A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Beatriz.Joenck 08/02/2024

Eu acho que eu deveria ter entendido mais?
Estava com a vontade de ler esse livro desde o começo de 2022 depois de ver ele em um monte de lista de recomendações de um moço.
Talvez eu não tenha pego muito as mensagens por trás das linhas e entrelinhas, porém é um livro que lá pela metade vai ficando melhor. Quando a ação realmente começa e você fica se perguntando qual vai ser a péssima escolha que os personagens vão ter nas próximas páginas.
O final me deixou bem chocada, estava contando com outros acontecimentos!

welb 06/02/2024

Pensando em muito do que escrever pra esse livro e pqp que livro, demorei bem mais do que o esperado pra ler essas lindas mais de 600 paginas, achei mtas vezes tedioso e chato e o livro deveria ter bem menos paginas, richard eu n qria saber tantos detalhes assim, pensei q o final seria melhor que o começo, mas nao foi, o final foi bem ruim que ate pulei algumas linhas de tanto sono, mas o que salvou mesmo de nao ter so duas estrelas esse livro foi nas ultimasss paginas que nao vou falar oq aconteceu pra nao ser spoiler, e tambem no 99% do livro o richard ter falado do futuro de cada um dos personagens, por mim isso teria em quase todos os livros, não recomendo mto e nao acho isso tudo que o pessoal do tiktok e twitter falam, esperava mais.

Feh 06/02/2024

"Os fantasmas existem mesmo"
Sou suspeita pra falar já que tenho um fascínio não digerido sobre o tema Dark Academy, mas vou seguir de qualquer jeito com a resenha.

Tem um comentário de @jawnkeets no canal da Ket no YouTube que descreve exatamente meus sentimentos:

"...não o superei. tenho certeza que se a donna tartt fizesse uma série de spin-offs contando a historia pelo ponto de vista de cada um dos cinco, os livros seriam vendidos que nem água.

O Henry é sem dúvidas o personagem mais interessante do livro todo e de fato, ele supera até mesmo o julian, o seu mestre.

Francis foi o personagem mais engraçado, mas como estava envolto nessa neblina melancólica, estava consequentemente fadado ao final que lhe foi dado.

Charles e Camilla realmente me surpreenderam, eles dois tinham mais segredos do que todos ali.

Bunny, oh Bunny... por ser sem papas na lingua foi tragicamente o mais verdadeiro,"

Minhas impressões são de fato que Henry era de longe o mais misterioso, altamente inteligente e muito consciente de si.

Pra mim é o que mais gostei e fiquei muito impactada com o final que ele levou.

Julian é o professor que seleciona seus próprios alunos de Grego - Esperava mais de suas aulas - há um verso que descreve bem o tipo de personalidade dele :" ele é do tipo que ao oferecer uma caixa de bombons já pegou seus dois preferidos "

Francis é de longe o mais normal para os padrões de hoje, engraçado e sostificado.

Charles é um saco as vezes. Imaturo e achei que o final pra ele me lembra aqueles finais de filmes adolescentes dos anos 2000.

Camila - sem comentários, ainda não processei totalmente as participações dela.

Edmund ( Bunny) engraçado de forma cruel na maioria, passei boa parte do livro pensando se merecia morrer por atitudes tao babacas ou não, não chegarei a nenhuma resposta dada que estou ainda ( depois de dias) com um sentimento tão ambíguo com relação aos dias que antecederam e procederam sua morte que sinceramente....

E por último, mas não menos importante

Richard é o narrador da nossa história, ele que passa o livro nos contando sobre como foi que se incluiu no seleto grupo até o final que se passam os anos e cada um segue seu rumo.

Em geral achei o livro triste, adorei a crítica sobre essa seletividade de grupos de elite no sistema educacional ( me senti atacada mas ok), tem um teor de crime e castigo e se já leram antes relembra também Como se fossemos vilões, embora escrito bem depois .

Ah, não posso deixar de comentar sobre a peça As bacantes de Euripiades, muito interessante.

É isso, recomendo super pra pessoas que tenha certeza da proposta desse livro e que sabem que vão gostar.

Ygor 03/02/2024

Já tinha um interesse bem grande em "A História Secreta" após ver sempre alguma indicação em posts de Instagram, mas sempre empurrava a leitura para depois, seja por falta de tempo ou pela necessidade de adquirir o livro físico. Tive a sorte de aproximadamente um ano atrás, visitar a casa de uma amiga que possuía o livro e que com muita bondade, emprestou-o pra mim.

Ao iniciar a leitura, em fevereiro de 2023, demorei para me conectar ao livro e senti que forçava a leitura de uma forma mecânica como se precisasse ler ao invés de querer, o que me fez deixar o livro guardado por um bom período de tempo, até revivê-lo no começo de janeiro, período em que fui surpreendido com uma forte onda de motivação e rapidamente fiquei preso ao livro (talvez o longo período de pausa tenha impactado isso, ou talvez a realização de que estava a quase um ano com o livro de outra pessoa e não tinha chegado nem na metade do livro).

Entrar a fundo nos pensamentos de Richard foram uma experiência misturada de raiva, agonia e curiosidade para compreender tanto a ele quanto a seus "amigos", interesses e estilo de vida. Histórias sobre jovens ricos sempre são interessantes para explorar e aprofundar a futilidade e a impotência que os mesmos possuem e a escrita de Donna Tartt constrói isso de uma forma que é possível entender a motivação de diversas ações ao mesmo tempo que você se questiona qual o problema com essas pessoas e descobre que seus conflitos internos não são tão diferentes dos seus.

As referências são as partes mais fascinantes e cada livro, autor ou até citações em grego te instigam mais na leitura, como se estivesse presente naquele meio universitário.

