Anjo Russo Zia Stuhaug

Resenhas - Anjo Russo

Pati 31/03/2022

Confuso
Considero um livro confuso. A história principal é interessante, mas o excesso de detalhes das diversas culturas, deixa o livro confuso. Por várias vezes tive vontade de pular páginas e também me senti perdida na ligação dos personagens, de quem era quem.
O final já era esperado, pois o extinto do lobo mais cedo ou mais tarde ia florar. Senti asco pelo lobo.
De todos os personagens o que eu gostei verdadeiramente foi de Marlon, que conseguiu trazer carinho, afeição e amor para a história, apesar de seu trágico acidente no início e de sua lealdade e superação ao final. ???

@bardoriano 30/12/2017

Diferente e rico em cultura Norueguesa
Elisa é uma Brasileira que se casou com um norueguês rico e vai morar na Noruega. Terá que se adaptar a nova vida, o frio e a cultura bem diferente. Começa a fazer aula de idiomas e pretende tentar fazer amizade já que não conhece ninguém.

Mattias Larsen é um professor de Mitologia Nórdica conceituado, porém muito ambicioso que percorrerá caminhos obscuros para chegar até o famoso Tesouro de Iduna

Ele fará de tudo e passará por cima de qualquer um para conseguir esse tesouro. Afinal ele dedicou sua vida para isso. Mas ele acaba perdendo a caixa que tem inscrições sobre a localidade do tesouro.

Elisa acaba achando uma caixa de freixo, mal sabia ela que essa caixa tinha dono e agora estava na mira dele. Mattias começa a planejar como irá pegar a caixa dela. Se preciso for matará Elisa, mas terá que tomar cuidado, afinal ela é esposa do seu patrão.

Um caminho cheio de culturas, um homem obcecado e calculista, um tesouro real ou não e uma inocente que pagará com a própria vida.

Opinião

É um thriller policial que traz uma carga histórica fascinante, sobre mitologia Nórdica, Escandinávia, a Rainha Cristina (não sei das quantas), como surgiu a Rússia e muitas coisas sobre a cultura Norueguesa.

Personagens ótimos, porém só simpatizei com o vilão Mattias, até por que todo o plot gira ao redor dele. Ele foi bem construído. Não mede esforços pra matar.

Escrita excelente, mas depois o excesso de detalhes me incomodou muito, meio que uma montanha, uma hora boa outra nem tanto.

Eu fiquei bem perdido na trama, na linha do tempo, narrado em 3° pessoa, iremos ver outros personagens. Mas no andar da carruagem as coisas fazem mais sentido e começamos a entender.

O livro é uma aula de história, é o que mais sobressai nele, a autora trouxe uma cultura diferente e vários não conhecimentos. Tem muitos enigmas, códigos sobre o tesouro.

Fãs de mitológica Nórdica vão amar esse livro.

Final meio que já esperamos aquilo, porém o plot twist é surpreendente e valeu muito a leitura. Ri muito com esse final.

Esse foi indicação dos migos @irmaoslivreiros, super obrigado. Adorei! A autora é brasileira porém mora na Noruega.

Nota: 4🌟

#resenhabibliomaniaco

Lina DC 04/01/2018

"Anjo Russo" é dividido em cinco partes e narrado em terceira pessoa e gira em torno de Elisa, uma brasileira de 29 anos de idade que se casou com Eirik Leiv, um norueguês com um negócio com cultivo de salmão selvagem que está crescendo cada vez mais. Por conta do seu negócio, Eirik viaja constantemente, deixado Elisa sozinha e em um processo de adaptação cultural difícil.

Grande parte do foco do livro é exatamente a Elisa e sua dificuldade de adaptação cultural. Enquanto ela participa do Programa de Introdução aos novatos, onde frequenta a escola de idioma norueguês, Elisa tem problemas em se adaptar ao frio e a sociedade menos calorosa. A solidão é uma constante em sua vida e os novos hábitos que precisa adquirir são difíceis e se tornam mais complicados com a constante intervenção da sogra, que ainda se impõe na casa do filho e que tem mais autonomia do que a própria Elisa.

