A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Nath 29/03/2024

E o que é a beleza?
a sinopse é mais interessante e desenvolvida do que o próprio livro.
como pode uma obra com tanto potencial ser apenas paginas e mais paginas de fingimento construtivo narrativo.
são informações jogadas e esquecidas, informações importantes desconsideradas, muitos acontecimentos convenientes acontecendo e falta de um desenvolvimento aprofundado dos personagens e da trama, por que certas coisas acontecem? por que determinados personagens tem algumas atitudes? por que? por que??????
e isso tudo em 560 paginas!!!! pelo amor de deus, poderia ter muito menos, se não focasse na prolexidade e sim em informações e desenvolvimento essenciais

manuzela 29/03/2024

A história secreta
Vou ser honesta, não sei se serei capaz de formular uma resenha minimamente decente, pois é difícil descrever exatamente quais as minhas opiniões sobre esse livro.
Obtive acesso ao livro físico- emprestado pela minha prima- em julho do ano anterior e apenas agora terminei a história, claro que não o comecei no momento em ele me foi entregue, mas eu definitivamente demorei mais que o normal para engatar nessa leitura, e isso se dá por dois motivos, minha ressaca literária e a lenta e um tanto tediante ambientação inicial do livro.
No primeiro momento nos somos apresentados a universidade Hampden e ao excêntrico grupo de alunos da turma de grego: Henry, Bunny, os gêmeos Camilla e Charles e o Francis além do professor Julian. Conhecemos as suas personalidades, gostos diferenciados e ao desenvolvimento da relação do protagonista, Richard, com os demais personagens - incluindo outros que não fazem parte dessa turma -.todavia, após determinado momento da história, a trama finalmente se inicia e a leitura finalmente torna-se mais dinâmica, o mistério se inicia e passamos a tentar entender porque diabos o fato marcante aconteceu e vemos como ele passa a lentamente afetar a integridade mental e física de cada um do grupo. Coordenados pela mente única de Henry e seus conhecimentos da cultura e textos gregos o grupo é levado ao seu limite, dando espaço para tragédias/decepções maiores, com consequências ainda mais avassaladoras.
A história é deveras interessante, inegável o talento de Tartt na escrita, mas ainda sim, a história me decepcionou, não por ser ruim, mas talvez pela minha imaginação que levou a crer que o resultado final seria completamente distinto do final real.
enfim, convido os que não leram a conhecer a obra, definitivamente será uma experiência para vocês, assim como foi para mim!
Alguns detalhes importantes, o grego se faz muito presente na história, mas de uma maneira bem diluída, sabe? Não conhecer as referências não impede o seu entendimento e na verdade ele não é absurdamente presente, mas sim em momentos cruciais ou como forma de fortalecer os laços entre os personagens.

Adria46 25/03/2024

Não quero saber mais de nada além desse livro
"Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios."

MEU DEUS, eu não tenho palavras pra descrever o sentimento que foi ler esse livro. Donna Tartt fez um trabalho belíssimo com essa história que sinto que vai demorar muito pra superar tudo o que li.
Na verdade nem sei se quero superar ?

Recomendo muito lerem, mas leiam sem pesquisar NADA sobre, vai valer a pena.

Agora uma coisa que tá me deixando louca é querer ler um POV dos outros personagens, principalmente da Camilla e do Henry (DONNA TARTT POR FAVOOR)

Manu 21/03/2024

N tenho palavras para descrever esse livro. ele eh do começo ao fim uma perfeição, todos os aspectos do livro te prendem de um maneira absurda.
os personagens tem uma ótima construção mas eh importante constar q essas personalidades são totalmente contadas pelo Richard, que n eh um narrador confiável. assim como várias acontecimentos são de se duvidar uma vez q a narrativa eh feita por ele.
a descrição de ambientes e de emoções são perfeitas, donna tartt eh a melhor escritora nesse aspecto.
só queria saber sobre todos os pontos de vista dos personagens ?.
o enredo eh espetacular e inesperado, cada página uma surpresa que se liga ao enredo principal e às ações dos personagens.
já quero ler dnv esse livro.

Henrique695 20/03/2024minha estante
Atlas Six e mesma coisa. Vc n sabe se vão se comer ou se matar. E fazem os dois

Maria 20/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKK

bubli 19/03/2024

The secret history
Adoreii ler esse livro, adorei a vibe dele, só o começo foi meio lento pra mim, mas depois que entrei em um ritmo, foi muito bom ficar lendo. Os acontecimentos não são rápidos, mas mesmo assim foi uma leitura incrivel :P

Nezuminos0 17/03/2024

Simplesmente incrível
Sem muitas palavras pra descrever o quão bom é esse livro. O desenvolvimento, os personagens, os conflitos, a ambientação, tudo é simplesmente cativante. (Por algum motivo eu vejo o Xuxi, ex-nct, no bunny).

isa 14/03/2024

Queria poder ser consumida pela escrita da Donna Tartt
A primeira leitura do ano e já foi uma das minhas favoritas de todo o sempre. Já recomendei o livro pra inúmeras pessoas, desejando que elas sintam a mesma curiosidade, interesse e paixão por essa história única.
Não tenho palavras, de verdade.

Começamos a história já sabendo, desde a primeira página, quem iria morrer e quem iria cometer o crime, então um livro de 600 páginas (por aí, a minha cópia tem mais até) conseguir sustentar a história baseada somente nos motivos que levaram à tal assassinato não é fácil não. A mente da Donna Tartt não é para todos não.

Eu me senti tão próxima desse universo que foi como se eu fosse uns dos estudantes de grego também! Eu passei a amar alguns, odiar outros e me identificar com eles. Que personagens!!!!!!! Intrigantes demais.

A HISTÓRIA SECRETA MERECE TUDO DE BOM E PRA MIM É UM CLÁSSICO QUE DEVERIA SER LEITURA OBRIGATÓRIA!

Hyacinth0 14/03/2024

Beleza é terror.
?A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta.?

Esse livro foi uma das melhores experiências de tive em minha curta vida. O tipo de obra que será considerada um clássico moderno ? isso se já não for ? e os jovens intelectuais se gabarão de terem lido a "verdadeira literatura".

A complexidade da construção dos personagens me encantou por inteiro e foi o que me manteve nos tempos difíceis onde a escrita se tornava pesada e meu ritmo de leitura diminuía junto ao ritmo de Richard. Absolutamente todos os diálogos possuem detalhes que devem ser observados sem piscar ou você perderá algo! Admito que gosto muito do exagero da autora nos detalhes, tornando o livro "visual" para minha mente trabalhar com muitas informações.

O gênero thriller aplicado nele foi a melhor parte para mim, terminei ainda com muitas perguntas (adoro quando isso acontece).

Fiquei com vontade de estudar grego.

Yasmin 10/03/2024

Foi sofrido mas compensou
Sabe aquela metáfora do baú do tesouro que você cava, cava, cava e desiste a UMA pá de terra de chegar no ouro? Foi assim que eu me senti lendo esse livro. Quase desisti algumas vezes e foi só graças aos anjos do Skoob que me aconselharam a continuar pelo menos até a página 200 pra engatar que eu não larguei mão de vez (mas 200 páginas pra um livro ficar bom é muita coisa, viu Donna Tartt). Depois disso, QUE LIVRO! Esperava que a narrativa toda girasse ao redor da morte do Bunny mas ela conseguiu aprofundar cada personagem, seus dilemas e traços de personalidade e dar muito mais conteúdo ao livro. O desenvolvimento do grupo depois do incidente é lindo de acompanhar, mas o desenvolvimento pessoal deles como indivíduos é outro nível! Poucas coisas me agradam tanto como um processo de enlouquecimento bem escrito e desenvolvido. Depois dessa marca das 200 páginas a escrita passa a fluir de forma mais limpa, mesmo ainda carregando um pouco da carga filosófica aplicada no começo da história, mas vestindo uma roupagem mais natural, menos áspera. Ainda bem que eu insisti e cheguei ao final que, pra mim, foi mais que satisfatório, vou sentir saudade de todos eles.

Bruno236 08/03/2024

Apesar do título, essa não é uma história tão secreta assim kk o enredo gira em torno de um assassinato e logo na primeira página a autora já entrega quem foi assassinado e por quem. A graça aqui é ver tudo o que levou ao crime e suas consequências.

Esse livro me surpreendeu por um motivo simples: ele conseguiu me manter entretido antes, durante e depois do tal crime e muito disso se deve aos personagens que, ao meu ver, são muito ricos. Ao msm tempo que eles são estranhos e por vezes detestáveis, têm tbm suas qualidades (pra mim, o Henry é o personagem mais interessante nesse sentido).

Pode parecer um mero detalhe mas achei que o fato dos protagonistas estudarem grego dá um tom diferente pro livro. Mais misterioso? não sei explicar kkkk

Não é uma história com uma reviravolta a cada capítulo, achei o enredo bem linear até. Ele é narrado em primeira pessoa por um dos autores do crime e acho que por isso em alguns momentos senti uma vibe meio Crime e Castigo (que é citado em algum momento da história) e apesar de um leve susto com o primeiro capítulo, achei a escrita da Donna Tartt bem fluida.

Duda 07/03/2024

Beauty is terror
Esse livro já estava na minha lista a um tempo, mas eu tinha um pouco de receio de ler por conta de ser um livro de 1992, e eu não sou exatamente a leitora de clássicos. Então eu fui ler Babel e amei, tipo, virou um dos meus livros favoritos da vida e me indicaram muito A história secreta, porque aparentemente era muito parecido com Babel e eu iria gostar.

Achei parecido com Babel? Não, mas eu entendo o porque de me indicarem, e eu acabei gostando muito de A história secreta. Sobre a escrita, eu achei surpreendentemente fluída, eu estava esperando algo mais ?rebuscado? mas sinceramente; poderia ser um livro escrito nos últimos 5 anos tranquilamente.

Algo que eu realmente não estava esperando é o subtexto? Não sei se posso chamar de subtexto quando na verdade é bem explicitamente queer, e tipo, é um livro de 1992 então isso me surpreendeu bastante.

Enfim, eu gostei bastante se você está em dúvida se deve ou não ler; Leia!!