Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Leonardo 09/09/2023

"O destino é inexorável e tudo termina em lágrimas"
Odi at amo, excrucior
"Odeio e amo, isso dói."

Neste último livro da Trilogia, acompanhamos o confronto direto com os "inimigos" definitivos, a rixa do cristianismo contra o druidismo, o climax na batalha de Camlann e outras diversos episódios da Britânia arturiana.
O desfecho da história é fantástico e ao longo da leitura me peguei em vários momentos desesperado para saber como cada situação ia se resolver, mas achei que sobraram algumas pontas soltas no final da história e, para mim, o ritmo do final do livro foi um pouco acelerado, mas eu compreendo, afinal as lendas sobre o Rei Artur não nos trazem evidências definitivas e terminam com um certo mistério no ar mesmo.
Vai deixar saudades! Vou me lembrar com muito carinho de personagens como Derfel, Ceinwyn, Artur Galahad, Guinevere e Merlin. A leitura desta trilogia como um todo foi, sem dúvidas, a melhor deste ano e esses livros entraram para os meus favoritos da vida!

"Artur provavelmente não foi rei, pode não ter vivido, mas apesar de todos os esforços dos historiadores em negar sua existência, para milhões de pessoas em todo o mundo ele ainda é aquilo que um copista no século XIV chamou de Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro."
-Bernard Cornwell

Thali 03/09/2023

Caraca! Haja fôlego! Adorei a história inteira, e mais ainda esse livro. O primeiro é muito bom, o segundo é bom, mas perde um pouquinho o ritmo, mas o terceiro é de tirar o fôlego. Não conseguia parar de ler.
Adorei os personagens.
Senti falta de um final explicadinho para alguns personagens, mas entendo que a história de Artur é cheia de mistérios.

Super recomendo!

Gabas10 10/08/2023

O desfecho épico da trilogia As Crônicas de Artur
Vou começar falando primeiro sobre o livro e depois sobre a trilogia como um todo.
Cornwell escreveu um livro excelente, bem escrito, história incrível, personagens bem desenvolvidos, batalhas bem descritas e de tirar o fôlego. O livro encerra esse trilogia muito bem e deixa um gostinho de quero mais kkkk.
Falando um pouco sobre a trilogia no todo, é uma trilogia incrível a cada livro a trilogia vai ficando melhor é uma das melhores trilogias que eu já li, recomendo demaiiiisss ??

Romulo 06/08/2023

Sensacional
Livro espetacular.. final da série de forma empolgante. A jornada valeu a pena.. a construção dos personagens é excelente.

Ari 03/08/2023

Perfeito
Eu queria que essa saga nunca terminasse porque a gente se apega aos personagens de uma maneira inexplicável. A trilogia é perfeita, mas eu esperava mais do livro 3, talvez porque eu não queria que acabasse e talvez porque não se sabe ao certo o final dessa história na realidade.
É a primeira saga que eu leio do autor e com certeza lerei outros.

Nazli.Dias 30/07/2023

A primeira metade é a melhor
Embora a primeira metade do livro seja a melhor da trilogia inteira, a segunda metade foi tão arrastada que considerei abandonar a leitura.
Ainda assim, valeu a experiência, já que a trilogia de um modo geral é excelente. O final não é ruim, apenas maçante.
Pedro 30/07/2023minha estante
Já eu achei que esse livro teve o melhor final dos três. É incrível como pessoas diferentes possuem perspectivas diferentes do mesmo livro. Mas isso é normal, afinal literatura não é uma ciência exata.

Artthur0 10/07/2023

You tear into pieces my heart...
Toda vez que por meus pés na areias eu lembrarei do trecho e sequência mais importante e impactante que eu li na minha vida.
Emoção mais forte que a literatura proporcionou pra mim, e não foi pouca coisa, simplesmente não conseguia parar de chorar.
"Pensei que nunca mais ia te ver senhor"
Abalou todas as minhas estruturas emocionais e eu desabei interminavelmente num posso sem fim cavado dentro da minha alma.
O destino é inexorável, assim como meu encontro com essa obra, sem ela minha existência estaria incompleta.
Ainda teremos anos e anos.
Ainda vamos nos encontrar em outras 100 vidas.

Léia Viana 27/06/2023

#12livros para 2023 - Livro de Junho
"- Vá com o seu pai. Por mim. E diga a ele que fui fiel até o final. - Em seguida segurei-o subitamente e virei-o de novo para me encarar. Vi que havia lágrimas em seu rosto jovem. - Diga ao seu pai que o amei até o final."

