Narcisismo

Narcisismo Jeremy Holmes

Resenhas - Narcisismo

Abinaécia 23/03/2023

Aborda as relações do sujeito com a imagem, a identificação e o investimento. Enfatiza, ainda, a interação entre fascínio e servidão para, daí, indicar que o processo analítico caminha na contramão dos excessos do narcisismo.

Vivi 07/07/2012

Quem já ouviu a historia de Narciso?
Narciso era um homem de imensa beleza, que nunca havia visto seu reflexo. Então, ao se olhar nas aguas de um rio, se apaixona pelo reflexo, e, ao tentar beijar-se, se afoga nas aguas do rio.. Narcisimo, a paixao por si proprio.

DanteSw 10/01/2023

Revelações
Esse é um livro que mesmo que tenha palavras que fogem do nosso dia a dia conseguimos entender, a escrita é bem agradável e leve considerando o tema em questão. Por incrível que pareça me identifiquei levemente com ele skksks

Carla.Parreira 07/10/2023

Conceitos da psicanálise - Narcisismo
(Jeremy Holmes)
Eis um resumo básico do assunto: Todo ser humano cria algum tipo de fantasia de retorno para o lugar de admiração, atenção e carinho inicial obtido lá nos primeiros anos de vida. O ideal do Eu surge como correção para a inadequação que a criança usa inconscientemente para explicar essa carência de amor incondicional ou satisfação não suprida. Noutras palavras, essa inadequação por si só é simplesmente uma interpretação errada (distorção cognitiva) da realidade que a criança elabora para explicar o porquê de não estar mais sendo suprida como antes. Isso é o que a psicanálise chama de psiconeurose. Trata-se de enfermidades cuja origem é totalmente psicológica (daí o acréscimo do prefixo ?psico?) e cujos sintomas são o resultado de conflitos psíquicos insuportáveis entre certos anseios infantis da pessoa e a imagem que ela pretende ter de si mesma. Nesse sentido, a neurose acomete aqueles indivíduos que mantêm um apego excessivo a determinados desejos da infância e, ao mesmo tempo, se condenam exageradamente por nutrirem tais desejos. Existe a necessidade inconsciente de satisfazer simbolicamente os anseios infantis ao mesmo tempo em que precisa se proteger de tomar consciência desses desejos, permitindo, assim, que se mantenha numa autoimagem intacta.
Narcisistas surgem da neurose de confirmar que eles são bons, incríveis e grandiosos, porque vieram de um ambiente onde a fratura (distorção cognitiva) se deu por causa de cobranças de perfeição. A vítima do narcisista, por sua vez, está na busca do amor romântico, ou seja, inconscientemente busca alguém grandioso que consiga preencher a demanda do amor incondicional não recebido na infância. É nesse ponto que ocorre a atracão de ambos, onde um complementa ou alimenta a neurose do outro. Quer tenhamos consciência ou não, nos movemos no mundo para satisfazer nossas fantasias de prazer nesse campo do vínculo amoroso que é a necessidade mais básica incorporada no inconsciente desde quando éramos bebê e precisávamos disso para sobreviver.

Helo 13/05/2023

Desafio
Jakakakskskdkxksskksksksksjsjsjsjejejdnxnxjxkskskskskskskkdkdkdkdkdkdkdkdkdkdkdkkcckkdndjdixkskdksidk