A noite da espera

Resenhas - A Noite da Espera

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jardel47 23/03/2024

Os anos de chumbo
Eu demorei a iniciar essa leitura porque pensava que traria detalhes sórdidos das torturas, o que iria mexer comigo , mas na verdade o livro consegue transmitir ao leitor todo as angústias e medo da época , mas sem entrar no mérito propriamente dito ?

@lendocomjulian 10/03/2024

Livro interessante de ler. É diferente você ler um livro que envolve a didatura, mas com personagens "comuns" e como esse regime influencia a vida de todos.

Livro curto e rápido!
Muito bom, recomendo

Nandara.Secco 11/01/2024

E se...?
Nunca havia lido nada de Milton Hatoum e fiquei muito surpresa com sua escrita: magnética e que diz muito sem muito dizer.
Suas cenas interrompidas e as falas de personagens que se inserem em contextos inacabados são recursos geniais para tratar do horror que foi o período da Ditadura Militar no Brasil. Isso porque essa mancha em nossa história deixou muitos desaparecidos (o que talvez seja o caso da mãe do protagonista?), assim como esperanças interrompidas. Portanto, a sensação de "não finalização" me pareceu uma ótima forma de captar o sentimento da época.
Outro importante elemento da obra é a quase tangível sensação de que "nada acontece" ao longo da história, a qual trata a rotina e as confusões internas e externas (haja vista a época em que se passa) de Martim, um jovem sem muita ambição e talento, diferente de seus amigos. Tal sentimento, no entanto, é exatamente o que cumpre o papel de terror do período , ou seja, o "o que será que vai acontecer?", isto é, o medo que vai crescendo ao longo da narrativa, e é transmitido por meio do "tudo pode acontecer a qualquer momento", sem que nada de fato aconteça, ocasiona sempre a pergunta "é agora?" na cabeça do leitor. Um suspense mais do que bem feito.
A falta de respostas a diversas perguntas do protagonista e a constante volta a situações hipotéticas (e se minha mãe não tivesse ido embora? e se meu pai fosse diferente?) faz também com que imaginemos um país diferente, que até hoje tem de lidar com reverberações dos "anos de chumbo".

Catarina sagb 19/12/2023

A NOITE DA ESPERA
O livro é bom, muito informativo pois se passa em uma época muito importante do Brasil. Vejo a cada dia mais importância em obras como essa, com a atualidade do país e toda a questão política.
Por mais que venha a ter continuação, muitas pessoas aceitam esse livro como tendo um final acabado. Deixando alguns pontos em aberto para a própria imaginação.

driesvansteen 22/10/2023

Literatura escapa-camburão
Dramática né esta nota. 2 de 5. Talvez me acalme com o tempo. Mas neste livro não tem calma. O caos da juventude na ditadura tenho certeza que era igual, o Milton quis mesmo esse efeito. Mas pra mim fica foda. Difícil. O único capitulinho que me encantou foi o mais calmo, lírico: o do Sábado, 9 de dezembro, 1972. Porque o Milton é bom de lirismo. Mas naquele tempo militar quem é lírico que chispe. Corra. Por isso esse livro corre. Foge do camburão y do próprio leitor.

Adriana854 13/10/2023

TITULO: A Noite da Espera

AUTOR: Milton Hatoum

EDITORA: Companhia das Letras

SINOPSE: Nove anos após a publicação de Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum retorna à forma da narrativa longa em uma série de três volumes na qual o drama familiar se entrelaça à história da ditadura militar para dar à luz um poderoso romance de formação.
Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos.
Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo.
Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país

Thaís 08/07/2023

Brasília é a capital do Brasil, mas é outro mundo. E é outro mundo do início da ditadura.

Martim é o menino abandonado, apático, medroso, ou é tudo um golpe de sorte? Martim somos nós refletidos nas palavras de Hatoum. Triste, depressivo, e por isso mesmo real.

Carolina.Thees 20/04/2023

Li alguns trechos a pedido de um professor e acabei gostando e resolvi ler todo o livro. um trançado de problemas familiares, vida adolescente, rebeldia, e o momento em que o personagem principal, Martim, olha de volta para tudo isso em exílio, na França. Achei o livro muito bom. Existe um destaque muito interessante pra solidão e silencio no jogo de palavras do autor. Além disso trata de forma muito curiosa o relacionamento de Martim com Dinah, envolvendo de certa forma, hipocrisias e traços de discussões freudianas.

Raissa 19/01/2023

a noite da espera faz jus ao título: passei a leitura toda esperando que algo interessante acontecesse, mas a sensação que fiquei é que o livro é um diário de débora na ditadura

Robson58 04/01/2023

Interessante
Eu gostei principalmente pelo de se passar em Brasília, em meados dos anos 70. Mostra um pouco de como foram os bastidores em dos períodos mais conturbados da história do nosso país: a ditadura militar.

Thirodrigues recomenda 04/01/2023

A ditadura pelo olhar da juventude.
A ditadura é retratada por um jovem que passando pelo divórcio dos pais e a ditadura militar em Brasília.

Lívia 04/05/2022

A noite da espera
"Com a idade, máscaras diversas vão cobrindo o rosto das pessoas, até que uma, definitiva, não se descola mais da pele e dos olhos."

Anderson 22/04/2022

Este livro é a primeira parte de uma trilogia que ensaia ser um romance de formação. Nesta parte inicial, vemos o protagonista e narrador, Martin, contar suas memórias que começam 10 anos antes de seu tempo. Sua vida aos 16 anos, abalada pela ruptura familiar, pela mudança e pelos anos vividos em Brasília, no auge da ditadura militar, no fim da adolescência e começo de sua vida adulta. Apesar de saber que se trata da primeira parte de uma trilogia, a obra pode, perfeitamente, fechar-se em si mesma. Para quem aprecia desfechos mais redondos talvez fique a sensação de incompletude, mas neste texto, Hatoum não quer nos entregar um grande fio dramático, mas o retrato de um Brasil medonho pelas lentes de um personagem que narra a história por dentro.

Elisana 17/01/2022

Os milicos a espreita
Primeiro livro da trilogia do escritor Milton Hatoum. A narrativa conta a história de Martim, após mudar de São Paulo para Brasília no período da ditadura militar. O protagonista e seu grupo de amigos, todos estudantes da UNB, que viviam (e protestavam), cada a sua maneira, contra o regime militar. A história é angustiante pela espera de acontecer o pior, afinal, todos sabemos o que acontecia com os estudantes que protestavam contra o regime militar. Uma narrativa muito pessoal, que aborda os sentimentos do próprio Martim, sua relação com os pais, os amigos e com o regime da época. Minha primeira leitura do escritor, mas já estou ansiosa para começar o segundo.

Deb 04/01/2022

Me agrada a perspectiva do personagem principal. Um abandonado vivendo de forma simples grandes acontecimentos de toda uma geração lutando também contra seus fantasmas pessoais

1 | 2 | 3 | 4 | 5