Mirta Vento Amarelo

Mirta Vento Amarelo André Regal

Resenhas - Mirta Vento Amarelo

Fabio Pedreira 27/06/2020

Uma história maravilhosa
Cal Wiston e sua esposa são os caseiros da fazenda do Sr. Melfes Joarque. São pessoas simples e fazem um excelente trabalho, mesmo assim procuram ficar sempre na linha, pois qualquer deslize pode fazer com que o patrão os coloque para fora de casa.

Inclusive, quase que isso acontece, pois certo dia Wiston da falta de uma ferramenta muito importante do patrão, do qual ele pegou emprestado. Como se não bastasse, o celeiro pega fogo e logo acusam o pobre Wiston do ato. A sorte dele é que por mero acaso passava por ali a famosa Mirta Vento Amarelo, uma jovem muito conhecida por seus feitos e inteligência.

Mirta então começa a investigar o caso e para seu espanto e de todos os envolvidos, a descoberta que fazem é algo que vai mudar a vida não só da garota mas também de todo o mundo para sempre. Muitas coisas vão acontecer na vida da garotinha, de boas a ruins. Envolvendo familiares, amigos e até mesmo o rei dos dragões.

Mirta Vento Amarelo é uma fantasia nacional escrita pelo André Regal. É um livro que eu já conhecia tinha tempo, porém não tinha tido ainda a oportunidade de ler. Primeiro ele saiu pela editora Chiado, mas agora ganha uma nova edição pela editora Flyve, com capa repaginada e uma nova revisão por parte do autor.

Não só a edição é belíssima, como também a história inteira. Talvez o começo seja um pouco lento, o que pode levar o leitor a não se conectar logo na história, mas ainda assim é bem interessante e logo após a resolução da coisa toda na fazenda ela engrena de uma forma que você não quer mais largar o livro.

Essa é uma leitura que apesar de ter uma coisinha mais pesada (mas não tanto) aqui e outra ali é para todas as idades. Inclusive, muitas vezes durante a leitura eu sentia uma vibe meio Nárnia. Não sei se pela história em si, pelas ilustrações em alguns capítulos ou pelas duas coisas.

Os personagens também são bem cativantes. Mirta é uma garotinha super inteligente, mesmo que ainda meio arrogante certas vezes, porém de bom coração e que a gente se conecta fácil. Para os chegados em vídeo game, principalmente os das antigas, ela me lembrou uma personagem chamada Lucca do jogo Chrono Trigger, sempre com suas invenções além do seu tempo.

Mas os outros personagens também são bastante interessantes, como o comandante Hilel. Um homem que talvez desperte uma ambiguidade de sentimentos no leitor devido às suas ações durante a narrativa. Mas para mim, o melhor personagem ainda foi o dragão Brinaff, que acaba se juntando a Mirta na sua jornada e se mostra uma criatura inteligente e que está conectada com a garotinha de uma forma que eles nem imaginavam.

Eu quase favoritei o livro e certamente recomendo para qualquer um. A única coisa que me fez não fazer isso, foi que apesar do livro se chamar Mirta Vento Amarelo muitas vezes achei que o principal personagem acabava sendo o Comandante Hilel. Tirando isso a história possui momentos tensos, emocionantes e de um suspense muito bom em algumas partes, e claro, muita aventura.

E como eu disse antes, a edição está belíssima, não só pela capa, mas também pelos detalhes por dentro. Como as ilustrações já citadas no início de cada capítulo e alguns outros detalhes. Só senti falta mesmo foi de um mapa.

Imagino muito uma animação da Mirta, ou uma HQ, acho que ficaria perfeito. Mas por enquanto fique com o livro que certamente vai agradar.

Rodrigo Digão 14/06/2020

Livro muito bom, enredo que prende o leitor, personagens bem desenvolvidos e estruturados, nada no livro e por acaso, bem amarradinho. Com certeza uma leitura que vale ser conferida. Torcendo para um dia rever esses cabelos loiros ao vento novamente.
Macartiney 19/06/2020minha estante
"O Brakki" deste mesmo autor é muito bom tambem, Mirta vai ter que entrar na minha lista rs

Rodrigo Digão 27/06/2020minha estante
Valeuuu, vou ler

Luize Ribas 05/07/2020

Leitura leve e instigante
Gostei muito da minha experiência com Mirta Vento Amarelo. A história é bem amarrada e repleta de aventuras, contada sob diferentes ângulos, para nos dar toda dimensão do enredo. Mirta é uma pesquisadora extremamente curiosa e inteligente que, junto do seu amigo Cerúleo, um pássaro, vai desvendar uma estranha situacão que está ocorrendo envolvendo a caça de uma linhagem de dragões. Recomendo a leitura, para qualquer idade, para quem gosta de fantasias mais leves. Boa leitura!
Mari 14/07/2020minha estante
uauu! Vou querer emprestado, amiga

Luize Ribas 14/07/2020minha estante
Ahh que maravilha! pode deixar!

VagnerNeubert 08/06/2020

Excelente
Mirta Vento Amarelo é aquele livro que você pega para ler sem pretensão alguma e que, com apenas algumas páginas, se envolve em uma leitura que não consegue parar.
A estrutura narrativa que André Regal utiliza é primorosa, não existem pontas soltas na história, tudo está lá por um motivo (mesmo que você não perceba de imediato).
Uma história bem contada, bem estruturada e bem amarrada. Uma leitura gostosa e fluída, personagens com personalidades bem definidas.
Toda ação gera uma reação. Toda escolha dos personagens são “pagas” de alguma forma. Como diz o ditado “Não existe almoço grátis”.
O fato de ser uma história mais voltada para o publico juvenil, não impede algumas passagens bem “fortes”, mesmo que “aliviadas” as descrições, está tudo lá.
Termino a leitura já esperando pela próxima aventura de “Mirta Vento Amarelo”.
Cinco Estrelas, sem dúvidas.
Quem gosta de fantasia, é um prato cheio. Pode adquirir sem medo.

site: linktr.ee/Vagner.Neubert

Vanessa Boedermann 15/11/2017

Mirta Vento Amarelo | Blog Corredora Literária
Vamos começar pela capa, uma arte belíssima e brilhante que vai até a contra capa e orelhas, ela chama muito a atenção e te faz imaginar se tratar de um livro infanto-juvenil certo? Errado! Livro indicado para jovem-adulto por conter cenas violentas.
O autor escreve com muita segurança, cenas e personagens muito bem trabalhados sem prolixidade. Simpatizei-me com os personagens logo de início.

“Quase instantaneamente, veio um cheiro podre de sangue, urina e dejetos humanos, invadindo as narinas de Silkai. Ele fez uma careta e caminhou pelo aposento. Era uma sala pequena e sombria, as paredes frias e cheias de mofo, com duas celas de metal enferrujando num dos cantos. Ele caminhou até a mesa de madeira no centro e apanhou um candelabro com uma única vela acesa. Um vulto careca e magro se retorcia em uma das celas.”

Mirta é uma garota muito inteligente, de personalidade forte e pesquisadora nata, passa por situações inesperadas e vai fazendo amigos e inimigos por onde passa.
Temos alguns núcleos de personagens e vamos acompanhando cada um deles e aos poucos suas histórias vão se mesclando.
Há um narrador oculto que eu particularmente acho sensacional, durante a leitura fiquei simulando ideias, juntando fatos e tentando descobrir quem ele era, se fazia parte ou não da história ou se tratava apenas de um narrador observador. A cada início de capítulo ele apresenta fatos e te deixa com mais e mais dúvidas pairando no ar. (Vocês terão que ler para descobrir se esse tal narrador faz ou não parte da história rs).
Há muitos diálogos cômicos entre os personagens o que dá certa leveza para a obra diante de algumas situações fortes.

“- Suas pernas deviam ser boas como seus braços – disse ela, de forma repreensiva, - Tente exercitar os membros de forma equivalente, se conseguirmos escapar daqui.”

