Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Gustavo Rodrigues 22/02/2022

Excalibur é o melhor livro da trilogia, sem dúvidas. Pra quem tá acompanhando, sabe que dei 5 estrelas e favoritei os dois anteriores, então isso já mostra como esse livro é ABSURDAMENTE bom! Por ser o último livro de uma trilogia que já vinha melhorando, claro que eu esperava um excelente livro, mas confesso que me surpreendi positivamente. Aqui a história de Artur é finalizada de forma sublime, impecável, irretocável.

Aqui o leitor não tem um segundo de paz, porque em todo capítulo tem alguma reviravolta importante que tem o poder de mudar o rumo da história. Porém, nem de longe essas reviravoltas são jogadas de qualquer forma só pra surpreender quem tá lendo. Tudo faz sentido e encaixa com o desenrolar da história desde o primeiro livro. Não tem ponto sem nó, nada jogado sem explicação, tudo tem uma base.

A trilogia toda tem tramas políticas, guerras e religiões que disputam o poder, e em Excalibur não é diferente, mas aqui tem o melhor equilíbrio entre todos (por mais que soe, não é uma critica aos anteriores, já que eles tiverem ritmos excelentes pra o andar da história). Incrivel perceber como o Bernard criou tantos personagens que tem fome de poder e são capazes de tudo pra conseguir. De rei a bispo, todo mundo quer ocupar o trono, ou pelo menos ser aliado de quem o ocupa.

Esperei até o último livro pra falar da construção dos personagens pra não ser precipitado ou me arrepender depois, mas agora posso falar com propriedade que ela é muito bem feita. Não há como não se apegar aos personagens e torcer por eles. E falando dos vilões, são asquerosos e repulsivos ao ponto de você vibrar com suas derrota/mortes.

Dentre todos os personagens, obviamente Artur tem o protagonismo, mas é impossível não falar mais sobre Derfel. Talvez um dos melhores personagens que já vi, representando um ser humano ímpar. Derfel não seria nada sem Artur, mas acho que o contrário também é válido. Artur dependia muito de Derfel.

Elogiar a escrita do Bernard é chover no molhado, mas não posso deixar de exaltar a excelência dele nesse quesito, principalmente na descrição das batalhas. É muito prazeroso ler sobre um combate com 3, 4 ou 5 exércitos, mais de 1000 homens, cavalos, feiticeiros, mulheres, crianças, cachorros, e mesmo assim conseguir entender e visualizar tudo de forma muito clara. E pra dificultar mais, tudo isso acontece em áreas geograficamente extensas, mas em nenhum momento o leitor pode ousar dizer que se sente perdido ou desnorteado quanto ao que tá acontecendo.

Eu só tenho elogios, tanto ao livro quanto a trilogia. Pegar registros históricos bem distintos entre si, pesquisar tudo minunciosamente e disso tudo tirar uma história tão rica como essa não é pra qualquer um. Se Artur foi metade do homem que Bernard retratou, ele já foi gigante.
Rodrigo.Macedo 22/02/2022minha estante
To no primeiro e gostando

Bastos 22/02/2022minha estante
Nossa eu tenho essa trilogia aqui na estante faz tempo, suas resenhas me deram uma puta vontade de ler logo kaka

Aline Michele 22/02/2022minha estante
Aí Meo Deos Gustavo, agora quero terminar a trilogia tipo amanhã kkk

Roberta 22/02/2022minha estante
Rapaz, estou morrendo de vontade de ler essa trilogia!!!

Gustavo Rodrigues 23/02/2022minha estante
Leiam o quanto antes! Vale a pena de verdade.

Cacauzinha1 20/04/2022minha estante
Sinceramente para mim Derfel é o verdadeiro herói desse livro .

emiliapsouza 16/11/2022minha estante
Tua resenha me deu vontade de reler a trilogia! Fiquei com saudades!! Hahahah mas embarquei nas Crônicas Saxônicas, pra conhecer mais do Cornwell.

Pedro.Guardiola 16/11/2023minha estante
Terminei meus amigos, que saga

Rosangela Max 19/11/2022

Fim da trilogia com gostinho de quero mais.
Dos 03 volumes, o primeiro foi o que mais gostei.Foi um ótimo início para a saga. O segundo tinha muita disputa política e pouca batalha física. Já este terceiro foi uma longa preparação para a batalha final de Artur.
Gostaria que o final tivesse se prolongado e mostrado um como ficou a vida pós batalha. Pelo menos a parte de Derfel sabemos como foi.
A história toda foi muito bem construída e os personagens marcantes. Não esperava menos de Bernard Cornwell.
Recomendo a leitura.
Cleber 20/11/2022minha estante
Valeu pela dica! Quero muito começar a ler essa trilogia também. O Cornwell escreve muito bem.

Guilherme Tisot 19/01/2009

Perfeito
Realmente incrível. Esse foi o pensamento que me veio na mente assim que terminei de ler esta trilogia. Tão fascinante que, nos meses seguintes, nenhum outro livro conseguiu me satisfazer. Três livros parceram pouco, eu queria mais, precisava de mais. Queria que a história continuasse, de alguma forma, de qualquer forma, mas que jamais terminasse. Mas agora, olhando para trás, penso que as Crônicas de Artur tiveram o tamanho ideal, nem curta demais a ponto de parecer incompleta, nem grande demais a ponto de se tornar cansativa. Enfim, Cornwell acertou em cheio, uma história cheia de emoção, que tem tudo o que um aficcionado por batalhas pode sonhar.
Leia, mas sua percepção sobre ficção histórica jamais será a mesma.
Uma Obra-prima!
Cláudia 28/02/2010minha estante
Minha percepção nunca mais foi a mesma...

Pedro Nunes 21/09/2012minha estante
Você tem toda razão!!!!!
É realmente fascinante esse trilogia!!!O tipo de leitura que te prende!A cada fim de capítulo ele te deixa querendo mais!É impossível ler e não se apaixonar pelos livros e pelos seus personagens!!!!!Simplesmente perfeito!!!

Brunno 19/02/2013minha estante
Apesar de estar terminando de ler O Inimigo de deus, concordo com vc. Bernard tem muito talento na escrita, depois q terminei de ler Rei do Inverno, minha percepção mudou.... dizem que Bernard Conrwell foi influenciado pela obra de George Martin, pode até ser... mas estou mais do que convencido que Conrwell é melhor que Martin.

Dalton 26/03/2013minha estante
Boa noite pessoal,gostaria de fazer uma pergunta (sei pode parecer idiota) porém eu devo fazer,eu ganhei da minha namorada um esse livro(Excalibur), porém como todos nós sabemos é o ultimo da trilogia.Então eu gostaria de saber se há a possibilidade de eu começar a ler pelo ultimo livro.Pois tenho medo de não gostar do livro e comprar os outros 2 exemplares(que são "caros")e não gostar.O que acham?

Douglas 27/03/2013minha estante
Olá Dalton, sugiro a você ler na sequencia correta.. 1º Rei do Inverno, 2º O inimigo de Deus, 3º Excalibur.. Estou começando a ler excalibur agora, mas é uma sequencia, sem ler os outros dois você não vai entender.. Quanto ao preço, está em promoção no submarino, custam na faixa de R$20 por livro.. Quando a gostar ao não, a pergunta a ser feita é: Você gosta de histórias militares?? Histórias que envolvem guerras, politicas, amizades e traições? É mais ou menos isso que o livro retrata.. Espero tê-lo ajudado.. Abraço!

Eldes 27/08/2015minha estante
Mas dá uma tristeza quando o livro acaba, né?! Queria continuar naquele mundo de Arthur e Derfel.

Carlos Luiz 19/03/2019minha estante
Também achei uma saga excelente, mas senti falta de uma conclusão, faltou uma ponte entre o fim deste livro e o começo do primeiro, já que é uma lembrança do Derfel. Não escrevo mais para não dar spoiler.