Que final de trilogia e que baita trilogia essa de tirar o fôlego do leitor! Desde sua narrativa, a construção de seus personagens, ambiente, as lutas, "magias ou truques" e até as imagens das capas que idealizam cada passagem do livro, é tudo muito apaixonante e maravilhoso de ler.

A trilogia inteira mostra a importância de uma promessa, um juramento e o quão é fundamental cumpri-la. Chega a ser bonito, especialmente o valor de uma amizade, aqui me refiro a Derfel com Artur.

Quando Merlin chegou a Mynydd Baddon trazendo Gawain, sério, foi inacreditável toda aquela descrição, aquele cenário e tudo que estava envolvido ali naquele momento que pensei: não falta mais nada para me surpreender nessa narrativa, pois eis que me surpreendo.

Difícil dizer qual dos três livros gostei mais, amei a todos porque a continuação foi maravilhosa, não perdeu o ritmo, não caiu no meio da história, toda a trama e seu desenrolar até o final de todos os personagens foi muito perfeito, impecável e maravilhoso. Adorei, amei e fiquei encantada com tudo que eu li; os três livros são esplendorosos!

"- Não seja absurdo - gritou ele, fazendo Taliesin sorrir. - Pense! - apelou Merlin. - O trabalho da minha vida, Derfel!"

Leitura muito, muito recomendada!

Pedro 27/06/2023minha estante
Excelente resenha!

Léia Viana 28/06/2023minha estante
Muito obrigada, mas a trilogia é sensacional! Queria voltar no tempo, esquecer tudo para ler novamente.

Pedro 29/06/2023minha estante
Estou na reta final e estou gostando demais!

Léia Viana 01/07/2023minha estante
Estou pensando, mais pra frente, em ler os demais dele os contos saxonicos.

Lucas Salsicha 18/06/2023

QUE FINAL!
Sinceramente, esse é um dos melhores livros de história medieval que já li. A agonia e as torturas que os personagens encaram são muito reais, mesmo quando "usam magia". Merlin, que no começo do livro nos faz sentir ódio pela crueldade e disposição para alcançar seus objetivos de qualquer forma, nos faz quase chorar no final. Nimue, sua aprendiz e amante, transmite uma loucura inebriante e assustadora. Derfel, pobre Derfel, enfrenta mais testes que ninguém, e Arthur nos faz torcer pela morte de um rei, principalmente por tudo o que vemos esse rei fazer.
Simplesmente demais!

As paredes de escuto soando alto como trovões, o brilho das lâminas cruzando o campo de visão, e o sangue engolindo nossos tornozelos em meio a lama e bosta.

Lucas1429 16/06/2023

O fim
Nesse livro, Cornwell traz o desfecho de sua crônica arturiana.

Mais uma vez, nos vemos no meio das conturbadas relações na Britânia de Artur, Mordred, Derfel, dentre outros.

No livro final da trilogia, a Britânia luta sua batalha derradeira contra os saxões, os deuses estão sumindo e o Deus pregado vem ganhando seu espaço. Nesse ambiente, Derfel nos apresenta o seu presente, com a retomada dos saxões em sua idade avançada, além do seu nostálgico passado ao lado de Artur e seus famosos companheiros.

Cornwell faz uma leitura muito diferente da crônica arturiana, com sua própria interpretação de Camelot, Merlin e Lancelot, nos meandros dos registros históricos e sua própria afeição pela história, visto que é um inglês.

Vale muito a pena ler, valeu ainda mais reler depois de uns bons 12 anos. Bernard sempre preciso e eficaz.

Anderson.Machado 14/06/2023

"Não seja absurdo, Derfel."
Acredito que seja uma das sagas mais bem escritas e empolgantes já criadas. A ambientação e a construção de personagens impecáveis desenvolvidas por Bernard Cornwell são retratadas de forma brilhante nos três livros da série. Este terceiro livro conseguiu um desfecho ainda melhor do que eu esperava, sem deixar nenhuma ponta solta, e o autor se lembra de cada detalhe da história. Lamentamos cada morte, comemoramos cada vitória nas guerras e sentimos medo de um futuro inexorável. Essa obra desperta esses sentimentos intensamente.

Dani 13/06/2023

De longe o melhor da trilogia. A história foi melhorando a cada livro, conforme você vai se ambientando e conhecendo as personagens, vai criando um apego e despertando uma curiosidade pra saber o que está por vir. Foi incrível acompanhar essa lenda de Artur pelos olhos de Derfel. Muita ação e personagens incríveis e muito bem construídos. Simplesmente sensacional!