Ross Poldark Winston Graham

Resenhas - Ross Poldark

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
No livro a história é dividida em três partes o que facilita muito o entendimento da história, porque cada parte vai focando em um momento e não te deixa perdido no meio dos acontecimentos. Tudo é feito de uma maneira tão brilhante que a medida que as coisas acontecem não tem como parar de ler e de amar a história. Agora vamos à história.

Ross Poldark retorna a Cornualha como Capitão Poldark, depois de passar três anos no exército, tendo lutado na guerra da independência estadunidense. E é nesse retorno que a história começa com um Ross, cansado e ferido nessa guerra cruel na América. Mas o alegre retorno que ele esperava se torna amargo, pois seu pai havia morrido, sua propriedade estava abandonada e a garota que ele amava estava noiva de seu primo.

Apesar do clima desolador, a escrita do livro te coloca no ambiente daquela época, e mostra que uma pessoa era forjada pela vida e pela natureza e com uma esperança de que as coisas podem e vão melhorar. Porque a narrativa te mostra o ambiente da história sem pressão nenhuma e logo você se imagina em uma terra sem asfalto, onde as pessoas lutam para sobreviver e encontrar momentos de felicidade na dura rotina do dia-a-dia. Onde uma palavra vale um contrato e a honra pode ser decidida nos punhos ou na bala. Mas também onde o amor é puro e o romance é feito a luz da lua e das velas. E todos os contrastes constroem a história de maneira cativante.

Em poucos capítulos você começa a se apaixonar por Ross, ele vai mostrando sua humanidade em cada atitude e mostra que, mesmo em condições precárias, é possível uma pessoa mostrar seus valores e fazer diferença na vida das pessoas. Sua compaixão pelos mineradores e rendeiros desamparados do distrito o leva a resgatar uma faminta menina de rua, que estava brigando em uma feira, um ato que altera todo o curso de sua vida.

Nesse momento você fica irremediavelmente preso à história, a pequena menina, vestida com as roupas dos irmãos, lutando para proteger seu cachorro da crueldade de outros meninos, te conquista mais rápido que o pulguento cãozinho sem rabo. E assim somos apresentados a Desmelza. E assim, a medida que a história continua, os acontecimentos te mantem preso ao livro e a leitura, porque além de lidar com os conflitos na família pela atitude de Elizabeth em assumir compromisso de casar com seu primo, Ross precisa reconstruir a propriedade tanto para morar quanto para sobreviver e, mais uma vez, demonstra toda a sua boa índole para com os moradores em sua terra.

Na segunda parte vemos a luta pela reabertura da mina de estanho, retomando assim a sua fonte de lucro e trazendo empregos e prosperidade para região. Mesmo visando lucro, Poldark não deixa de mostrar um senso de comunidade, o diferenciando dos outros nobres da região. Além de todo o caminho de Poldark, vamos acompanhando o crescimento de Desmelza tanto em idade como personagem, à medida que os anos vão passando vemos uma menina-mulher inteligente, encantadora e assim sim tão impulsiva quando a garota que Ross, encontrou naquela feira, com os pulsos erguidos para defender seu cãozinho.

Pelo medo que tenho de estragar a história não tenho como usar as palavras para explicar porque terminei esse livro tão encantada e já na expectativa pelo próximo volume da série. Como me vi a cada página já ansiosa pelo desfecho dos acontecimentos e como o livro foi conseguindo me prender na história. O autor tem uma escrita leve e brilhante, as divisões da história fazem o coração disparar a cada final e continuar batendo rápido na continuação. É um livro que vai agradar a qualquer leitor de uma história bem escrita e deixa o coração dos românticos assim como o meu, com aquela sensação de ter se dado o melhor dos presentes ao ler essa história. Então, deixo meu pedido. Presenteie-se e leia essa história o quanto antes!!

Como um bônus, vou te contar que essa história virou uma série produzida pela BBC de Londres, e hoje se encontra na 3ª temporada. Esta é a terceira adaptação da obra de Graham para a TV. A primeira, também produzida pela BBC, foi uma série com duas temporadas exibidas entre 1975 e 1977. A segunda é um telefilme que foi ao ar em 1996. Na versão da década de 1970, Ellis interpretou Ross. Agora ele será o Reverendo Halse em dois episódios.

site: http://www.clubedofarol.com/2018/03/resenha-ross-poldark-poldark-01.html

Larissagris 14/05/2022

POLDARK (WINSTON GRAHAM)
? - O mau uso torna os mais doces de nós perversos. (Pág. 32)

? Ele se perguntava se o mundo real era do tipo onde os homens brigavam por políticas e princípios, e morriam ou viviam gloriosamente - ou miseravelmente na maioria dos casos - por causa de uma palavra abstrata como patriotismo ou independência, ou se a realidade pertencia aos humildes e à terra compartilhada. (Pág. 48)

? - A honestidade é sempre ofensiva? (Pág. 63)

? - É muito bonito se dizer isso, amigo, mas todos nós homens não nascemos de mulheres? Será que altera nossa entrada ou saída do mundo se nós formos produtores de milho ou pedintes? Dizer que é o plano de Deus que alguns se afundem em riquezas enquanto outros passam fome é uma baita trapaça. Isso é o plano dos homens, escutem-me, o plano dos mercadores ricos e dos outros, para mantê-los onde eles estão e as outras pessoas em correntes. É muito bom e bonito falar de religião e subornar o clero com comida e vinho... (Pág. 81)

? Todos os homens nasciam da mesma forma: não existia nenhum privilégio que não fosse criado pelo próprio homem. (Pág. 85)

? E qual era o benefício de se olhar para o amanhã quando o hoje tomava todo o seu tempo e energia e, às vezes, todos os seus medos? (Pág. 100)

? Já leu os clássicos, meu garoto? A cura para muitos males do mundo moderno. (Pág. 126)

? Mas não se pode dar as costas à verdade. Não se pode desejar que ela desapareça, ou rezar para que ela desapareça, ou até viver de modo que ela desapareça. (Pág. 143)

? Por que eu vou à igreja e repito a oração do Senhor se eu não cumpro, se não há perdão? Será que nosso próprio comportamento deve ser superior ao do fundador do Cristianismo, para que nós imponham os limites mais rígidos para os outros? (Pág. 144)

? Algumas mulheres tinham mentes como um esgoto; se não houvesse um fedor elas tinham que criar um. (Pág. 186)

? Às vezes, ele pensava que, se o prazer estava naquela brincadeira nada sutil que uma prostituta oferecia, então ele não tinha os apetites normais de um homem comum. (Pág. 219)

? O nível da necessidade de um homem não deveria determinar o nível de sua honestidade. Se não, todos os mendigos seriam ladrões. E se um homem está bem o suficiente para errar, ele certamente também está bem o bastante para ser punido. (Pág. 237)

? Seja tão independente quanto quiser quando estiver negociando a sua própria liberdade; mas no mínimo tenha um controle maior quando for a de outra pessoa. (Pág. 239)

? A vida parecia ter lhe ensinado que a satisfação da maioria dos apetites trazia consigo as sementes da frustração, e que era a ilusão comum de todos os homens imaginar o contrário. (Pág. 269)

? Eu estou feliz, ele pensou novamente. Algo está acontecendo comigo, conosco, transformando o nosso pequeno caso de amor desalinhado. Faça esse clima durar, segure firme nele. Sem voltar atrás. (Pág. 292)

? - Eu te amo - Ross disse -, e sou seu servo. Demelza, olhe para mim. Se eu errei no passado, me permita consertar as coisas. (Pág. 293)

? E assim, ele descobriu que o que ele em parte desprezara não era algo desprezível, que o que fora para ele a satisfação de um apetite, uma aventura agradável e ao mesmo tempo decepcionante, possuía uma profundidade estranha e indescritível que ele não conhecera antes, e trazia beleza em seu coração. (Pág. 293)

? E eu sou. Eu me esqueci, Ross. Qualquer mulher que você amasse, você a transformaria numa dama. (Pág. 297)

? Você tem tanta sorte. Eu não sei como você conseguiu. E ele tem tanta sorte. Ele perdeu a maior coisa em sua vida... e a encontrou em outra pessoa. A melhor coisa do mundo é ter alguém que te ama... e amá-la de volta. (Pág. 306)

? - O passado não faz bem a ninguém. São apenas o presente e o futuro que importam. (Pág. 335)

? A sorte pode garantir terras e famílias, mas ela não confere o bom senso. (Pág. 349)

? Se um homem tem vitalidade, então que ele aumente a sua própria alma, e não se esforce para possuir as das outras pessoas. (Pág. 354)

? Mas ela estava aprendendo rapidamente que as pessoas, mesmo as bem-criadas como estas, tinham uma tendência surpreendente de julgá-lo pelo valor que você mesmo se dava. (Pág. 357)

? - Se você ama alguém - disse Demelza -, num são alguns machucados nas costas que fazem diferença. É o fato de se a outra pessoa também te ama. Se ela te ama, então só pode machucar o seu corpo. Não pode machucar o seu coração. (Pág. 369)

? Alguém - um poeta latim - havia definido a eternidade como nada além disso: segurar e possuir a completude inteira da vida dentro de um instante, no aqui e no agora, passado e presente e o que está por vir. (Pág. 373)

Tuca 06/11/2021

Retornando para a sua casa na Cornualha, Inglaterra, após lutar na guerra da independência dos Estados Unidos (1775-1783), o capitão Ross Poldark não esperava achar seu pai morto, seu primo noivo da mulher por quem ele era apaixonado, sua casa praticamente abandonada e a mina de cobre que ficava em suas terras, falida. Ele voltara ferido para um lar que não parecia ser mais o seu, trazendo dores que se somariam a outras, dessa vez em seu coração. Mas Ross não era o tipo de homem de se resignar. Ele vai fazer de tudo para reerguer o negócio de seu pai, ajudar seus arrendatários e empregados, e também consertar o seu espírito.

Winston Graham é autor de 42 romances. Ele publicou o primeiro livro da saga Poldark (formada por doze livros) em 1945 e desde então essa é sua história de maior sucesso e que vem carregando uma enorme quantidade de fãs, tendo ganhado três adaptações para televisão sendo a última produzida pela BBC com Aidan Turner (O hobbit) como o Capitão Poldark e disponível no Brasil no streaming Globoplay. O primeiro livro é o processo de reencontro de Ross consigo mesmo e com esse novo mundo que havia prosseguido sem ele, e também abrindo seu coração para amar novamente. Um homem que tem a justiça como um dos seus maiores princípios em uma época que a justiça não era para todos, que acreditava em construir um negócio que fosse bom tanto para si quanto para os seus empregados, algo que até hoje não é uma visão empresarial muito difundida, e que fazia o possível para trazer felicidade para aqueles que ama, Ross Poldark era um herói não apenas de guerra, mas era um herói para a sua comunidade, e para Demelza, a menina que ele salvou das mãos de um pai abusivo ao dar emprego em sua propriedade.

Eu primeiramente me apaixonei pela série para então decidir me aventurar nos livros, e ambos são maravilhosos, mesmo com suas diferenças. A saga não é chamada de Poldark meramente por Ross. Ele é o protagonista, mas a história de vários Poldarks vão se entrelaçar a dele e montar a trama dessa família e da influência de suas ações na região da Cornualha. Política, discussões sobre justiça, amores controversos e proibidos, e o poder transformador da oportunidade e do trabalho duro em meio ao ambiente hostil da Inglaterra do século XVIII são descritos pela imaginação de Graham nesse romance histórico. A cada página eu me prendia mais e mais àquela comunidade, que se desenvolvia ao redor de Ross. Seu nome emanava um respeito sem tamanho em meio a ela, e sua visão de mundo era muito mais próxima a de seus arrendatários e empregados do que a de outros membros de sua “sociedade”.

Winston Graham tem uma escrita bem realista da época, o que eu amo, mas ele me ganha ainda mais com a veracidade que insere em seus personagens. Em vários momentos, eu questionava atitudes de um ou de outro, e depois mudava de opinião, e mudava de novo. Sua história é acima de tudo humana, e humanos são falhos. Até mesmo Ross visto por muitos como um herói é colocado como cheio dessas falhas. Mas na adversidade do realismo também florescem os romances, e ele escreve uma personagem que mesmo se achando toda errada era completamente certa para Ross. E para quem se assustou com a quantidade de livros da saga, o primeiro livro tem um final sem um grande gancho, ele se fecha no que é principal, com algumas pouquíssimas pontas soltas incidentais. A primeira temporada da série de TV é a adaptação dos livros um e dois da saga, ambos já publicados em português pela editora pedrazul.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Betina.Iser 25/10/2021

Ross Poldark
Leio esta obra pela segunda vez, com muita satisfação. É um livro cheio de pensamentos interessantes.

Aline Moura 14/08/2021

Li por causa da série. É interessante descobrir alguns detalhes que não ficam bem claros na série. Porém o livro só tem mesmo a história inicial. Achei um pouco cansativo, com muitas passagens longas sobre acontecimentos e personagens que para mim não fizeram sentido.

_bbrcam 20/07/2021

trajetória boa é trajetória de histórias
amei esse livro e suas histórias, embora aconteça tudo de forma tranquila e aparentemente despretensiosa, no final entendemos todas as amarras sendo feitas. lá para os 70% não conseguia mais largar o livro!

Gomor 26/05/2021

História que só fica boa depois da metade do livro. Até então, só narra o retorno de Ross Poldark para casa após a guerra de independência americana. O melhor da história é a personagem Demelza que é recolhida por Ross ainda na adolescência e que cresce na sua casa até que ele se apaixona por ela.

Cristiane.Rocumback 09/05/2021

Uma boa leitura.
Já tinha assistido um episódios da série e gostado. Então resolvi conhecer o livro.

Assim como na série, o livro mostra Ross como um personagem que começa a enxergar a necessidade dos menos favorecidos e passa a ajudá-los ao seu modo.

Choca muita gente qdo resgata uma menina maltrapilha e a leva para sua casa como empregada.

Remoe a mágoa de perder seu amor e dá-se a bebedeiras até que pára com isso e tenta esquecer e mudar de vida.

O livro tem três partes e conta a história de Ross Poldark num período de 4 anos.

Histórias cruas sobre pessoas que cruzam o caminho de Ross. Nada de floreios.

Kelly Viana 25/02/2021

Essa é a história de Ross Poldark, que em seu retorno à Cornualha, descobre que seu pai faleceu, a propriedade que herdou está em ruínas e sua amada Elizabeth está noiva do seu primo Francis.
Ross apesar de ser um aristocrata, prefere ignora-los sempre que possível. E decide reabrir uma velha mina que existe em sua propriedade. E com isso não só melhorar sua situação financeira como também a dos mineradores e rendeiros.
A forma como Graham narra os acontecimentos, foi me conquistando aos poucos. Ele conseguiu através do seu rico detalhamento me transportar para a Cornualha de 1783.
E o que dizer sobre o romance entre Ross e Demelza, que além de ter sido uma linda surpresa, conseguiu me cativar. Demelza uma menina que vai amadurecendo e aos poucos e nos mostrando para o que veio. Uma protagonista forte que me deixou ansiosa para ler a continuação dessa maravilhosa história.
Também não posso esquecer de mencionar Verity, a prima de Ross, e também sua preciosa e mais querida amiga. Espero ansiosamente por um livro sobre ela.
Na minha opinião vale muito a leitura

Mariana 03/02/2021

olhei as resenhas e não vi ninguém mencionando que o par romântico do personagem principal tinha 13 anos no início do livro, intragável.

