Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Bastos 18/12/2023

É até difícil dizer qual o melhor livro da trilogia, o autor conseguiu manter a qualidade de alto nível do começo ao fim. É uma leitura viciante, cheia de reviravoltas e intrigas, as batalhas são as melhores que já li em um livro, você se sente dentro de uma parede de escudos junto com o protagonista.

É complicado falar sobre esse livro sem entrar em muitos detalhes da história. O que posso dizer é que foi uma das melhores leituras do ano e uma das melhores trilogia que já li.
Leslie.Eduin 19/12/2023minha estante
Oii, a escrita da trilogia.. é fluida ou muito descritiva? As coisas acontecem, ou demora e é enrolado?

Bastos 19/12/2023minha estante
A escrita é super tranquila e nem um pouco maçante. O começo do primeiro livro é um pouco complicado por conta do excesso de nomes confusos, depois que se acostuma é só sucesso kk

Leslie.Eduin 19/12/2023minha estante
Muito obrigada! Gosto de histórias medievais

Bastos 19/12/2023minha estante
Não vai se arrepender de ler essa trilogia.

Leonardo.Campos 17/12/2023

A conclusão de uma obra-prima...
Em Excalibur vemos o fim da trilogia das Crônicas de Artur. O fim de uma jornada de muito sangue e luta, com personagens incríveis e uma narrativa amarrada e bem feita que beira à perfeição.

mariana 15/12/2023

Que trilogia FODA e esse eh tranquilamente o melhor dos tres
ceinwyn e derfel meus pais o casal mais lindo do mundo!!!!!
tudo nesse livro eh perfeito acho que jamais lerei algo tao bom mas nao sei se algum dia aceitarei esse final .

a todos que foram leais e morreram por artur jamais esquecerei de nenhum amo todos voces ???

Bruno sorriso 13/12/2023

Mais uma obra de arte
A Honra , fidelidade , bravura , misericórdia entre os amigos. E contra os inimigos a espada , o terror , o sangue e a ira.

Adson 11/12/2023

Registrando
Neste terceiro volume da série, iniciada com "O Rei do Inverno" e seqüenciada por "O Inimigo de Deus", o escritor imerge o leitor em uma Britânia cercada pela escuridão. E apresenta os últimos esforços de Artur pra combater os saxões e triunfar sobre um casamento e sonhos desfeitos. "Excalibur" mostra, ainda, o desespero de Merlin, o maior de todos os druidas, ao perceber a deserção dos antigos deuses bretões. Sem seu poder, Merlin acha impossível combater os cristãos, mais perigosos para a velha ilha do que uma horda de famintos guerreiros saxões. O livro traz vívidas descrições de lutas de espada e estratégias de guerra, misturadas com descrições da vida comum naqueles dias: longas barbas servindo como guardanapos, festivais pagãos, com sacrifícios de animais, e pragas corriqueiras, como piolhos. Tendo por narrador um saxão criado entre os bretões, Derfel, braço direito de Artur, "Excalibur" acompanha os conflitos internos de Artur, recém-separado da esposa, mas ainda apaixonado por sua rainha. Atacado por velhos inimigos, perseguido por novos perigos. Mas sempre empunhando a espada Excalibur, um dos Tesouros da Britânia legados aos homens pelos antigos deuses dos druidas. Cornwell mostra, ainda, como as ameaças vindas de todos os lados acabam fazendo com que Artur se volte para a religião, chegando a batizar-se como cristão. Todos os sacrifícios são válidos para salvar sua adorada Britânia e conceder-lhe a tão almejada paz.

Bi 06/12/2023

Eu já amava essa série desde as primeiras páginas do primeiro livro e fui só me surpreendendo positivamente a cada segundo de leitura.
Nem sei o que eu posso dizer para ser diferente das resenhas dos outros dois livros. História fantástica, coerente, vc n se perde, o livro termina e vc consegue explicar tim tim por tim tim oq aconteceu nela pq as coisas estão interligadas e simplesmente fazem sentido.
Vc chora, ri e comemora com os personagens. Todos eles continuam sendo pessoas verossímeis que vc é incapaz de ser indiferente. Todos eles vc acolhe e se importa, de maneira positiva ou negativa.
As notas históricas q Cornwell coloca no final também são incríveis, cheias de curiosidades, justificativas e tb escritas de uma maneira leve e quase descontraída. Acho q são a parte q eu mais gosto.
Enfim, mantenho todos os meus elogios anteriores, é uma série perfeita do início ao fim, estou morrendo de vontade de ler outras coisas escritas por Cornwell.
O final em si, eu achei mt bonito. N satisfatório, mas lindo. Um pouco antes do livro acabar, Artur nos faz sonhar com um futuro impossível, e mesmo assim nos agarramos a ele. E mesmo assim nos frustramos qd n o temos. N deixa de ser um bom final.

