O Véu

O Véu Willian Nascimento

Resenhas - O Véu

W Nascimento 21/03/2010

O mundo mágico por detrás do Véu
“O Véu” é uma saga de fantasia contemporânea composta de dois grandes volumes. Ele é também a minha estréia no mundo literário, lançado de forma livre através da internet com fins unicamente de divulgação.
Ao construir “O Véu” eu tive a vontade de criar um trabalho que pudesse ser, ao mesmo tempo, simples e de agradável leitura, mas que também pudesse envolver algumas questões mais complexas e rebuscadas. E a forma como consegui fazer isso foi, criando uma história básica envolvendo áreas do interesse juvenil tais como o romance, a ação, os mistérios e a aventura, e bebi um pouco da história e da filosofia para a construção do mundo. E assim foi feito esse trabalho.
O mundo de “O Véu” é um mundo igual ao nosso: as mesmas casas, os mesmos problemas e as mesmas pessoas. Porém, nele a magia existe, mesmo não sendo usada. Os seres humanos aprenderam ao longo dos anos a mexerem com a mágica, mas abandonaram por considerá-la perigosa, e hoje a ignoram completamente por simplesmente desconhecê-la. Com a ascensão da modernidade e o uso da ciência como forma de explicar o mundo, mais e mais a mente da sociedade ocidental se fechou no ceticismo, permitindo assim a criação do Véu. Nesse sentido, o Véu é uma barreira que separa o mundo dos Adormecidos – pessoas comuns – e o mundo dos Despertos – magos. Porém, ele não é uma barreira física e sim conceitual, pois assim como o véu tecido, o Véu barreira é capaz de ofuscar a visão de uma pessoa e até protegê-la do sol de dos mosquitos, mas também e frágil e basicamente a única coisa que impede alguém de atravessá-la é a sua vontade.
A história gira em torno de Ana. Uma jovem que cresceu em um mundo de magia, trazido a ela através de suas tias e das histórias que elas lhe contavam em volta da fogueira em Três Corações. Porém, com a morte prematura delas e o crescimento de Ana, a garota logo viu que se quisesse crescer saudável e normal, teria de abdicar das fantasias de infância. Desse modo, ela passou a ser como todas as garotas normais. Era feliz, estudava, saía, gostava de música e tinha amigos. Mas acima de tudo, sabia o que era magia, bruxos e feitiços, mas esses estavam nos livros de fantasia e não no dia a dia. Porém, quando seu melhor amigo Ian começa a apresentar comportamentos estranhos. Comportamentos esses que remetem as antigas histórias contadas em volta da fogueira há anos atrás, então Ana percebe que precisa descobrir mais sobre aquilo que até então lutou para considerar mito.
Assim, com essa mistura de mundo complexo, mais enredo simples, eu construí a narrativa do Véu, tendo como principais influências Anne Rice, J. K. Rowling e Livros de RPG para a construção desse mundo de fantasia, amor e mistérios.
Espero que tenha conseguido meu intento e que todos os que se arriscarem a atravessar “O Véu” venham a gostar. Desejo a todos uma ótima leitura. Um grade Abraço.

OBS. Bem, na parte crítica eu não vou adentrar muito, pois eu sou o autor e por isso, sou duvidoso. Então, deixo para aqueles interessados na obra, explicar essa parte.

Mais informações e download da obra no blog:

Léo 23/02/2010minha estante
Parabéns Will!Vc é muito talentoso!

Maraysa 10/04/2010minha estante
Pela sinopse, me pareceu bem interessante.

Boas influências vc tem. ;)

Kassemany 03/08/2010minha estante
Simplesmente Adorei!!!

Rose 04/12/2012minha estante
Adorei muito os dois livros... só lamente eu ter demorado mais de 2 anos para conseguir ler, devido só te-los em pdf. mas valeu mesmo a cada dia esperado por essa leitura... voce tem muito talento.... parabens.. pretendo ler suas outras obras

Léo 07/02/2010

MARAVILHOSO
Simplesmente adorei. O livro é fantástico,a história é tão ágil e bem escrita que é como se não houvesse páginas... Queria poder voltar no tempo e ler a história novamente,pq ninguém merece ler 485 páginas de novo né???rsrsrs Quem sabe...
Gente,O Véu é um livro puramenete ficcional,com muita magia e ação, mais do que recomendado!Tenho certeza de que todos que leem irão gostar,como eu adorei. A história passa quase todo o tempo na Vila da Penha. Muito romance,simplesmente fascinante. Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

Os personagens são marcantes e cativantes, e a escrita se mostra totalmente natural e sem excesso de detalhes.