A vida de Elisa vira de cabeça para baixo quando o seu caminho cruza o de Mattias Larsen, um homem com um objetivo definido que fará de tudo para alcançá-lo e Elise está bem no meio do seu caminho...

A trama é bem interessante, pois mistura um tesouro histórico, profecias e busca incansável. As descrições dos locais são extraordinárias e o ambiente norueguês sem dúvida tira o fôlego do leitor.

Existem alguns detalhes que deixaram um pouco a desejar. Foi difícil conectar-se emocionalmente com os personagens, como no caso do casamento de Elisa e Eirik. Falta "algo" para o leitor se sentir em sintonia com o casal.

A ideia da procura pelos artefatos é intrigante e é a parte que mais se destaca no enredo. O trabalho editorial foi muito bem feito e a parte interna tem detalhes que se ressaltam.

"Naquele momento, o ranger da porta acabou com a cantoria, e a luminária do anjo russo espatifou-se no chão." (p. 12)

Lete 08/02/2018

Anjo Russo
Livro muito interessante. Adorei essa leitura. Aprendi muito com as descriçoes detalhadas dos lugares que talvez nunca vou conhecer pessoalmente. Fiquei curiosa a respeito do tesouro e se Mattias iria ou não encontra-lo. Final supreendente e indico a todos essa otima leitura.

Milena @albumdeleitura 13/02/2018

Anjo Russo
Elisa é uma médica brasileira de 29 anos que conheceu o marido Eirik Leiv em uma situação bastante delicada: seu cãozinho Marlon havia sido atropelado e precisou amputar uma das perninhas. Em meio ao tumulto gerado pelo atropelamento, Eirik, que assistia tudo de longe, resolveu ajudar a moça desesperada. Foi assim que os dois acabaram se aproximando, o que mais tarde, resultou em um romance. Eles decidiram morar na Noruega depois de casados, pois além de ser o país de origem de Eirik, era também a sede dos negócios de sua família.

Como o marido viaja na maior parte do tempo em função da empresa de salmão que gerencia, Elisa acaba ficando sozinha, tentando se adaptar aos costumes, às tradições e ao idioma por conta própria. E como se não bastasse todo esse choque cultural, a sogra sempre está no seu pé e acaba tendo mais autonomia na casa do casal que a própria Elisa.

Paralelamente a essa história, conhecemos Mattias Larsen, um professor de Mitologia Nórdica conceituado, mas também um homem frio, calculista e ambicioso. Ele fará de tudo para pôr as mãos em um tesouro há muito tempo escondido, envolvendo-se em crimes e profecias,não medindo esforços para tirar de seu caminho todo e qualquer empecilho, inclusive, Elisa.

O livro é uma verdadeira aula de história e de geografia, apresentando ao leitor uma cultura diferente repleta de enigmas e lendas e uma perfeita descrição da localização de cada ambiente pertencente à narrativa, sempre destacando os biomas, o clima e o tempo, em que tais aspectos foram apresentados com excelência. Além disso, a autora utilizou algumas palavras e expressões de origem nórdica durante a trama, mas sempre havendo uma explicação de seu significado. O antagonista, Mattias, foi muito bem construído, acho que posso considerá-lo um dos melhores (ou seria, um dos piores?) vilões que tive a oportunidade de conhecer. Aquele tipo que você fica com ódio, sabe?

Por outro lado, percebemos uma escrita atenta em demasia a detalhes, ressaltando pontos nem sempre tão essenciais e deixando a desejar em outros momentos mais cruciais, como o clímax, por exemplo, que poderia ter sido melhor explorado.

Narrados em terceira pessoa, os capítulos acabam alternando entre passado e presente e relatos sobre a protagonista e o vilão, o que me deixou de início, um pouco confusa. O primeiro capítulo é o ápice da narrativa, mas os fatos seguintes transcorrerem de maneira monótona e dão um salto para um ou dois anos atrás, o que fez com que leitura "esfriasse" um pouco. Outro detalhe que me incomodou um pouquinho foi o fato da fase de adaptação de Elisa estar em foco por muito tempo, tanto é que me envolvi, de fato, com o livro da metade em diante, quando houve a repetição do primeiro capítulo e aí a trama se desenvolveu muito bem, oferecendo ao leitor um desfecho inesperado.

