A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

kelly.brekker 24/08/2021

"Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios."
Esse livro me surpreendeu TANTO e foi ótimo, o suspense em volta dos personagens, as referências que são citadas, a agonia que dá pra saber como que tudo vai acabar sério, sem palavras maravilhoso

MAS ESSE FINAL eu não tava esperando ??

?E, se a beleza é terror?, Julian disse, ?o que é o desejo, então? Pensamos ter muitos desejos, mas no fundo temos apenas um. Qual seria??

?Viver?, Camilla disse.

?Viver para sempre?, Bunny falou, o queixo apoiado nas mãos. "

ceci :)) 02/04/2023

Meu deus.
?essa história e muito diferente de todas que já li e juro, não é todo mundo q gosta desse estilo mas gostei bastante
?eu tirei uma estrela pq achei q umas partes a escrita ficou mto descritiva, chata e muito arrastada mas tirando isso, que livro maravilhoso!
?ele não foi escrito pra agradar ninguém, ele é mórbido,triste,estranho, e extremamente politicamente incorreto KKKKKKK
?nao e q eu concorde com tudo que aconteceu mas esse é o ponto do livro, ele não foi escrito pra vc amar e se identificar ou te agradar, ele foi feito pra mostrar o lado mais ?selvagem? do ser humano.
?são personagens extremamente complexos e bem construídos não vou mentir, além de uma proposta de história muito boa
?mostra o acontecimento, como ocorreu e o porque mas uma coisa que adorei foi que mostrou como os personagens ficaram após a morte e como isso os afetou
?enfim, um livro mto bem feito e bem escrito, por mais que algumas pessoas achem extremamente chato KKKKKKK
Gigi 02/04/2023minha estante
Meu preferido ??

ceci :)) 02/04/2023minha estante
MUITO BOMMMM

Gu Vaz 08/04/2022

Caos e conflito
Um jovem com o desejo de ascenção encontra a oportunidade de ser uma pessoa completamente nova em uma universidade de gente rica e se vê fascinado por um grupo seleto que estuda grego. Comandados por uma figura central as relações começam a desmoronar após um acontecimento brutal. A escrita é muito boa, os personagens trazem fascínio, mas quando o final chega, resta um sentimento de dever não cumprido, e mostra o quanto a hierarquia social tem a capacidade de encobrir as atitudes mais hediondas, seja como relação interna do indivíduo consigo mesmo ou da sociedade para com o indivíduo.

livia 10/09/2022

sinto que tenho muito a dizer sobre esse livro, mas mesmo com muito esforço e tentativas acredito que eu não conseguiria falar sobre ele de maneira digna. uma obra prima, cada detalhe, cada minúcia.
as críticas ao hedonismo com a descrição detalhada de comportamentos hedônicos, crítica à hipocrisia daqueles que se dizem devotos do saber e que, na verdade, importam-se somente com o valor estético que essa idiossincrasia trás, e tanto tanto mais.
a poesia do indescritível monólogo do "viver. viver para sempre", das últimas duas páginas (e de todo o livro, na verdade) me marcaram de uma maneira que ainda não consigo descrever.
definitivamente meu livro favorito de todos os tempos.

Camila Biel 29/12/2021

Na minha estante tem... A História Secreta.
“Penso muito naquele momento, na expressão em seu rosto. penso muito em muitas coisas. Penso na primeira vez que vi uma bétula; na última vez em que vi Julian; na primeira frase que aprendi em grego: χαλεπά τα καλά. A beleza é áspera.”
°
°
Conheci A história Secreta por causa de um vídeo de @vevsvaladares e fui logo atrás (Aliás, dona Verônica tem o dom de me convencer a ler qualquer livro logo nos primeiros 5 segundos de vídeo.). O livro, narrado em primeira pessoa, já começa dando ao leitor um grande spoiler. Sim, logo nas primeiras páginas você vai saber que Richard Papen e seus amigos da faculdade Francis, Henry, Charles e Camilla mataram Bunny, outro colega do curso de literatura clássica (um adendo, esse curso mais parece uma seita). Porém, o fato do grupo ter cometido o assassinato não é o fato importante aqui na História Secreta, mas sim os eventos que levaram o grupo a cometer o crime.
Inspirado em As Bacantes de Eurípedes, a obra de Tartt é deliciosa. Acompanhar Richard se envolvendo em situações que mais parecem uma cama de gato, pensar “agora não tem jeito deles escaparem dessa”, ver os mistérios se revelando diante dos seus olhos (perdi a conta de quantas vezes eu fiquei de boca aberta) são os grandes charmes do primeiro livro da autora. A escrita também é muito fluida e a tradução e revisão são muito cuidadosas.
Outro fator que eu acho muito interessante de pontuar é a relação dos alunos com o professor de grego, Julian. Os seis sentem uma adoração tão grande que o mestre ocupa até mesmo a imagem paternal para alguns deles. Mas o jogo de aparências é tão grande entre todos que ninguém vê realmente como o outro é. Para os jovens, ele é como um deus, que os ama e protege, mas o que acontece quando o jogo muda? Donna Tartt vai brincar muito com esse conceito de pontos de vista, deixando o leitor defender um personagem para logo em seguida defender outro.
A História Secreta foi minha última leitura concluída de 2021 e posso afirmar que fechei o ano com chave de ouro!