Por fim,para quem gosta de magia,emoção,brigas,traições,armadilhas e religião,sugiro que leia esse livro com muita atenção; Desejo a William muito sucesso e que o livro chegue a altares inimagináveis no mundo literário!Até pq ELE e o LIVRO merecem!
W Nascimento 07/02/2010minha estante
Sinceramente, é vendo esses tipos de comentários que me animo para escrever mais. Muito obrigado mesmo Leonardo, fico muito feliz que "o Véu" tenha lhe agradado tanto quanto a mim. Valeu pelos recados, pelos comentários, pela resenha e principalmente por ter se interessado em ler. Eu não seria nada sem pesoas como você. Um grande abraço meu amigo.

Nsms 31/08/2010minha estante
Oi Léo,
Eu estava com o livro para ler só que eu tinha ficado em dúvida, pelas várias opinioes sobre o livro...
Gostei da sua resenha, é o tipo de livro que estou querendo ler

Paulo Silas 22/02/2010

É certo que precisa dalgumas pequenas correções...

É certo que possui grandes semelhanças, tanto estilísticas quanto no próprio enredo, em relação à saga de Stephenie Meyer...

Mas também é certo: este livro é um prato cheio para as pessoas que gostam duma trama emocionante e de tirar o fôlego.

Do começo ao fim, e principalmente no final, a pessoa se vê imersa num mundo estranho, mas ao mesmo tempo de despertar curiosidade...

Quando Ian conta sua história então tudo se transforma...

Começa-se enxergar as pessoas por outro ângulo. O rapaz que parecia inicialmente ser apenas doutra natureza, passa a ser uma pessoa não só diferente(ou talvez estranha) mais também de diversas épocas. Alguém que conviveu com o amor, com a perda e com a ausência. Alguém decidido a proteger a garota que de alguma forma faz um elo com o seu passado bom. Alguém maltratado pelas próprias culpas. Oprimido por sua pessoa interior. Amedrontado pela história de si mesmo. Fugitivo e com remorsos do que é, ou de que ele mesmo se deixou transformar-se...

A ideia da morte e não continuidade pode levar uma alma bonita e leve a se corromper e por fim tornar-se num monstro de garras e dentes.

W Nascimento 22/02/2010minha estante
Nossa! Achei essa resenha mais bonita que a minha própria obra. rs. Legal mesmo. Cara, você escreve muito bem. Já pensou em criar uma história sua? Abração e - quase que me esqueci - obrigado pelos elogios. Que bom que gostou. :)

excluindo...

Léo 23/02/2010minha estante
Empolgante de primeira a última página. Não me arrependi em hora nenhuma de lê-lo.

SuKa 15/03/2010

Ótimo livro.
Pra quem gosta de ler sobre magia, magos, bruxas, enfim, esse universo com uma pitada de romance, drama e suspense.Não deixe de ler O Vèu!
Eu demorei quase dois meses pra começar a ler e depois não conseguia largar o livro, de tão legal que achei a história. O legal é que tem o volume dois, que é tão bom qto o primeiro!!!
Parabéns ao escritor por tão belo trabalho.

W Nascimento 15/03/2010minha estante
Muito obrigado mesmo Suka. Fico imensamente feliz que tenha gostado do Livro. Feliz mesmo. :) Não tem sensação melhor. Beijão

Léo 17/03/2010minha estante
Concordo Suka!Até hoje não sei como William tem tanta imaginação para criar uma história tão fantástica!Já to lendo O VÉU 2 e garantindo meu espaço como fã de William Nascimento!

Mandark 13/01/2010

Fascinante! ;D
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos! Primeira vez que encontro paixão e empolgação suficientes para me fazer levar em frente uma leitura no PC... Muito bom mesmo! Estou muito ansioso para ler a continuação e saber mais sobre os poderes de Solange, ver a vingança do Ian e descobrir todo o poder de Catarina, além de entender porque os poderes de Nero pareciam tão fracos no momento em que ele mais precisou deles e ver o avanço dos poderes de Ana e seu treinamento na Irmandade da Rosa... xD Mais que recomendado!

