Kobane Calling

Kobane Calling Zerocalcare

Resenhas -

Art 08/04/2024

Uma obra pra mudar vidas. E dessa vez literalmente
O quadrinista italiano ZeroCalcare, de quem sou mega suspeito para falar pois simplesmente amo suas animações, começa com a ideia da obra como um diário de viagem para sua ajuda humanitárias nas áreas curdas, a começar pelo curdistão turco. No meio desse processo, porém, sua vida e a própria obra ganham outros caminhos, que resultam em roteiros muito mais complexos e profundos.

Zero desenha com os olhos e escreve com o coração numa espécie de reportagem em quadrinhos (no estilo Joe Sacco) que se incorpora com seu estilo próprio de piadismo para quebrar o clima, referências pra tudo que é canto e auto exposição de ideias, contradições e pensamentos. E isso tudo, é claro, sem perder o conteúdo informativo, aqui de suma importância não só pra compor a obra, mas porque também se tratam de informações omitidas e difíceis de se ver na grande mídia rodeada por rabos presos, preconceito e desinformação responsável por equiparar grupos de resistência com terroristas e confundir (propositalmente) a vítima com o agressor.

E é bom deixar claro que é uma HQ, e não um artigo científico. Há limitações no conteúdo e Kobane Calling não é nenhuma bíblia do assunto ou a mais atualizada ou a mais completo. E o autor não só sabe disso, como não tem o objetivo de que sua obra tenha tal propósito. Ela é, na verdade, uma bela introdução à ponta do iceberg que envolve o movimento curdo, suas peculiaridades, sua luta, sua organização, sua REVOLUÇÃO. Das perseguições e conflitos armados contra o ISIS e o governo fascista da Turquia até as forças armadas da YPG e YPJ (unidades de proteção popular). Da organização do partido dos trabalhadores do Curdistão (PKK) às prisões arbitrariamente injustas de manifestantes curdos, assírios, yazidis e de outras minorias étnicas da região, responsáveis não só pela prisão perpétua do intelectual Abdullah Öcalan, mas também pela de milhares de jovens (o que eu quero incluir crianças, como mostram relatos da obra). Zero colhe em sua HQ entrevistas de civis, militantes e guerrilheiros e tenta dar o microfone para que quem esteja dentro possa ser ouvido por quem está de fora. Enquanto isso, cita conceitos super interessantes que se incorporam como parte da realidade curda (em alguns territórios), como por exemplo a jineologia e o confederalismo democrático. Essas 272 páginas mostram a perda, a tragédia, as tradições, as alegrias e o principalmente que é necessário resistir. E, importante ressaltar, sem se aproveitar da luta alheia pra lucrar em cima.

Kobane Calling é um pedacinho de um processo revolucionário de luta, resistência e de construção que já perdura por mais de 40 anos. E é uma leitura impecável no que se propõe a fazer. Um belo início para quem nunca ouviu falar de nada do que aconteceu e continua acontecendo.

Assim como o Zero, eu também estou muito longe deser um especialista do assunto (e sequer viajei para alguma área curda alguma vez na vida) , então o que posso fazer para contribuir em algo é indicar duas leituras para quem quiser alguma dica pra se aprofundar um pouco mais:

A Revolução Ignorada – Liberação da mulher, democracia direta e pluralismo radical no Oriente Médio; Dilar Dirik, David Graeber, Comite de Resistência Curda, entre outros; Autonomia Literária, 2017

CONFEDERALISMO DEMOCRÁTICO; Abdullah Öcalan; Terra Sem Amos

Nação Democrática; Abdullah Öcalan; Terra Sem Amos

Sobre o movimento curdo e o pensamento de Öcalan; David Graeber; Terra Sem Amos

Kobane Calling foi traduzido por Fernando Scheibe e publicado no Brasil pela editora NEMO

LuccySwan 02/04/2024

A obra de Zerocalcare transcende a mera narrativa de guerra, adentrando um território emocionalmente complexo e profundamente melancólico. Sob a aparente leveza de seu traço e humor, encontra-se um relato pungente sobre os horrores e as incertezas que assolam aqueles que vivenciam conflitos armados. A jornada do autor através das paisagens devastadas da Síria não é apenas uma narrativa de coragem e resistência, mas também um mergulho nas profundezas da alma humana, onde a esperança e a desolação dançam um triste balé sob o véu da guerra.

Ao quebrar a quarta parede, Zerocalcare não apenas nos convida a testemunhar sua experiência, mas também a compartilhar de sua angústia e desespero diante da brutalidade do conflito. Seus desenhos, por vezes despretensiosos, revelam camadas de dor e sofrimento que ecoam além das páginas, ressoando no âmago de cada leitor. Em meio aos risos que arranca, há uma sombra de tristeza que paira, lembrando-nos da fragilidade da existência humana diante da crueldade do mundo.

"Leia!" é mais do que um simples convite à imersão literária; é um chamado para contemplar as cicatrizes invisíveis que a guerra deixa em suas vítimas, sejam elas combatentes ou meros observadores. A falta de traduções para o português apenas amplia a sensação de desamparo diante da inacessibilidade desse testemunho tocante. Que esta obra sirva como um farol na escuridão, guiando-nos através das sombras da guerra rumo à compreensão e à empatia.

Allison 17/03/2024

Há um desequilíbrio de tons neste gibi, algo que particularmente me incomodou muito aqui, seria, mais ou menos como o dito popular "rir para não chorar", só que, no meu ponto de vista, Zerocalcare perde a mão. Basta ler as últimas páginas desta edição, num momento estamos diante do autor e um mamute conversando amenidades algumas poucas páginas depois temos uma das viradas de páginas mais cruéis que já li.
Uma coisa é certa, não é possível sair incólume desta leitura.

