Kurt Seyit & Shura

Kurt Seyit & Shura Nermin Bezmen

Resenhas - Kurt Seyit & Shura

Rafaela 06/01/2018

Bem diferente da série
O livro é bem diferente da série disponível no Netflix. Apresenta um Seyit bem mais humano que a versão televisiva. Gostei disso, na série ele é praticamente invencível e um pouco tolo (por não perceber a atuação do vilão Petro).

A Shura do romance, apesar de jovem, é bem madura e mais palatável que a versão da TV.

Contudo, acredito que o romance é sobretudo dedicado à saudade dos tempos passados. O amor de Seyit e Shura é a representação do amor por aquilo que representa o passado e o que está longe, indisponível. Justamente por representar algo incorpóreo, temos uma paixão intangível, quase sobre-humana. Tornando os relacionamentos possíveis e reais insatisfatórios.

O romance é brilhante ao mostrar que a vida real não pode se comparar com a imaginária, por se tratar de uma comparação injusta.
Angela.Maraschin 27/06/2019minha estante
Gostei muito da tua análise! Também me senti assim. Mas adorei a história, com os personagens mais humanos...

karine 13/02/2018

Incógnita.
Pra mim, esse livro é uma incógnita. Nele, foi inspirada minha série favorita. No entanto, me causa tantos sentimentos controversos, que nao sei mto bem minha opiniao final. Amor, esperança, e em seguida ódio e indignação. Demorei meses pra aceitar esse final. É desolador. No entanto, foi baseado numa história real. Como não tem mto o que fazer, vez que já aconteceu, recolho os cacos do meu coração e dou 5 estrelas. Poucas histórias podem causar reações tão intensas.
Kttavares 16/05/2020minha estante
Mega ti entendo ? eu amei demais, chorei horrores, me senti tão próxima da história... Ainda não aceitei bem o final mas me consolei mais por ser uma história real..

Kézia 15/01/2018

"Nós nunca morremos enquanto nossas histórias estiverem vivas"
Eu estava louca atrás desse livro após assistir a série na Netflix e felizmente acabei ganhando de natal. Como estava finalizando outra leitura guardei para ler no início do novo ano. Essa foi minha primeira leitura de 2018. E eu não estou sabendo lidar ou me despedir dessa história tão marcante.

Esse é um romance memorável, real, e de partir o coração. Não só os acontecimentos relatados aos personagens principais mas todos os que estiveram envoltos nesse cenário devastador de sofrimento e abandono, e todas as demais consequência desastrosas que a guerra é capaz de oferecer.

Terminei o livro com um misto de emoções, querendo ter acesso a todas as obras que complementam essa história, querendo conversar com alguém que também tenha lido o livro, querendo rever a série. Essa é uma daquelas histórias inesquecíveis, com personagens cativantes, que enfrentaram muitos desafios, e você se pega pensando neles muito tempo depois de ter lido.
Queria que muita coisa pudesse ter sido diferente, justamente por ter acontecido, anos atrás, à pessoas reais.

Até para quem já assistiu a série, essa leitura é recomendável, pois é bastante diferente da adaptação para a tv, é rica em detalhes, e além de ser a verdade dos fatos contada através da neta do personagem principal ainda apresenta contextos históricos e tensões politicas muito interessantes dessa época na Rússia.

Gostei da escrita da autora, é leve e objetiva. A única ressalva seria a economia de diálogos, várias vezes, enquanto algumas cenas eram descritas senti que poderia haver maior interação entre os personagens através de conversas.

Muita gratidão a editora Pedrazul por nos permitir ter acesso a essa obra.

Tatiane Silva 07/03/2020

Emocionante
Apesar do começo ter sido bem lento, capítulos grandes e muito descritivos a partir de uns 40% flui melhor. Um romance histórico que me deu uma dimensão melhor do período da revolução russa , bem triste por sinal e o romance entre Kate e Shura que superaram muitas dificuldades para poderem ficar juntos. O fato de saber que é uma história real me deixou ainda mais triste de ver narrado momentos tão difíceis
Kttavares 16/05/2020minha estante
Realmente chorei demais com a série mas ainda não consegui ler o livro por medo de sofrer com essas histórias de novo. Mas sinceramente foi uma das histórias mais lindas que eu já vi ?? só "aceitei " o final depois de saber que é uma história real

Tatiane Silva 16/05/2020minha estante
Qnd resolvi ver a serie a netflix estava tirando do ar mas acho que tem algumas diferenças dos fatos reais e não sei se o final é o mesmo da série mas achei triste eles tiveram uma jornada imensa e intensa para terminar a historia daquele jeito

Kttavares 16/05/2020minha estante
É bem parecido mas no livro o final se explica melhor na série fica inaceitável o final

Tatiane Silva 16/05/2020minha estante
Que bom que não passei raiva entáo , mas eu adorei pesquisar a história no google

Jeh 29/04/2020minha estante
Ja assistiu. A serie?