Dominique 13/01/2010minha estante
Querido amigo, confio muito no seu histórico de leitura e na sua capacidade crítica. Afinal, vc me indicou o maravilhoso livro "A sombra do vento" e não me arrependi de seguir sua dica. Tb sei que vc não é uma pessoa paga para fazer boas resenhas, e a proposta do William é de puro desapego. Parabéns a ele pelo livro. Seu histórico e sua empolgação me conveceram a ler o livro. ;)

W Nascimento 14/01/2010minha estante
Muito obrigado mesmo cara. Fico extremamente feliz que tenha gostado. Valeu pelos comentários e pela avaliação generosa. E também, bem vinda Dominique. Espero que goste de ler "O Vèu" tanto quanto eu gostei de escrevê-lo. Abraços

Léo 23/02/2010minha estante
Concordo com todos,O Véu é a melhor história de fantasia ficcional que já li. Temos um novo concorrente disputando com J.K.Rowling... O livro só precisa de divulgação para se tornar um sucesso total!Mais do que recomendado!

Helô 15/10/2010

O melhor livro brasileiro de ficção!!!!
A partir do primeiro capítulo eu já soube que iria amar esse livro!! Não é como aquelas histórias previsíveis de ficção, eu não fazia idéia do que iria acontecer no final e isso foi o que eu mais gostei e o que mais me motivou a continuar lendo.
O autor é incrível e sabe como prender o leitor!! Não vejo a hora de começar a ler O Véu 2, tenho certeza absoluta que vai ser tão bom quanto o primeiro, ou até melhor.

PS: Nunca mais vou me esquecer da frase do Ian "Então, mesmo uma magia que foi usada anos atrás para fazer uma criança chorar... pode fazer, anos depois, uma mulher sorrir". Acho que li essa parte umas vinte vezes.
W Nascimento 17/10/2010minha estante
Ainda bem que consegui surpreender. :) Esse foi realmente um desafio. Valeu mesmo Helô. Agradeço muito o apoio e torço para que venha a gostar do volume 2. Beijão!

Helô 18/10/2010minha estante
Ahh, mas foi um desafio que você superou com perfeição! Já estou lendo o volume 2 e estou amando. Não me canso de dizer como você é talentoso, realmente nasceu pra isso!

Renata 11/11/2010

Simplesmente adorável
Eu sou muito fã de literatura fantástica, pois com esse tipo de leitura eu posso fugir um pouco do mundo, da rotina, da loucura do dia a dia e, confesso que, este livro me permitiu tudo isso e ainda me fez pensar em muitas coisas após o término da leitura.
Ao ler "O Véu" eu me transportei para outro mundo, um mundo cheio de fantasia, de amizade, de amor...eu me senti muito próxima da Ana e do Ian.
A Ana me cativou desde o início, com suas características: uma menina doce e encantadora e que tinha um amor muito grande por suas tias. Estas apresentaram a Ana um mundo mágico, no qual estava inserido um clã de magos muito poderosos conhecidos como "Garow" e Ana prometeu que iria descobrir o que aconteceu com este clã que era tão poderoso e foi destruído. Depois de um acontecimento trágico que mudou sua vida, Ana teve que "esquecer" tudo aquilo que ela tinha de mais precioso, que era a crença na magia, o mundo encantado que suas tias apresentaram para ela. Os anos se passaram e Ana continuava sua vida e os acontecimentos da infância estavam aparentemente esquecidos, até que seu amigo Ian começa a apresentar um comportamento estranho, o qual faz Ana lembrar das antigas histórias que suas tias contavam em volta da foqueira, em especial do clã "Garow".
Ian é um persongem complexo (na minha opinião), pois apesar de sua aparência "frágil", ele possui uma grande força, não só física, mas emocional, afinal ele teve que se isolar, por muito tempo, para não cometer nenhum ato maldoso e, ainda, trava uma luta interna para proteger Ana, a pessoa que ele mais ama. Com uma mistura de magia, história, aventura, amizade e amor, "O Véu" me cativou por ser uma estória muito envolvente, bem construída e ainda me permitiu refletir sobre "superação", pois Ana foi obrigada a esquecer tudo o que tinha aprendido com suas tias e após alguns anos, ela se depara com alguns acontecimentos que fazem com que tenha que superar (na minha opinião é a passagem que ela faz pelo véu) para poder seguir em frente, resgatar aquela garota doce e sonhadora, que tinha muita fé na magia.
Confesso que chorei em algumas passagens, com a profundidade dos laços que envolvem os personagens e com a maneira que a estória é conduzida, fiquei muito pensativa depois de terminar essa leitura.
Eu sei que o livro apresenta alguns erros e que a leitura no computador é bem cansativa, mas isso são meros detalhes perante o universo que o autor nos apresenta e, se Deus quiser, os mesmos serão resolvidos quando esta maravilhosa obra for publicada por alguma editora (torço muito por isso).
Wilian, Parabéns por este trabalho. Espero que você continue nos apresentando universos tão encantadores quanto "O Véu".
W Nascimento 20/11/2010minha estante
Eu também espero. ^^ É uma alegria poder escrever e principalmente receber tanto carinho. Obrigado Renata. Abração!

