A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Jessé 18/07/2021

Deprimente e tenso
Quando comecei a ler esse livro, confesso que achei ele meio bobo nas primeiras 50 páginas.

Mas conforme fui avançando na leitura, e as personalidades desses personagens foram ficando cada vez mais evidentes, a curiosidade de saber mais sobre eles e aonde tudo isso ia dar, me manteve preso a leitura de forma muito intensa.

Acho que o fato, de logo no primeiro parágrafo do livro vc já saber que houve um assassinato, e quem foi assassinado, aguça sua curiosidade em saber como esses personagens chegaram a esse ponto. E tudo é muito interessante.

O livro tem uma aura muito melancólica durante todo o seu decorrer. As vezes parecia que tinha uma nuvenzinha negra em cima da minha cabeça. Rsrs.

O final do livro é meio óbvio, mas não vejo problema nisso, já que ao meu ver a intenção da autora não era surpreender, e sim nos levar numa jornada na mente desses 6 personagens, e de alguma forma tentar compreendê-los.

O autora na minha opinião, só peca no excesso de algumas passagens que são longas demais. Mas levando em consideração que é um livro de estreia da autora, eu não posso dar menos que a nota máxima. Eu já li muitos livros de estreia de vários autores, desde os clássicos aos contemporâneos, e essa mulher conseguiu um resultado melhor que muito autor famoso por aí.

Vale muito a pena a leitura, e com certeza irei ler os outros dois livros que a Donna Tartt escreveu.

Mah 10/10/2022

OQ
Mds sou horrível com palavras e acho que não vou conseguir escrever isso não, especialmente sobre esse livro.
Muita coisa aconteceu e a cada página era um surto diferente. Entendo pq muitas pessoas não gostam, e tem vezes que eu queria me jogar da janela kkkkk.
Mas a escrita da Donna e o jeito de descrever os sentimentos humanos é incrível??
Terminei ontem a noite e passei o dia inteiro pensando nessa merda, com dor de cabeça? não faço ideia se recomendo esse pra alguém ou aconselho correr pra bem longe?

otxjunior 04/05/2020

A História Secreta, Donna Tartt
Conheci e admirei o trabalho de Donna Tartt com o seu Pintassilgo, e aqui também são encontradas as marcas que fizeram dela uma renomada romancista, principalmente na caracterização de seus personagens complexos. Mas o ritmo peculiar de A História Secreta pode afastar os leitores mais impacientes (sobretudo se a considerarmos uma história de assassinato). Não posso dizer que gostei de algum personagem do livro mas certamente não saí imune ao fascínio de sua célebre escritora.

spud 02/07/2021

we told you this was melodrama
talvez o maior castigo seja enfrentar as mazelas morais da própria mente e não a justiça dos homens.

Tatta 07/02/2022

é um livro que sempre vou ter uma memória muito gostosa porque o li na praia.

a história é bem curiosa. a donna tartt escreve muito bem e, como a trama em sibé simples ela aproveita para tornar tudo mais denso, páginas a fio. eu diria uma experiência aconchegante.

este não é um livro de suspense. é mais uma crítica a uma geração.

poemlau 05/02/2022

INCRÍVEL
Viciei tanto nessa história que quando dei por mim já tinham se passado 6 horas eu ainda estava lendo e lendo e lendo. Cheguei a ponto de ler enquanto minha cabeça doía e meus olhos imploravam por um sono, mas tudo que eu queria era ler e ler e ler. Resultado: li o livro todo em um dia e meio
A escrita da autora é simplesmente FENOMENAL, conseguiu me manter presa a todo minuto.
O que mais me impressiona é que apesar de saber que não se pode confiar no narrador, afinal Richard ama uma mentira, eu simplesmente amei toda a história.
Valeu cada segundo.

Rafael.Prearo 06/11/2021

Chato
Com certeza não foi o tipo de leitura que me prende, terminei o livro bem arrastado, a todo momento esperava algo que surpreendesse, porém o livro acabou e esse momento não veio.

O livro começa um pouco confuso, mas depois que o núcleo dos alunos de grego se inicia você começa a se contextualizar bem, eu achei algumas partes bem desnecessárias, parece que a autora queria aumentar as páginas do livro.

Enfim, não me entretive com o cotidiano do grupo, achei eles bem chatos, com uma rotina repetitiva, o professor não teve um aprofundamento e ficou em 3° plano no livro, os personagens secundários eram totalmente sem carisma.

O livro deixa várias dúvidas, porém não são dúvidas reflexivas. São tipo um "UEH" vão falar apenas isso sobre o fato?

cristian_yuri 29/07/2023

"O mal não tem profundidade, é algo superficial." -Hannah A.
Essa obra nos envolve em uma narrativa intrigante, repleta de tensão desde o início. O protagonista, Richard, estudante de grego na universidade, nos introduz a um grupo peculiar de apaixonados pela língua e cultura grega: Henry, Camilla, Charles, Edmund e Francis.

Através dos olhos de Richard, somos imersos em uma trama em que algo sombrio e perturbador está prestes a acontecer. O pequeno grupo de estudantes de grego se destaca pelo seu isolamento do restante do mundo e pela crença de que estão acima do bem e do mal, o que leva a uma personalidade doentia e indiferente em relação às consequências de seus atos.

A história se desenrola com acontecimentos marcantes que revelam ainda mais a natureza perturbadora desses personagens. Donna Tartt habilmente utiliza a caracterização dos protagonistas e suas ações para criar uma experiência emocional envolvente, desafiando os leitores a refletirem sobre suas próprias respostas emocionais e morais diante de situações complexas e ambíguas.

