A História Secreta

A História Secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Daniel 17/04/2020

O mistério é o que menos importa
Uma das primeiras resenhas que escrevi para o SKOOB foi para este livro que adoro, mas infelizmente ela sumiu...Vou tentar recapitular aqui o porquê gosto tanto deste livro.

Narrado brilhantemente em primeira pessoa - como quase todos os meus livros favoritos - logo no prólogo o leitor já sabe quem foi assassinado e quais foram os assassinos. A partir deste fato chocante - um crime premeditado - o narrador, Richard, começa a contar a história do começo, quando ingressou numa seleta turma de Grego Clássico numa Universidade do Norte dos Estados Unidos, a fictícia Hampden, em Vermont .

Na primeira parte do livro somos apresentados ao esnobe "clube dos cinco": Henry Winter, alto e pálido, sério e inteligente, sempre de negro como um corvo; Bunny, voz estridente, meio estúpido e inconveniente; Francis, exótico, cabelo vermelho, meio dandy, ambíguo; e os gêmeos Charles e Camila, louros e luminosos na aparência, mas que também guardam um lado mais negro. Devidamente inclusos neste grupo, vamos acompanhando os fatos que levaram ao crime. A segunda parte do livro já é sobre as consequências do assassinato, incluindo aqui o remorso e o arrependimento.

É impossível desgrudar deste livro. Donna Tartt já neste primeiro trabalho se mostrou uma autora acima da média. O leitor se sente um participante da história, parece que conhece de verdade (ou não! rs) cada personagem e suas peculiaridades. Isso acontece também com os lugares onde a ação se passa, seja no campus da universidade ou na gótica casa de campo da tia de Francis. O ambíguo professor Julian, por exemplo é descrito no começo do livro como algo próximo à uma divindade de sabedoria, mas já para o final do livro, como o tipo de pessoa que lhe oferece uma caixa de bombons só depois de já ter pego os seus favoritos (rs!). E isso sem esquecer de outros personagens secundários, outros universitários que se entopem que álcool e drogas e que só se preocupam com festas e badalações. Lembro de uma parte da estória quando Richard quase morreu de frio durante umas férias de inverno, e quando terminei fiquei com vontade de me enfiar debaixo de um cobertor!

A autora não se aprofunda muito nos estudos gregos, para alívio ou para a decepção dos leitores. Mas a narração traz muitas citações, volta e meia dá vontade de sublinhar algumas frases, como esta: “Beleza é terror. O que chamamos de belo nos faz tremer”. Nós, como Richard, fomos admitidos num grupo seleto. Apenas um segredo é revelado na abertura do livro, e temos certeza de que tantos outros estão guardados. E, igualzinho ao narrador, ficamos cada vez mais envolvidos e com a impressão que a trama vai sofrer uma reviravolta contra ele a qualquer momento.

Trecho: Eu era jovem, a grama verde e o ar agitado pelo som das abelhas e eu acabava de voltar de beira da Morte, para o sol e o ar. Eu me sentia livre, e minha vida, que imaginava perdida, se estendia indescritivelmente preciosa e doce diante de mim.

Recomendo, enfaticamente!
eduardo b. 18/04/2020minha estante
sumiram TODAS as minhas. as que eu achava 'melhorzinhas', eu recopiei recentemente aqui, a partir site da amazon.com.br, onde também tenho o hábito de postar...

otxjunior 04/05/2020

A História Secreta, Donna Tartt
Conheci e admirei o trabalho de Donna Tartt com o seu Pintassilgo, e aqui também são encontradas as marcas que fizeram dela uma renomada romancista, principalmente na caracterização de seus personagens complexos. Mas o ritmo peculiar de A História Secreta pode afastar os leitores mais impacientes (sobretudo se a considerarmos uma história de assassinato). Não posso dizer que gostei de algum personagem do livro mas certamente não saí imune ao fascínio de sua célebre escritora.