site: https://www.instagram.com/minhaestantetem/

Roberta 22/04/2021

Bom demais
Livro preferido do ano até o momento, beleza, mas o que eu faço agora que acabou?

Muito bom, típico livro que da vontade de estudar e aprender cada vez mais idiomas e costumes só com a história que te faz se apegar a cada um dos personagens.

vivs 02/06/2021

a história secreta
eu só posso dizer que estou completamente obcecada por tudo sobre esse livro. eu levei mais de sete dias pra terminar, e não foi uma leitura rápida, mas também não foi tao lenta. posso dizer que esse livro é denso; muitos assuntos delicados têm pauta aqui, e somados com a mistura do latim e a escrita não tão simples me fizeram demorar um pouco mais nessa leitura. fiquei tao imersa nesse livro que tive vontade de aprender grego antigo - não é brincadeira. no começo eu fiquei impressionada em quão diferente e singular cada personagem era, e até o fim não consegui saber se amava ou odiava MUITO todos eles (com exceção do bunny chato para um caralho).

a grande questão de tudo é richard - o protagonista - querendo se enturmar com a galera da nova faculdade na qual ele frequenta; sendo todos esses colegas ricos, inteligentes e extremamente aristocratas, enquanto richard é só mais um cara de classe média-baixa que cresceu perto do litoral e se esforça muito para esconder essa parte de sua vida (inclusive pra quê?? acho que já tava claro que a maioria de lá já sabia que ele era "pobre"). com a passagem do tempo, e com a sua entrada na aula de grego, richard começa a ter uma amizade com todos os cinco excêntricos alunos. o que todos que leram acham que há uma reciprocidade - que na verdade não existe. numa passagem, henry deixa claro para richard que eles realmente não se importavam - o que me deixou com um aperto no peito - mas que assim como tudo nesse livro, tem uma boa construção.

a parte mais agonizante do livro, acredito que para todos que leram é a morte do bunny. a partir do momento em que começaram a planejar o assassinato, comecei a ler as páginas tremendo - sem brincadeira. é tanta tensão, e tantas sensações que se torna doloroso; não pelo assassinado em si, mas por aqueles ao seu redor, envolvidos nessa morte.a partir desse ponto do livro, a história vira de cabeça para baixo; e o que eu antes achei parecido com o clube dos cinco, se tornou um círculo sem fim de dor e mais dor.

o que mais me fascinou, no geral, foi a construção dos personagens, de modo que o suspense não é o ponto principal de tudo. como primeiro pensamento sobre o grupo que tive, queria fazer parte de algo assim, de uma "família" como eles se tornaram. porém, com uma maior reflexão, pude perceber que esses personagens não são perfeitos, e não são o ideal de convivência; mas são humanos e para todos seus erros, surgem consequências. é mágico como cada detalhe - por mais que de início pareça insignificante - tem sua parte e se torna essencial para construir toda a trama. sob a visão de richard - que não é um narrador nem um pouco confiável - somos enganados e encantados constantemente por aquele grupo, que exalando um certo ar de superioridade fascinante, faz com que o sentimento de querer pertencer de algum modo cresça, tanto no leitor quanto em richard. com a narração completamente questionável, o personagem nos ter uma visão parcial e a favor do grupo.

o livro também trás uma grande quantidade de discussões, e o que me atiçou mais foi saber que tudo era dado como uma critica ao elitismo nas universidades estadounidenses. uma vez que a temática trata de conceitos filosóficos, sociais e morais; há grandes diálogos sobre literatura e ética. dentro dessas discussões, a mais perceptível foi o preconceito descarado de bunny, que era dado como uma simples brincadeira pelos amigos - até não ser mais só isso, juntamente com o elitismo de julian ao aceitar pouquíssimos alunos em sua aula e isolar esses do resto da sociedade escolar. também existem as discussões sobre loucura, lucidez e culpa, que são dadas em conjunto com paralelos entre a história dos personagens e a mitologia grega.