Você vai encontrar os mais peculiares e engraçados nomes de personagens, difíceis de pronunciar e escrever.
Também existem seres exóticos exclusivos desse mundo da Mirta. Sem contar os dragões, que meu amigo e minha amiga quando eles aparecem te deixam pasmos!
Muitos elementos surpresas acontecem na história e deixam o leitor de queixo caído!
Não espere encontrar magia do início ao fim, pois existem capítulos específicos para abranger esse tema e que se encaixam na trama.
Separei o livro em quatro partes, lendo onze capítulos ao dia e foi uma leitura bem dinâmica.

Sentença
Mirta tem um enredo original e criativo. Um livro meigo e terrível, cômico e triste tudo ao mesmo tempo e na medida certa.
Gosta de livros que te prendem até a última folha? Então leia Mirta! Faltavam sete páginas para o final do livro, eu continuava em desespero com tudo que estava acontecendo.
Ótima diagramação, pouquíssimos erros de revisão (os quais já até sinalizei ao autor).
Sabe aquele livro que você vai lendo e fazendo caretas e falando alto expressões como “O QUE?”, “COMO ASSIM?” “OI?”, aquele livro que você lê até duas vezes o mesmo trecho pra ter certeza de que leu aquilo mesmo? Pois é (rs), não leia em público (ou leia se quiser), essas serão suas reações.
Ficção Fantástica nacional de qualidade.
Suba na carroça metálica da Mirta você também, viva essa aventura e venha descobrir A Linhagem do Dragão.

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Fernando 17/10/2017

Incrível (Leiam)
Um livro bem construído, simplesmente amei. Gostei de todos os personagem e até aqueles que não deveriam gostar eu acabei gostando. Rsrsrs

Índico muito a leitura do livro.

Sentirei falta da Mirta, Brinaff, Nil, Hillel, entre outros personagens.
Fernanda.Misailidis 08/11/2017minha estante
Absolutamente MARAVILHOSOOOOOOO! Um dos melhores livros de fantasia que já li!
Sou da geração Harry Potter e portanto fanática por tal! E Mirta Vento Amarelo é tão viciante quanto! O autor André Regal nos leva a um universo tão bem construído quanto o de JK Rowling! Simplesmente eu não conseguia parar de ler.
Todos deveriam ler!
No momento, estou morreeeeeeeeeeeeeendo de saudades de Mirta, Brinaff, Cerúleo, Iac, Hillel e tantos outros personagens maravilhosos! Aguardo mais que ansiosamente o segundo volume desse livro tão apaixonante!

Mila 30/10/2017

Ótima fantasia nacional
No momento em que vi a capa de Mirta Vento Amarelo decidi que leria o livro simplesmente porque adorei a vibe da Mirta na ilustração. Comprei o ebook e comecei a devorar no mesmo dia as mais de 500 páginas que contam a história da inteligentíssima e esperta jovem Mirta.
É uma dessas fantasia que, na minha opinião, vai muito bem tanto para o público infanto-juvenil quanto para jovens e adultos.

Mirta se depara sem querer com o problema principal da trama logo nas primeiras páginas e resolve investigar o assunto, carregando a história com ela até o último capítulo.

Em um mundo de fantasia com dragões, magia e um rei louco, o autor conduz a narrativa de forma leve e eficiente, envolvendo-nos nos problemas e soluções da protagonista, sua história de vida, seus amigos e o destino de Virídea, terra onde vive Mirta.

Com uma trama bem amarrada, história bacana e muito bom texto, André Regal mandou bem demais com este livro. Mirta Vento Amarelo é um ótimo nacional de um ótimo autor.

Só tenho mais uma coisa a dizer: quero Cerúleo para mim. :o)

Recomendo.

Fernanda 08/11/2017

Literatura nacional de altissima qualidade
Mirta Vento Amarelo é um livro que já encanta desde seu início e te prende de uma forma tão leve e tão intensa que não parece ter mais de 550 páginas.

Os personagens são muito envolventes e extremamente expressivos, mesmo Cerúleo com seu Cróó.

Amei a história, os personagens e espero que tenha continuação!
Super recomendo!