Anjo Russo é uma obra repleta de conhecimento, curiosidade, mistério e suspense. Não tire conclusões precipitadas, você pode se surpreender.

"Quem supervaloriza o mal o transforma num gigante".
"A morte resolveria tudo, o sono, quem sabe. Afinal, dormir é morrer por algum tempo, com direito a retornar."

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2018/02/dica-de-leitura-131.html

CuraLeitura 14/02/2018

Scandi Crime escrito por uma autora nacional
Neste triller vamos acompanhar a história de Elisa, uma brasileira que se casa com Eirik Leiv um norueguês com um negócio com cultivo de salmão selvagem que está crescendo cada vez mais. Por conta do seu negócio Elisa teve que se mudar para Noruega onde vai passa muitos apuros por mal saber se comunicar, odiar frio e encontrar uma caixa que parecia ser um objeto qualquer mas que vai mudar a sua vida.
Já fazia quantos meses que não sentia o cheiro da maresia? E as saudades dos tios Roger e Eleonor? E de seu doce e fiel Marlon...Ah, abrira mão de tantas coisas!
Na maior parte do livro vamos acompanhar Elisa tentando se adaptar a nova vida, ela participa do Programa de Introdução aos novatos, onde frequenta a escola de idioma norueguês e constantemente é ridicularizada pela professora e alunos, além disso o frio é seu maior inimigo e a sociedade pouco calorosa a faz se manter totalmente afastada. Elisa se sente extremamente sozinha e ignorada já que seu marido viaja muito por conta dos negócios e sua sogra se impõem em sua casa mantendo autonomia em tudo.
Elise queria o conforto do seu lar. Precisava de um descanso. Aquela manhã a exauriu de tal maneira que ela sentia o efeito desmoralizador da bronca da professora e o veneno do colega general afetar seus nervos periféricos, produzindo na boca um gosto amargo como café forte sem açúcar.
Em outro ponto do livro vamos conhecer Mattias Larsen, um ex militar que está atrás do Tesouro de Iduna e que investiu todo seu tempo e dinheiro afim de alcançar esse propósito. Para descobrir o local exato do tesouro Mattias deve unir o Códex Upsaliensis um manuscrito medieval islandês que está guardado na Biblioteca da Universidade de Uppsala e o Cofre de Iduna que contém inscrições que auxiliará nesta busca.
A intenção de Mattias nunca fora repartir seu tesouro com ninguém e muito menos com ela. A grande ambição que sedimentava o seu coração, como flocos de neve que caíam do lado de fora do barco, o cegava, e ele estava disposto a tirar quem quer que fosse do seu caminho, para pôr as mãos naquele tesouro, custasse o que custasse.
A história dos dois irá se cruzar quando em uma reunião do marido em um dos seus navios Elisa cansada do falatório que não entende, resolve explorar o local e acaba encontrando uma caixa e a leva para si, a caixa nada mais era que o Cofre de Iduna que Mattias tinha acabado de localizar. Desesperado ao descobrir o sumiço do seu objeto, Mattias fará de tudo para recupera -lo mesmo a portadora do Cofre sendo Elisa a esposa do seu chefe.

