A Floresta Sombria

A Floresta Sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

bardo 13/10/2023minha estante
Acredite, a história vai escalar ainda mais. E concordo o Cixin casa breguice e umas ideias de explodir a cabeça com uma habilidade impressionantes. Fico me perguntando se outros trabalhos dele são tão bons quanto essa trilogia insana, certo que depois dela ele podia até se aposentar pq né?

Renata 14/10/2023minha estante
Essa sua resenha foi FANTÁSTICA!!!! Me deu vontade demais de ler os livros novamente kkkkk.... e concordo com o Bardo... o terceiro livro é sensacional... de pirar a cabeça... ate hj eu paro pra pensar no conceito em q gira o livro e é impressionante... é de uma dimensão q nosso cérebro até tem dificuldade de aceitar... INCRÍVEL

Renata 14/10/2023minha estante
Eu tenho medo de ler qualquer outra coisa dele e me decepcionar kkkkkkkk.... e como nunca vi ninguem falando de outra obra dele lida entao estou no aguardo... essa trilogia já é dificil as pessoas conhecerem....

Juliana-- 14/10/2023minha estante
Belíssima resenha e ainda a TS, uau!

bardo 14/10/2023minha estante
Então Renata, eu fui pesquisar e ele tem mais alguns romances publicados e coletâneas de contos, aparentemente ele é bem prolífico. Infelizmente nada além da trilogia foi trazido para cá, vc só encontra traduções em inglês ou espanhol, pensando nas mais acessíveis para nós brasileiros.

bardo 14/10/2023minha estante
Eu desconfio que a trilogia não seja tão divulgada pq ao contrário de outros autores de SciFi mais "pop" o Cixin é bem árido, ele não tá preocupado em mimar o leitor. Daí vc pega os leitores de livrinhos mais "amigáveis" eles não passam do começo de O Problema dos Três Corpos não chegando a perceber a beleza que tem ali. Algo semelhante acontece com o Ted Chiang, os contos dele são ótimos, mas exigem do leitor. Mesmo o que foi filmado e virou o filme A Chegada está longe de ser amigável, tanto que o filme nem esbarra no melhor do conto.

Renata 14/10/2023minha estante
O q a gente vê quando lê a resenha de outras pessoas é q muitos se incomodam com a física e matemática q estão no livro... querem ler ficção científica "fácil"... a obra prima de Cixin é para poucos...

Brujo 14/10/2023minha estante
Rogério, Juliana e Renata, obrigado pelas palavras e pela discussão sobre essa obra fantástica!!!!!

Brujo 14/10/2023minha estante
Eu também vou querer ler qualquer coisa do Cixin que sair por aqui, com toda certeza!!

E, para as pessoas que reclamam das partes técnicas, precisam se informar mais sobre o estilo daquilo que pegam pra ler. Você está com um livro de Hard Sci-fi e está reclamando de termos técnicos ? Brincadeira, né ... ??

bardo 14/10/2023minha estante
Então, eu até entendo que alguns prefiram textos mais leves, nenhum problema com isso, mas daí a criticar livros por serem complexos como eu vejo as vezes por aqui,não dá. Daí vc vai na estante da pessoa e percebe que o problema não é o livro e sim a falta de bagagem para compreendê-lo e a humildade de entender isso e buscar material de apoio.

Brujo 14/10/2023minha estante
Concordo que não tem problema não gostar de livros densos, mas foi o que eu falei, não faz sentido. É como se eu pegasse um livro de romance e reclamasse de sentimentalismo na história...

Brujo 14/10/2023minha estante
Mas, apesar do medo, acho que a série da Netflix vai aumentar significativamente a popularidade do Cixin, talvez isso aumente a quantidade de obras dele lançadas por aqui !

bardo 14/10/2023minha estante
Concordo, mas o que percebo é que as pessoas as vezes leem pela sinopse ou pelo hype, é um ou outro que vai fazer uma pesquisa mínima sobre o autor ou tentar ver uma resenha para ver se é aquilo mesmo que está procurando. E acontece não só com SciFi, o que já vi de gente detonando livro clássico (realmente bom) simplesmente pq foi ler por modinha e não estava preparado. É complicado...

bardo 14/10/2023minha estante
Sim, também estou contando com isso. foi mais ou menos o que fez publicarem o História de Sua Vida e outros Contos do Ted Chiang por aqui, o hype do filme incentivou e nem acho esse o melhor conto.

Brujo 14/10/2023minha estante
Bom ponto de vista, Rogério, acontece mesmo de lerem pelo hype. Mas gosto de pensar que parte dessa galera que lê algo pela moda acaba entendendo a proposta e virando fã.

Sobre Ted Chiang, nunca li nada. Ele só tem livro de contos ?

bardo 14/10/2023minha estante
Até onde eu sei sim, a Aleph publicou aqui duas coletâneas de contos dele o A História de Sua Vida e Outros Contos e o Expiração. Sou suspeito pq gosto demais do autor, o Ted tem uma pegada de misturar filosofia, SciFi e mesmo religião muito interessante.

bardo 14/10/2023minha estante
O conto O Inferno é a Ausência de Deus contido no A História de Sua Vida foi um dos contos mais curiosos e inesperados que já li.