Arlyton Sil 25/04/2020minha estante
Terminei de reler e estou destruído. Um final emocionante.

Marcia 28/02/2021minha estante
Como todos os livros de B. Cornwell, está trilogia é apaixonante. E algumas pistas sobre o desfecho de alguns personagens encontan-se

Marcia 28/02/2021minha estante
Encontram-se nos primeiros livros. Devem ser lidos na sequência.

vicki4you 04/03/2021minha estante
Olá ,

Mari 02/12/2023

"Não é lutar bem que importa, é se você vence ou não a última batalha."
Excalibur dá sequência e finda a trilogia de As crônicas de Artur. O livro se inicia com Artur enfim descobrindo a traição da Guinevere, o que o deixa solitário, irritadiço e raivoso, o divo simplesmente decide descontar em todo mundo o chifre. O pobi segue sem paz, se me permitem a piadoca, pois os dois principais reis saxões decidem unir forças em uma ameça contra a Britânia. Enquanto isso Merlin continua na sua esperançosa saga de invocar os deuses, em posse de todos os tesouros da Britânia ele arma todo um ritual para chegar ao seu objetivo. Continuamos a acompanhar as duas guerras paralelas, a guerra humana, por posse de terras e a religiosa, ambas bem violentas, diga-se de passagem.
Artur, para mim, é claramente um agnóstico, ao mesmo tempo que ele não cultua e não tem fé em nenhum deus ele também não exclui ou desrespeita as crenças. Ele acredita nas pessoas e não em forças "superiores". Altamente estrategista, ele segue a dança e age conforme a situação, sempre pensando e buscando o melhor para a Britânia na totalidade.
Cornwell tem uma escrita incrível e que te prende do início ao fim, ele transforma Derfel em um baita narrador. As cenas de guerra são muito bem descritas, são de tirar o folego de tão frenéticas e bem desenhadas, eu amo a forma de guerra com a barreira de escudos.
Com o término da história descobrimo como Derfel chegou à posição que hoje ocupa e "presenciamos" o nascimento da lenda, a qual me fez chorar de tão lindamente descrita.
Amei acompanhar essa versão do Artur e creio que não lerei nenhuma outra além dessa. O rei sem coroa, o homem que acima de tudo almejava a paz e simplicidade, porém estava destinado à grandes feitos, sendo naturalmente um líder.
Eu sou suspeita para falar e até mesmo indicar essa trilogia, pois não só a li, a devorei e acima de tudo a amei.

Everton Vidal 21/03/2021

Começa onde o segundo volume (O Inimigo de Deus) termina, com Merlim e os objetos sagrados, sem um salto de tempo importante, como ocorreu entre o primeiro e o segundo tomo. O ponto mais alto é o retrato da Batalha de Camlann, brutal e fascinante, descrito com riqueza de detalhes, uma das melhores cenas de batalhas medievais que já li. O livro encerra a série de forma magistral, com a presença da mítica ilha de Avalon, em uma versão mais realista ou possível, embora nem todos os heróis cheguem a ela.

Aline 09/12/2010

Indescritível
Eu nunca tinha lido um livro do Bernard Cornwell e tive a felicidade de começar justamente pela trilogia que acabou se tornando a melhor que já li. Como os três são inseparáveis, decidi fazer uma resenha que valha para todos, mesmo que um acabe se provando mais fantástico do que o último.

Vi o depoimento de muitas pessoas que afirmaram não ter conseguido ler, porque não viam grande coisa em narrativas que giram em torno de reis, conquistas territoriais e guerra, mas para mim esses três livros foram muito além disso. Teve morte, fé, loucura, justiça, romance, aventura, mistério, sangue, doença, traição e MUITO mais. Quanto mais eu lia, mais desejava que não terminasse e que, por um milagre, Artur morresse velhinho e Gwydre se tornasse Grande Rei. É impossível não se envolver com a história de Derfel e Ceinwyn, se entristecer com Tristan e Isolda, sentir raiva de Lancelot, rir com Merlin, sentir arrepios por Nimue e querer pessoalmente castrar, destruir e esmigalhar Mordred. Você torce por cada personagem decente, se entristece pelo fim de cada um deles e, claro, sorri feliz da vida quando vê os mais idiotas passarem para o Outro Mundo.

