A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Elizabeth 03/01/2023

História secreta
A história se arrasta um pouca, mas o final agrada. Um amigo que fica chato. Uns estudantes exclusivos se perdem nas histórias dos escritores antigos.

Ket 16/03/2021

Um livro denso e misterioso sobre um grupo de pessoas horríveis.
E você vai se apaixonar por todas elas. Afinal, "o que chamamos de belo nos faz tremer".

vique 03/09/2021

"a morte é a mãe da beleza. e o que é a beleza? terror."
"E se a beleza é terror, o que é o desejo, então? Pensamos ter muitos desejos, mas no fundo temos apenas um. Qual seria?"
"Viver", Camilla disse.
"Viver para sempre", Bunny falou, o queixo apoiado nas mãos.

CARA, que livro!!! Comecei a ler só pela estética de dark academia e pela viagem meio dionisíaca, mas o livro me pegou tanto e me deixou tão perturbada que meu deus...
Eu gostei demais, são personagens horríveis, todos com o caráter duvidoso, viciados, que não tomam nenhuma decisão certa. E de alguma forma a gente se apega, se importa com eles. O Bunny era um insuportável e problemático, mas eu não entendo pq as pessoas odeiam tanto ele e não odeiam o resto dos personagens?? O Charles é um merda, o Henry nem se fala...Os únicos que se salvam mesmo são o Francis e a Camilla, e olhe lá. E, apesar do Bunny ter milhares de defeitos, eu gosto dele... Foi o melhor personagem, na minha opinião. Infelizmente me enxerguei em alguns traços de personalidade dele e isso me fez não ter tanto ódio quanto eu deveria kkkkkk (não os realmente problemáticos, e sim nas confusões mentais caóticas dele).

Li em duas semanas, achei uma leitura muito fácil, tranquila, que me fez ir dormir tarde várias noites pq eu não conseguia largar o livro. Ao mesmo tempo que descreve muito bem o ambiente e as emoções esquisitas do ponto de vista do Richard de uma forma tão "aesthetic" que dá pra se sentir dentro da história, também é escrito de uma forma confusa e meio embaraçada, igual a cabeça do Richard, totalmente drogado metade do livro kkkkk

E é bem óbvia a crítica do livro, bem óbvio que não é feito para os leitores se identificarem, o livro inclusive se esforça pra gente sentir raiva dos personagens muitas vezes. E acho muito bom como mesmo assim, a gente se apega.

Enfim, não faz sentido em muitas partes mas eu amei, simplesmente amei, e destaquei metade do livro!
vique 03/09/2021minha estante
resumo: odiei, 5 estrelas.

Gio 30/06/2022

Um pouco decepcionada
Já fui ler o livro com altas expectativas e quebrei a cara. A história é até que boa, mas boa parte são apenas descrições e parece que nada tá realmente acontecendo.

Gostei da forma que foi escrito e da escrita em si, mas o plot deixou um pouco a desejar (talvez pela minh alta expectativa?)
Hanna 30/06/2022minha estante
Nossa altas memórias aqui. Também achei o livro muito chatinho de ritmo e personagens :v
Abandonei na metade

Gio 30/06/2022minha estante
fui me arrastando pra ler certas partes pq tava muita enrolação

girlatbook 15/11/2022

you did some bad things, but i'm the worst of them
primeiramente, acho que vou precisar de semanas pra me recuperar desse livro.

me vi completamente envolvida na leitura desde que comecei. apesar de todas as descrições abundantes e do ritmo lento que seguiu no começo (assim como em alguns capítulos do meio pro final), não me cansei em nenhum segundo. me sentia dentro da história, olhando pros personagens e me perguntando qual seria o próximo passo, a próxima escolha, a próxima coisa que daria errado na vida de todos. esse é um ponto positivo que me faz ter vontade de ler ele de novo algum dia.

