Moça Com Brinco de Pérola

Moça Com Brinco de Pérola Tracy Chevalier

Resenhas - Moça Com Brinco de Pérola

1 | 2 | 3 | 4

alinetiemi 27/03/2024

Eu amei como a autora mistura ficção com a realidade, fatos que aconteceram mesmo, com um toque cativante de ficção.
Uma ivro que aborda uma paixão proibida, mas bonita. Com uma contextualização história muito bem feita. Super vale a leitura.

mundinhocix 04/09/2023

Uma história onde as cores são protagonistas
Um romance gostoso de ler, personagens muito bem construídos. Adorei a forma como a autora retrata a Delft do século XVII, percebe-de que houve muito estudo para descrever a cidade, o comércio e costumes daquele local e época.

Mas amei especialmente o jeito como as cores foram protagonistas nessa história. Depois de ler esse livro você nunca mais vai olhar as cores das coisas como antes. Somente agora, depois de ler esse livro, pude perceber como as coisas são muito mais coloridas do que a gente costuma perceber. Basta olhar com cuidado.

Confesso que esperava um plot mais intenso, por isso só dei 4 estrelas, mas ainda assim o final não desagrada.

Embora seja uma obra de ficção, é interessante imaginar como foram realizadas obras como ?Moça com Brinco de Pérola?. E esse livro cumpre esse papel.
Renata Céli 05/09/2023minha estante
Também amei descobrir o mundo colorido em que a gente vive. Linda resenha!

Amanda Milani 28/07/2023

E assim eu descobri uma das minhas autoras favoritas...
Eu conheci a Tracy Chevalier por causa desse livro.
Assisti o filme quando estava no cinema (oh meu Deus, estou denunciando minha idade) e me encantou. Por isso fui atras do livro
Gosto muito da delicadeza e da sutileza desse livro. Ela mostra um ponto de vista diferente ao da burguesia, descrito na maioria das ficcoes historicas
E um livro facil de ler, doce e envolvente. Com certeza, um dos favoritos da minha vida

Nivia.Oliveira 08/07/2023

Griet é a moça que nos olha por cima o ombro, a mesma que olhou Vermeer um dia, que se tornou a Monalisa holandesa. Esse tipo de obra sempre nos desperta a curiosidade: quem era a modelo? E a autora não escolheu a esposa de um mecenas, e sim uma criada, figura normalmente retratada nas pinturas holandesas, que na vida real estava relegada aos trabalhos domésticos exaustivos, e a ser testemunha da melancolia de outras mulheres.
Moça com brinco de pérolas traz o tema contido na maioria dos quadros do artista: o conflito entre dever e virtude, incluindo cenas de advertências contra roubos e preguiça.

Este é o segundo livro que leio da Tracy e novamente achei inocente, libido controlado! Explico: Esperava mais presença de Vermeer. Mais, sedução, música e... vinho! Kkk Forçando vi um certo erotismo no enfeitar-se: os brincos de pérola...símbolo da castidade e do fazer-se desejável; a roupa amarela, própria de amantes e prostitutas. Tudo bem que as personagens dele eram sempre reservadas e discretas, mas com a câmara escura...kkk

Passeamos com Griet pelas ruas de Delf – Holanda no século XVII e gostei do amor platônico, condizente com rígida moral da época. Não pecaria dando fim à ordem sagrada do lar!

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Sara Pimentel 08/05/2023

É um romance meio idealizado que só acontece na cabeça dela (ou não), mas é uma leitura muito calma e gostosa, não fica cansativo, a única coisa que eu esperava era algum plot mais impactante, mas ainda assim é um livro muito bom

cat!¡ 19/04/2023

Uma criada que se libertara
O livro é bom. A leitura é fluida, a descrição dos ambientes e dos personagens são detalhadas, cativantes. Deu para ver que a autora estudou a época da obra para escrever esse livro.

O livro é legal para aqueles que se interessam por obras de artes e por quem goste de pintar, muitas situações no livro, nós artistas lidamos! quantas vezes não olhamos para um quadro ou um desenho e sentimos que faltava algo, que deveríamos mudar alguma coisa, não é?

Mas o romance e o final não me agradaram, levando em conta o romance de época, até entendo, foi algo ok... mas eu esperava outra coisa.

Leeh 07/01/2023

Esse livro tem um fim que realmente teria acontecido se essa história fosse baseada em fatos. Eu pessoalmente não fiquei tão contente não estou tão acostumada com clássicos. Mas o livro em si é muito bom, um ótimo clássico.

Pêpe 24/09/2022

Sempre gostei muito da capa desse livro chama muito a atenção.
Griet é uma jovem de 16 anos, vai trabalhar para ajudar a família pois seu pai ficou impossibilitado de trabalhar.
Acaba trabalhando na casa do pintor mais famoso da cidade em Delft. A história gira no século 17, onde ricos e pobres são separados.
Na casa do pintor Vermeer, Griet trabalha muito, mas tem o consentimento de entrar no ateliê do pintor pra limpar e admira com detalhes os quadros para depois descrever para seu pai que é cego.
Na casa dominada pela esposa autoritária e pela sogra, Vermeer percebe em Griet um fascínio pela arte, então a leva para seu mundo de calma, onde escondido de todos pinta seu quadro.
É um livro bem fácil de ler..
Eu gostei

Bricio 16/08/2022

Uma obra brilhante!!!
Tracy Chevalier , magistralmente, nos conduz a uma narrativa envolvente e imersiva, no que hoje chamaríamos de fanfic, inspirada numa das obras de artes mais aclamadas do mundo: Moça com brinco de Pérola. Basta uma olhada no famoso quadro, que lindamente estampa a capa do romance, para despertar nos a curiosidade daquela misteriosa mulher/moça que dá nome às duas obras, a plástica e a literária. Nebulosa como a própria história do pintor holandês Johannes Vermeer, a origem da personagem do quadro também é envolta numa cortina de mistério e segredo, contudo, a autora Tracy Chevalier traça uma narrativa simples, contudo, envolvente da protagonista Griet. A jovem é contratada como uma espécie de criada para trabalhar na casa do famoso pintor, e , a partir do ponto de vista de Griet que vamos conhecendo os arcos narrativos das persoangens presentes na trama. Por vezes, me vi imerso no contexto social e artístico de uma Holanda do século XVII, com seu cenário bucólico, humilde e transitório ao seculo da Luz(XVIII), iluminista. Isto foi um ponto positivo do romance, pois experimentamos " um possível making of de uma obra de arte, com as técnicas primorosas utilizadas pelos artistas na construção de uma obra (acredito que autora tenha estudado muito sobre arte desta época ao escrever o livro.) Uma obra agradável e imersiva, que por hora , nos faz sentir que realmente estamos contemplando e vivenciando todo o processo artístico, histórico real do quadro que dá nome ao livro.

Anninha 10/06/2022

Que livro meus amigos!
QUE LIVRO! Não prometeu nada e entregou tudo!! Me cativou do início ao fim. As personagens são bem trabalhadas, as descrições de cenários não são cansativas e a protagonista é HUMANA. Ela erra, acerta, nos faz sentir empatia, enfim, é maravilhoso!
Eu comecei a ler porquê a escola obrigou e terminei querendo saber mais da vida de Griet e da família Vermeer, é um livro rápido para ler e ótimo para sair da ressaca, super recomendo!!

Babi 11/05/2022

É bom, mas faltou um tchan
Eu decidi ler esse livro porque eu tinha amado "A dama e o unicórnio". Fiquei um pouco decepcionada no começo, mas fui lendo, lendo, lendo e por fim acabei me prendendo a história.
A escrita da Tracy é muito fluida, porém, nesse livro, não houve um detalhamento maior dos sentimentos da protagonista. Além disso, a visão de Griet quanto aos outros personagens não contribuiu para que pudéssemos enxergar através deles e isso me incomodou um pouco: Os personagens acabam sendo muito rasos e ficamos nos perguntando o que eles estão sentindo, pensando, se estão com raiva/medo/angústia ou qualquer outra coisa.
Houve uma falta de detalhamento nas relações em um modo geral. Queria que houvesse mais interação da Griet com o Pieter (o filho), o pintor, os pais, as pessoas da casa em que ela foi trabalhar... Mas, como eu disse, tudo é muito vago no que se refere a interações.
Mesmo assim eu recomendo, foi um livro que me tirou de uma ressaca literária profunda e o final foi satisfatório, embora não perfeito.

Cris 05/05/2022

Eu amei o livro. Retrata a vida no séc XVII e conta um pouco do que se sabe sobre a vida pessoal de Vermeer. A moça com brinco de pérola para mim foi uma grata surpresa.

Lara Andrade 11/04/2022

A história por trás da pintura
Griet, ainda jovem foi levada como criada a casa do pintor Vermeer para sustentar sua família pobre - Já que seu pai sofreu um acidente de profissão e ficou impossibilitado de continuar a exercer.
Lá, ao ser orientada a limpar o cômodo mais importante da casa, o ateliê de Vermeer, ela é capaz de observar e identificar possíveis mudanças na obra do pintor - O que o fez a olhar de uma forma mais do que "A criada" - Se tornando assim, íntimos.
Numa época onde criadas eram incriminadas com títulos ofensivos e abusadas de seus patrões, Griet e seus pensamentos passam por situações delicadas que exigem muita atitude e perspicácia!

Dori 11/04/2022

Impressionante. Como sendo uma pessoa que gosta de muitos detalhes, essa obra me agradou muito, até porque a descrição é um forte aqui.

1 | 2 | 3 | 4