Imunidade

Imunidade Eula Biss

Resenhas - Imunidade

Angelo.Miguel 30/11/2021

Achei interessante a proposta, gostei.
Gostei do estilo do livro, passa muitas informações de uma forma bem leve. Outro ponto que gostei foi o processo pelo qual a autora passa para descobrir a "verdade" e contrapor algumas teorias conspiratórias, que parecem sedutoras mas na verdade são falsas.

" A imunidade é um espaço compartilhado- um jardim do qual cuidamos juntos."

Viviane 05/04/2020

Recomendo
Livro muito bom. Uma leitura gostosa ( diferente dos livros científicos).
A autora esclarece ao decorrer do livro muitas informações sobre vacinas, epidemias, crenças, etc.
Amei essa leitura.
Para tempos de quarentena fica a dica.

Vorspier 17/08/2018

Medo exagerado
Se ser mãe é virar uma pessoa muito obcecada pela saúde do filho, depois de ter lido esse livro eu tenho a absoluta certeza que não quero ser mãe.
Imunidade é uma coleção de textos na qual a autora Eula Biss expõe sua investigação sobre vários assuntos relacionados à saúde, como vacinas, doenças e sistema imunológico. Todos esses se relacionam de alguma maneira com episódios que a autora passou com seu filho - idas ao médico, problemas de saúde, preocupações com materiais que podem/são ser tóxicos.
O livro traz alguns fatos interessantes, como o efeito rebanho e a prática da vacinação em massa e o surgimento da vacina contra a varíola. Por outro lado, ele fica irritante quando a autora insere a figura do filho para introduzir algum dos assuntos. O tom pessoal é o que mais me influenciou na hora de avaliar o livro com três estrelas.

_maricobucci_ 20/04/2020

A saúde não é uma ilha
Com uma retórica impecável, Eula Biss é capaz de convencer até o mais cético dos anti-vacina.
A inclusão das experiências paranóicas da autora como mãe de primeira viagem mostra como até os mais esclarecidos podem cair nesse poço sem fim de dúvida - e, efetivamente, ela não só admite o quanto erra como também refuta os seus próprios medos. Apesar desse toque de pessoalidade, há muita sustentação factual, como se pode observar com as entrevistas com especialistas na área e com as citações de pensadores brilhantes como Susan Sontag.

A autora elucida uma série de questões que envolvem não só conhecimentos científicos mas também bioética, cultura e até disparidades socioeconômicas. Após a leitura desse livro, uma coisa é certa: a saúde não é um problema que diz respeito apenas à ciência.

Paula 06/06/2020

Boa surpresa
O que vampiros, Drácula e o sistema imune fazem no mesmo livro? Poise. Estranho. Mas gostei.

natealia 28/03/2021

Se você espera um livro contendo maiores informações sobre imunidade, como o título sugere, já fique ciente que esta leitura não é sobre isso. Apesar de não ser uma autoridade no assunto, a autora jornalista cumpre bem o seu papel como investigadora curiosa do assunto ao propor reflexões acerca do papel social da vacinação, bem como dos constantes ?perigos? que estamos expostos no dia-a-dia. Como ponto negativo, alguns dos relatos pessoais da autora se tornam um pouco repetitivos.

Joanna de Paoli 09/04/2019

Escolhas
Essa jornalista apresenta a ciência e o universo da imunidade de forma envolvente. Recomendo esse livro a todos, principalmente, mães/país e profissionais da infância.
Como ela aborda em seu texto, precisamos nos distanciar do conceito de rebanho (a maioria do gado imune, imuniza os demais) e abraçar o conceito de colmeia (uma abelha doente contamina todo o enxame).
Aborda questões filosóficas sobre saúde, políticas públicas, individualidade, coletividade...
Já adianto que ela tem um posicionamento claro em relação às vacinas, mas que foi construído a partir de muitos conflitos com suas experiência familiares. Ainda assim, leva o leitor a refletir sobre as possibilidades com relação ao seu corpo, a sua saúde e da humanidade.

Julio.Gurgel 02/05/2020

Pesquisa e experiencia pessoal
Nesse relato, Eula usa sua experiência pessoal como mãe de primeira viagem para lançar dados interessantes sobre doenças, vacinas, preconceitos e imunização. Interessante. Leitura fácil, vapt-vupt.

Mynah Drakul 14/01/2021

Acessível
Essa é a palavra que define esse livro. A partir das inquietações normais de uma mãe de primeira viagem e cidadã preocupada com sua sociedade, Eula Biss, constrói um ensaio sobre nossa relação com a doença e com a saúde. O texto é leve e ao mesmo tempo repleto de informações e conexões que permitem a quem o lê chegar às suas próprias conclusões enquanto acompanha a autora.