a atmosfera de mistério é brilhante, mas sem dúvidas o que mais eu gostei foram os personagens detestáveis que a autora conseguiu criar. completamente desprezíveis, horríveis, nojentos, errados, seres humanos baixos com uma carga enorme de erros na conta. ela soube criar perfeitamente um meio termo, onde nós conseguimos odiá-los com todas as forças ? ao mesmo tempo em que é impossível não sentir um pouco de empatia ou pena por eles. amo isso. amo quando são pessoas humanas e reais, com defeitos gritantes, mostrando sempre o seu pior, e mesmo assim no fundo do meu coração ainda sinto algo além de repulsa por eles.

achei o protagonista tosco, pra falar no mínimo. ele queria tanto mudar de vida e acabou se envolvendo em uma baita confusão. por mais que ele estivesse em todos os momentos durante o desenrolar da história, ao meu ver, ele conseguiu ser um figurante até mesmo na própria vida. nunca fez parte de verdade daquele grupo. ele foi pra mim como uma sombra (às vezes irritante demais), que acabou romantizando um pouco a personalidade dos outros com seus sentimentos. uma narrativa nada confiável, vindo de uma pessoa nada confiável.

o final me deixou em choque. terminei um livro com um sentimento de angústia difícil de explicar, e mesmo assim, não encaro isso como um ponto negativo. adoro leituras que me tiram da zona de conforto, mas depois de todo o caos que eu li, preciso de algo mais leve pra me purificar depois desses momentos de terror e descrença.

me destruiu psicologicamente, nota 5 ?

Mari Pereira 24/05/2022

O título deste livro deveria ser: jovens brancos, ricos, mimados e pedantes fazem merda e não arcam com as consequências.
Pois é basicamente esse o enredo.
Particularmente, não é algo que me interessa.
Pura perda de tempo.

cestjulio 30/12/2022

Imprescindível, pioneiro e artístico.
Imprescindível, pioneiro e artístico.

São essas as três palavras que mais me remetem a 'A História Secreta', especialmente por ser um livro intenso, que vai até o ato mais fora da caixinha possível até às realidades mais vivenciadas em torno de nossas vidas.
Richard, Henry, Charles, Bunny, Camilla e Francis se reúnem na turma de Grego como amigos e mostram que é mais do que claro que em todas as amizades sempre há um segredo, seja o segredo estabelecido entre elas ou privado delas.
É chato ter que ler novamente numa resenha que a narração do livro é espetacular, mas isso é ALGO NOTÁVEL, ou seja, que qualquer pessoa apontaria ao lembrar-se da história.
Donna Tartt sabe como explorar todos os aspectos da narração, todos os aspectos do mistério e da curiosidade.
É um livro que não prende somente pelos fatos cometidos, seja lá pela morte de Bunny ou pelo pitoresco climax entre eles, é um livro que estabelece conflitos pessoais muito mais reais do que os outros livros que eu pude ler.
É pioneiro por isso, é artístico pelo seu contexto e é imprescindível porquê vai te fazer explorar todos os níveis de curiosidade impostos dentro de você.

4,5/5 por uma questão de: as frases que foram expostas em outros idiomas nessa edição do livro não terem sido traduzidas para o português, não todas porém há sim a maioria das frases que ficam em grego ou em francês ou em latim, idk.
Eu estudo francês, mas alguém sem conhecimento do francês saberia o que a frase significa? Acho que poderiam ter posto as traduções ou no final do livro ou entre parênteses.
Tirando esse detalhezinho... Perfeito!