Não tenho críticas para essa trilogia, nenhuma que realmente valha à pena dizer. Eu nem consigo realmente colocar em palavras o quanto gostei, porque é tudo tão intenso e complexo que não dá para elogiar uma parte sem comentar outra. Só lendo para saber. E isso eu digo para todos: leiam, leiam, leiam!

E, pra aqueles que, como eu, sempre tiveram paixão pelas narrativas de Artur, não vão se decepcionar com esta, que mais do que qualquer outra nos faz desejar a imortalidade do lendário Artur.

"Artur provavelmente não foi rei, pode não ter vivido, mas apesar de todos os esforços dos historiadores em negar sua existência, para muilhões de pessoas em todo mundo ele ainda é aquilo que um copista no século XIV chamou de 'Arturus Rex Quondam, Rexque Futurus': Artur, Nosso Rei Antigo e Futuro" - "Excalibur", pg. 529.

Não acredito que acabou!
Tell 10/12/2010minha estante
Gostei da sua resenha! =)
Você ficou bastante empolgada quando terminou de ler, assim como eu. Essa obra é fantástica e merece ótimas resenhas como a sua. Porém, não vou te perdoar por uma coisa: você não comentou do personagem Culhwch! hehehe

Aline 17/12/2010minha estante
Aaah, eu não comentei sobre um monte de personagens que eu queria :/

É que se fosse pra colocar todos ia ficar enorme! E sem falar que eu tinha acabado de terminar de ler, então estava escrevendo na maior empolgação. HIOSHIOAS

Obrigada mesmo pelos elogios :)

Henrique 08/01/2012minha estante
Ótima resenha , essa trilogia são meus livros favoritos .

Otávio - @vendavaldelivros 22/03/2021

“Quando um homem morre em batalha vai para um lar abençoado no céu. Mas para chegar a esse grande salão de festas ele precisa morrer de pé, com a espada na mão e os ferimentos na frente.”

Bernard Cornwell tem o dom para deixar leitores órfãos de seus personagens. Excalibur dá fim a um ciclo perfeitamente construído e ambientado, e nos deixa órfãos de personagens tão bem construídos que nos levam a ter um pouco de fé de que talvez, em algum momento da história, existiu um homem na Britânia que se chamava Artur e, mesmo não querendo reinar, era rei.

Se você ama história, a trilogia das Crônicas de Artur é um prato cheio para uma experiência de leitura espetacular. Cornwell consegue transformar a Britânia do século V, com suas chuvas e paisagens pouco atraentes, em lugares incríveis e perfeitamente visíveis. Sua capacidade narrativa se estende também para uma rica criação de personagens cativantes, com personalidades destacáveis e que fogem do senso comum.

No terceiro livro, as Crônicas de Artur são encerradas com tudo de melhor que o Cornwell consegue entregar. Batalhas memoráveis, reviravoltas, sangue, morte, crítica as instituições religiosas da época e, claro, como não poderia deixar de ser em uma obra que se propõe a retratar Artur, Merlin e Guinevere, um tempero de magia. Uma magia “humana”, que flerta muito mais com a realidade que com a fantasia e surpreende vindo de um autor conhecido também pelo ateísmo.

É com respeito e humanidade que essa obra é construída. Da humanização de Artur até os relatos históricos precisos que seriam possíveis de serem retratados, Excalibur finaliza uma saga que se completa, que tem poucas falhas e que deixa, em especial, um grande sentimento de saudade. De Derfel, o narrador “autor”, de Merlin, Artur, Galahad e Guinevere (sem esquecer do o incrível Aelle que conseguiu ser um dos meus favoritos em pouco tempo). Uma saudade que vive nas paredes de escudos e em um mítico e sempre aguardado Artur, Rei sobre todos os reis.

site: https://www.instagram.com/p/CMvSSvxj_vU/?utm_source=ig_web_copy_link

Bastos 18/12/2023

É até difícil dizer qual o melhor livro da trilogia, o autor conseguiu manter a qualidade de alto nível do começo ao fim. É uma leitura viciante, cheia de reviravoltas e intrigas, as batalhas são as melhores que já li em um livro, você se sente dentro de uma parede de escudos junto com o protagonista.