captivefox 30/06/2020

Beleza é terror. O que chamamos de belo nos faz tremer.
Gostaria de iniciar essa resenha deixando minha surpresa - positiva - quanto ao livro bem clara. As expectativas eram mais do que altas e todas elas foram superadas com a sutileza clássica que apenas uma boa obra pode ter.
A história secreta fala basicamente sobre um grupo de estudantes de grego que acabam assassinando um de seus colegas, o Bunny. Apesar da premissa simplista e erroneamente julgada como clichê, o livro é o completo oposto disso.
Nunca li nada da Donna Tartt, essa foi a minha primeira experiência e sem dúvidas me instigou para ler outras coisas dela. A escrita dela é integralmente poética, melancólica e até mesmo traiçoeira. Você ama e odeia os personagens temporariamente, e quando acabei o livro me senti culpada por gostar de alguns que definitivamente não merecem afeição - mas faz parte, considerando a narração em primeira pessoa tendenciosa. Algo que também me deixou feliz foi o fato de que o suspense foi mantido durante as 480 páginas inteiras, sem exceção, além do fator intimista ambíguo que ela me fez sentir (acompanhamos o Richard até em situações cotidianas, mas garanto que a forma que ele age em alguns momentos com certeza pode surpreender).
Eu me senti extasiada com as discussões acerca dos clássicos gregos e em como tudo aquilo foi intrinsecamente atado aos acontecimentos da história. É como se a poesia mórbida escorresse das páginas do livro. Os plot-twists foram extremamente bem elaborados, assim como - e essa é sem dúvida uma das melhores coisas - as facetas das personalidades dos personagens.
?A história secreta? foi não só um dos melhores livros que li esse ano, como também um dos melhores que li na vida.

Bruno Malini 23/07/2020

Excelente
Um dos melhores livros que já li. Com personagens muito bem construídas. Excelente

Ana 28/05/2020

Esse livro "chegou" em minhas mãos de uma forma muito diferente. Li sua sinopse em uma rede social de fotos. E ele aparecia como uma grande obra, super recomendado e com muitas resenhas. Achei estranho nunca ter ouvido falar dele, mas descobri que sua fama era quase que integralmente dos EUA.

E eis que li o fatídico livro.

Fiquei impressionada com o quanto sua história consegue prender o leitor desde o começo. Os personagens são incrivelmente bem caracterizados, assim como seus hábitos e atitudes. O local é definido também de uma forma assustadoramente chamativa.
Ambientado em uma cidadezinha do estado de Vermont, nos Estados Unidos, em uma escola elitista do século XIX, Richard, o narrador (e personagem principal do livro), conta a única importante e fascinante história de sua vida, segundo o mesmo: como ele e seus amigos foram os responsáveis pelo assassinato de Bunny Corcoran - não, isso não é um spoiler.
Desde o início sabemos que Bunny seria morto. A única coisa que não é citada de imediato, e a qual tentamos desvendar ao longo de todo o livro, é o motivo de sua morte, e até mesmo como de fato ela acontece.
Os cinco integrantes do grupo são Richard, Henry, Francis e os irmãos gêmeos Charles e Camilla, os quais são todos acostumados a uma vida de luxo, viagens, mordomia e um certo desinteresse por parte de seus pais e responsáveis - exceto o personagem alfa.
O livro não é exatamente de terror, mas pode-se dizer que é uma tragédia à lá grega. Estudantes do curso de Grego da escola, que por sinal é incrivelmente classicista, dá para sentir que eles possuem um certo narcisismo em relação a este fato.

Indico este livro a todos, principalmente aos estudantes de Humanas e aqueles que se afeiçoam por Dark Academia. E não tenho medo de incluí-lo em minha lista de favoritos.
mariiiii @mflnotes 28/05/2020minha estante
vou add na minha lista. deu vontade de ler :)

Rodolfo Vilar 27/06/2020

Preso no enredo de Donna Tartt
Mais um livro que se torna impossível não ficar preso a escrita tão formidável de Donna Tartt! Com um enredo empolgante somos encaminhados nesse quebra-cabeça tão bem construído e desenvolvido, onde nos apegamos aos personagens e queremos saber o destino da trama tão complexa.

