Kobane Calling

Kobane Calling Zerocalcare

Resenhas -

SrtaVenceslau 15/01/2021

O quadrinho é muito crítico, e ao contrário do que esperava, é bem diferente do livro A Odisseia de hakim

Anna 21/12/2020

Excelente
Ótimo quadrinho para um entendimento da situação de Kobani, recomendo a todos.

Rafael.Pereira 02/12/2020

Um relato impressionante na forma de quadrinhos, sobre a viagem do protagonista para a Síria. O autor por meio de seu traço caricato consegue representar bem o conflito, de forma bem leve e sem banalizar a violência presente.

GuidoBR 14/07/2020

"Guerra da Síria, Kurdistão, PKK, YPG, YPJ, EI, Daesh, Turquia, EUA, EU, crueldade e esperança. "Realmente não tenho nenhuma fórmula mágica. Se alguém tiver, feliz dele."

Marília 18/03/2020

Um olhar diferente sobre a guerra na síria
Kobane Calling é uma graphic novel, escrita e desenhada pelo autor Italiano Zerocalcare; Um diário das duas viagens que o autor fez à fronteira entre a Turquia e a Síria, a região autônoma democrática de Rojava, em especial à cidade sitiada de Kobane, onde o povo tem lutado por suas convicções e sua liberdade contra as forças do Estado Islâmico e dos governos turco e sírio, que não os reconhece enquanto entidade autônoma. Durante essas viagens, o autor e seus companheiros participam dos trabalhos de ajuda humanitária, compartilham experiências com a população local e acompanham uma unidade feminina de treinamento de combatentes (a YPJ) nas montanhas.

Leia mais no link abaixo.

site: https://literanima.com.br/kobane-calling/?fbclid=IwAR0HG_bPAXKuamxboTaiM-Wgy4EYBVuPSBp9AUeKEgZg8J1BwmjgxpRBks0

Caio.Maximino 29/07/2019

Kobane Calling
Uma leitura agradável e emocionante ao mesmo tempo; Zerocalcare consegue traduzir o que muitos apoiadores dos guerreiros de Kobani sentem: a esperança de que é possível, mesmo sob adversidade, a construção de uma nova organização social, baseada em liberdade e igualdade. Apesar da superficialidade com que trata certos eventos históricos (o que o autor admite), consegue integrá-los na narrativa de maneira perfeita. Evita o orientalismo ao sempre sublinhar seu lugar de fala nesse processo. Recomendo como uma excelente introdução ao que ocorre hoje em Rojava.

Cilmara 08/08/2018

Absurdamente importante e interessante
Título: Kobane Calling ou Como fui parar no meio da guerra na Síria
Autor: Zerocalcare
Editora: Nemo/ 2017

O que você sabe sobre os conflitos na Síria?
Dependendo da mídia, bem pouco e esse pouco é bem maquiado.
O quadrinista italiano Zerocalcare decide conhecer, entender e produzir essa obra instrutiva.
Apesar do cunho informativo, sua narrativa é despretensiosa e bem humorada, o que retira a complexidade do assunto.
Sua primeira viagem é a Mehser, cidade localizada na fronteira da Turquia com a Síria, aproximadamente à 1 quilômetro de Kobani.
Após essa impressão inicial sobre os acontecimentos na Síria, Zerocalcare embarca em sua próxima viagem, diretamente a Rojava, uma faixa de terra conquistada pelos curdos, com ideiais políticos, econômicos e sociais dignos, e nessa região se localiza três cantões autogovernados: Afrîn, Jazira e Kobanî.
Esse trabalho explora exatamente o que está ocorrendo lá, o cotidiano de quem não aguenta mais essa guerra constante que se arrasta por anos a fio.
As nacionalidades causam certas confusões, pois o povo curdo é dividido em 4 países totalmente distintos: Turquia, Síria, Iraque e Irã, todos são reprimidos e confrontados em situações diferentes que são originárias de uma série de fatores sociais, religiosos, culturais, políticos...
Rojava é símbolo de esperança, é como se fosse sementes de uma futura plantação fértil em meio à uma terra extremamente árida.
Demorei a finalizar a leitura, pois é àquela típica hq que faz você querer pesquisar sobre o tema, geralmente faço isso depois, mas dessa vez à curiosidade foi tanta que fiz em paralelo à leitura.
Recomendo fortemente!
Marverosa 08/08/2018minha estante
Adoro seus comentários! Muito pertinentes sempre!

Cilmara 10/08/2018minha estante
Valeu!!! :D

Nat 05/03/2018

Um outro lado da guerra do Oriente Médio
Já quero começar dizendo como amei essa história e como recomendo fortemente a todos que leiam também.
Kobane Calling fala sobre a guerra do Oriente Médio. O quadrinista italiano Zerocalcare fez uma viagem a cidade de Kobani e fez essa obra. Como ele não sabia muito o que estava acontecendo por lá, ele vai explicando com seus desenhos, de uma forma muito simples e didática!
Confesso que tenho a impressão que sabia menos ainda do que ele, e as explicações foram muito elucidativas. É impressionante como eu achava que entendia os conflitos de lá e percebi que isso não é bem verdade.
Além de ser cheia de informações, a HQ também tem humor na medida certa. E, devido aos próprios acontecimentos de Kobani, tem sua dose feminista.
Por tudo isso, reforço o convite para ler Kobane Calling, que já entrou para minhas leituras favoritas de 2018.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Daniela Colaci 08/01/2018

Um relato impressionante

Kobane Calling é uma graphic novel que conta um outro lado dos conflitos que acontecem nos confins da Turquia e Síria. Kobani é a principal cidade curda situada na Síria, onde um exército de mulheres luta para combater o avanço do Estado Islâmico. Não são apenas as mulheres que lutam por Kobani, mas eu fiquei impressionada de ver a organização e a força dessas mulheres numa sociedade tão opressora.

Zerocalcare foi parar em Kobani a serviço de um jornal da Itália. Através dos seus desenhos, o quadrinista italiano conseguiu transmitir um relato complexo e detalhado que contradiz os relatos simplificados que a grande mídia mostra sobre essa guerra devastadora que já ceifou a vida de tanta gente.

Confesso que pouco sabia (e ainda pouco sei) sobre as questões da guerra civil síria.
Vivemos no mesmo planeta, mas nossas realidades são tão distintas que não parecemos habitar a mesma Terra. É duro ver que o ser humano ainda não conseguiu aprender que a ganância, o egoísmo e a intolerância só geram dor e causam a morte de pessoas inocentes. E é muito triste perceber que basta você nascer no “lugar errado”, para não ter direito a viver em paz e ter a liberdade de ir e vir.

Mesmo sendo uma história sobre uma zona de conflito, Kobane Calling é uma GN com partes muito bem humoradas, que eu confesso que me arrancaram boas risadas! Já em outras cenas, meus olhos se encheram de lágrimas. O quadrinista italiano sabe fazer humor e também sabe emocionar, além de ter um traço incrível e cheio de detalhes, que traz o leitor para dentro da história.

Apesar da riqueza de informações sobre os conflitos apresentada nessa obra, eu não posso dizer que agora sei tudo sobre o Estado Islâmico ou o povo curdo. O buraco é bem mais profundo do que podemos imaginar ou uma história em quadrinhos pode contar. Mas Kobane Calling me proporcionou um bom conhecimento geral sobre o conflito e me abriu os olhos o suficiente para enxergar e ouvir o clamor de Kobani.

Espero que essa história consiga ganhar o mundo e abrir outros olhos!

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao