tahu 01/08/2022
Dionísio é o Mestre das Ilusões [não acredite em tudo que vê
Indago agora sobre a gênese de um filósofo, e afirmo o seguinte:
1. Um jovem não pode possivelmente saber quem são os gregos e romanos.
2. Ele não sabe se está capacitado a conhecê-los
(Friedrich Nietzsche)
Venham, passemos uma hora agradável a contar histórias, e nossa historia servirá para a educação de nossos heróis.
(Platão)
Assim Dona Tartt apresentando ?A história secreta?, prometendo uma narrativa densa, bem fundamentada e envolvente, promessa que é devidamente cumprida nas páginas seguintes. A escrita é muito bem estruturada, com linguagem fácil e democrática, mas ao mesmo tempo lenta e sobrecarregada em boa parte do livro (poderia facilmente ter pelo menos umas 100 páginas a menos), apesar de ter entrado de cabeça nele. Tartt foca, em muitos momentos, em detalhes ?superficiais, não relevantes para a história e, arrisco dizer, inócuos, descrições exacerbadas e pensamentos flutuantes do narrador (que há de se afirmar, não lá muito confiável); trechos os quais eu lia dinamicamente, sem muito foco ou preocupação. Apesar disso, há muitos diálogos, o que torna a leitura mais leve e definitivamente imersiva. O desenvolvimento das personagens é muito bom, de modo a não apresenta-los como vilões ou heróis, mas humanos, jovens da elite americana, mimados e ricos, mas pelos quais cria-se um afeto ? vivemos a tensão dos conflitos junto com eles como se fizéssemos parte da turma de grego de Julian.
Ressalvo alguns pontos tais como as inúmeras passagens em grego, latim ou francês sem tradução, deixando tal trabalho todo ao leitor, o qual seria facilmente resolvido por uma nota de rodapé. Também para o epílogo, o qual, ao meu ver, poderia ser excepcionalmente finalizado no parágrafo que segue o diálogo final de Richard e Camilla, encerrando o livro com primor ?(?) , portanto estás lágrimas?.
O plot twist, desenvolvido já nas últimas páginas, me surpreendeu positivamente, bem como os clímax súbitos ao longo dos capítulos.
Incorporando a Dark Academia, trata-se de um thriller não tradicional, afinal, sabemos, desde o início qual o crime, quem morre e quem são os culpados, mas foca na tensão do porquê e das justificativas e relacionamentos das personagens, uma mistura de ?A sociedade dos poetas mortos? com ?How to get away with murder? e, ainda que chame a atenção e curiosidade pela excentricidade da história, não é, definitivamente, um livro para qualquer um, ressalto os gatilhos de homoerotismo, homofobia, incesto, violência, morte, entre outros?.