motinhadokaneda 30/06/2020

Beleza é terror. O que chamamos de belo nos faz tremer.
Gostaria de iniciar essa resenha deixando minha surpresa - positiva - quanto ao livro bem clara. As expectativas eram mais do que altas e todas elas foram superadas com a sutileza clássica que apenas uma boa obra pode ter.
A história secreta fala basicamente sobre um grupo de estudantes de grego que acabam assassinando um de seus colegas, o Bunny. Apesar da premissa simplista e erroneamente julgada como clichê, o livro é o completo oposto disso.
Nunca li nada da Donna Tartt, essa foi a minha primeira experiência e sem dúvidas me instigou para ler outras coisas dela. A escrita dela é integralmente poética, melancólica e até mesmo traiçoeira. Você ama e odeia os personagens temporariamente, e quando acabei o livro me senti culpada por gostar de alguns que definitivamente não merecem afeição - mas faz parte, considerando a narração em primeira pessoa tendenciosa. Algo que também me deixou feliz foi o fato de que o suspense foi mantido durante as 480 páginas inteiras, sem exceção, além do fator intimista ambíguo que ela me fez sentir (acompanhamos o Richard até em situações cotidianas, mas garanto que a forma que ele age em alguns momentos com certeza pode surpreender).
Eu me senti extasiada com as discussões acerca dos clássicos gregos e em como tudo aquilo foi intrinsecamente atado aos acontecimentos da história. É como se a poesia mórbida escorresse das páginas do livro. Os plot-twists foram extremamente bem elaborados, assim como - e essa é sem dúvida uma das melhores coisas - as facetas das personalidades dos personagens.
?A história secreta? foi não só um dos melhores livros que li esse ano, como também um dos melhores que li na vida.

Sarah 13/03/2023

Com esse livro chego a conclusão que dark academia talvez não seja para mim, é o segundo que tento ler do gênero e não consigo passar da metade. É um livro sem dúvidas muito bem escrito, mas que não funcionou comigo. Achei a história arrastada e não consegui sentir nada pelos personagens.

Loo 19/04/2022

Não sei nem como comentar a preciosidade desse livro. Donna Tartt é um gênio, a maestria com a qual ela construí os personagens e o enredo é fantástica. Ler esse livro sem saber nada sobre o seu plot é essencial. É na construção meticulosa das memórias do narrador, Richard, que a trama vai se estabelecendo e os fatos, por vezes contraditórios, se tecem. E é precisamente nessa tecitura que se dá a genialidade do livro. Se tornou facilmente um dos meus livros favoritos da vida.

Maria17758 27/06/2022

A MENTE DE TITÂNIO DA DONNA TARTT
Eu amei esse livro, muito mesmo. A Donna é tão inteligente e perspicaz, tanto na formulação do livro quanto nas críticas que ela faz tão sutilmente (e outras nem tanto assim) ao longo da história, que é impossível não o terminar sem estar completamente apaixonada pela mente dessa mulher. Eu amo também o fato de o narrador não ser nem um pouco confiável e como ela colocou dicas muito sutis quanto a isso no meio livro, amo como todos os personagens são moralmente corruptos e detestáveis mas, ao mesmo tempo, não conseguimos não nos afeiçoar a eles (coisa que se torna mais possível pela própria narração do Richard, outro ponto pra autora) e amo o modo como ela consegue nos submergir na história e no cenário. Só acho que o livro poderia ser um pouco menor, por vezes ele se tornava um pouco enfadonho e havia páginas e mais páginas que não levavam a nada nem lugar nenhum.
Emilly 28/06/2022minha estante
amg pelos seus surtos parece ótimo

Maria17758 28/06/2022minha estante
amg ele é!!! mas a história em si é ótimo não tem nada de mais, o que deixa ele genial são as coisas subjetivas sabe? como não poder confiar no que ninguém está falando, relacionar as referências com a história? esse tipo de coisa!

