Extraordinárias

Extraordinárias Duda Porto de Souza
Aryane Cararo

Resenhas - Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil

Thaís | @analiseliteraria 05/05/2020

Leitura indispensável para mulheres...
Apesar de vivermos no século XXI, o Brasil é um dos países mais violentos para mulheres, é um país que apaga nossa existência diariamente, não reconhecendo nossas lutas e muito menos nossas conquistas. Propondo um resgate histórico, desde o século XVI até os dias de hoje, Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil traz a história (do nascimento à morte) de 40 brasileiras e 5 abrasileiradas fundamentais na construção cultural do Brasil. Apresentando mulheres de todas as áreas, dentre elas educação, artes, engenharia, aviação, ciência, política, psicologia e outras mais, conhecemos histórias que possuem uma coisa em comum, a vontade de transformação.
E elas transformaram, então é nosso dever conhecer essas mulheres que desbravaram os caminhos pelos quais andamos hoje. Se sou alfabetizada, posso ir à escola e a universidade, se posso ir à praia de biquíni, se tenho acesso a arte em todas as suas manifestações, tenho direitos políticos e trabalhistas, se tenho aversão ao eletrochoque e posso compreender melhor as expressões daqueles considerados diferentes, é tudo por causa de uma mulher que desafiou e transformou o meio em que viveu.
Aliás, não para por aí, hoje todas nós temos o dever de nos engajar pela manutenção do que já foi conquistado por essas mulheres, além de lutar por nossas companheiras que ainda são reféns de um sistema classista, patriarcal, racista e homofóbico.
Servindo de inspiração para crianças, jovens e adultos, esse livro é sobre representatividade, direitos, lutas e possibilidades, acima de tudo. Os homens se recusam a contar nossas histórias, então, esse livro escrito por mulheres, sobre mulheres, especialmente para outras mulheres, é uma chama para que reacenda em nós coragem, força e vontade, através das histórias de mulheres Extraordinárias. Conhecer o passado abre possibilidades para o futuro.

site: https://www.instagram.com/analiseliteraria/
Darlen 22/09/2021minha estante
Um país composto por sua maioria mulher e ainda vive a mercer de dados tão altos em respeito a violência contra a mulher. Lamentável!

Tatsuo.Christopher 29/02/2024minha estante
Gente me ajudava como faz pra ler ?????

annacsfraccaro 05/08/2022

O esquecimento das mulheres ao longo da história
De 35 mulheres eu só tinha ouvido falar de 13.
É assustador a invisibilidade que essa mulheres tiveram e ainda tem. O esquecimento que elas tiveram ao longo da história. E o ofuscamento que elas tiveram por homens com papéis bem menos relevante do que o delas.
Foi um livro bem interessante de se ler, e foi tão bom conhecer mulheres que lutaram por tantas coisas e que não desistiram dessas lutar por mais que os obstáculos fossem/são enormes, e maiores que os obstáculos só os julgamentos que essas mulheres sofreram e sofrem.

Bi Sagen 27/07/2020

Contando a história de 45 mulheres brasileiras (ou abrasileiradas), Extraordinárias veio pra roubar um lugar no coração de todos aqueles que gostam de conhecer e honrar o passado, assim que como estabelecer referências locais e incríveis.

Esse livro aborda diferentes localidades, etnias e classes sociais. Tudo numa linguagem simples e clara. E no final ainda tem glossário e referências bibliográficas.

Óbvio que quatro páginas para cada pessoa não contemplam toda trajetória. Mas é uma porta de entrada para conhecermos essas mulheres incríveis, que foram apagadas da história, ou diminuídas.

Cada mulher tem um desenho para representá-la, um breve histórico de vida e depois informações adicionais, como por exemplo, quando o que lutava foi alcançado, linhas do tempo correspondentes, curiosidades e muitas outras informações.