Patty_mch 20/01/2010

muito bom, gostei muito, uma grande perda seguida de um grande sofrimento, mas com a ajude de um grande amigo Ana supera todas suas dificuldades, amizade, confiança, traição, magia, bruxos, e um grande amor tudo misturado de uma maneira super legal, o VÉU com certeza é uma leitura muito boa.... Ana e Ian uma mistura super........ agora resta ha espera do proximo..........

W Nascimento 24/01/2010minha estante
Fico feliz que tenha goatado Patty. Eu acompenhei seus comentários durante toda a leitura e agradeço muito o apoio que me deu. Beijão e Muito obrigado mesmo.

Espero que o volume dois te agrade tanto quanto o um. :)

W. Galiza 10/02/2010

Viciante
Se não um dos melhores, com certeza o mais EMPOLGANTE que li nos últimos tempos. Não consegui tirar os olhos das linhas que pareciam ir rápido d+ a medida que viajava com a trama. Foi realmente uma pena ver quando as páginas chegaram ao fim. Conseguiu de forma profissional eu diria, passar cada sentimento e de cada personagem, fazendo-nos até mesmo sentir o amor, medo e etc... Aguardo ancioso a continuação e gostaria muito de ter esse livro realmente em mãos para minha coleção.

W Nascimento 10/02/2010minha estante
Goataria de agradecer muito a Você cara por essas palavras. Muito obrigado mesmo. Fico extremamente feliz que "o Véu" tenha lhe agradado ao ponto de merecer uma releitura. Também acho uma pena ele não ter sido publicado, mas o futuro ainda está aí e eu tenho esperanças de que logo possamos vê-lo nas prateleiras. Mais uma vez obrigado. Abraços

N. J. Magnus 26/01/2011

Uma grande alegria que Virou uma imensa decepção
Este livro, eu me propus a ler no ano passado, pouco tempo depois do termino das aulas na Faculdade.
Eu sei que existem muitos fãs do Willian Nascimento que poderão me crucificar.
Mas vamos lá.
O casal, Ana e Ian são bem carismáticos, realmente gostei deles, apesar de me lembrarem muito o Edward e a Bella, de crepusculo, porem, o "Edward", neste caso, o Ian, tambem tem lá seus problemas (mas nao se preocupem, ele nao brilha feito diamante no sol).
Tambem gostei muito da turma que aparece nas primeiras paginas e adorei alguns personagens coadjuvantes.
Mas apenas um se destacou para mim.
Angelo.
Como eu queria que um personagem assim existisse de verdade, apesar de ser desprovido de beleza fisica, Angelo é inteligente, um pouco sarcastico e auto-confiante, eu simplesmente amei a parte em que ele assume a sua arrogância, o que para mim, é sinal de respeito a si proprio, inclusive aos seus defeitos.
Eu adorei a determinaçao dele em desvendar mistérios, mesmo correndo perigo.
, um bruxo com roupas de frade, ah se ele nao estivesse se preparando para se tornar um Padre...
Foi ele que me fez "retirar o véu", isto é, acompanhar a história até o fim.
E entao, perto do final o autor fez algo terrivel com ele.
Vocês nao fazem ideia de como eu tive vontade de fazer com o Willian Nascimento, exatamente o mesmo que fizeram com o Angelo, e o escritor NÃO SOUBE EXPLICAR O PORQUÊ . Mas essa raiva foi repentina e passou, dando lugar a uma imensa tristeza.
Eu li até o fim, mas nao tive vontade alguma de ler a segunda parte, pois nao estava nem um pouco interessada no que iria acontecer com a ANa e o Ian.
O sentimento que tenho em relaçao a esse livro, e ao autor é de pura frustraçao, apesar de considerá-lo um ótimo escritor, nao tenho nenhuma vontade de ler mais nada que venha de Willian NAscimento.