Emilly 28/06/2022minha estante
eu amo livros assim!! talvez tente ler um dia

mah 18/09/2022

Minha alma nada seria sem seu lado obsessivo
Finalizei este livro ontem a noite e quis esperar até hoje de manhã para digerir tudo que aconteceu e discorrer sobre essa história.
Gostaria de começar dizendo que a escrita da Dona Tartt é uma das mais lindas que já entrei em contato, ela tem a capacidade de provocar reflexões tão interessantes, e provocar sensações espetaculares, de início adorar um personagem e ao final do livro odiá-lo completamente, na verdade ela nos faz odiar todos os personagens em alguns momentos e definitivamente questionar todos eles, e mesmo tendo personagens tão desprezíveis, egoístas e verdadeiramente humanos, é possível ainda assim amar o livro? sim!
A forma como descreve a ambientação de Hampden é sensacional, consigo visualizar cada detalhe das descrições, está muito pertinente o ambiente da história em minha mente, consigo visualiza-lo perfeitamente. Sou fascinada por toda essa estética de estudantes ricos, em uma cidade pequena, fria, estudando livros e línguas antigas. Ler este livro me deixou com vontade de aprender, aprender sobre história, literatura, falar grego e latim, ler Homero no original, realizar um Bacanal, matar alguém (brincadeira).
Henry para mim foi o personagem mais incrível dessa historia, eu acredito que ele era o único que verdadeiramente se importava com os outros. Fora a sua inteligência e sagacidade, até seu lado esnobe era fascinante. Me afeiçoei a Fracis também. Até gostaria de Richard se não fosse por aqueles pensamentos horríveis sobre a Camilla.
Essa jornada de mais de um mês com este livro foi incrível e indescritível, vai ser até complicado ler outros livros depois desse pois o nível se elevou e minhas expectativas também. Muita gente disse que achou o livro muito lento e demoraram meses para lê-lo, eu não tive esse problema, claro que não li o livro em 2 dias mas também não fiquei empacada nele por meses.
Recomendo demais esse livro e aqui vão as minas citações preferidas:

?Em resumo, minha existência estava envenenada, de um modo sutil porém essencial.?

?Sentia que as pessoas não me viam, como se pretendessem passar através de mim?

?Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios.?

?O amor não vence tudo. E quem acha isso é um idiota.?

Jessé 18/07/2021

Deprimente e tenso
Quando comecei a ler esse livro, confesso que achei ele meio bobo nas primeiras 50 páginas.

Mas conforme fui avançando na leitura, e as personalidades desses personagens foram ficando cada vez mais evidentes, a curiosidade de saber mais sobre eles e aonde tudo isso ia dar, me manteve preso a leitura de forma muito intensa.

Acho que o fato, de logo no primeiro parágrafo do livro vc já saber que houve um assassinato, e quem foi assassinado, aguça sua curiosidade em saber como esses personagens chegaram a esse ponto. E tudo é muito interessante.

O livro tem uma aura muito melancólica durante todo o seu decorrer. As vezes parecia que tinha uma nuvenzinha negra em cima da minha cabeça. Rsrs.

O final do livro é meio óbvio, mas não vejo problema nisso, já que ao meu ver a intenção da autora não era surpreender, e sim nos levar numa jornada na mente desses 6 personagens, e de alguma forma tentar compreendê-los.

O autora na minha opinião, só peca no excesso de algumas passagens que são longas demais. Mas levando em consideração que é um livro de estreia da autora, eu não posso dar menos que a nota máxima. Eu já li muitos livros de estreia de vários autores, desde os clássicos aos contemporâneos, e essa mulher conseguiu um resultado melhor que muito autor famoso por aí.

Vale muito a pena a leitura, e com certeza irei ler os outros dois livros que a Donna Tartt escreveu.

Kemuel.Ribeiro 30/03/2021

Livro muito bom gostei muito. Vários plot twist e suspense. Pra quem curte dark academia é ótimo, adoro esse gênero

julinhaaab 03/02/2023

não rolou
comecei a ler este livro porque uma amiga estava implorando durante 2022 inteiro, jurando que eu ia gostar. mas não rolou, achei a escrita muito arrastada, poderia ter 200 páginas a menos se a autora não enrolasse tanto durante o livro todo, dei 1,5 só por causa dos acontecimentos chaves de resto não gostei de mais nada, não sei se o problema é o gênero literário, a escrita ou os dois kk (e por pura coincidência demorei exatamente um mês lendo)
gojopetista 04/02/2023minha estante
eu te odeio eu te odeio eu criei uma conta do pra te xingar ...

julinhaaab 04/02/2023minha estante
vc me ama alana

esquisiticespacial 01/03/2023minha estante
ler essa resenha me deu uma dor no coração