Rub.88 07/07/2016

Entediante Tragédia Grega
Num ambiente universitário elitista um grupo de estudantes de grego antigo mata um de seus colegas. Isso é dito na primeira pagina da estória, e é o único tema de todo o romance. O antes, o durante e o depois do crime detalhado a exaustão. O personagem narrador do drama está perdido nos acontecimentos. Ele é levado de lá pra cá no enredo por desmandos e meias palavras. Atarantado, mas feliz por ser incluído num grupo de pretensos intelectuais, do qual não se acha merecedor. Os estudos são poucos e o consumo de drogas e álcool é desenfreado. E ninguém parece ter um níquel próprio se quer. Diante das consequências do assassinato, a fraqueza de caráter vai despedaçando a fleuma dos estudantes envolvidos. O relacionamento do grupo vai deteriorando, e o pânico e a irracionalidade guiam o enredo ate o final tolo.

O livro peca, em minha opinião, por que todos os personagens são parecidos em pontos chaves. Todos são covardes. Todos tomam pílulas. Todos são paranoicos. Todos bebem. Todos são ambíguos sexualmente. E também, as razões que desencadeiam os conflitos são fracas e mal explicadas. Escrito de forma inteligente o romance A História Secreta não é ruim, é apenas bem chato.
Nanda 07/07/2016minha estante
Sua resenha se encaixaria quase que perfeitamente para outro livro da Donna Tartt: O Pintassilgo...

Rub.88 07/07/2016minha estante
Eita! O tal que ganhou pulitzer? Então estou correndo fora desse O Pintassilgo. A Historia Secreta levei quase 50 dias para terminar...
Obrigado por comentar a minha resenha.

Nanda 08/07/2016minha estante
Esse mesmo! Eu demorei muito para conseguir terminar de ler também...

Emanuela Vieira 01/11/2017minha estante
Eu amei A História Secreta! Terminei de ler Lugares Perigosos do Victor Vidal recentemente e recomendo para quem gosta de Donna Tartt. É um trhiller psicológico de tirar o fôlego, muito surpreendente, cheio de reviravoltas assombrosas. Amei também!

Eliane Maria 08/08/2018minha estante
Sua resenha está exatamente igual a do vídeo de resenhas aqui no Skoob.
Eu concordo plenamente com ambos.

Cesinha 15/03/2017

Iniciei o livro imaginando algo que já acho fantástico, revelar desde o começo o "final" da história e colocar o leitor numa posição de "como diabos essa história vai chegar nesse final?", dando assim liberdade para que o autor se concentre mais na profundidade psicológica do texto (afinal, quem quer apenas um enredo interessante cheio de altos e baixos já terá abandonado o livro).

Que grata surpresa foi eu saber que esse livro é um thriller que não deixa nenhuma ponta solta e tem um enredo maravilhoso, podendo tranquilamente ser um livro comum de suspense, mas é mais do que isso, MUITO MAIS. É o melhor thriller que já li na vida, e dentro os romances em geral, o top 5 (detesto essas coisas, mas é o jeito).

Acredito que vale a pena demorar uma década para escrever um livro se o livro for bom assim!

Aliás, prepare-se para uma autora muito prolixa, deliciosamente, prolixa! E é isso aí.
Daniel 28/05/2017minha estante
;- )))

G'Carlos 09/06/2017minha estante
É uma prolixidade que se justifica pela beleza poética do talento da autora. Como você fala, meu amigo, deliciosamente prolixa!

Juliana Alves 30/10/2017minha estante
Acho que você deveria ler Lugares Perigosos do Victor Vidal! É uma leitura muito similar a História Secreta, tanto em temas quanto em escrita ;)

Emanuela Vieira 01/11/2017minha estante

Eduarda Sampaio 27/07/2014

Fácil de ser lido, mas difícil de ser digerido
Apesar de A História Secreta ter mais de 500 páginas, a leitura nunca se torna cansativa, já que Donna Tartt envolve o leitor do início ao fim de sua obra. Os personagens complexos e fascinantes e a trama intrincada transportam o leitor para dentro da história, permanecendo com ele mesmo após o término da leitura. Esse é um livro que pode ser lido e relido, já que diversos são os sentimentos que ele provoca e diversos são os questionamentos que ele levanta.

Resenha completa no link.