"Pioneiras, ousadas, guerreiras, rebeldes, curiosas, valentes — nenhuma delas se limitou ao papel que lhes foi atribuído socialmente. São todas mulheres à frente do seu tempo, que foram além. As que aparecem aqui, no entanto, não são mais importantes que todas as outras, incluindo você (importância é um conceito muito amplo, subjetivo e controverso). A lista é infinita, de modo que este trabalho não acaba aqui, mas as mulheres escolhidas são aquelas que consideramos que todo mundo deveria conhecer o quanto antes."

May 17/09/2020

"Quantas foram as histórias que o tempo e o machismo silenciaram?"
"Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil" é um livro indispensável! Quantas foram as histórias que o tempo e o machismo silenciaram?

Eu não conhecia várias dessas mulheres e fiquei imensamente grata por ter a oportunidade de mudar isso através desse livro tão lindo e cheio de histórias inspiradoras, a propósito as ilustrações também são demais.

Foram mulheres fortes, incríveis, donas de grandes feitos pessoais e históricos, exemplos de coragem e determinação pra todas nós e definitivamente jamais serão esquecidas! Que cada uma de nós se inspire nessas grandes mulheres imortais. Se elas já incomodaram e mudaram o mundo, imagina o que nós podemos fazer?

Patricia Peres 14/09/2020

Leitura necessária!
Confesso que antes de ler este livro, eu não tinha referências de mulheres brasileiras que impactaram na história do País e em mim. Agora, posso citar especificamente duas que ficaram marcadas em mim pela semelhança de pensamentos: Nísia Floresta e Carmem Portinho. Tivemos tantas mulheres guerreiras na história do Brasil e que não constam em livros didáticos/históricos. Considero isto um erro! Por isso a leitura de Extraordinárias é tão necessária!

Darlen 22/09/2021

Instrutivo.
Realmente o livro é um acervo de informações no que se refere a história das mulheres brasileiras. Leitura simples, mas de um grande significado. Amei a leitura e recomendo demais. Sem contar que o livro é disponibilizado pelas escolas públicas o que o torna acessível.

Shay 31/08/2020

Extraordinárias!!
Mulheres fortes, figuras incríveis, histórias de vida impressionantes.
Um livro inspirador.

Queria Estar Lendo 23/03/2018

Resenha: Extraordinárias
Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil é uma leitura mais do que importante, é necessária. Publicado pela editora Seguinte, que nos cedeu um exemplar para resenha, o livro de autoria de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, e que conta com as ilustrações de nove artistas, é um presente para quem o lê.

Todos os livros nos afetam de alguma forma, nos fazem sentir os mais diversos sentimentos, mas alguns vão além. Este é o caso de Extraordinárias. Em suas 200 páginas este livro conta a história de 44 mulheres que mudaram a história do nosso país, que lutaram com as armas que tinham - espadas, armas de fogo, sua palavra, seu conhecimento - por aquilo em que acreditavam.

"Se várias gerações crescem sem saber quem são as mulheres que fizeram nossa história, que lugar no país e no mundo somos preparadas para ocupar?"

Atualmente a força feminina tem sido cada vez mais destacada, e termos como feminismo podem ser encontrados em ensaios, discursos, posts nas redes sociais e até mesmo no almoço de domingo em família. Mas ainda que exista esse destaque para o movimento, ele continua a vir acompanhado de aspectos negativos e uma incompreensão sobre seu real significado. A luta feminina por igualdade vive uma crescente, mas não é novidade, nunca foi.

Extraordinárias serve para mostrar que as mulheres sempre lutaram, seja no palco ou nos bastidores da história. Através deste livro conhecemos muitas mulheres que revolucionaram o país nas mais diversas áreas. A primeira brasileira alfabetizada, ainda em meados de 1550, filha de uma índia e um português. Uma garota de 18 anos que largou a casa e o marido para se unir a uma rebelião e viver um grande amor. A figura de uma mãe que usou todo seu poder de mídia e contatos para lutar contra aqueles que assassinaram seu filho, e acabou morta por isso. Uma missionária que foi assassinada a sangue frio por defender o direito a uma distribuição justa de terras.