Mari 02/12/2023

"Não é lutar bem que importa, é se você vence ou não a última batalha."
Excalibur dá sequência e finda a trilogia de As crônicas de Artur. O livro se inicia com Artur enfim descobrindo a traição da Guinevere, o que o deixa solitário, irritadiço e raivoso, o divo simplesmente decide descontar em todo mundo o chifre. O pobi segue sem paz, se me permitem a piadoca, pois os dois principais reis saxões decidem unir forças em uma ameça contra a Britânia. Enquanto isso Merlin continua na sua esperançosa saga de invocar os deuses, em posse de todos os tesouros da Britânia ele arma todo um ritual para chegar ao seu objetivo. Continuamos a acompanhar as duas guerras paralelas, a guerra humana, por posse de terras e a religiosa, ambas bem violentas, diga-se de passagem.
Artur, para mim, é claramente um agnóstico, ao mesmo tempo que ele não cultua e não tem fé em nenhum deus ele também não exclui ou desrespeita as crenças. Ele acredita nas pessoas e não em forças "superiores". Altamente estrategista, ele segue a dança e age conforme a situação, sempre pensando e buscando o melhor para a Britânia na totalidade.
Cornwell tem uma escrita incrível e que te prende do início ao fim, ele transforma Derfel em um baita narrador. As cenas de guerra são muito bem descritas, são de tirar o folego de tão frenéticas e bem desenhadas, eu amo a forma de guerra com a barreira de escudos.
Com o término da história descobrimo como Derfel chegou à posição que hoje ocupa e "presenciamos" o nascimento da lenda, a qual me fez chorar de tão lindamente descrita.
Amei acompanhar essa versão do Artur e creio que não lerei nenhuma outra além dessa. O rei sem coroa, o homem que acima de tudo almejava a paz e simplicidade, porém estava destinado à grandes feitos, sendo naturalmente um líder.
Eu sou suspeita para falar e até mesmo indicar essa trilogia, pois não só a li, a devorei e acima de tudo a amei.

K.P.G 27/11/2023

Livro 3 das Crônicas de Artur - Final
Muito bem escrito, como os anteriores, cenas de batalhas que me deixaram de queixo caído e muito tenso, personagens maravilhosos e
com um final finíssimo.

"O Inimigo de Deus" é o meu favorito.

Trilogia memorável, Incrível e grandiosa!

Vai deixar saudades. Sim, eu queria mais!!

Maria290 17/11/2023

Odeio e amo, e isso dói
Mais uma pedrada do mestre Cornwell!
Pelo amor de Deus, eu não estava preparada pra esse final, eu estou sofrendo aqui!!! Como vou viver sem o Derfel e seus relatos??
Enfim, este livro é perfeito como os outros dois, não tenho nada sobre o que reclamar, só elogios!! Na verdade, minha única crítica é NÃO SABER O FIM DE ALGUNS PERSONAGENS!!!! BERNARD, COMO VOCÊ FAZ ISSO COMIGO????
Mas enfim, amei demais, Bernard Cornwell é realmente o rei do romance histórico!!!
"O destino é inexorável e tudo termina em lágrimas."

Jojoba 01/11/2023

Épico.
O final dessa trilogia faz justiça a toda saga. Um desfecho excepcional para uma jornada incrível. Toda as reviravoltas, personagens complexos, politicagem vão ficar muito tempo na minha mente. E para mim
Arthur existiu e FÉ.

Leonardo 09/09/2023

"O destino é inexorável e tudo termina em lágrimas"
Odi at amo, excrucior
"Odeio e amo, isso dói."

Neste último livro da Trilogia, acompanhamos o confronto direto com os "inimigos" definitivos, a rixa do cristianismo contra o druidismo, o climax na batalha de Camlann e outras diversos episódios da Britânia arturiana.
O desfecho da história é fantástico e ao longo da leitura me peguei em vários momentos desesperado para saber como cada situação ia se resolver, mas achei que sobraram algumas pontas soltas no final da história e, para mim, o ritmo do final do livro foi um pouco acelerado, mas eu compreendo, afinal as lendas sobre o Rei Artur não nos trazem evidências definitivas e terminam com um certo mistério no ar mesmo.
Vai deixar saudades! Vou me lembrar com muito carinho de personagens como Derfel, Ceinwyn, Artur Galahad, Guinevere e Merlin. A leitura desta trilogia como um todo foi, sem dúvidas, a melhor deste ano e esses livros entraram para os meus favoritos da vida!

"Artur provavelmente não foi rei, pode não ter vivido, mas apesar de todos os esforços dos historiadores em negar sua existência, para milhões de pessoas em todo o mundo ele ainda é aquilo que um copista no século XIV chamou de Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro."
-Bernard Cornwell