Ana 19/03/2023

Eu te amo muito Henry Winter
Talented, brilliant, incredible, amazing, show stopping, spectacular, never the same, totally unique, completely not ever been done before, unafraid to reference or not reference, put it in a blender, vomit on it, eat it, give birth to it

Damy 09/10/2020

beleza é terror
Eu tava esperando um final bem louco ou bem feliz, acabei recebendo um final meio triste e um tanto vago (a cara da Donna Tartt mesmo), mas no geral eu amei. Os personagens são bem construídos e os acontecimentos me deixaram tão curiosa que eu não conseguia parar de ler.

Thai lendo 21/02/2022

"Porque é perigoso ignorar a existência do irracional."
?A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta.?

A forma como a escrita desse livro me segurou chega a ser impressionante. Diversas vezes me vi lendo mais pela escrita do que pela história em si. Não que o enredo deste livro seja ruim, pelo contrário, é muito bom, mas a escrita, ela conquista, ela cativa e diversas vezes me peguei observando a escolha de palavras da autora, tão bem colocadas, combinando tão bem. Mas nem tudo que é bom dura sempre. Apesar de ser incrível, em dado momento, talvez tenha se tornado um tanto maçante.

"Quando a poeira assenta; quando os convidados já partiram; quando a pessoa olha em torno e percebe ? para sua imensa surpresa ? que está num mundo inteiramente diverso."

Acontece que a premissa que eu li pela sinopse e por tantas recomendações em reels e posts, se dá mais por um encantamento da história do que realmente se revela o livro. Ignore a sinopse, ela só detem o conhecimento básico de como esta obra é e vendo assim, talvez a suas expectativa não sejam arruinadas.
Falando do enredo em si, a proposta é muito boa apesar de ser focada mais em desenvolvimento de personagens do que da trama que se desenrola. Os personagens literalmente controlam o livro. Isso me pegou bastante, Richard, apesar de não ter uma personalidade muito marcante, foi uma ótima escolha de protagonista. O fato de estar contando o seu tempo de faculdade (e o foco principal do enredo) diversas vezes fica na dúvida se a memória que ele nos conta não foi totalmente romantizada através de suas experiências passadas e seu grande sentimento de nostalgia. Eu fui seguindo a história nesse embalo, pensando na escrita, pesquisando a centenas de referências culturais e de marcas, conhecendo os personagens, até que cheguei perto da conclusão.

Talvez esse realmente tenha sido o propósito de Donna ?Fazer com que duvidemos de sua credibilidade para terminar seu livro, ou que pensássemos que tenha se enrolado? mas achei o final meio desconexo. O personagem em questão (todos alias)era muito mais complexo do que a autora demonstrou no fim ou então, tão raso que acabou omitindo sua superficialidade com tantas referências e respeito que outros tinham sobre si.

Sendo mais breve, achei que o final não tenha combinado com todo o caminho que tinha se desenrolado até então, com toda a trajetória que em que o leitor foi guiado, simplesmente pareceu que aquele era o unico fim pensado ou que a autora não sabia mais o que fazer para acabar seu livro sendo que não faz sentido, já que desde o começo a trama se densernolara tão bem.

Houve também outras coisas que me permiti achar estranho ou simplesmente não gostar como em trechos de tradução ou cenas não muito explicados mas que apesar de diminuirem a quantidade de estrelas, não deixam de fazer com que este livro seja menos incrível.

É fantástico, sério mesmo. Uma obra brilhante feita por uma mente brilhante. E não, não li nenhum outro livro da autora e também escrevo essa resenha não muito tempo depois de ler o livro, e posso acabar mudando minha opinião depois de essa nuvem de absorver tudo que li passar, mas até então, eu gostei, e gostei muito.

Acredito que todos que queiram conhecer um dos ícones dark academia ou até mesmo uma obra como essa, deva ler, é bom e vale a pena, mesmo que tenha muitas referências que talvez você tenha que pesquisar para ler.