E terminando, um conselho para o Wilian e para quem quiser se tornar escritor.
Cuidado com o destino que você dá aos seus personagens, mesmo para aqueles que nao tem tanta importancia assim para a história.
Senão, seus leitores podem ficar frustrados, como eu fiquei.
Tattinha 12/05/2011minha estante
Leia o segundo. Lá no finalzinho o Angelo aparece de novo. Você vai gostar.

Leitor 14/08/2010

"Poderia se um belo filme...
O véu e um livro surpreendente conta a história de Ana e Ian que são amigos mas o que ela não sabe são de terríveis segredos que o garoto guarda.

A história se encaixa no texto em formato de novela, na minha opinião tensão e o clima de mistério ficam no ar a cada capitulo, enfim a história se desenrola com um enredo surpreendente. Li em 12 dias pelo computador cada dia em média 36 páginas vou abaixar o volume 2.

E deveria virar filme em décimo lugar nos meus livros preferidos.
W Nascimento 15/08/2010minha estante
Puxa, um filme seria muito legal mesmo, não é? rsrs ^^ Fico contente que tenha gostado do livro leitor e desejo-lhe uma ótima continuação. ^^ Abração

Leitor 16/08/2010minha estante
Um filme seria maravilhoso, esse livro e dez, sem nada a declarar irei postar a resenha em meu blog e rumo ao 100 leitores de o véu!

Aninha de Tróia 08/06/2010

O que eu tenho a dizer sobre "O Véu"?
Simplesmente que entrou para minha lista dos dez mais e que eu quero uma versão papel na minha estante!

O texto tem as características que eu mais gosto: a história corre num ritmo bom, sem descrições excessivas, com o
autor divagando sobre as personagens em algumas partes. Eu gosto dessas divagações, pois elas nos permitem
conhecer melhor a personalidade e os sentimentos das personagens, tornando a história mais cativante.

A escrita em si, na minha opinião é muito boa também: a linguagem é simples e facilita o entedimento da narrativa. Eu
particularmente não gosto de linguagens muito elaboradas, na qual você tem que ler lendo o dicionário junto. Assim, a
melhor parte do livro (a "ação") não flui. Detesto também descrições de lugares, principalmente
quando o autor se vale de suas qualidades de engenheiro-arquiteto e cisma de descrever a abóboda (que eu nem quero saber
o que é) ou a metragem do lugar. Eu gosto mesmo é de história, de ação, do envolvimento das personagens. E "O Véu" tem
tudo isso: escrita fácil (salvo os mencionados erros de digitação), uma narrativa que flui, sem contar que o enredo é
bem elaborado. Eu nunca tinha me interessado por esses temas de magia e tudo mais, mas esse texto (junto com os
personagens) realmente me cativou.

Agora o principal: Ana. Embora ela tenha todos os defeitos e qualidades das mocinhas, eu não tenho nada a reclamar
sobre ela. (Talvez seja simpatia pelo nome. Rs)
A Ana do Véu não me parece uma personagem de mentira, e sim uma garota de verdade. Alguém que existe, que sofre,
ama, e continua. Ela não é depressiva demais, ou feliz demais, ou sonhadora ou realista demais. Talvez eu esteja ficando
louca ou entendendo tudo errado, mas é assim que eu vejo essa Ana: como uma Ana que existe.

Por fim, aspectos negativos:... Com certeza tem, mas como a história estava boa e eu li rápido demais não deu tempo
de encontrar.
Então depois que eu terminar de ler o volume dois, eu releio o volume um só para encontrar esse pontos fracos, ok?
Esperem a minha segunda resenha de "O Véu"...

W Nascimento 09/06/2010minha estante
Puxa, Ana. Valeu mesmo. Vejo que gostou mesmo, pois escreveu bastante. Obrigado ^^. PArece que sua Xará fez juz ao nome, não é mesmo? rsrsrs. Eu já estou aguardando a segunda resenha :)

Gabriela 28/10/2010

Nunca encontrei um livro em estilo de literatura fantástica brasileiro que realmente me encantasse. Mas com este eu me surpreendi. Ele te prende de começo ao fim e não fiquei satisfeita até ver seu final. Recomendo, é ótimo!

W Nascimento 29/10/2010minha estante
Que bom que fui o primeiro Gabi. ^^ Mas não se engane, pois tem muita coisa boa nesse nosso Brasil. Espero então que meu livro seja apenas o primeiro de muitos. Obrigado mesmo pelo seu apop. Beijão!!!