Eu adoro livros com essa temática, principalmente quando unem o agora com elementos do passado, que é justamente o que encontramos aqui. A trama é bem elaborada, temos os dramas do presente, misturado com as buscas de um tesouro do passado, profecias e uma pequena aula de história.
Porém a história deixou a desejar em alguns aspectos: Primeiro não sentimos empatia por nenhum personagem já que os mesmos são trabalhados superficialmente, o casal Elisa e Eirik não parecem um casal de verdade, vemos aqui uma mulher que se doou inteira no relacionamento e um homem que não dá a mínima por seus esforços, só percebe que gosta dela quando já é tarde, não tenta entender o lado dela e para piorar deixa sua mãe mandar e desmandar na sua casa, tirando toda a autoridade de Elisa.
Outro ponto que poderia ser melhor trabalhado é o personagem Mattias, não acredito que toda essa busca seja apenas pelo tesouro, eu gostaria de saber mais sobre o seu passado e quando essa busca se tornou uma obsessão. A amizade de Elisa e Liudmila também é pouco trabalhada e quando elas se tornam melhores amigas é bem difícil de acreditar. A personagem Nina foi a menos trabalhada de todas e o que ela faz no final, é muito bom só que não entendemos o porque daquilo tudo.
"Anjo Russo" é dividido em cinco partes e narrado em terceira pessoa, possui uma trama envolvente, principalmente a parte das buscas pelos artefatos e pelo tesouro, o trabalho gráfico é incrível, a diagramação lindíssima onde temos a cada divisão uma frase de algum autor e desenhos maravilhosos, a folha é amarelada, confortável aos olhos, contém erros mínimos de revisão e a capa é linda e chamativa.

Este foi o meu primeiro contato com o gênero Scandi Crime escrito por uma autora nacional eu adorei, espero que ela continue escrevendo livros com esse tema.

site: http://www.curaleitura.com.br/

Faby 03/03/2018

Surpreendente
Anjo Russo conta a fascinante história de Elisa, uma brasileira casada com o norueguês Eirik, que após o casamento tenta se adequar aos costumes e clima do seu novo país. Após uma decepção que teve com sua melhor amiga, Elisa não consegue se aproximar das pessoas com facilidade o que a mantem presa em sua casa, estudos e relação com seu marido e sua sogra. Até que, aos poucos, Elisa vai se abrindo a sua nova realidade, mas quando ela menos espera a vida a surpreende.

A vida, inicialmente, pacata e tranquila de Elisa muda completamente quando ela encontra uma pequena caixa no barco da família do seu marido, mas o que ela acredita ser uma pequena relíquia de família é na verdade uma das peças do ambicioso plano de Mattias, um inteligente e inescrupuloso vilão que não poupará esforços para conseguir o que quer, mesmo que tenha acabar com a vida da esposa do seu patrão.

Mattias é esperto, mas ele não contava com a intromissão de uma brasileira curiosa que acaba por adiar seus planos. Enquanto tenta colocar sua busca desenfreada pelo misterioso Tesouro de Iduna em curso, ele terá que superar várias barreiras além de Elisa, como a ambição da sua ajudante e as necessidades do seu emprego.

A vida de Elisa passa a ser envolta de sonhos misteriosos que a mantêm cada vez mais assustada e reclusa. E quando sonhos e realidade começam a ser misturar, Elisa se vê entre a vida e a morte enquanto Mattias está cada vez mais perto do tesouro.

"Tenho tido sonhos carregados de simbolismo. Não sei o que significam. Estou com medo Eirik. Tem alguma coisa errada comigo... Estou assustada. Parece um aviso. p.88"

Anjo Russo é um romance policial de tirar o fôlego, apesar de que alguns momentos a leitura se tornar um tanto cansativa devido a quantidade de detalhes que a autora emprega, essa história definitivamente nos encanta. Além da riqueza cultural que a obra apresenta, a história é cheia de reviravoltas e surpresas que nos prendem a leitura até o fim.

O fato da história ser narrado em terceira pessoa e da passagem de tempo que as vezes não deixa claro o que de fato está sendo apresentado é um outro ponto a ser observado, mas quando nos situamos e nos deixamos envolver pela leitura fica difícil conseguir parar.

Elisa é uma personagem real. Cheia de duvidas, emoções e ressentimentos nos vemos cada vez mais próximos dela e entendemos as suas colocações. Eirik não é um personagem tão marcante assim, mas quando o amor por sua esposa é posto em prova, nos simpatizamos com ele e com sua história. Mattias é de longe o personagem mais fascinante, cheio de segredos e dono de uma inteligencia impar, fica difícil antagoniza-lo e acabamos tão envoltos por ele como pelos mocinhos.

Por falar em segredos, isso é o que mais tem nessa história e quando acreditamos estar finalmente desvendando os mistérios descobrimos que nada é o que parece, e que as verdades só serão realmente descobertas nas ultimas páginas.