Ao longo do livro, somos levados a questionar os limites entre o certo e o errado, e a confrontar a dualidade da natureza humana. O enredo não apenas cativa pela sua trama intrigante, mas também nos conduz a uma fascinante exploração psicológica dos personagens, revelando as nuances do comportamento humano e suas reações diante de dilemas morais.

"A História Secreta" é uma obra que nos instiga a mergulhar na psique dos personagens, expondo suas motivações obscuras e os desdobramentos devastadores de suas escolhas. Donna Tartt entrega um livro que vai além do entretenimento, oferecendo uma profunda reflexão sobre a ética, a moralidade e os mistérios da mente humana.

Em resumo, "A História Secreta" é uma leitura envolvente e instigante, repleta de intriga, complexidade e uma análise psicológica rica que deixará os leitores pensativos mesmo após o término da obra. Uma verdadeira jornada pela ambiguidade moral e pelos recônditos sombrios da alma humana.

Maelen0 08/09/2022

A mente humana é o que nos dar mais medo
Eu li esse livro em uma semana pensei que seria denso, pesado, mas quanto mais eu lia mais eu queria continuar.
Esse tipo de livro sempre me chamou a atenção, sombrio, cru e humano, com personagens que amamos enquanto o odiamos, porque são humanos e pessoas que erram como nós.
O Henry pode ser odiado por muitos, mas para mim ele é tão complexo que terminei o livro ainda não compreendendo ele.
O Bunny Caraca ele não merecia ser morto ainda pelos amigos, que ele amava e a gente sabia que eles também o amava.
Mas esse livro tem um tom de politicamente errado, e o narrador o Richard apesar de ele ser o protagonista ele é chato, e ele mesmo sabe disso por causa do fascínio dele pelos amigos do curso de grego.
O final do livro é triste, mas termina como um filme melancólico enquanto lia conseguia descrever a imagem na minha cabeça.

?É feliz aqui??, perguntei afinal.
Ele refletiu por um momento. ?Não necessariamente?, disse. ?Mas você também não é muito feliz onde está.?
Brnprado 08/09/2022minha estante
Esse livro é fantasticooooo. Ja leu "O Pintassilgo"?

Maelen0 08/09/2022minha estante
Ainda não, só assisti o filme, mas quero muito ler

Venus 28/11/2023

MEU DEUS, que livro é esse ??? "A história secreta" faz você repensar sua moralidade, faz você defender o indefensável. Esse livro é maravilhoso, é simplesmente maravilhoso
Vicente Tavares 29/11/2023minha estante
Gostei do post, me deixou curioso! Valeu

kelly.brekker 24/08/2021

"Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios."
Esse livro me surpreendeu TANTO e foi ótimo, o suspense em volta dos personagens, as referências que são citadas, a agonia que dá pra saber como que tudo vai acabar sério, sem palavras maravilhoso

MAS ESSE FINAL eu não tava esperando ??

?E, se a beleza é terror?, Julian disse, ?o que é o desejo, então? Pensamos ter muitos desejos, mas no fundo temos apenas um. Qual seria??

?Viver?, Camilla disse.

?Viver para sempre?, Bunny falou, o queixo apoiado nas mãos. "

Roberta 22/04/2021

Bom demais
Livro preferido do ano até o momento, beleza, mas o que eu faço agora que acabou?

Muito bom, típico livro que da vontade de estudar e aprender cada vez mais idiomas e costumes só com a história que te faz se apegar a cada um dos personagens.

kote 19/02/2021

bem branco
esse livro é um exemplo perfeito do que acontece quando se coloca um grupo de jovens brancos e de classe média alta numa mesma sala por muitas horas por dia
totalmente NÃO recomendável
se tivessem feito terapia, nada disso teria acontecido
thay 19/02/2021minha estante
bem branco KKKKKKKKKKKKKKKKK

lorestairs 21/02/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MELHOR RESENHA

livia 10/09/2022

sinto que tenho muito a dizer sobre esse livro, mas mesmo com muito esforço e tentativas acredito que eu não conseguiria falar sobre ele de maneira digna. uma obra prima, cada detalhe, cada minúcia.
as críticas ao hedonismo com a descrição detalhada de comportamentos hedônicos, crítica à hipocrisia daqueles que se dizem devotos do saber e que, na verdade, importam-se somente com o valor estético que essa idiossincrasia trás, e tanto tanto mais.
a poesia do indescritível monólogo do "viver. viver para sempre", das últimas duas páginas (e de todo o livro, na verdade) me marcaram de uma maneira que ainda não consigo descrever.
definitivamente meu livro favorito de todos os tempos.

ceci :)) 02/04/2023

Meu deus.
?essa história e muito diferente de todas que já li e juro, não é todo mundo q gosta desse estilo mas gostei bastante
?eu tirei uma estrela pq achei q umas partes a escrita ficou mto descritiva, chata e muito arrastada mas tirando isso, que livro maravilhoso!
?ele não foi escrito pra agradar ninguém, ele é mórbido,triste,estranho, e extremamente politicamente incorreto KKKKKKK
?nao e q eu concorde com tudo que aconteceu mas esse é o ponto do livro, ele não foi escrito pra vc amar e se identificar ou te agradar, ele foi feito pra mostrar o lado mais ?selvagem? do ser humano.
?são personagens extremamente complexos e bem construídos não vou mentir, além de uma proposta de história muito boa
?mostra o acontecimento, como ocorreu e o porque mas uma coisa que adorei foi que mostrou como os personagens ficaram após a morte e como isso os afetou
?enfim, um livro mto bem feito e bem escrito, por mais que algumas pessoas achem extremamente chato KKKKKKK
Gigi 02/04/2023minha estante
Meu preferido ??