O Menino de Alepo

O Menino de Alepo Sumia Sukkar

Resenhas - O Menino de Alepo

Carolina.Perdigão 12/12/2023

Interessante ver a guerra pela perspectiva de um menino autista. É um bom livro, porém um pouco repetitivo em certas descrições.

Cibele 10/12/2023

Gostei muito desse livro, ele fala a visão da guerra da Síria pelo olhar de um menino com Síndrome de Asperger, traz muito sofrimento muita tristeza mas causa muita reflexão também.

talita :) 20/10/2023

Um livro triste
O livro se passa na visão de adam q é um menino com asperger e é um cívil na guerra, uma leitura q prende dmss com acontecimentos, infelizmente, mto trágicos. tem um final triste, mas feliz ao msm tempo...

Thainara Ramalho 19/09/2023

O menino de Alepo
Todos foram morrendo e eu só pensava que não ia sobrar ninguém para terminar de narrar a história.. esse livro é MUITO triste!

jessica.guabiraba 05/09/2023

O menino que pintou a guerra
"O menino de Alepo" é uma obra ficcional que retrata a Guerra da Síria, são muitas dores e mortes, alguns momentos são aterrorizantes. A autora, Sumia Sukkar, escolhe um narrador personagem com TEA, o que deixa a narrativa ainda mais interessante. Adam enxerga o mundo com cores, cada cor representa um sentimento, então cada pessoa ganha uma cor de acordo com o que ele percebe ou sente em relação ao momento ou a pessoa. Ele prefere cores vivas, no entanto tudo fica cinza, nublado e sem vida. A situação da casa vai piorando e os medos aumentando. É um livro sobre família, guerra, resiliência e empatia. São muitos os conteúdos que o livro aborda.

Luisa 10/01/2023

Eu amei! A história é contada pelo próprio Adam (o menino de Alepo) e é incrível ver o mundo e a guerra pelos olhos dele.
Livro envolvente que te faz querer engolir de uma vez só e terminar logo a leitura.
Nota 10

Max. 11/09/2022

MANO--
Que livro tocante! Adam é um garoto muito corajoso. Não consigo imaginar todo o sofrimento de viver em meio a uma guerra. Adam expressa seu ponto de vista único com as cores e sua forma especial de compreender as coisas. Super recomendo!

Adriana 13/08/2022

O Menino q pintava a Guerra - Baseada em casos reais
O menino de Alepo, conta a história de uma família comum suportando o inimaginável efeitos de uma Guerra Civil na Síria.
Narrado pela perspectiva de um menino com Síndrome de Asperger de 14 anos, q vivia tranquilamente com sua família na cidade de Alepo.
Adam utiliza tintas e papel para expressar seus sentimentos, e cada sentimento é expressado em cores diferentes.
Apenas alguns capítulos quem narra é sua irmã Yasmine, q vive em função de Adam, e sacrifica sua felicidade em prol daqueles q ama.
Uma história cheia de laços, de conflitos, de sobrevivência.
Após 11anos a Guerra ainda continua...

Sobre a autora:
Summia Sukkar nasceu em Londres, em 1992. Ela se formou em Escrita Criativa pela Universidade de Kingston.
A autora também tem de Síndrome de Asperger.

A Guerra na Síria foi deflagrada após as denúncias de corrupção reveladas pelo WikiLeaks. Em março de 2011 são realizados protestos ao sul de Derra em favor da democracia. A população revoltou-se contra a prisão de adolescentes que escreveram palavras revolucionárias nas paredes de uma escola.
(Informações: todamateria.com.br)

Onze anos após o início da guerra, dados da ONU apontam que 90% da população da Síria está vivendo na pobreza. Mais de 490 mil mortos. Uma profunda crise econômica, política e social. Mais de 12 milhões de pessoas que tiveram de deixar suas casas.
Informações: (guiadoestudante.abril.com.br)

Super recomendo esta leitura Triste, comovente, mas necessária.
Favoritado ?????
CPF1964 14/08/2022minha estante
Amei a resenha Adriana. Quase um conto....

CPF1964 14/08/2022minha estante
Irei ler em breve. Chegou semana retrasada.

Adriana 14/08/2022minha estante
Obrigada meu querido amigo @Cassius ?? Acredito q tu vais gostar tanto quanto eu, ainda mais baseado em casos reais, q eu adoro. Uma boa leitura pra você ??