Mii 14/01/2023

Tragédias, dramas e romances
Comecei A História Secreta com muita expectativa no livro, e penso que isso possa ter prejudicado a minha avaliação sobre ele.
Definitivamente é um livro com uma complexidade extraordinária, com analogias a tragédias gregas e personagens bem construídos, porém, tenho que confessar que foi uma leitura um pouco lenta e cansativa, a história não fluiu da maneira que eu esperava e o mistério não me chamou muito a atenção.
A gente entende o motivo deles terem matado o bunny na metade do livro, fato que eu acho que poderia ter demorado um pouco mais para aparecer, pois depois disso são poucos os acontecimentos que chamam a atenção do leitor. E parece que a autora tenta compensar isso colocando um final inesperado ( que nem é tão surpreendente assim, sendo bem sincera ), para no fim terminar o livro com uma frase de impacto.
Consigo entender o porquê do livro ser tão aclamado, mas, infelizmente, ele não funcionou para mim.

tahu 01/08/2022

Dionísio é o Mestre das Ilusões [não acredite em tudo que vê
Indago agora sobre a gênese de um filósofo, e afirmo o seguinte:
1. Um jovem não pode possivelmente saber quem são os gregos e romanos.
2. Ele não sabe se está capacitado a conhecê-los
(Friedrich Nietzsche)

Venham, passemos uma hora agradável a contar histórias, e nossa historia servirá para a educação de nossos heróis.
(Platão)

Assim Dona Tartt apresentando ?A história secreta?, prometendo uma narrativa densa, bem fundamentada e envolvente, promessa que é devidamente cumprida nas páginas seguintes. A escrita é muito bem estruturada, com linguagem fácil e democrática, mas ao mesmo tempo lenta e sobrecarregada em boa parte do livro (poderia facilmente ter pelo menos umas 100 páginas a menos), apesar de ter entrado de cabeça nele. Tartt foca, em muitos momentos, em detalhes ?superficiais, não relevantes para a história e, arrisco dizer, inócuos, descrições exacerbadas e pensamentos flutuantes do narrador (que há de se afirmar, não lá muito confiável); trechos os quais eu lia dinamicamente, sem muito foco ou preocupação. Apesar disso, há muitos diálogos, o que torna a leitura mais leve e definitivamente imersiva. O desenvolvimento das personagens é muito bom, de modo a não apresenta-los como vilões ou heróis, mas humanos, jovens da elite americana, mimados e ricos, mas pelos quais cria-se um afeto ? vivemos a tensão dos conflitos junto com eles como se fizéssemos parte da turma de grego de Julian.
Ressalvo alguns pontos tais como as inúmeras passagens em grego, latim ou francês sem tradução, deixando tal trabalho todo ao leitor, o qual seria facilmente resolvido por uma nota de rodapé. Também para o epílogo, o qual, ao meu ver, poderia ser excepcionalmente finalizado no parágrafo que segue o diálogo final de Richard e Camilla, encerrando o livro com primor ?(?) , portanto estás lágrimas?.

O plot twist, desenvolvido já nas últimas páginas, me surpreendeu positivamente, bem como os clímax súbitos ao longo dos capítulos.

Incorporando a Dark Academia, trata-se de um thriller não tradicional, afinal, sabemos, desde o início qual o crime, quem morre e quem são os culpados, mas foca na tensão do porquê e das justificativas e relacionamentos das personagens, uma mistura de ?A sociedade dos poetas mortos? com ?How to get away with murder? e, ainda que chame a atenção e curiosidade pela excentricidade da história, não é, definitivamente, um livro para qualquer um, ressalto os gatilhos de homoerotismo, homofobia, incesto, violência, morte, entre outros?.

Bruno Malini 23/07/2020

Excelente
Um dos melhores livros que já li. Com personagens muito bem construídas. Excelente

Nara 27/06/2022

Adorei!
Uma história que por diversos momentos nos prende a ela. Causa várias sensações...Umas boas e outras nem tanto assim. Quem já se sentiu um pouco excluído ou tentou se encaixar no grupo de "amigos" vai saber como Richard se sente. No final você se sente bem por ter lido algo tão bem escrito, com várias tramas p se safar da punição de seus atos, mas também sentirá uma certa angústia por perceber que nem tudo sai de acordo com o planejado e que a vida não é tão boa para todos.