La Belle Sauvage

La Belle Sauvage Philip Pullman

Resenhas - O Livro das Sombras - La Belle Sauvage

Lenas 15/01/2022

Maravilhoso!
Tem um enredo mais simples que ?A Bússola de Ouro?, mas posso ter tido essa percepção por já estar acostumada com essa Oxford alternativa. Também existem alguns novos elementos de fantasia que não lembro de ter visto nos primeiros livros e que espero que tenha mais foco na sequência.

Adorei o livro, estou apaixonada pelos dois (Malcom e Alice) e recomendo a leitura para todas as pessoas que gostaram da primeira trilogia.

Vitinho 20/08/2021

Necessário!
Eu li a Bússola de Ouro em 2011 e nunca consegui terminar a trilogia, mas sempre fiquei com curiosidade para conhecer a continuação e principalmente conhecer a história de Lyra, de como ela foi morar na faculdade Jordan e do porque disso. Com La Belle Sauvage, Philip Pullman acabou com todas essas dúvidas.
Malcom e Alice são personagens incríveis e apesar de serem crianças tem um senso de responsabilidade muito grande, além de muito amor e carinho pelo bebê, e protegem Lyra muito bem.
Nesse livro Pullman aprofunda alguns conceitos importantes e mais uma vez trás o grande embate entre ciência e religião, algo tão presente nesse mundo criado por ele.
Eu realmente gostaria que ele desse continuidade nesse ponto da história porque o final foi muito ?já acabou??. Fiquei angustiado para saber o que vai acontecer com Malcom e Alice depois.
Agora vou retomar a leitura da Trilogia Fronteiras do Universo e estou super ansioso para saber mais desse mundo fantástico. E claro quero um daemon pra mim kkkkkkk
sara_andthebooks 09/09/2021minha estante
será que posso ler ele sem ter lido a bússola de ouro ?

Vitinho 10/09/2021minha estante
Pode sim

Vitinho 10/09/2021minha estante
Vai ser até melhor, pq vc vai ver desde o início, o que acontece com a personagem principal de a bússola de ouro

Enio Myrddin 15/04/2020

Para quem já conhece o universo de Fronteiras do Universo, revisitar esse mundo foi mágico. O livro explica alguns fatos ocorridos nas trilogia original e expande ainda mais o nosso conhecimento sobre o Magisterium e os personagens, assim como a própria Lyra, e presenta outros igualmente cativantes. Fiquei preso na leitura.
Laysla.Oliveirah 17/08/2021minha estante
Pergunta uma coisa, eu não li a trilogia, isso pode prejudicar minha leitura ou posso ler ele sem saber nada dos outros

Enio Myrddin 20/08/2021minha estante
Como esse livro se passa antes da trilogia original, não impacta o entendimento. Mas não sei com relação aos outros livros dessa série.

Aurélio 24/02/2023

Foi mesmo o Pullman que escreveu?
Vamo lá... eu tô muito decepcionado com esse livro. A prova é estar aqui escrevendo resenha (o que raramente faço). Eu nem me culpo por ter ido com expectativas altas. Pensei "poxa, o Philip Pullman é um cara experiente, não ia voltar pro universo de Fronteiras do Universo pra fazer qualquer coisa".
Mas ele fez qualquer coisa. O problema começa a partir dos 50% do livro. A primeira metade, embora parada, tinha um suspense muito legal e os mistérios estavam sendo muito bem construídos, eu estava apegado aos personagens e ao que a história se propunha. Não que a proposta da história não tenha sido atingida, mas como isso aconteceu é que foi o problema. Da metade do livro até o final parece que o autor escreveu às pressas, sendo repetitivo em diversos capítulos. A jornada da canoa não me pareceu nem um pouco épica, e as aparições de lugares e seres mágicos eram simplesmente jogadas sem nenhuma explicação. Algumas cenas e passagens pareciam ter a intenção de explicar fatos da trilogia Fronteiras do Universo, mas foram tão mal executadas que acabaram estragando o cânone original na minha mente e o deixando menos impressionante. Parece que o livro foi escrito em dois momentos: um em que o Pullman estava mais inspirado e outro em que ele só queria se livrar da história.
O que é curioso, já que é uma trilogia e o segundo livro já está lançado, com o terceiro e último com promessa de sair no final de 2023. Fiquei com um pé atrás quanto a ler A Comunidade Secreta, principalmente pelo fato de trazer a Lyra adulta como protagonista. Não quero ela e Pan estragados na minha memória. Amo muito a trilogia original, mas infelizmente O Livro das Sombras não me desceu em seu primeiro volume. Vou pensar muito se vou ler a sequência.

Qnat 07/12/2020

Bom!
Gosto mundo do universo criado e da trilogia original. Mas esse livro não é tão bom quanto, apesar de ser bom. E infelizmente é difícil deixar de comparar...