Mila 08/11/2017

Grande acréscimo para a Literatura Nacional
Apesar das numerosas páginas (característica já frisada em outras resenhas, aqui) a impressão é que o livro termina cedo demais. A trama te envolve de tal forma que é impossível largar a estória - e tem conteúdo para todos os gostos! É uma montanha russa de sensações. Mirta e Brinaff fazem parte de um núcleo, para mim, muito aventureiro e em certos momentos infantil, enquanto Nil, Hillel e até Silkai fazem parte de núcleos mais adultos e sombrios, até que tudo se funde numa única direção de modo muito natural e bem estruturado.
Cada personagem agrega de modo especialíssimo e dá muita saudade, quando o livro chega ao fim. E quantas revelações e surpresas ao longo da narrativa! Quando você acha que não é possível acontecer mias nada surpreendente, o autor joga mais uma reviravolta na sua cara.
Descrições e cenários maravilhoso. O narrador foi algo que me tocou de modo especial, com sua identidade misteriosa. Eu gostei muito da forma como a estória foi conduzida por ele, de modo tão suave e, às vezes, poético. Alguns trechos são de uma profundidade inacreditável, e me senti escutando um velho amigo.

Mirta Vento Amarelo foi um livro que me fez rever - e muito - meus preconceitos com a literatura nacional, muitas vezes tão subestimada. Nossos autores têm muito a oferecer, e parabenizo o André Regal pela grande obra. Espero muito que esse universo seja mais explorado em uma continuação!

Luciano.Chaves 09/11/2017

Simplesmente fantástico
Confesso que comecei a ler só por curiosidade, achei maneira a capa, mas logo no inicio o drama toma conta.
Foram 564 páginas em 3 madrugadas e na 4 me senti sozinho kkkkk.
Mitos, deuses, romance, mortes, Mirta é um turbilhão de sentimentos que faz a gente mergulhar num universo novo, inusitado e lindo.
Num ano com grandes lançamentos Mirta é de longe o melhor livro que li esse ano.
Com reviravoltas impressionantes, com uma escrita sensível e com passagens que beiram a realidade.
Um livro que deixa qualquer um com vontade mais e mais e mais...
E com um final puta merda grande...

Luma.Minikel 05/01/2019

Um livro de fantasia que nos faz realmente viajar com os personagens.
A leitura de Mirta Vento Amarelo foi cativante. Quando comecei, não consegui mais largar o livro de tão curiosa que fiquei para saber o desfecho da história.
Mirta é uma menina extremamente inteligente e astuta, que viaja em sua "carruagem" – uma carro com motor a óleo – e seu inseparável amigo Cerúleo. Ela é famosa por suas invenções e, por sua capacidade de resolver problemas e mistério, acaba encontrando diversas aventuras em sua viagem a capital.
A linhagem do dragão é um livro composto de fantasia, mistério e principalmente de amizade e lealdade. Cerúleo facilmente se tornou meu personagem favorito, a maneira que ele sempre encontra de ajudar a Mirta e de repreende-la me lembrou muito o grilo falante de Pinóquio o que tornou ainda mais nostálgica a leitura dessa história.
Um dos melhores livros que eu li em 2018, Mirta Vento Amarelo entrou pra minha lista de favoritos e já imagino diversas continuações com as aventuras da garota.

carmen.fogaca 22/03/2021

Como não se apaixonar por essa menina de óculos e seu corvo ? Demorei a pegar, mas me conquistou. Indicação certa de mais um do André. Excelente leitura..

Belle 15/03/2019

Resenha:
Mirta não é uma garota normal. Por conta do seu intelecto superestimado, é conhecida por toda a Virídea como a melhor detetive e química da região, sendo famosa por desvendar até os mistérios mais complexos. Apaixonada por ciência, vive fazendo pesquisas a fim de aumentar o seu conhecimento e isso acabou levando-a até Brinaff, um dragão, por sua vez, ferido, que vinha a causar problemas em uma vila. Desde então, Mirta, Brinaff e Cerúleo embarcam em uma aventura à Tulma com o intuito de descobrir mais a respeito dos acontecimentos presentes no livro. Do outro lado da história é possível compreender a jornada de Hillel e seus homens em uma missão concedida pelo Rei Silkai e também os planos e barbaridades feitas pelo mesmo. Em alguns trechos também contamos com a presença de um narrador misterioso que pode ou não fazer parte da história.