Bruna 01/04/2021

Uma leitura impactante
Se procura um romance romântico de amor, este não é seu livro. É um romance histórico baseado em fatos reais e os personagens, suas atitudes, motivações e decisões são humanos e falhos. E por isso mesmo cheios de emoção. Sobretudo no primeiro terço do livro, a narrativa detalhada e cuidadosa torna o ritmo de leitura mais lento. Eu diria que Nermin Bezmen escreve como um épico. Uma saga, e realmente é o que é. Eu me envolvi com os dramas dos dois personagens mas Seyit eu realmente quis dar na cara dele algumas vezes. Se fosse uma ficção, eu xingaria a autora pelas atitudes dele. Como não é, vamos de xingar o machismo e ele mesmo, porque é bem isso. É uma história marcada pela data e pelo local, até mesmo nossa leitura ocidental influencia na forma como vamos recebê-la. Mas a verdade é que fui ficando tão envolvida que terminei meio obcecada pelos personagens. Quero saber mais e mais sobre eles, e o mérito é de Nermin Bezmen.

Shura, eu te amo!

Tuca 02/02/2018

"Ele é a minha Rússia em Istambul"
Quando o oficial do exército russo Kurt Seyt Eminof conhece a jovem Shura foi amor à primeira vista. Seyt, entretanto, havia sido ensinado por seu pai que deveria casar com uma tártara da Crimeia, uma moça de origem turca, como ele, jamais com uma russa. Começa então uma história de amor proibido que desafia família, tradição, sociedade e enfrenta os horrores da primeira guerra mundial, da Revolução Russa e do exílio. Muitos conheceram essa história através da adaptação da Netflix (que eu ainda não assisti), a qual eu imagino destaque bastante o romance, entretanto, ao conhecer os acontecimentos que permearam a vida do casal, o pano de fundo histórico, a linguagem de fácil imersão da autora e os muitos personagens diferentes que aparecem na narrativa, conclui que o relacionamento deles era apenas uma pequena parte dos laços presentes em Kurt Seyt & Shura. Poder enxergar a revolução russa por meio de uma perspectiva aristocrata foi além de interessante, extremamente engrandecedor, considerando que a maioria dos livros que retratam esse período histórico, trazem o viés do “revolucionário”. Na verdade, o livro inteiro é engrandecedor. Além da revolução russa e da primeira guerra, a narrativa também passeia pela guerra russo-japonesa. Saber que os personagens do livro realmente existiram só torna a emoção e o sentimento de conexão com ele ainda maior – Kurt Seyt era avô da autora, que resolveu homenageá-lo contando a sua história- e quando ao final da edição pude ver as fotos de alguns dos personagens que me acompanharam nessa aventura, só puder ser grata pela Nermin ter decidido compartilhar a história da sua família conosco. Seyt e Shura eram como Cathy e Heathcliff. Juntos amavam-se ferozmente, mas se magoavam tão intensamente quanto; separados eram um buraco negro que sugava a energia daqueles mais próximos e um tormento para si mesmos. Acho que nunca chorei com tanta verdade e tanta dor como ao ler o epílogo desse livro. Tenho certeza que onde quer que estejam Seyt, Shura, Murka, Celil, Tatiana, Vladimir, Mischa, Tina e todas as pessoas que tiveram um pouco de si eternizadas nesta história estariam orgulhosas da obra. E que venha o próximo livro!

"Mais tarde a tristeza tomou conta deles, e lágrimas correram descontroladamente enquanto ela cantarolava o lamento de um amor não correspondido. A tristeza sempre os acompanhava, não importando o que faziam ou o quanto estavam felizes. A tristeza, na verdade, nunca os abandonou."

