A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

dreamfool 24/04/2024

Mistério? Aqui não.
Uma coisa que me chocou logo de cara, foi que tanto quem morreu e quem matou já foram revelados na primeira página. Diferentes de outros, que só final sabíamos quem matou, esse seque um caminho diferente. Mesmo assim, me vi mais curiosa para saber o que fez chegar ao ponto de assassinato.

Pegando o prólogo de ponto de partida, já dá alguns indícios (pelo menos pra mim) que aquele grupo era bem unido. Demorou um pouco para o protagonista se ver inserido nesse grupo fechado, mas quando o fez foi incrível ver a relação próxima de todos e suas interações. Ressalto principalmente os momentos passados na casa de campo de Francis. Foi um dos momentos que mais apreciei da leitura. Eles simplesmente se divertindo, conversando, jogando ou simplesmente apreciando a paisagem.

Tudo começa a desmoronar com a descoberta de Bunny. Todos aqueles problemas, que antes eram ofuscados pela sinergia daquele grupo, começaram a vir à tona. Eles sempre existiram, mas naquele momento foi como se uma luz forte fosse lançada nele. (pelo menos o que eu senti.

Depois do assassinato foi quando tudo desabou de vez. A relação foi se desintegrando nas pontas e a amizade que tinham era mantida por fios praticamente. E a tendência parecia piorar.

Enfim. Pensamentos que me viam à mente ao longo da leitura. Apreciei muito ler todos os altos e baixos dessa amizade que parecia improvável se não fosse pelo seu amor por grego. Foi prazeroso de se ler e me vi prendida do início ao fim.

yaszzeni 23/04/2024

QUE OBRA.
Se vc gosta de Mitologia grega, arte, literatura, Grécia e Roma antiga, frases contemplativas sobre a vida que mexem com qualquer um, leiam esse livro.
Para mim, perde total a graça dele se eu contar os detalhea, então descubram por si mesmos..

não se apeguem em ngm e em nd.

ilmatrbl 23/04/2024

Péssimo
Esse provavelmente é um dos piores livros que eu já li na vida.
História péssima, personagens péssimos, enredo péssimo, é tão ruim que eu particularmente não consigo nem entender por qual motivo me disseram que era bom. A autora não soube tratar de nenhum dos assuntos absurdos que ela colocou nessa bomba e mascarou tudo com palavras bonitas e difíceis pra dar um ar mais inteligente a essa palhaçada mas no fim só ficou ainda pior. Nossa eu gostaria de esquecer o que eu li, a única parte boa foi quando acabou. HORRÍVEL!

rappsody 22/04/2024

Sem sal e sem criatividade.
Sei que muitas pessoas vão discordar dessa resenha e dessa nota, mas preciso muito saber, o que tornou esse livro tão popular ou querido?

a premissa da história é interessantíssima, os personagens são, até certo ponto, muito cativantes e, de repente, a magia passa. donna tartt é genial em utilizar palavras bonitas e rebuscadas para explicar o nada, uma maneira ?gourmet? de dizer que nem mesmo ela deveria saber o que estava acontecendo com a própria história e/ou personagens do meio para o final do livro. ela não é clara ou objetiva quando precisa ser para causar certo impacto, ao invés disso, ela utiliza de frases singulares, com certo efeito, para manter o leitor mais leigo focado (ou ter passagens impressas e coladas nos ?journals? alheios).

não gostei de muitas coisas nesse livro; a fórmula, a escrita, a ambientação. me disseram que era para ser ?dark academia?, mas foi apenas insuportável.

Antonio Accioly 21/04/2024

Impressionado
Esse livro é absurdamente bem escrito!
Para um primeiro livro publicado de uma autora iniciante, Donna Tart começou na melhor forma possível.

A trama é envolvente. A narrativa é construída de uma forma que num piscar de olhos você se sente mais um membro daquele grupo. E o engraçado, é que a maioria dos personagens são detestáveis e tem atitudes questionáveis, e isso nunca se torna um ponto negativo no decorrer da leitura, porque a autora consegue os tornar interessantes, você quer saber o que cada personagem vai fazer, o que cada um esconde, e assim por diante.

A história é uma espiral, cada vez vai fincando mais absurda, louca, e envolvente. A primeira metade do livro é trabalhado o assassinato do Bunny, e os motivos que levaram os 5 amigos a matarem seu colega de sala. Já a segunda metade do livro, vemos as consequências do crime naquele grupo, trabalhando culpa, medo e ressentimento. Só que isso tudo não é nem 10% do livro. Cada personagem esconde algo, e é maravilhosamente um absurdo, na melhor forma possível. As ultimas 10 pgs do livro é uma adrenalina.