É complicado falar sobre esse livro sem entrar em muitos detalhes da história. O que posso dizer é que foi uma das melhores leituras do ano e uma das melhores trilogia que já li.
Leslie.Eduin 19/12/2023minha estante
Oii, a escrita da trilogia.. é fluida ou muito descritiva? As coisas acontecem, ou demora e é enrolado?

Bastos 19/12/2023minha estante
A escrita é super tranquila e nem um pouco maçante. O começo do primeiro livro é um pouco complicado por conta do excesso de nomes confusos, depois que se acostuma é só sucesso kk

Leslie.Eduin 19/12/2023minha estante
Muito obrigada! Gosto de histórias medievais

Bastos 19/12/2023minha estante
Não vai se arrepender de ler essa trilogia.

regi @bookiane 09/09/2011

Já ouvi algumas pessoas falando que Bernard Cornwell escreve "literatura para machos". De certa forma, acho que é uma definição meio extremista, mas por outro lado, acho que não é qualquer mulher que consegue passar com facilidade pelas páginas ensanguentadas do ardor das batalhas do escritor. Só que mesmo com toda essa macheza, nos é apresentada uma história de amor linda e profunda, Derfel e Ceinwyn se tornaram um dos meus casais literários preferidos (quase no páreo com Lúthien e Beren, do Tolkien), me arrancaram lágrimas.

Mesmo achando que o Cornwell tem meio que uma fórmula de sucesso para seus livros (calmaria - revelações - batalhas - mortes a rodo - calmaria e assim vai novamente, mais ou menos nessa ordem), mas não fica repetitivo, não fica chato: ele sempre consegue arranjar uma reviravolta que deixa você com cara de besta na frente do livro.
Tentei ler "Excalibur" em um ritmo mais desacelerado, para curtir aquele sentimento de fim de trilogia. Mas chega um certo momento em que as coisas ficam muito tensas e não dá para parar de ler. E que vazio terrível ficou ao fim do último capítulo. As personagens do Cornwell são sempre muito envolventes, você se preocupa com eles, xinga se eles fazem besteira, morre de amores ou de ódio (muitas vezes os dois sentimentos por uma personagem só), vibra ou se deprime quando morrem (e eles sempre morrem, afff homem talentoso para escrever tragédia!).

Eu não tinha muito conhecimento sobre as lendas arturianas, só sabia das coisas mais básicas mesmo, só que mesmo com esse conhecimento prévio ainda fiquei impressionada com a forma que o Bernard desenvolveu a história. Tristan e Isolda, por exemplo, eu fiquei em choque!

Trilogia recomendadíssima! Trezentas mil estrelas!
Aedes 09/09/2011minha estante
Você disse tudo. Eu estou terminando de reler Excalibur e mesmo sabendo a história, ainda me surpreendo e me sinto novamente ao lado de Derfel e Artur nessa jornada.

Jonas (@castelodepaginas) 11/06/2020

Excalibur
Fiz a resenha no meu blog, por favor acessem, se inscrevam e se gostarem adquira pelo link abaixo da obra

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/as-cronicas-de-artur-trilogia.html

Dem 22/11/2021

Incrível!
Livro perfeito pra encerrar a trilogia. O final não é como a gente espera, não tem um final muito feliz mais é bom! Kkkkkk
Uma pena que acabou :(
Foi épico, maravilhoso, viciante!
Entrou na minha lista de releituras!
Nota 10! E pra trilogia, nota 1000!

Tamiris 22/02/2021

Fim da Saga ?
Finalizando a saga de Artur, e com a sensação COMO ASSIM ! QUERO MAIS CADA O RESTANTE.