Em partes não gostei da tradução... Em partes venho da leitura de outras fantasias sublimes, então minha avaliação começou já "exigente".

Mas fiquei feliz de poder voltar ao universo criado. O livro em si tem alguns problemas de velocidade e ritmo, e é mais cativante pelo sentimento que temos do mundo.
Parece que a história poderia ser mais curta, mas em alguns momentos foi-se enrolando.

Para quem não conhece o universo criado, não é bom começar por esse livro.

Barbarella 05/01/2021

Interessante
O livro conta a história de Malcom, um garoto que estuda e ajuda sei pai na estalagem, quando uma bebê chega ao convento no qual ele faz alguns trabalhos, a vida dele começa a mudar. A história é cheia de desafios e mistérios. Achei muito interessante a maneira como a história foi contada pois não ficou cansativa. É um livro muito bom e que dá vontade de adquirir os próximos volumes.

Atlas6 25/02/2023

Um dos meus atuais favoritos, estou muito feliz por tudo o que houve no livro e por toda a narrativa.

A leitura é extremamente fácil, as descrições são perfeitas. Introdução de mundo maravilhosa, definitivamente algo muito bonito.

Os personagens tem uma construção e evolução dentro do livro que é incrível, a medida que se lê, tudo vai mudando.

As partes mais suspense e investigação fazem a gente pensar e tentar entender o que se passa, o que torna mais participativo.

Lari 07/06/2023

Tem uma obra prima aqui a espera e ninguém tá lendo...
Vou tentar ser breve nessa resenha, mas não sei se vou conseguir porque eu já adianto que gostei muito do livro. Achei a escrita fluida, mesmo sendo mais detalhista, é envolvente e particularmente me deixou presa na história.

Não dava nada por esse livro e nem sabia que era do mesmo universo da Bússula de Ouro (nunca li, só vi o filme), tava aqui na estante há décadas e peguei porque queria ler uma aventura/fantasia, agora me arrependo de não ter lido antes.

A narrativa faz a gente se apaixonar pelos personagens, principalmente pelo Malcolm. Que criança incrível, sensível, cuidadosa, responsável e mais interessante que muito personagem adulto. Pra mim ele é o ponto alto do livro, apesar de ter gostado de quase tudo mesmo, um personagem bem desenvolvido e que faz a gente se apegar.

Não é um livro cheio de acontecimentos extraordinários, já aviso isso. Mas entendo que a ideia aqui foi desenvolver o relacionamento entre os personagens durante as situações. As aventuras poderiam ter iniciado mais no começo do livro? sem dúvida nenhuma! Mas não foi algo que me incomodou.

A minha experiência com essa leitura foi ótima e já vou comprar o segundo volume. Super recomendo!!! ???

juliaememo 10/03/2023

La Belle Sauvage - não sei por que motivo demorei para começar
Por que eu demorei tanto para ler esse livro???? Ele é um prato cheio para todos os fãs de Fronteiras do Universo e fez com que eu me apaixonasse ainda mais por esse mundo ❤

Romero 24/08/2020

Lento e quase difícil de acabar.
O começo do livro é muito bom, pois retornamos para o mundo de Fronteiras do Universo. Mas a partir da página 200, por aí, o livro fica muito, muito, muito lento mesmo. Com capítulos super longos, os quais não acrescenta nada para a história. Que na minha opinião poderiam ter sido cortados. O final é apressado e nada delicioso de se engolir. Mas por um lado entendo que esse livro era só para falar como foi a chegada de Lyra a Faculdade Jordan.

Alexandre Andrade dos Santos 14/01/2023

Gosto do Pullman é que ele não tem dó do leitor. Viaja mesmo. É ótima a sensação de estar perdido no qual me encontrei em muitos momentos.

letciiaz 26/02/2023

A primeira metade do livro é um pouco parada, a segunda metade até começa a ter um pouco de emoção e se tornar interessante porém não dura muito alguns lugares e seres mágicos são jogados na história sem explicação nenhuma, só pra preencher páginas. A história tinha tudo para te prender do início ao fim, mas não é isso que acontece.

Bruna Melo 14/07/2020

Livro muito bom!
É uma história excelente e eletrizante, te prende do começo ao fim. Repleta de aventuras, mistérios... Você vai lendo e descobre que quer ler mais para poder saber o que vai acontecer em seguida. Realmente um livro muito bom! Espero que os próximos volumes sejam tão bons quanto esse.

Alysson - @alyssonhp 30/04/2020

De volta ao mundo dos Daemons
Foi maravilhoso retornar a esse universo que tanto amo! Gostei de saber bem mais sobre como a Lyra chegou a Jordan (alguns poucos detalhes a série até mostrou). Foi ótimo rever os personagens que já conheço há bastante tempo e melhor ainda foi conhecer e me apegar aos novos!