Morte e Ascensão de Darla Abranches

Morte e Ascensão de Darla Abranches Bruno Crispim

Resenhas - Ascensão

Stefanippaludo 07/10/2017

Surpreendente e genial
A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre essa história é que eu não conseguia largá-la! Em duas noites li toda a obra e precisei me controlar e ser racional para não continuar a leitura madrugada à dentro e terminar tudo em um único dia. E a história colabora muito para isso. São 96 capítulos ao todo, mas capítulos curtos e ágeis, em sua maioria com diálogos e ações que fazem a leitura fluir rapidamente. Além de tudo, há a curiosidade que temos em descobrir o que ocorre nas páginas seguintes.

Tudo começa com Miguel, um cara sem emprego e sem dinheiro, que mora numa espelunca, dorme o dia todo e bebe o máximo que consegue. Ele sempre teve o poder de ver "espíritos" e graças a isso sofreu durante toda a sua vida, desde a infância, se tornando traumatizado e com diversos problemas. Inclusive, o rapaz chegou a ser internado em uma clínica psiquiátrica por sua família e foi lá que conheceu Dona Aura, sua mentora, que ajudou a entender seu dom e a lidar com os mortos que via. Afinal, desde a infância a morte parecia lhe cercar. Diversos amigos e conhecidos seus tiveram mortes prematuras e misteriosas e após ficaram fazendo companhia a ele até que ascendessem.

Mas certa tarde ele procura por um espírito com o objetivo de ajudá-lo. É o espírito de Darla Abranches, que segundo o que viu no jornal, morreu recentemente e fazia parte de uma família rica. Ajudá-la a ascender e repassar recados da garota para seus pais poderia lhe gerar uma grana e solucionar seus problemas por alguns dias.

Mesmo após encontrar a garota, demora um tempo até que ela dê o braço a torcer e aceite sua ajuda. Mas quando faz, não é exatamente como ele gostaria. A menina, que segundo o que consta nos relatórios da polícia se suicidou, quer provar a todos que não foi isso que aconteceu e descobrir exatamente como morreu.

Ao longo desse mistério, vamos descobrindo mais sobre o passado de Miguel e sobre a vida de Darla, os problemas que ela enfrentava e os diversos motivos que poderiam ter levado-a a cometer suicídio. Incluindo a traição da sua melhor amiga e as constantes brigas com a mãe. Também ao longo da história diversas reviravoltas acontecem, modificando o rumo da trama e fazendo os próprios personagens repensar o que aconteceu.

Porém, a maior de todas as reviravoltas, o grande plot twist final, é surpreendente e genial! Não vou adiantar nada aqui, mas garanto que é algo que vocês jamais imaginarão e que vai deixá-los de queixo caído, apesar de fazer todo sentido.

O Bruno escreveu Ascensão de uma maneira tão natural e tão leve que nos faz ter a sensação de que escrever é fácil e de que ele escreveu toda a história de uma única vez. Mas nós escritores sabemos o quanto é difícil e o quanto ele deve ter demorado para concluir a obra. Seus diálogos são perfeitos, tendo cada personagem uma maneira própria de falar, com gírias atuais condizentes com a condição social e a idade que possuem.

E não bastasse tudo isso, ele nos conduz pela história de um lado pro outro, com um narrador parcial, fazendo com que ficássemos do lado do Miguel, sentíssemos suas dores e quiséssemos abraçá-lo a todo momento. Não posso dizer mais nada sobre isso, mas peço que leiam a obra! Ela é genial! E o final nos faz ficar pensando e refletindo por um bom tempo.