Brujo 14/10/2023minha estante
Vou colocar A História da sua Vida na minha lista de desejos, Rogério. Valeu pela dica !

bardo 14/10/2023minha estante
Acredito que vá gostar, ele é bem fácil de encontrar nessas bancas de shopping e estações de metrô. E se não fizer questão do físico, versões genéricas são ainda mais fáceis de achar ;-)

Renata 14/10/2023minha estante
Eu estou rezando pra netflix adaptar a essência da trilogia... deixar a gente enlouquecido e colocando sim toda a física contida no livro... pq sem isso não vai dar pra entender várias coisas e muito dos diálogos entre os personagens.... esperando ansiosamente.

Henrique Sanches 15/10/2023minha estante
Baita resenha, hein? Parabéns pela leitura...

Cleber 15/10/2023minha estante
Que resenha incrível! Estou louco para ler os livros antes que de sair a série na Netflix.

Lucs 15/10/2023minha estante
Esse pra mim foi o mais fraco, se gostou desse prepare seu cérebro pra sair da caixinha no livro final.

Brujo 15/10/2023minha estante
Henrique, Cleber e Lucas: obrigado pelos comentários!! ??

Lucas, pra mim esse segundo foi bem melhor que o primeiro, e olha que acho O Problema dos Três Corpos maravilhoso!!!

bardo 15/10/2023minha estante
Para mim essa trilogia é uma escalada rumo a quase perfeição, rs. E bem eu acho que é consenso que o terceiro é um dos livros mais fodas escritos no gênero atualmente ?

Renata 15/10/2023minha estante
Verdade... o 3° é esplêndido

Fred 16/10/2023minha estante
Olha só... Peguei o primeiro livro por causa das suas resenhas. Não me decepcione ?

Renata 16/10/2023minha estante
FRED....vai com fé.... é incrível

Fred 18/10/2023minha estante
Valeu Renata. Vou tentar encaixa-lo no mês de novembro ?

Aelita Lear 07/02/2020

TeamTrissolaris
Vamos falar de literatura chinesa?
Todo mundo falando mal da china por causa do corona vírus e eu surtando com "A floresta sombria", continuação do "O problema dos três corpos".
Tenho um carinho especial pela China porque ela foi a responsável pela Terceira Guerra Mundial no mundo de Pangea ? ?
Brincadeiras a parte, recomendo demais O problema dos três corpos! É um livro que lida de uma forma única com uma mediata invasão alienígena ? Sou totalmente Trissolaris ??????
Como seria a humanidade se ela soubesse que daqui a aproximadamente 400 anos, uma raça tecnologicamente superior a nossa chegaria aqui para dominar? ? E como lidar com uma Terra sem avanços tecnológicos?
Surge em meio ao caos conceitos de sociologia cósmica, escapismo e derrotismo.
Um livro excelente e magnífico! O preferido do Obama, meu reptiliano preferido ?

Max 27/12/2023

Espetacular...
Ao término deste segundo volume da trilogia de Cixin Liu, trilhado com grande esforço, é uma história densa, singular, e acredito, seja dirigida somente aos mais experientes e bravos leitores de Sci-Fi, não é um livro qualquer, tombam muitos pelo caminho.
Estando agora no topo da montanha gigantesca que subi, a vista daqui, do alto, da história que li é única, e com a resiliência adquirida na subida, lembro que é só a metade do caminho, ainda há a descida, a outra metade, o terceiro e último volume de quase 1.000 páginas!
Não há tempo a perder, sigamos!
Espetacular obra de Sci-Fi!
Super recomendo!
João 27/12/2023minha estante
Estou escalando essa montanha, amigo rsrs

Max 27/12/2023minha estante
Mantenha-se firme, João, o livro é isso tudo mesmo!

Max 27/12/2023minha estante
Como aprendemos em Beagá, esse livro é como um queijo, vai-se comendo pelas beiradas! ??

Débora 28/12/2023minha estante
Opa! Já quero!!!

Wagner47 29/03/2021

Ela sabe que o Sol vai nascer amanhã de novo
Um daqueles livros que você dá um baita respiro ao terminá-lo com um sorriso no rosto.
Muito menos técnico que seu antecessor, mas tão inteligente quanto.

Ele tem uma estrutura deveras "quebradiça", com poucos capítulos e mudando o foco a todo momento ou prolongando mais do que o necessário, incomodando bastante. Além disso, há inclusões de personagens que não fariam falta alguma. A princípio parece que seria pra economizar páginas, mas é tão pouco centrado que creio eu não passar de 30 páginas no total.

Falando em personagens, aqui se sobressai e muito em relação ao Problema dos Três Corpos. Há dois específicos que não são apenas para serem admirados, mas também contemplados.

E na boa, possui bons toques de Fundação que Asimov ficaria orgulhoso

Mas atenção: esse livro exige um exercício de confiança. Após a terceira parte você acha que quase tudo o que aconteceu foi inútil.
Só confia e vai.