Se você curte um romance policial intrigante, instigante e inteligente, e que promete testar seus poderes de dedução esse livro é para você. Além de uma história fascinante. esse livro tem uma capa maravilhosa e diagramação e revisão encantadoras, em outras palavras: é uma obra incrível, que eu li e super recomendo.

Kelly 29/03/2018

Esperava mais
Sabe quando você vê o livro, ele te chama atenção, você fica curiosa e vai com muita sede ao pote? É assim que me sinto com relação à Anjo Russo, por ser um triller policial ambientado na Noruega, achei que podia ser interessante, e poderia ter sido, mas não rolou.

Depois de finalizada a leitura, descobri que anjo Russo se encaixa em uma nova categoria chamada Scandi Crime, que são livros ou filmes ambientados na Escandinávia

Elisa é uma jovem carioca formada em medicina que conheceu um lindo Vicking e acabou se casando. Apesar de ser formada em medicina, atualmente Elisa se dedica a conseguir se adaptar em uma terra onde tudo é estranho e frio. Num dia em particular em uma visita a um dos barcos do marido, ela encontra uma caixa que parece perfeita para guardar as cartas que recebe do tio.

Eirik Leiv é um norueguês, e depois de pegar para sia responsabilidade de tocar o negócio da família, uma empresa de produção e venda de salmão selvagem, os negócios deslancharam, e quanto mais serviço, mas Eirik deixa Elisa sozinha na sua adaptação nada confortável.

Do outro lado temos o vilão, Matias Larsen, um professor de mitologia Nórdica, que resolveu depois de muitas pesquisas buscar um artefato que pode mudar sua vida completamente, e para isso ele não medirá esforços ou consequências, mas seus planos serão atrasados por Elisa, mesmo que ela não tenha consciência disso.

Recebi o livro em parceria com a Lilian Comunica, e como disse no inicio, logo que vi a sinopse fiquei extremamente curiosa com o tema e como a autora iria nos apresentar a trama. Uma coisa não posso negar, o livro possui muita história, é visível durante a leitura, o quanto a autora pesquisou sobre a cultura norueguesa, foi uma pesquisa ampla e bem colocada no conteúdo, mas as descrições são tantas que a coisa acaba ficando letárgica demais, tornando o processo de leitura cansativo.

A narrativa se alterna entre presente a passado, e apesar do livro ser iniciado em um momento de extremo ápice, quando os capítulos começam a se revesar a narrativa se torna morna, dando um choque de desânimo no leitor que espera que a adrenalina se mantivesse. Além do que a mudança abrupta acaba que confundindo o leitor, que já pode ter certa dificuldade de se ambientalizar na história.

A ideia do enredo me parecia ótima, mas a impressão que tive é de que a autora não soube se expressar dando muita atenção aos detalhes e a ambientação da protagonista. Quando enfim as coisas andam, e a cena inicial se repete, aí sim podemos acompanhar um suspense bem construído com acontecimentos inesperados, o problema é que na maioria das vezes o leitor não tem paciência de aguardar esse momento chegar e acaba abandonando o livro antes de enfim chegar aos melhores momentos.

Stuhaug 02/03/2022minha estante
Você comentou duas vezes e deu 2 estrelas para me prejudicar. Coisa feia kelly. Aprenda a valorizar aquilo que o outro estudou e se esforço para construir. Você copiou inclusive o texto de outra pessoa para me prejudicar. Mais amor e empatia por favor. Zia Stuhaug.

Paraíso das Ideias 03/04/2018

Não foi um dos melhores policiais que já li, mas ainda sim possui um contexto histórico e uma pesquisa muito bem elaborada, então apesar dele não ter sido perfeito do inicio ao fim, ainda sim merece créditos, e apesar de eu não ter me adaptado acredito que leitores que estejam acostumados ao tema se saim melhor e até gostem mais do que eu. Ou seja, um curte um policial com bastante pesquisa, é fã do escritor Jo Nesbo? Um dos mestres de Scandi Crime, então pode ser que esse livro te conquiste muito mais que a mim.

site: http://www.paraisodasideias.com