Amei o livro, me lembrou uma mistura de Garota Exemplar, A Sociedade dos Poetas Mortos e Crime e Castigo.

Jojo 17/04/2024

"A beleza é cruel"
Este livro é bem cruel, então.

Meu Deus, que estética, que história, que amor, que paixão. Donna Tartt é uma mulher genial, inteligente e dá para sentir o amor pela escrita que ela tem ao ler seus livros.

A História Secreta é um livro tão maravilhoso e profundo e cheio de nuances que acho que apenas uma leitura não seria suficiente para captar todos os detalhes e conexões. É uma história real, crua, de assassinato. Tentar se enganar com um mundo de fantasia e romance não anula as coisas ruins que você fez.

No começo do livro, dá para perceber como Richard, um garoto simples da cidade de Plano, se encanta com as maravilhas acadêmicas que são proporcionadas a ele em uma idade mais intelectual. Mas quando a névoa de novidade se dissipa e a realidade vem à tona (estresse, trabalhos complicados, desinteresse pelo curso, segredos demais), tudo de uma hora para outra não é mais tão bonito assim. É de uma hipocrisia sem tamanho que esse livro tenha aberto o caminho para o subgênero "dark academia" quando esse livro critica esse materialismo em si.

As personagens são maravilhosas e você odeia e ama todas elas, apenas com medidas diferentes. Todas elas são humanas demais e isso ainda é um pouco estranho já que estamos acostumados a ver personagens mágicos e, ou moralmente duvidosos, ou o justiceiro herói da trama. Não. São apenas pessoas fazendo decisões pessoais e tendo consequências reais. Além de termos um narrador não confiável, até porque quem acredita que o Richard não se fez de vítima pelo menos um pouquinho na hora de contar a história dele provavelmente não leu o livro direito.

Não é um livro para tentar fugir do mundo em que vivemos, mas para mergulhar nele, se apaixonar e eventualmente sentir uma náusea estranha com as descrições desesperadoras do livro e por fim acabá-lo, sentindo um sentimento de hiperconsciência no final.

excelynch 14/04/2024

Se a decepção fosse um livro...
Nesse livro a autora usa religião, preconceitos, sexualidade, saúde mental, abuso de dr*gas, suicídi* e machismo em meio a floreios sem sentido pra passar um "ar de inteligência" e de crítica quando na verdade ela só está tirando a importância desses temas, fazendo deles uma coisa boba na história, algo só pra trazer "choque". além de usar palavras difíceis e longos textos só pra você sentir que está lendo algo que vai te trazer alguma reflexão. quanto mais eu lia mais eu queria que essa história realmente fosse secreta pra eu nunca ter ficado sabendo dela. pior livro de todos, por favor NÃO LEIA.
ilmatrbl 22/04/2024minha estante
kkkkkkk "eu queria que essa história realmente fosse secreta pra eu nunca ter ficado sabendo dela."