Lucs 14/03/2022

Prolixo
Vejo muitos elogios nas resenhas dizendo este ser melhor que o primeiro livro, mas enquanto o primeiro tem uma narrativa mais instigante este patina em assuntos que o leitor sabe onde vai parar. O arquétipo da história é fácil de prever. O projeto barreiras, contando com algumas nacionalidades é óbvio dizer qual é a que vai frente por mais esdrúxula que pareça. O romance apresentado tanto imaginário quanto real é fraco e incômodo. O livro fica interessante mesmo após 60%, no capítulo Floresta Sombria. O fim foi inesperado, eu imaginara outro rumo e isso me instiga a partir pro terceiro livro.

Leila171 25/06/2023

Segundo livro da trilogia O Problema dos Três Corpos.

Narrativa surpreendente e muito envolvente, mesmo com um número enorme de personagens e grandes saltos temporais. Impossível parar de ler.
Cixin Liu fez hard sci-fi, mas não somente: filosofia, sociologia, psicologia são elementos fundamentais para entender a complexidade dessa narrativa.
Em A Floresta Sombria, temos a oportunidade de especular sobre uma humanidade consciente de que não está sozinha no universo e de que tal companhia selará o seu fim. ???
Livro incrível!

João 16/02/2024

O Problema dos Três Corpos: A Floresta Sombria
Depois do final bombástico do primeiro livro, ou o autor poderia acertar muito na sequência, ou escrever um completo fiasco.

A primeira opção acontece com louvor. Mesmo ainda achando que faltava um capricho a mais no desenvolvimento de alguns personagens, durante a leitura acabei aceitando que o grande objetivo do autor é entregar grande conceitos.

Uma idéia mais inteligente do que a outra é apresentada, uma escalada de acontecimentos que vai te deixando em completo transe. Para no final, explicar a tão famosa "Floresta Sombria".

Uma sequência brilhante, que me assustou mais do quê muito livro/filme de horror. Nunca mais verei o universo da mesma forma...

Ricardo 31/03/2024

Persevere e será recompensado
Como este é o segundo livro de uma trilogia a gente de antemão sabe que o fim não será nele o que naturalmente já o torne mais difícil! Ele é extenso, portanto tem partes bem interessantes e outras bem paradas! Em determinado momento dá vontade de parar? Dá! Principalmente se você não for muito fã de Ficção Científica, mas não desista! O livro é excelente! A última parte guarda muita coisa interessante e vale muito a pena chegar até o fim!

Kardec 21/08/2023

Seguimos!
Este livro mergulha os leitores em um mundo repleto de intriga, exploração espacial e dilemas morais. Liu apresenta uma visão ampla e especulativa da humanidade enfrentando um primeiro contato com uma civilização alienígena avançada. Com uma narrativa que oscila entre os desafios políticos, científicos e pessoais dos personagens, "Floresta Sombria" aborda a complexa tarefa de proteger a Terra de uma possível invasão extraterrestre. A trama é habilmente tecida, revelando as estratégias desesperadas da humanidade para se defender enquanto explora conceitos como a "Detecção de Luz" e a tensão entre cooperação internacional e competição. Uma obra rica em ideias científicas e filosóficas, o livro mantém os leitores imersos em um labirinto de intrigas e teorias, culminando em um desfecho que deixa um impacto duradouro.

Karol 24/04/2022

Incrível
Cixin Liu escreve os personagens como o Luo li e Zhang Beihai de uma forma que mesmo não concordando com suas ações é possível entendê-los e gostar deles.

O livro é muito misterioso porém o autor resolve as questões com tanta simplicidade e inteligência que é incrível ver a história se desenrolar e pensar "como eu não pensei nisso antes?"

Gostei mais desse livro do que de O Problema dos Três Corpos, espero que em O Fim da Morte (próximo livro da trilogia) a qualidade continue a mesma ou que até mesmo melhore (o que eu duvido).

Arthur 07/10/2021

Não devemos perder a fé apesar das adversidades
O conceito da floresta sombria é triste e frio porém ele é muito bem aplicado no livro que mesmo se focando mais no drama segue sendo um leitura estimulante e com um final que eu gostei do qual quero saber que consequências trouxeram.
PS:Da Shi será sempre o melhor personagem
PPS:Zang Beihai você me decepcionou

Ber 26/09/2023

Em andamento
Eu juro que estava prestes a xingar o livro de todas as formas possíveis, foi então que eu li as últimas páginas. Ainda me encontro em dúvida sobre o quanto gostei. É impossível não ficar assombrado pela teoria que dá nome ao livro. O problema é que o desfecho chega a ser piegas demais, mesmo concordando com a premissa dele. Não acho que o autor tenha tantos requintes pra trabalhar o âmbito psicológico das personagens. Isso acaba desestruturado o argumento final, na minha concepção. Ainda assim, vale a pena ser lido. Fui completamente fisgado por esse livro, como muitos não faziam há tempos. Vale a pena.

Rodrigo Digão 25/04/2020

Muito bom, melhor que o primeiro, muita politica e embates de cunho pessoal. Tudo eh válido???