"Nós nunca morremos enquanto nossas histórias estiverem vivas;por muito tempo ainda podemos continuar aprendendo sobre gerações passadas, assim como esperamos que nossos netos se lembrem de nós com carinho."

site: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

ademircarneiro.prof 09/02/2018

Resenha - Kurt Seyit&Shura
Mais uma leitura concluída e “Kurt Seyit&Shura” de Nermin Bezmen, lançado pela @pedrazuleditora é uma narrativa que nos impacta bastante, primeiro por ser uma história real da família da escritora, e segundo por ser uma narrativa que nos traz um história de amor intensa o bastante para emocionar e ao mesmo tempo inquietar o leitor.

A vida de Kurt Seyit e Shura se cruza em um baile na cidade de Moscou em 1916. Kurt é um soldado e primeiro tenente da guarda imperial. Shura é uma linda menina de 15 anos que pertence a uma família aristocrática. Os dois acabam sendo apresentados, e instantaneamente Shura se apaixona lascivamente por Kurt e foi nesse mesmo dia que essa história de amor proibida começou.

A narrativa tem como cenário, a Primeira Guerra Mundial e o Declínio do Império Russo. Como Kurt era um respeitado tenente do império que estava em declínio, após os devastadores efeitos causado pela revolução Bolchevique que estava em curso, ele começa uma verdadeira corrida para fugir da morte eminente caso fosse capturado.

Durante dois anos, ele teve apenas algumas noticias de Shura por carta desde o encontro em Moscou, Kurt não conseguia tirar Shura da cabeça e tinha a certeza que ela era seu grande amor. Na sua trajetória de fuga em uma decisão arriscada ele vai ao encontro da amada. Ela não pensa duas vezes e acompanha aquele que ela dizia ser seu grande amor.

O amor de Kurt Seyit e Shura era a única ‘coisa’ que os mantinha vivos, pois todos os desafios e obstáculos enfrentados por eles para se manterem a salvo num país distante (Turquia), depois de migrarem de lugar em lugar chegam a ser inacreditáveis e cruéis. Família, amigos e até conhecidos foram aniquilados quase todos pelo rolo compressor da revolução Bolchevique e pela Primeira Guerra Mundial.

Essa é uma história de amor real. O final é no mínimo inesperado e surpreendente, pelo menos para essa pessoa que escreve essa resenha, foi, e muito. Nermin Bezmen nos conduz para dentro de uma narrativa arrebatadora, tamanha sua intensidade. Vocês precisam conhecer Kurt e Shura.

site: https://www.instagram.com/p/BdWKkEfg_51/?taken-by=academicoliterario

LFS 18/02/2021

Complexo por se tratar de fatos reais
Uma história de amor e vida que emociona e choca. Uma história que abalou o meu emocional, pois mostra como a vida pode ser afetada por fatores externos do mundo, mas também principalmente pela cultura e decisões individuais de cada pessoa.

Conceicao.Sanchez 05/03/2021

Uma história de amor/amores que merece ser lida. A autora baseia-se em fatos referentes à sua família. Narrativa fluida que envolve o leitor.

Kttavares 16/05/2020minha estante
Hahaha acho que não tem como assistir a série e não procurar por mais... É bem difícil aceitar o final

Ana Taffy 01/09/2018

Quando eu terminei de assistir a série na Netflix fiquei perplexa. Que história boa! Que produção excelente! Fiquei maravilhada com as reviravoltas, as surpresas, em quase todos os episódios eu falava "não acredito que isso aconteceu", então, quando soube que a série havia sido baseada em um livro não tive dúvidas de que queria ler.

O livro é a história real, narrando o que aconteceu de verdade na vida de Kurt Seiyt e Sura; gostei bastante do contexto histórico, não sabia de muitas das coisas que aconteceram na Rússia nessa época, achei bem interessante, mas para falar a verdade, achei a escrita um pouco cansativa, por isso não dei cinco estrelas. O enredo, porém, é muito bom.

Elisana 03/12/2019

Ela é minha Russia em Istambul
Essa é uma história de amor que transcende o tempo. Apesar de superar tantas dificuldades, perdas e terem um amor sem medidas, não conseguiram ficar juntos, o mais triste é que é uma história real, não tinha que ter outro final.
Kttavares 16/05/2020minha estante
É triste né... Eu preferia que eles tivessem um final mais feliz mas aceitei o fato de acabar assim por que nao seria legal com a esposa dele ?

Silvia AC/DC 09/04/2021minha estante
Kct, deu spoiler!!!