site: http://ahyposa.com.br/conheca-ascensao-na-amazon/

Heloisa Esther 06/05/2020

Inteligente e bem escrito
Eu já acompanho o trabalho do Bruno com os Guias do Escritor de Ficção, como gostei fiquei curiosa para ler algo escrito por ele. Superou as expectativas, Morte e ascensão de Darla Abranches tem crime, mistério sobrenatural, investigação. Fala de suicido, um tema delicado, mostrando como famílias e amigos ficam devastados. E o que para alguém pode parecer bobagem, para o suicida é um motivo de muita dor. O autor tratou o assunto com delicadeza e realismo. O que também serve de alerta, para prestarmos mais atenção as pessoas perto de nós.
O livro também tem muitos momentos engraçados, Darla é a adolescente mimada, mas no fundo se preocupa com o próximo, só quem a conhece bem sabe desse lado. Miguel é o cara que deu errado, está falido, desacreditado e vive bêbado; mas tem um dom lindo, consegue falar com os mortos e ajudá-los a ascender. Quem imaginaria uma amizade entre esses dois? Eles vão investigar a morte de Darla e um possível acidente, pois ela nega ter cometido suicídio.
A história é maravilhosa, bem escrita, com personagens fortes, os diálogos são perfeitos. É daquele tipo de livro impossível de largar, você precisa chegar ao final. E que final! Além de várias reviravoltas durante a história, o final é surpreendente. Espero em breve por novos livros do autor.

Gabi Moreira 23/12/2017

Não leia esse livro de noite! Você não vai dormir.
Comecei a ler o livro na degustação presente no Wattpad e precisei comprar a versão completa porque a história simplesmente ficou na minha cabeça.
Os capítulos curtos me fizeram ir dormir quase de manhã, pois eu só falava "só mais um capítulo". O mistério presente na obra se torna uma obsessão e você só parará quando terminar.
É impressionante como o protagonista é cativante, me tornei íntima dele desde as primeiras frases. Os diálogos são críveis, principalmente entre as adolescentes, que consegui imaginá-las como se fossem umas das minhas alunas.
As reviravoltas são socos no estômago, fazendo com que ficasse embasbacada a cada uma delas.
Recomendo a leitura, mas reitero, não leia antes de dormir, pois você só vai dormir depois de acabar de ler.

Libby Lobo 14/08/2019

Um dos melhores livros que já li
A história é viciante. Mal consegui notar os capítulos passando, só queria ler mais e mais. Os personagens são muito carismáticos e a química entre eles é incrível. O final foi o que mais me impactou. Apesar de ter me surpreendido desde o início do livro, sabendo assim que não haveria um final clichê, não tinha a menor possibilidade de imaginar aquele desfecho. Vou sentir falta dessa história e, como escritora iniciante, tomá-la como inspiração. Espero um dia escrever uma obra tão incrível quanto essa.

Ricardo.Batista 15/08/2019

Um protagonista humano, demasiado humano
Não há como não empatizar com o Miguel.

Ele é relaxado, confuso, egoísta, cheio de vícios e manias, além de um covarde de primeira. Sim, é verdade, não nego nada disso. Ainda assim, repetidamente se coloca em segundo plano para fazer o que é certo... mesmo fazendo tudo de errado durante o trajeto! Seus fracassos, medos e dores nos fazem olhar para ele como um igual, outra alma perdida nesse mundo imenso e por tantas vezes injusto. Seus arrependimentos nos lembram dos nossos, e sua vontade de corrigir o que ficou quebrado e incompleto, nos inspira a fazer o mesmo.

Te aconselho a ler esse livro, se procura por um protagonista que te decepcione o mesmo tanto que te cative. Que te faça querer, hora afundar a cabeça dele numa banheira, hora guiá-lo com todo carinho até o caminho da ascensão.

Há muitos outros motivos para ler esse livro: seja pela carismática e irritante adolescente Darla, o suspense policial ou mesmo as reviravoltas da trama que te farão ler e reler, atrás de tudo aquilo que outras pessoas comentaram antes de mim. Mas o motivo que te dou é bem mais simples: Miguel.

Dê um voto de confiança a ele, garanto que não vai se decepcionar. Ele é humano, muito humano. Demasiado, humano. E por isso mesmo, tão fascinante!

site: https://www.wattpad.com/user/Ricardo-Batista