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com/2014/07/a-historia-secreta-donna-tartt.html

Nand 01/09/2020

O livro tem uma narração que descreve minuciosamente os lugares e os personagens, mas a forma como a Donna Tartt faz é tão envolvente que isso não o tornou cansativo, pelo contrário, faz com que você se sinta mais imerso na história a ponto de se sentir parte de tudo, física e psicologicamente. É realmente incrível o trabalho de escrita da autora, tão poético e belo como uma verdadeira tragédia grega - e o Richard Papen é perfeito, por ser aquele narrador que nos aproxima direitinho da dinâmica do clube de grego.

Para aqueles que gostam de character study, essa obra é perfeita, pois tem uma das melhores caracterizações de personagens possíveis, assim como é uma maravilha para quem tem apreço por dark academia. E para quem gosta de histórias de mistérios e assassinatos com uma dose de drama psicológico, com certeza irá se encantar. Como eu preencho bem esses pré-requisitos consegui aproveitar muito da leitura e ela acabou entrando para as minhas favoritas. Mas a verdade é que o livro é perfeito pra qualquer um, pois tem algo nele que o faz ser bom demais pra ser verdade e me faz querer recomendá-lo para todos (por isso resolvi escrever aqui, haha).

Ademais, para mim o pós-crime foi muito mais interessante do que a jornada que é feita para descobrir o motivo do assassinato, pois as consequências deste ato fazem com que seja impossível largar o livro por um minuto sequer, tamanha ansiedade que se pode chegar com o desenrolar dos acontecimentos. É um livro que eu queria apagar da minha mente só para me surpreender com tudo o que ocorre de novo.

Recomendo fortemente.

P.s: acho que é unpopular opinion 1000%, mas Henry Winter é o melhor personagem do livro

cams 22/05/2020

a história secreta
a história é cativante, os personagens peculiares são maravilhosos e gostei bastante da premissa inteira. não dei 5 estrelas pois a escrita da donna tartt por muitas vezes se tornou maçante, com muitos detalhes que não precisavam e tornando a leitura um pouco cansativa.

emily rossi 30/05/2020

Por dois dias eu não conseguia parar de ler e fiquei obcecada com aquele universo e com os personagens. A autora pareceu querer me matar de susto a cada plot, e eu não sei se odeio ou amo ela por isso. Recomendo demais!!!!

Infelizmente eu amo personagens horríveis que se vestem bem.

gio 08/09/2020

juro que nem sei como fazer uma resenha desse livro, todo mundo falava que era bom e eu achava que era subestimado, que o pessoal só falava por falar, resolvi dar uma chance e ainda bem que fiz isso.
a escrita da donna é simplesmente PERFEITA, de verdade não dava pra acreditar que eu tava lendo um livro tão bom, é muito fluído e por mais que seja um livro grande, nem parecia.
acontecia tanta coisa nessa história que eu entrava em choque, os personagens são incrivelmente péssimos e todos tem pelo menos um defeito, mas eu torcia pra que eles se safassem de tudo.
enfim, que livro perfeito, de verdade.

Nita 30/05/2020

Caralho Puta que Pariu
esse livro foi altos e baixos aqui. me interessei aqui pelo skoob lendo resenhas e vejo que foi uma ótima escolha compra-lo. embora tenha uma escrita difícil e umas partes arrastadas, nada se compara com a grande história que é. o final me surpreendeu e amei as últimas páginas. bastante coisa acontece para dar uma divertida na história, descontrair e refletir também. nao posso deixar de citar também que amei as referências a sherlock. é um livro ótimo mesmo. puta que pariu eu amei demais. BOM DEMAIS
Nita 30/05/2020minha estante
não achei que exaltei suficiente as partes filosóficas que fazem a gente refletir DEMAIS

Yas 23/07/2020minha estante
amando suas atualizações

Nita 23/07/2020minha estante
kkkkkkk AQUI N DA PRA CURTIR COMENTARIO AFF

Yas 24/07/2020minha estante
vamo pressinar p resolver isos talquei

arthur 22/03/2020

null
esse livro me fez sentir muitas coisas. os personagens ambíguos, que passavam da minha adoração pro ódio em questão de uma página. apesar de ter 500 páginas, nem se percebe, já que a escrita é fluida e prende bastante. uma das melhores narrações em primeira pessoa que eu já li.