Prepare-se para embarcar na carruagem de Mirta e descobrir o que faz essa jovem tão especial, além de qual é a grande missão dada a Hillel e o que o Rei Silkai planeja com isso. Se está procurando um livro repleto de aventuras, confusões e mistérios, Mirta Vento Amarelo é o certo.

site: https://thebookison-thetale.blogspot.com/
AndreRegal 06/04/2020minha estante
Muito obrigado, Isabelle! Fico muito lisonjeado pela sua resenha! Nos vemos nos próximos! Beijão!

Acervo do Leitor 27/03/2018

Mirta Vento Amarelo – A Linhagem do Dragão | Resenha | Acervo do Leitor
MIRTA, jovem, intrépida, genial. VENTO, hora brisa hora tempestade, sempre em movimento. AMARELO, mechas douradas, carisma que ilumina como o sol. MIRTA VENTO AMARELO irá te levar para uma louca aventura sobre mistérios, a criação do mundo, maldições e dragões, muitos dragões! Mas ela não está só nesta jornada, em sua companhia temos Cerúleo, seu grande canário azulado… (CRÓ)!

“Pelo que li, existem três categorias, ou classes, onde os dragões são separados: Os familiares, os caçadores e os mensageiros. Sendo que esses últimos têm escamas de cores metálicas.”

Há paz no Reino de Virídea, pelo menos assim pensam todos os seus moradores. Mas não há palácio de verdade sem suas tramas e segredos. Um rei louco está esperando pela conclusão de uma antiga profecia envolvendo deuses, a criação do mundo e um dragão soberano. Ele não está preocupado com pretendentes, súditos ou rainhas. Ele quer apenas os segredos ocultos de uma linhagem de dragões que irá lhe proporcionar poder e imortalidade! Para tanto ele e sua “Ordem Branca” de cavaleiros buscam caçar e massacrar milenares criaturas dotadas de conhecimentos infindáveis, escamas impenetráveis e fogo em suas gargantas. Porem não imaginavam que em seu caminho encontrariam uma criança capaz de mudar o mundo. Uma criança não, Mirta Vento Amarelo!

“Máquinas são dádivas do intelecto humano e da ciência.”

Rondemirta Sopafarta, mas conhecida como MIRTA, não é uma criança qualquer. Orfã, criada pela avó, desde cedo teve que conviver com a perda da mãe e irmã. Devido ao amadurecimento precoce acabou canalizando sua solidão nos estudos. Com seus óculos especiais se tornou uma pesquisadora na área química, inventora e uma detetive renomada. Em pouco tempo se tornou uma lenda. Mas não há lenda maior que a do Rei Dragão Corff gerado na fundação do mundo. Ele está sendo perseguido pelo rei insano que anda deixando um rastro de mortes em seu encalço. Mortes e crimes que deixam pistas sangrentas. Uma dessas pistas levará Mirta ao encontro de um ferido dragão, da classe dos mensageiros, que tem muita história para contar. Uma amizade é feita. Uma criança e um dragão que, com valentia e inteligência, irão colidir contra reinos de humanos e criaturas mágicas!

“Não há nada mais triste que um homem crescido em desespero.”

SENTENÇA

Esse livro de estréia do mineiro André Regal prova que a literatura fantástica não possui barreiras. Há uma magia e encanto nestas histórias que fascinam crianças, jovens e idosos. Talvez por ter feito teatro, ou por puro talento, André possui uma capacidade de construir personagens (características e personalidades) impressionante. Sem necessidade de contar toda a jornada de cada protagonista desde sua infância, sua escrita envolve e explora com maestria as facetas dos mesmos. Uma obra leve, divertida e cativante. A dinâmica criada entre Mirta, seu canário e o dragão Brinaff deixarão saudade. O que mais dizer? Sem dúvida nenhuma André Regal provou que sabe contar uma história!

site: http://acervodoleitor.com.br/mirta-vento-amarelo-resenha/