de modo emotivo e memorável.
Os capítulos me lembraram um pouco as famosas crônicas nacionais, pois contam a vida dos personagens com emoção, delicadeza e até arriscam aquele humor proveniente do jeitinho brasileiro.
O que me incomodou bastante foram as idas e vindas aos passados e presente sem nenhuma marcação clara (existe o passado de Sucher e o passado de seus filhos; o presente é do autor, neto e personagem da narrativa). Se não fosse por esse detalhe, Zeide se tornaria um livro nota 5.
Ainda que não tenha atendido minhas expectativas, Zeide possui uma premissa bem definida. Está embasado na cultura e tradição judaicas e é uma verdadeira reverência ao passado.

site: https://medium.com/asnmendes
Luisa 05/04/2021minha estante
Me deixou #Curiosa.......

asnmendes 05/04/2021minha estante
Indico, Luisa. Conhecemos muito sobre a cultura judaica!

Thais.Carvalho 28/04/2021

Estranhei no começo as indas e vindas nas narrativas entre as gerações, mas logo me envolvi com as histórias de uma família com uma cultura tão diferente da minha e ao mesmo tempo com muitas referências parecidas. Lembrei muito dos meus avós também.

Leticia 01/04/2018

Uma leitura que vai conquistando aos poucos.
Zeide como o próprio autor descreveu “Tudo que está escrito nele é uma mentira, embora seja verdade”. Mesmo que esse livro seja a estreia de Caco Ciocler como ficcionista, conseguimos ver um pouco de verdade em cada relato. De fato não sabemos se a historia de sua família aconteceu daquele jeito, mas a maneira como o autor descreveu as lembranças trás um ar de nostalgia que até a mentira mais boba ganha um ar realístico. Zeide não segue uma linha e devido a minha falta de atenção fiquei perdida no inicio. A historia transita entre as 3 gerações da família Ciocler e vai seguindo por memorias fragmentadas e importantes para a narrativa.
Confesso que tinha comprado o livro pela capa, desculpa, mas é impossível não se apaixonar pela delicadeza das cores. Além disso, pensei que a historia teria um gostinho de Segunda Guerra Mundial. Porém, a trama não focou nessa parte, a historia dos personagens se sobressaía. Claro que teve algumas partes nas quais as perseguições aos Judeus foram citadas. Em contrapartida, as tradições judias foram mais exploradas, ainda mais, com a adaptação dos judeus em um novo país.

A trama vai se desenvolvendo do embaralhado de historias das 3 gerações da família judia Ciocler. 1° geração representada por Sucher, um jovem judeu que teve que se aventurar pelas terras tupiniquins. 2° geração, é sobre os filhos de Sucher mais sua esposa Pina, Boris e Jackson. A 3° tem uma narrativa diferenciada por se tratar do ponto de vista do autor, neto de Sucher e filho de Jackson.

O que mais gostei na historia foi quando chegava na parte da 3° geração e a narrativa ficava em 1° pessoa. Isso porque dava para sentir o carinho do autor com as lembranças de infância, principalmente do seu avô. Mesmo que eu seja de uma época mais recente, ainda me identifiquei com a infância de Caco, acredito que boa parte dos leitores irão. Zeide é um livro sobre família, uma narrativa que não fantasia uma relação familiar harmônica, apenas mostra como é. Altos e baixados, amor e desentediamentos.
Zeide é aquela leitura que começa como quem não quer nada e aos poucos vai mostrando seu potencial. Além disso, o livro se torna especial por se tratar de uma boa homenagem ao avô do autor. Nas paginas finais me peguei pensando nos meus parentes e como de fato eles são especiais para mim.

site: http://www.meioassimetrica.com.br/2018/04/01/zeide-a-travessia-de-um-judeu-entre-nacoes-e-geracoes/

Hayanne Lins 01/10/2022

Lindo!
Encontrei esse livro por acaso, e me apaixonei pela escrita bem descritiva e poética, além da história cativante. Não deixarei spoilers de nada por aqui, porque acho que é um livro que merece ser lido. A contação da história é bem crua e realista, já digo de antemão, mas faz chorar!

