Twin Peaks : The Final Dossier

Twin Peaks : The Final Dossier Mark Frost

Resenhas - Twin Peaks : The Final Dossier

Eduardo.Mathias 21/07/2020

Twin peaks S02-3 por Mark frost
Esse livro trará a visão do que acontece por baixo dos panos, com a história dos personagens secundários do fim da 2 temporada ao fim da terceira
Não concordo com todas as interpretações de Frost

Dom 23/08/2021

Gostei bastante do livro, é sucinto e dialoga bem com a série. Respondeu alguns questionamentos que eu tinha entre a 2ª e 3ª temporadas e acrescentou um pouco mais de informações.

A forma escolhida pra contar o que se propõe ? em arquivos de um dossiê ? também ficou muito legal, facilitando bastante a leitura.

Acabei a leitura querendo rever a última temporada, então acho que ele entregou bem o que se propôs.

PS.: Uma coisa meio idiota que me incomodou foi o tamanho da fonte no texto, achei pequenina demais, o que acabava cansando quando tava lendo com um pouco mais de sono.

PS².: Aquele laudo do Albert logo no início é MARAVILHOSO.

Adriana Scarpin 22/01/2018

Como todos os livros publicados concomitante e diretamente ligados à Twin Peaks (e li todos) este livro é uma delícia, não só aumenta a experiência artística desse universo como aumenta a amplitude das nossas considerações sobre a série. Todas as pontas soltas que havia no dossiê do Major Briggs são finalmente destrinchados e o exemplo mais eficaz disso é toda a questão envolvendo a Annie, personagem esta que ressurgiu como meme dos aficcionados com o fatídico "How's Annie?" durante a transmissão de toda a terceira temporada, ou, num âmbito de fofocas de jornais, também não saberíamos que Lana Milford costumava sair com Trump nos anos 90...
Tinha me prometido que o leria apenas quando a Cia das Letras lançasse uma edição visualmente requintada tal como aconteceu com A História Secreta de Twin Peaks, mas quando soube que a editora não lançaria este livro acabei optando pelo ebook em inglês em detrimento de sua edição física, na esperança de que alguma editora lance futuramente o livro no Brasil.
Eu adoro, mas tem gente que não gosta desse livro porque supostamente "estragaria" a experiência da terceira temporada por explicar demais, mas acho um complemento muito bem vindo, uma espécie de livro-fetiche.

Bbortolotti 03/01/2018

Desnecessário
Para quem gosta de posfácios e precisa de explicações para o futuro dos personagens, os "buracos" na narrativas e as consequências dos acontecimentos, leia o livro.

Para quem, como eu, gosta de Twin Peaks pelo mistério, pelas especulações, pela narrativa que foge completamente da previsibilidade de narrativas convencionais, o livro não vale a pena. Twin Peaks é uma série inovadora porque consegue transformar imagens em movimento em mistério, provocar a sensação de estranhamento nos espectadores, fazer com que seus fãs especulem, debatam, produzam vídeos tentando entender o que são os Lodges, quais os desdobramentos das ações de Cooper e sobre o que aconteceu com Laura Palmer. Um livro/posfácio como Final Dossier é desnecessário para uma obra tão misteriosa e inconvencional como Twin Peaks.

leonel 17/01/2018

fórom feummmmmmmmmmm
foróm feummmmmmm foum euuuuuuum
(musiquinha soporífera do twin peaks)