Posso dizer também a saga de Derfel, fiquei encantada com sua narrativa e história, fiquei torcendo pra ele do começo ao fim. Em uma palavra descrevo Derfel como leal. Leal a Ceinwyn até o fim, leal a Artur até o fim. Seu amor pela esposa me encantou moveu seus e montanhas por ela ? um verdadeiro cavalheiro. Despedida de Artur me desmanchou ? Diga que eu o amarei até o fim ?.

Confesso chorei !
Chorei por Merlim, chorei por Aelle, chorei por Artur, chorei por Derfel e tantos outros ??

Fiquei esperando o momento de como Derfel tinha se tornado cristão, pois já sabemos no primeiro livro que ele narra a história velho em um mosteiro com o Bispo Samsun e foi belo o motivo.

Temos cavalheiro zumbi, Reis e mais Reis mortos e vinganças sendo executadas.

Não esperava que terminaria assim. Mas foi um ótimo final. Só queria mais ?.
Pedro 22/02/2021minha estante
Eita, Tamiris. Eu ainda tô na metade do primeiro livro, mas já comecei a sofrer por antecipação. ?

Diego Ramos 23/02/2021minha estante
Essa trilogia é umas das minhas metas pra esse ano! Essa resenha só me deixou com mais vontade de ler ???

Tamiris 23/02/2021minha estante
Eu adoro lendas arturianas então sou suspeita kkk. Mas acho que vai gostar bastante.

Diego Ramos 23/02/2021minha estante
Que bom! O hype está alto pra ler,

Diego Ramos 23/02/2021minha estante
O primeiro volume já está garantido, os próximos irei adquirir em breve ?

Tamiris 23/02/2021minha estante
Verdade ! Esse foi o primeiro que li do autor, gostei muito da escrita e da pesquisa que fez pra desenvolver o livro. No embalo peguei os três primeiros volumes das crônicas saxônicas, espero que seja tão bom quanto.

??????

Felipe Augusto 23/02/2021minha estante
Com certeza uma das melhores sagas que já li na minha vida!!!

????

Maria290 17/11/2023

Odeio e amo, e isso dói
Mais uma pedrada do mestre Cornwell!
Pelo amor de Deus, eu não estava preparada pra esse final, eu estou sofrendo aqui!!! Como vou viver sem o Derfel e seus relatos??
Enfim, este livro é perfeito como os outros dois, não tenho nada sobre o que reclamar, só elogios!! Na verdade, minha única crítica é NÃO SABER O FIM DE ALGUNS PERSONAGENS!!!! BERNARD, COMO VOCÊ FAZ ISSO COMIGO????
Mas enfim, amei demais, Bernard Cornwell é realmente o rei do romance histórico!!!
"O destino é inexorável e tudo termina em lágrimas."

Gabi Moraes 16/10/2009

Confissão
Bom, vou confessar que comecei a ler a série com os dois pés bem lá atrás, por ser uma eterna apaixonada pelas Brumas de Avalon, e estranhar um pouco outras narrativas a respeito da lenda Arturiana. Olha, o que eu sentia pelo Arthur das Brumas não era nada perto de como eu me envolvi com essa história... É uma narrativa incrível, bem mais verossímel, e muito mais apaixonante! Além do Artur, por quem sempre fui apaixonada, ainda ganhei o Derfel de presente! Recomendo mesmo esse livro (esse não, a série) para quem não leu, maravilhoso!
Cláudia 13/12/2009minha estante
Em As Brumas de Avalon, nós torcemos por Morgana.

Nas Crônicas de Artur, Derfel ganha ganha nosso carinho!

Eldes 27/08/2015minha estante
Gabi, eu também li e gosto muito do Brumas de Avalon, e quando comecei as Crônicas de Arthur confesso que lia com certa antipatia, por causa da diferença entre a personagem Morgana desse comparada com daquele - da qual a Morgana é sensacional.

Mas no final, como bem disse Croda, Derfel nos conquista.