Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

GeL 05/04/2023

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Hey galera, como estão? Chegamos ao terceiro e último livro da saga de Artur, na versão de Bernard Cornwell, e é hora de descobrir o desfecho da lenda, vamos lá?

O livro começa com um Artur muito magoado após descobrir as traições de sua amada Gwen, digamos que ele está bem raivoso e afastado de todos os bons amigos, principalmente de Derfel, o narrador e a pessoa que testemunhou a traição. Bom, Gwen está presa, Artur seguindo com a própria vida e Derfel o mesmo. Uma nova ameaça saxã está vindo contra a Britânia e dessa vez é completamente diferente, pois os dois principais reis saxões estão unidos para dominar de vez a Britânia e para que isso não aconteça, Artur precisa tentar unir seus aliados e investir para exterminar de uma vez por todas com esses inimigos.

Em paralelo, temos a questão religiosa. Merlin ainda está disposto a invocar os deuses e agora ele tem a vantagem de ter em posse os tesouros da Britânia. Com a ajuda de Nimue e outros aliados, eles pretendem finalmente invocar os deuses e devolver a Britânia para eles e exterminar de vez a ameaça da religião cristã. Temos nesse livro um paralelo de guerras interessante, a religiosa e a humana, e ambas têm o seu quinhão de violência.

Artur acredita nas pessoas, ele não tem fé em nenhum deus, apesar de respeitar as crenças. Ele acredita nas soluções humanas e não em forças exteriores que poderiam vir salvá-los. Nesse livro isso fica ainda mais claro através das decisões que ele toma. A guerra para Artur é quase um jogo de xadrez, ele vai mexendo as peças e se movendo com elas, e as consequências o atingem também.

Vamos ainda alternar entre tempos de paz e de guerra. A sensação é de desfecho e que em breve a história de Artur vai chegar ao seu fim. Vamos entender também como Derfel chegou à posição em que se encontra e tudo vai sendo muito bem explicado. As cenas de guerra são narradas de forma incrível, a sensação que dá é de que realmente estamos junto com os guerreiros e sério, é maravilhoso.

A última guerra é aquela mistura de tudo dando muito certo e depois dando tudo muito errado ao ponto de nos deixar sem fôlego rs. Bernard me conquistou, transformou o Derfel em um ótimo narrador e deixou a história mais fluida e interessante. O final é literalmente o nascimento da lenda, é lindo e eu fiquei emocionada rs.

Minha dica é que vocês leiam, creio que ainda não encontrei uma narrativa tão interessante sobre a vida de Artur quanto essa de Bernard. Aqui nós temos um rei que nunca foi coroado, um homem que desejava a simplicidade, mas que claramente nasceu para fazer grandes coisas, um líder que naturalmente conquistava seus aliados e fazia tremer seus inimigos. Sem grandes pretensões e extremamente fiel aos seus juramentos, a versão de Bernard Cornwell para Artur conseguiu mostrar que para ser grande, o homem precisa ser apenas ele mesmo e fiel a si, inclusive com todas as suas imperfeições, e vamos combinar que Artur tinha várias rs.

Indico demais a leitura, leiam toda a trilogia e se emocionem com a lenda real que foi Artur. Até breve!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2023/04/resenha-436-excalibur.html

Nobre 02/04/2023

Que Final!!!!
O final dessa trilogia é incrível e não é a toa que a trilogia das crônicas de Artur é a obra prima de Bernard Cornwell. Portanto, recomendo muito a leitura dessa trilogia.

Sarah Nimer 28/03/2023

Final épico
Não esperava menos do que um livro incrível para essa reta final da história. Muitas reviravoltas e desfechos satisfatórios (outros nem tanto). Esse povo não tem um minuto de paz, e nem a gente que está lendo. Mas a escrita do Cornwell deixa a gente vidrado na história até descobrirmos o que vai acontecer em seguida.

É uma narrativa que cresce desde o primeiro livro, chega no ápice, e depois finaliza de forma épica.

Enfim, amei ler essa trilogia. Me deixou com muita vontade de ler outros livros do autor, que com certeza lerei.

L.R 27/03/2023

Sem palavras, a conclusão de uma trilogia que nunca deixou a bola cair, terminou de forma linda e sem dúvidas é irretocável.

Daniel 26/03/2023

Fechamento épico
Que final maravilhoso. Bernard Cornwell conseguiu encerrar a saga arturiana com um enredo poderoso, como sempre.

bieussauro 07/03/2023

Fim épico pra uma história épica
Cornwell finaliza neste livro a história de Artur e seus guerreiros leais de uma maneira muito boa e com uma boa dose de mistério.

Carlos Eduardo 03/03/2023

Simples excelente
O último livro da saga de Derfel, encerrando essa excelente história, cheia de emoções e muito sangue.

Lucas Garcia 08/02/2023

Adorei
Minha única critica a trilogia como um todo, é que se tú não tiver conhecimento prévio da história do rei Arthur, vai ter acontecimentos e referências que vai passar batido, tipo eu só fui me ligar quem era o famoso cavaleiro negro das lendas, quando o livro já tinha acabado kkkkkkk fora isso o livro e a trilogia como um todo são só elogios.

Rubens.Ricardo 08/02/2023

O tipo de livro que lhe faz buscar mais fontes e pedir mais, excelente livro para quem gosta do gênero.

lucky5 30/01/2023

Toda a triologia é de tirar o fôlego, favoritei todos os três pois com certeza essa é a minha versão favorita das lendas arturianas. O crescimento de cada personagem foi tão impecável, eu sempre destava a Guinevire e nessa versão ela se transformou de tal forma que perdi o ranço kkkk e personagens como o Lancelot, Morgana e Nimue eu realmente fui pega de surpresa pela forma como o autor escolheu contar a história de cada um deles.

No primeiro, fiquei levemente receosa de ser do ponto de vista do Derfel, mas eu errei pois ele é um personagem maravilhoso e contou a história do Arthur (nosso gado favorito e carismático) da melhor forma possível.

Jamerson.Alves 28/01/2023

O destino é inexorável
No decorrer da leitura eu havia prometido a eu mesmo não usar esse título em uma resenha sobre a série, no entanto, o destino é inexorável.

Fellipe.Henrique 23/01/2023

Melhor livro da trilogia
Melhor livro da trilogia sem sombras de dúvidas, até a última página temos ação e reviravoltas. Foi um ótimo término de trilogia

otxjunior 16/01/2023

Excalibur, Bernard Cornwell
A série atinge seu ápice no tomo anterior, mas não faltam boas cenas aqui, com destaque para a final, contendo a batalha mais dramática da trilogia. São a especialidade do escritor, e apesar de seguirem um padrão conhecido, ganham força à medida que as personagens se desenvolvem.