sadisnown 09/04/2024

Perturbador
Como resumir ?A História Secreta?? Acho que a melhor forma seria parafraseando o próprio livro ?Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios.?
O livro é muito bonito, seja pela forma que é escrita ou pela atmosfera. A estética num geral é bela, os personagens são e falam de forma belq, mas isso só torna o livro mais perturbador (não necessariamente de um jeito negativo). Eu o li sentindo que estava assistindo um filme por uma janela embaçada, sabendo apenas um terço do que realmente acontecia, e sentindo uma falta de pertencimento. Isso se deve provavelmente pela narração do Richard, que mesmo fazendo parte do ?círculo de amigos?, não passa de um mero observador, tendo o mesmo afirmando isso diversas vezes.
Eu li esse livro o tempo todo sentindo que algo mais ?grotesco? iria acontecer, mas ele se mostrou muito mais mundano e corriqueiro do que eu esperava, tudo isso ajudou mais ainda no desconforto que senti. Até a última página eu sentia que algo muito pior que todo o resto iria acontecer, algo muito mais pitoresco, mas no fim eles só são jovens arrogantes que se acham mais inteligentes que os outros(eles realmente são) vivendo a vida obcecados pelos clássicos e agindo como os gregos antigos agiriam (pelo menos de acordo com a cabeça deles). Os personagens são todos, em geral, pessoas ruins (menos a Camilla, mas acho que isso se deve principalmente à visão extremamente idealizada e romantizada que o Richard descreve ela), e acho isso extremamente interessante e perturbador, o simples fato de que eles tratam coisas terríveis como se fossem coisas normais do cotidiano já prova isso (como por exemplo sobre as mortes e até mesmo a situação dos gêmeos), entretanto, acho que isso acaba casando melhor ainda com o fato de que eles vivem num universo paralelo, fissurados por tragédias gregas, e esses acontecimentos que na nossa realidade seriam horríveis, nelas são corriqueiros.
A História Secreta fez um dos melhores usos de narrador personagem que eu já li. O fato de não termos certeza de nenhum acontecimento de verdade, por ser narrado por um narrador não-confiável só torna o livro mais interessante e diferente, somos constantemente lembrados na leitura (indiretamente ou diretamente), de que o Richard não tem certeza das coisas, e com certeza ele não resolve contar com detalhes alguns fatos importantes, e vemos todos os personagens com a lente dele. Consequentemente, não temos 100% de certeza que eles eram assim pois o narrador era um romântico, ele narrava com muito desgosto personagens que ele não gostava, o que acabava resultando em um desgosto do leitor pelo personagem, e ele narrava de uma forma muito idealizada e perfeita os personagens que ele gostava, o melhor exemplo disso seria a Camilla, como citada anteriormente, tal personagem é a predileta de muitos exatamente por conta da narração do Richard. Ou seja, sabemos e enxergamos apenas o que ELE quer, nos induzindo o tempo todo à tomar certas interpretações e ideias.
Enfim, tenho a sensação de que a Donna Tartt executou perfeitamente a ideia inicial do livro, tantos detalhes sutis só podem ser percebidos quando você relê certos trechos após fazer certas descobertas mais pra frente do livro, e isso é extremamente satisfatório.
Resumidamente, o livro é excelente (não diria que é o melhor que li, por achar ele extremamente maçante e cansativo), mas com certeza recomendo pra quem gosta desses livros mais ?Dark Academia?, vi muita gente dizendo que ele é parecido com ?Como se fossemos vilões? (que é com certeza um dos meus livros favoritos), mas acho que eles são bem distintos, a única coisa que eu diria que se assemelham seria a estética e o fato de jovens ?antiquados? cometerem algum assassinato e falarem de um jeito bonito. Mas mesmo assim, caso você tenha gostado de um ou de outro, recomendo ler o outro, para tirarem suas próprias conclusões :)

Ana Val 09/04/2024

Castigo do monstro
Como posso descrever esse livro? Não é que seja mal escrito, pelo contrário, dá para perceber que a autora tem boas técnicas de escrita, boas descrições e diálogos. Porém, isso não é suficiente. O grande problema desse livro para mim foi a frieza. O que pode ser visto como atrativo para alguns, na minha visão torna o livro impessoal. Entre as amizades, mistérios, assassinatos planejados e não planejados, abuso de drogas, nada disso faz a menor diferença para mim pois não consegui ligar para ninguém. Nenhum personagem tem profundidade, apesar de tentarem arduamente. Podiam matar todo mundo, irem todos presos, eu simplesmente não conseguia ligar. Morri de tédio, demorei meses para terminar porque pouco me importava com esses pobres coitados universitários perdidos. ZzzzZ ao extremo, CHATO CHATO CHATO, prova de resistência terminar. Isso pq há vários acontecimentos supostamente eletrizantes, que não prendem em nada. Também me custou conceber um personagem tão questionável como o narrador. Desde a vontade infundada (ou mal desenvolvida?) de estudar grego e clássicos sendo tão pobre, sem ter onde cair morto, abrir mão de tudo por conta de gente que conheceu há 20 min, voluntariamente e sem necessidade alguma participar passivamente de uma conspiração homicida.... Não me parece verossímil, mesmo para um sociopata em potencial. Além disso, o livro é presunçoso o tempo todo. não rolou para mim, não julgo quem gosta mas me pergunto como consegue.

prblyafuturemilf 05/04/2024

"Mas o acaso? É invisível, errático, angelical."
Não há nada que eu possa dizer sobre esse livro que vá ser digno e fiel ao que realmente é. Se quer saber o que eu escreveria aqui, leia

A resenha da primeira leitura tá mais detalhada, ok?

Gai 04/04/2024

Sobre a pura beleza do terror que é ser humano
Eu não esperava nada que me foi entregue no livro. Esperava um assassinato, um como é um porquê. E eu recebi personagens incríveis tentando ser humanos.

Acho que essa é a coisa bonita de A História Secreta, cada um do grupo está tentando apenas ser humano, em todas suas interpretações do que significa isso. Todas as referências e simbolismo clássico do livro mostram isso e como cada um encara a vida.

Descobri que sou apaixonada por dark academia e por explorar o porquê de cada coisa, de cada personagem, de cada passagem. E Donna Tartt nos dá um prato cheio de porquês.

Muitos livros perderão o brilho depois que eu li esse. Mas tudo bem, posso sempre voltar para ele e deixar o Richard me contar a história de mais uma de suas loucuras. :)

?E, se o amor for algo de que se possa compartilhar, suponho que tivemos isso em comum.?