Walney 15/02/2020

Travessia
A historia dos personagens, suas almas através do tempo, suas fraquezas e forças se entrelaçam. Sucher é nosso personagem que fugido de sua terra natal, acaba vindo parar em Santos, homem de sua época, batalhador e industrioso, bem vivo nos negócios é o pai e avô desta narrativa, que me fez lembrar de minha ascendência judia sefardita e de minha avó, a linguagem usado pelo Caco Ciocler é o que cativa, parece mais uma conversa de tão despretensiosa, trás seu intimo, explora e fascina nossas angústias e relações. Em contrapartida, busca também nos ambientar nesse mundo tão judaico e paulista, desbravando em nós e nos nossos "Zeides" sejam quem forem o desejo de vencer, de ser simples, de sentir o mar, de ver o por do sol, de conhecer judeus, de amar nossos avós e pais, mesmos que estes tenhas defeitos e imperfeições.

A trama vai se desenvolvendo sem uma sequencia linear as historias das 3 gerações da família Ciocler. Contadas pelo neto assim, uma versão do que pode ter acontecido com seu avô, seu pai e tio até chegar em seu próprio filho, é leve, sensível, triste e bem humorado, tudo ao mesmo tempo.

Alexandra50 04/04/2020

Gostei muito! Muita realidade no meio de toda ficção

A. Vagante 21/01/2024

Os livros de memórias são enfadonhos mas?
Nos altos e baixos deste primeiro livro do renomado ator Caco Ciocler, deparei-me com eventos que poderiam ter sido meus, em um grau de familiaridade morninho e interessante. Revisitei ruas e avenidas de São Paulo que, tatuadas em minha mente quando lá morei nos meados dos anos 90, me trouxeram uma curiosidade renovada de concretizar uma revisitação em breve.

Porém, o mais interessante foi conhecer de modo visceral os costumes, os pontos de vistas, as inclinações e até mesmo as fraquezas de uma família judia brasileira paulistana.

Ainda que as histórias, que não seguem um fluxo linear, tenham ?colagens? fictícias como parte natural em um romance, elas são contadas sem nomes fictícios e com verdades incontestáveis.

Portanto, foi uma leitura que mais me acrescentou do que me consumiu e, ainda que por alguns momentos pareceu enfadar - afinal são memórias do narrador Caco Ciocler sobre seu avô (Zeide) - me trouxe momentos de suspiro, lágrimas e boas risadas, que são parte da catarse provocadas por boas escritas, e por isso recomendo a leitura.

Babi 06/01/2019

Zeide: um livro cheio de amor e recordações
Eu não posso deixar de falar sobre essa obra prima. Zeide, do ator e autor, Caco Ciocler. Na hora em que eu vi a sinopse, procurei incansavelmente até achá-lo. Me apaixonei de cara. Devorei em algumas horas. Depois, reli com mais calma. Chorei. Amei muito. Senti muita saudade.
Me identifiquei com a história, pois fui criada por uma família judia. Me bateu uma certa nostalgia da minha infância e dos meus avós, ainda que não fossem de sangue, mas que me criaram com muito carinho. Sinto falta de todos os momentos que passei com eles; momentos que não voltam mais. Mas, ainda carrego tudo que aprendi. Certamente, o livro tem muito amor em cada página. Dá pra sentir isso. Sem dúvidas, Zeide é, realmente, uma declaração de amor.
A leitura é prazerosa demais. Ficou na minha bolsa pra ler onde quer que eu fosse.

Recomendadíssimo!!!!

Vanessa.Tasse 27/03/2023

Em sua estreia como ficcionista, o ator e diretor Caco Ciocler constrói uma narrativa bem-humorada e emocionante sobre a trajetória de uma família de judeus no Brasil, nesta que é uma verdadeira declaração de amor ao avô.