"Colocando essas mulheres lado a lado, percebemos o quanto suas vidas se entrelaçam no tempo, no espírito ou nas convicções, e como séculos de história separam as mesmas reivindicações. Entendemos como cada uma foi vítima e embaixadora de sua época."

Este livro carrega uma beleza ímpar, com suas ilustrações e as histórias de vida e luta nele contidas. Uma leitura obrigatória e que deveria ser adotada por todas as escolas desse país. A partir da história dessas mulheres incríveis conhecemos também um pouco mais da história do Brasil, aqueles detalhes que ficaram esquecidos ou cenários que o ensino escolar optou por não cobrir.

Quanto ao aspecto gráfico, não há o que criticar na edição. As ilustrações são lindas, fortes e representam muito bem as mulheres que estão retratando, as artistas estão de parabéns. O formato do livro é mais quadrado, dando mais espaço para as informações e as imagens. Os textos tem termos grifados e que são explicados ao final, em um glossário. Existem também caixas de texto que explicam um pouco mais detalhadamente alguns aspectos importantes para a compreensão da história de alguma dessas mulheres. A editora Seguinte foi muito feliz com este livro como um todo, é uma lindeza sem fim!

Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil é uma das leituras mais agregadoras que já fiz. Esteja preparada para receber um mar de informações, para ficar chocada pela falta de conhecimento acerca de muitas dessas mulheres incríveis e principalmente para sentir o poder que existe em ser mulheres. Leia este livro, presenteie seus amigos e familiares com ele, espalhe a força da mulher brasileira e revolucione ainda mais nosso país.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/03/resenha-extraordinarias-mulheres-que.html
Carol 24/03/2018minha estante

Helena 20/04/2020

Necessário
O livro trata sobre mulheres que de alguma forma transformaram a sociedade brasileira. É incrível o quão pouco se fala de mulheres tão importantes e que tiveram papel essencial para o país que vivemos atualmente. De forma dinâmica as autoras vão mostrando essas personagens, além de adicionar informações de outras pessoas, contexto histórico, organizações, conceitos etc. Recomendo a todos a leitura, é algo rápido, informativo e divertido.

Gabriela3420 02/06/2021

Extraordinarias
"Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil" das autoras Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, de 208 páginas, publicado pela editora Seguinte em 2017. O livro é um compilado de mini biografias de mulheres que mudaram os rumos da história do país mas que na maioria das vezes não tem o devido reconhecimento. Em comum todas elas possuem uma força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.
Vou destacar aqui as 3 mulheres que mais me chamaram atenção:

1. Nise da Silveira: psiquiatra que não só foi pioneira na terapia ocupacional e do movimento antipsiquiátrico como introduziu a psicologia junguiana no Brasil e acabou reconhecida no mundo inteiro pelo seu trabalho ligado ao inconsciente, inspirando a criação de museus, centros culturais e terapêuticos.
2. Zilda Arns: essa pediatra mudou o retrato da desnutrição infantil no Brasil. Empoderou mulheres pobres e líderes comunitárias para replicarem seu conhecimento em saúde, salvando vidas e devolvendo a dignidade e a confiança às voluntárias.
3. Marinalva Dantas: essa auditora fiscal do trabalho ajudou a libertar cerca de 2500 trabalhadores que viviam em regime de servidão, trabalho escravo e/ou trabalho infantil em vários pontos do país. Por seu trabalho em defesa dos direito humanos, ganhou a medalha Chico Mendes de Resistência em 2003.
Recomendo muito esse livro!!!
Humberto Junior 02/06/2021minha estante
Tô lendo ele no momento. Não cheguei na metade mas já concordo plenamente com você!!!!

Gabriela3420 04/06/2021minha estante
impossível não amar esse livro !