CPF1964 14/08/2022minha estante
Eu também gosto amiga Adriana. Obrigado.

DANILÃO1505 14/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Adriana 15/08/2022minha estante
Obrigada meu querido amigo @Danilo ??

Katana 19/07/2022

Este livro é muito emocionante!
Ler esse livro me fez ter uma concepção maior de como funciona a mente de quem é altista, mostra como eles vêem o mundo ao seu redor e trabalha muito a nossa empatia. É um livro para chorar e sofrer junto com os personagens e até pelos personagens, ele é muito marcante e talvez um dos mais comoventes que já li até aqui.

Silvinha 03/06/2022

Sob a visão do autismo
Uma história muito atual que narra uma guerra e suas mazelas. A vida em Alepo se transforma e a história é contada sob várias visões, mas principalmente, a de um menino autista. A história é dolorosa, mas a narrativa é excelente. Valeu muito a pena.

Cecilia 02/05/2022

O menino de Alepo que pintava a guerra
Esse livro tem tanto a dizer e a ser discutido.
Romance narrado por um jovem autista. A visão dele sobre o que acontece a sua volta entrega ao leitor uma maior identificaçao e intimidade. Em muitos momentos a vontade é de abraçá-lo, apesar dele não tolerar esse contato.
Enxergar a tristeza, dor, raiva e alegrias através de cores... Com este livro foi possível.
Eu só não avaliei com nota máxima por conta de alguns apagões na história que fica sem resposta, e por mais que seja justificável, não me agradou.

Ótima leitura, recomendo sim!

"Às vezes imagino se tudo isso estaria acontecendo caso os líderes pensassem como nós, pessoas normais. Ou será que nossa cabeça muda assim que passamos a assumir liderança?"

ANDER CELES 13/03/2022

Mais um livro pra mostrar que a empatia pela dor é seletiva.
Esse livro nos traz, mais uma vez, uma história narrada em meio a Guerra na Síria, esse fenômeno do nosso tempo que já perdura por tantos anos. Porém, um grande adendo: a sinopse do livro não tem nada a ver com a história. A sinopse fala que o menino cruza o país sozinho em busca dos irmãos... Nada a ver. Eu não sei se quem escrever a sinopse leu o livro, kkkk. Não há nenhum momento em que o Adam fica sozinho por muito tempo, então... Sei lá da onde tiraram isso...

Mas enfim. O livro narra a história através de um menino com Asperger, algo bem incomum quando falamos de tragédias de guerra na Síria. O Adam é um personagem bem carismático, bem fácil de gostar e se importar. E de certa forma os outros personagens também são. O problema que vi nesse livro é que ele só é contado pela perspectiva do Adam, com exceção de 3 capítulos, contados pela irmã. Então, como o Adam não tá entendendo direito o que tá acontecendo, a gente, leitor, fica bem no escuro com relação ao background dos acontecimentos. A gente sabe por cima o que aconteceu (e acontece) na Síria, mas alguns fatos da história ficam sem contexto específico.

Falando na irmã, realmente penso que poderiam ter mais capítulos com a narrativa dela. Poderia ser intercalado com o do Adam. Porque a Yasmine é uma personagem muito interessante e ter a visão dela sobre as coisas e sobre o próprio Adam seria bem enriquecedor pra narrativa.

E por fim, impossível ler esse livro nesse tempo em que vivemos, com toda a questão da Ucrânia acontecendo. Pensar que a Síria vive uma realidade como a que vive e as grandes potências parecem não se importar muito, é sempre revoltante. O que acontece na Ucrânia é triste. Pessoas são afetadas. Mas o que falar da Síria, então? Enfim, mais uma reflexão pra fazer a gente ficar um pouco indignado com o sofrimento e empatia seletivos.

Gaby 18/02/2022

Se prepare para chorar haha
É difícil definir esse livro haha, é uma leitura pesada mas muito tocante e sensível. O fato de o Adam ter síndrome de Asperger torna o livro ainda mais sensível e ver a guerra através das lentes dele é extremamente tocante. Amo esse livro e super recomendo mas não tenho saúde mental para lê-lo novamente kkk

10/10 totalmente! Sumia soube fazer um livro que você derrama uma lágrima a cada página virada. Além de os detalhes físicos do livro e o nome dos capítulos serem lindos, é um livro extremamente cultural que te ajuda a entender um contexto histórico por trás de uma guerra mesmo quando retradada pelas lentes de uma criança.