Vinícius Tyrone 26/11/2023

Estudo de geopolítica em forma de quadrinho
Um quadrinho muito bom. Uma aula sobre tudo que acontece na guerra da Síria, que o autor viveu e viu tudo de perto. Um conteúdo com muita honestidade intelectual. Um relato pessoal, da visão do autor, mas com muito respeito daqueles que vivem aquela guerra a vida toda.
Um quadrinho com o ótimo senso de humor do autor mesmo através das várias tragédias. Um quadrinho sobre revolução.
Zero Calcare deveria chegar mais no Brasil e ser mais reconhecido.

Tathy 08/11/2023

Sarcástico e ácido
Essa HQ traz uma visão diferente da realidade dos curdos. Povo que segue o Islão, mas com um entendimento mais moderno, inclusivo e interessante: sem misoginia, sem machismo e mantendo o entendimento dos textos sagrados. Povo que está lutando pela sua terra e sua independência.

isabelle333 03/09/2023

Maravilhoso
Amo como Calcare consegue nos envolver nas suas histórias. Como os quadrinhos são construídos, como com maestria consegue divertir, informar e nos emocionar.

vale refeição 01/09/2023

Ilustrações bem feitas e uma história emocionalmente. O autor retrata muito bem como é a vida dos voluntários, a fragilidade da vida e até mesmo como temos opiniões equivocadas acerca daquela área.
Os únicos defeitos da obra são a confusão ao explicar alguma parte histórica ou geológica (Geopolítica) e devido ao foco exacerbado na comédia (Podia ter retratado mais a guerra do começo ao fim do livro, não apenas no final).

soro fisiológico 15/08/2023

Me deram de presente, agradeço muito à pessoa ? antes de ler não sabia literalmente nada sobre e achei perfeito

Camila1856 04/08/2023

Muito bom!!!
O livro trata de um tema muitíssimo importante que nos possibilita enxergar a guerra de sob o ponto de vista de gente como a gente. Gosto da forma como Zero consegue falar de assuntos tão complexos de forma simples e utilizando o humor.

danyelaaw 27/07/2023

Li essa HQ porque assisti à animação desse artista na Netflix, chamada "Entre Linhas", e também vi outra obra dele intitulada "Esse mundo não vai me derrubar". Achei a HQ muito boa, pois o artista apresenta diversos pontos de vista e trabalha para fazer as pessoas refletirem sobre as questões da guerra. Espero que as outras HQs dele sejam traduzidas também, pois estou ansioso para ler mais do seu trabalho.

mikael24 25/07/2023

Legal até
Achei o final bem vago, fui passando as pgs e não entendi como já tinha acabado.
fiquei em dúvida se dava 4 ou 3,5 estrelas. é um livro legal e interessante, dá preguiça de ler as vzs mas fiquei entretido. aborda assuntos bem pertubadores que perdem um pouco o clima pesado por causa da ótima narração do zerocalcare. mas são assuntos importantes e que devem ser levantados. esse livro é mesmo que um diário de viagem, então não vá ler pensando nele como um livro de aventura ou sla

Doug 24/07/2023

Calcare é monstro!
Zerocalcare tem um poder de narrativa inacreditável de bom!

O que mais gosto é que mesmo vivendo em outro contine, não importa qual história ele esteja contando, parece que estou conversando com um amigo.

Talvez seja apenas afinidade por conta da nossa idade e geração, mas fato é: ele consegue transmitir humor, drama e sensibilidade na mesma medida e demaneira perfeita.

Se vc chegou até aqui, procure pelas duas temporadas da série animada dele na Netflix. Vc vai pirar. Ah! E assiste dublado, hein?!

Leandro 19/02/2023

Zerocalcare atravessa os COFINS da Turquia, do Iraque e do Curdistão sírio para chegar a cidade de kobani, ao encontro do exército de mulheres curdas, que lutam contra o avanço do estado islâmico
Apesar do assunto ser um pouco sério, o autor escreve a hq com um tom bem- humorado e tocante ao mesmo tempo. Ótima hq.

Guinna 16/01/2023

O tema abordado nesta Graphic Novel é muito relevante, mas a narrativa não me agradou. O autor tenta fazer algumas inserções "bem humoradas" que sinceramente...

Jorge243 05/01/2023

Sensacional!
Eu nunca tinha ouvido falar sobre o povo curdo até ler essa HQ (sim, totalmente alienado).

Logo no começo fui pesquisar sobre, pois o que ele explica é o resumo do resumo mas ainda assim serviu bastante para eu me situar e entender o contexto.

A história é cheia de piadas e devaneios que deixam tudo mais leve, mas ainda assim é impossível você não sentir o peso (e até a raiva) diante de tudo o que aconteceu/acontece.

No fim você escolhe o que mais vai lhe marcar, se a podridão humana ou a resistência. Essa segunda foi a que mais me impactou, positivamente óbvio.
Laryssa.Rabelo 05/01/2023minha estante
Essa hq tá na minha lista a muito tempo , não sei se vc chegou a ver, mas tem uma animação desse autor na Netflix, se chama entre linhas pontilhadas, indico muito , conheci ele por lá.

Jorge243 07/01/2023minha estante
Vi por acaso (ou não, porque o algoritimo lê até pensamentos kk) um vídeo no TikTok da vida mas não lembrava o nome e não sabia onde passava.
Obg por avisar!