Não esperava que essa obra seria a responsável por me tirar de uma longa "ressaca literária", mas após finalizar a leitura, fico grato de ter sido.

alymscofield 02/02/2024

Saltburn but make it 80s
Sou completamente obcecada com esse livro!!! Já li mais de 3 vezes e nunca me canso dele. Na primeira vez que li fiquei apaixonada com a estética e toda a atmosfera em volta, eu era o Richard vendo o grupo de amigos. Eu também queria ser como eles e viver no mundo deles.
Na segunda vez meus olhos deram uma leve mudada, apesar de ainda estar apaixonada na ambientação, comecei a notar a crítica que a autora faz ao ensino de elite. Saltburn e o Talentoso Sr.Ripley são a prova de que nós sempre ficamos obcecados com esse estilo de vida da Elite ou de pessoas mais afortunadas que a gente, mas no final das contas a maioria acaba sendo rasa, não te suporta ou fingem se importar com você quando no final não dão a mínima.

Sabrina 02/02/2024

Ééé...
O livro é interessante, mas esperava mais. Senti que muita coisa ficou jogada e muitos personagens só foram introduzidos na história para resolver certos conflitos de maneira mais fácil.

Gabrielle.Catalan 02/02/2024

Expectativas muito altas
Criei um imaginário na cabeça quando li a sinopse desse livro que me fez esperar algo diferente do que ele me entregou - o que não é de todo ruim, mas nesse caso me fez gostar menos. O que achei ruim de verdade foram as páginas incessantes de buscas no perímetro da universidade que pareceram episódios de série da CW. Fora isso, o livro é uma história interessante, que traz algumas peculiaridades que te fazem querer ler especialmente na construção dos personagens. Não sei se é um livro que recomendaria.

gios 01/02/2024

Estou convencida que esse livro nunca vai sair da minha cabeça.

donna tartt o que foi isso aqui que final foi esse meu deus

ana989 31/01/2024

Funcionaria melhor como filme? a história é boa e bem escrita isso é óbvio, mas não é envolvente. Um livro grande que poderia ser escrito em menos páginas e acelerado o ritmo da história tirando o aspecto monótono e dando mais emoção ao enredo.

Pablo 30/01/2024

Francis
Personagem Marcante:
Francis.

Resenha:
De uma forma atual a história é gótica, aborda temas que atualmente são sombrios, como insetos entre gêmeos, sacrifício, e como enxergamos a modernidade. Descrições muito bem-feitas, que ambietam bem a narrativa.
  O grupo de 5 colegas também é complexo e estruturado de uma forma que em um único livro, consegue abordar o tema sem que confunda o leitor.
  Como livro de investigação, talvez não seja algo interessante, porém isentos de ideias de gêneros, a obra flutua pelo gótico e moderno, sombrio drama.

Nehctarina 27/01/2024

Um coelho incomoda muita gente
Eu leria até a lista de compras da Donna Tartt. A estrutura da escrita da autora em "A História Secreta" é simplesmente genial. O livro é narrado por Richard Papen, é importante ter em mente que Richard não é um narrador confiável pois como ele mesmo diz tem "uma ânsia mórbida pelo pitoresco" e mente constantemente, este é a sua "falha fatal". Richard é novato na universidade de Hampden localizada em Vermont tentando ser aceito (primeiro academicamente mas em um segundo momento socialmente) na exclusiva e isolada turma de grego clássico lecionada pelo misterioso professor Julian e integrada por alunos escolhidos por ele a dedo: Francis, Henry, Bunny e os gêmeos Charles e Camilla.
E aqui está a genialidade de Tartt: na primeira linha do livro ela já revela que Bunny foi assassinado e que o culpado está entre seus colegas, então ela passa toda a primeira metade do livro normalizando, racionalizando e até justificando o assassinato de Bunny, assim como romantizando o ambiente claramente tóxico e problemático criado por Julian, esta é claro é a visão de Richard que está embriagado de encantamento pelo grupo. Então, na segunda metade do livro ela confronta Richard e o próprio leitor com a realidade. É como se o véu caísse e agora enxergamos o que realmente estava acontecendo ali. Vamos descobrindo com Richard todas as verdades extremamente desconfortáveis sobre o grupo à medida que ele se torna cada vez mais envolvido e que o romance vai se dissipando.
Eu li diversas resenhas afirmando que a segunda parte do livro não é tão interessante quanto a primeira e eu discordo. A segunda parte do livro é cheia de sentimentos bagunçados e confusos, luto, culpa, medo, paranóia e ressentimento. Richard nos sufoca e a si mesmo com seus sentimentos.
E a grande declaração do livro é: brutalidade é apenas brutalidade, nós escolhemos ver beleza e poesia em coisas trágicas.
O laço que amarra tudo junto são as referências a histórias e obras gregas clássicas, pelas quais eu me interesso muito mas não se preocupe caso você não conheça muito sobre pois são interessantes mas o livro funciona e é efetivo sem elas.

v de vanisse 27/01/2024

TEM QUE ACABAR O JOVEM!!
Sei nem por onde começar isso aqui? talvez pelo começo do livro, que foi uma das coisas mais entediantes que eu já li, muitíssimo arrastado. Se eu não tivesse sido insistente eu não descobriria que a história melhora. Sim, melhora! Fiquei vidrada da metade pro final, quase incapaz de largar o livro. Achei o final meio? meh! Mas enfim, no final das contas eu gostei. Releria? NEM PENSAR! Indico? Não pra todo mundo.
Eu enquadraria esse livro na categoria ?livro sobre jovens riquinhos que não tomam uma decisão que não os leve pra cadeia? se você gosta desse tipo de livro, leia! Mas não esqueça que só começa a ficar bom depois de umas 200 páginas?