Priih | Blog Infinitas Vidas 11/05/2020

Didático e interessante
A história do movimento feminista é costumeiramente retratada por meio do que chamamos de ondas do feminismo. Entretanto, quando vamos estudar mais a fundo esse assunto, duas coisas precisam ser ressaltadas: 1) os holofotes de muitos dos conteúdos sobre o tema não trazem tanto a importância das mulheres na história do Brasil; 2) a voz das mulheres negras e indígenas também não ganha o espaço merecido, já que muitos momentos marcantes das ondas feministas foram contados pela ótica das mulheres brancas de classe média que tinham oportunidade de se manifestar (ainda que, mesmo elas, com muito mais privilégios, sofressem repressão em todas essas lutas). Extraordinárias, portanto, é uma leitura excelente pra quem quer descobrir um pouco mais sobre esses pontos. A obra traz diversos nomes de mulheres fundamentais para o movimento feminista no Brasil, assim como também nos conta a história de mulheres não-brancas inspiradoras e protagonistas de diversas conquistas.

O livro ainda evidencia como tivemos mulheres pioneiras na história do nosso país. Campeãs de atletismo, artistas inovadoras, militantes incansáveis, guerreiras destemidas. Cantoras, atrizes, professoras. Ricas, pobres, brancas, negras, indígenas. Mulheres de todos os tipos, retratadas de uma maneira que permite ao leitor entender um pouquinho mais sobre elas, mas por meio de uma linguagem acessível e de fácil compreensão (algo que nem sempre encontramos em estudos acadêmicos).

Eu li a versão e-book, portanto não posso opinar sobre a edição física, mas não lembro de ter encontrado erros de revisão ou gramática. Os capítulos são divididos pelos nomes das mulheres, e cada um deles tem uma ilustração (também feita por artistas mulheres) da protagonista daquela história. Suas 208 páginas transcorrem com tranquilidade e instigam o leitor a querer saber mais sobre as pessoas retratadas nas páginas.

Resumindo, Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil é uma excelente porta de entrada para quem quer saber mais sobre feminismo e sobre o papel da mulher nas mudanças históricas e sociais do nosso país. De forma leve e com muita informação interessante, o livro tem a excelente iniciativa de dar espaço a nomes muitas vezes esquecidos. Recomendo!

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2020/05/06/resenha-extraordinarias-mulheres-que-revolucionaram-o-brasil-aryane-cararo-e-duda-porto-de-souza/

@pequenasdicasliterarias 16/04/2020

Esse livro me deixou impactada pelo número de brasileiras incríveis que já existiram e que eu não conhecia. Dentre elas duas paraibanas, conterrâneas, que eu jamais ouvira falar.
As autoras fizeram um trabalho primoroso e cheio de detalhes da vida e da importância de cada uma dessas mulheres.
Nomes como Marta, Leila Diniz, Pagu, Maria Margarida Alves, Doroty Stang, Nísia Floresta... tão importantes e tão próximas.
Fiquei muito feliz de conhecê-las e, a partir dai, me comprometi a buscar por essas mulheres e essas historias sempre e mais.
Válida leitura.

Jennifer 30/04/2020

Confesso que esperava mais do livro, mas ainda assim recomendaria por conter várias mulheres que eu mesma não conhecia. Muitas mulheres que simplesmente foram apagadas da história de nosso país.

Daniel1841 02/10/2020

Mulheres incríveis
Esse livro reúne algumas das mulheres que revolucionaram o Brasil. É uma leitura extremamente necessária num momento onde movimentos extremistas querem novamente se impor.

A história de cada uma dessas mulheres deve servir de impulso para que nunca paremos de lutar por nossos direitos e que cada luta, por mais que pareça pequena, é importante.

Vamos conhecer essas e outras histórias e repassa-las. São vozes que precisam ser ouvidas.

Avaliação de 5 estrelas é pouco pra importância delas.