Layssa Costa (@mermaidsandbooks_) 04/08/2020

Ross Poldark
Amores, meu primeiro contato com a escrita de Winston e eu estou apaixona. Poldark, foi uma leitura leve, viciante, divertida e romântica. Eu me encantei pelo Ross e pela Demelza. Terminei o livro louca para ler o segundo.
__
Poldark se passa em três períodos diferentes na Cornualha do século dezoito. O primeiro passa ao longo dos dois primeiros anos, começando pelo falecimento do pai de Ross, logo seu retorno depois da guerra, a descoberta de que o amor da sua vida irá se casar com o seu primo (não é spoiler porque esta na sinopse, haha), que seu pai não deixou quase nada ao morrer e quando ele resgata uma jovem e leva ela para sua casa, dai inicia sua vivência com a jovem Demelza.
__
Ross dá duro para ajudar todos ao seu redor e se reerguer novamente, não liga muito para a sociedade, trata os trabalhadores como iguais, e é respeitados por todos.
__
Demelza se desenvolve de uma forma incrível ao longo da sua estadia na casa de Ross, sua curiosidade, inocência e coração bondoso é apaixonante e muito envolvente.
__
O segundo e terceiro período do livro se passa dois anos depois, começando pelo florecer do romance entre Ross e Demelza, a amizade e companheirismo entre eles, o amor florescendo em ambos. A mudança na vida deles ao logo desses anos.
__
Acompanhando também a vida das pessoas ao redor deles, tanto seus parentes, como os trabalhadores das minas.
__
Uma leitura que eu super recomendo, eu amei e espero que vocês também!

Wilza.Mary 23/07/2020

Recomendo
Aquele livro que despertou ódio e amor ao mesmo tempo.
Ross Poldark é um conquistador nato.
Leitura inicialmente cansativa mas depois decola e te surpreende.

Rafaelle 26/06/2020

Ross Poldark
Uma narrativa fantástica em um livro repleto de personagens incríveis!

Ross Poldark acaba de retornar à Cornualha após dois anos lutando na guerra da América. Mas seu retorno é algo longe de ser feliz: seu pai faleceu, ele está ferido, a propriedade que herdou está em estado deplorável e a mulher que ele ama está prestes a se casar com seu primo rico. Tudo na vida de Ross está aos pedaços e ele precisa encontrar forças para lidar com a ruína financeira e um coração partido.

Enquanto lida com seus problemas ele conhece Demelza Carne em uma feira. A menina em trajes masculinos luta bravamente para salvar a vida de seu cachorrinho de alguns meninos maldosos. Ross não consegue ficar inerte ante a cena e salva a menina. Ao ver o estado de miséria e abandono que ela vive, decide levá-la para a sua casa e contratá-la como cozinheira.

Enquanto Demelza se habitua à nova condição, Ross decide tentar explorar uma mina de cobre em suas terras. A vida dos dois muda para sempre a partir desse encontro que trará consequências pelos anos seguintes.

Ross Poldark é um livro magnífico. Ross pertence à nobre família Poldark mas tem os olhos voltados para os problemas da plebe. Ele é humano, se preocupa em ajudar os outros mesmo enquanto tudo ao seu redor desmoronou. Trata seus funcionários de forma justa e benevolente e nunca se põe como superior. Um personagem como poucos que já vi.

Enquanto Ross é incrível, Demelza roubou meu coração. Acompanhamos a evolução de menina corajosa, maltrapilha e de língua afiada à uma mulher leal e decidida. A força dela e a forma pura como ela vê o mundo a colocaram entre minhas personagens femininas favoritas na literatura.

O livro conta com vários personagens secundários aos quais vamos acompanhando a vida, escolhas e trajetórias durante o desenrolar da trama. Uma menção especial para Verity, prima de Ross, outra mulher incrível desse livro e de coração de ouro.

A visão ampla que o autor dá à história nos faz entender todo o contexto que os personagens estão inseridos. Focando nos personagens principais mas também dando palco aos secundários, temos uma trama rica, bem desenvolvida, que explora a situação social na Cornualha e expõe muito da hipocrisia da sociedade da época.

Termino esse livro ansiosa por ler a continuação Demelza, já publicada pela Pedrazul aqui no Brasil, e torcendo para que a série toda seja traduzida para nós pois eu, com certeza, irei ler cada livro.

Pollyana 13/06/2020

Li o livro por causa da série. O livro é bom.. mas confesso que ainda prefiro a série.
Iara 14/02/2021minha estante
Olá Pollyana. Q série? Pq eu amarrei o livro?