Sobre dinheiro e inflação

Sobre dinheiro e inflação Ludwig Von Mises

Resenhas - Sobre Dinheiro e Inflação

Danilo435 23/03/2023

Excelente livros Mises mitando como nunca
Um livro obrigatório para se ter na prateleira onde aprenderá como o governo nos rouba ano a ano com a impressão de dinheiro, infelizmente na época não tinha o BTC mas acredito que Se Mises tivesse vivo estaria comemorando com a tecnologia e o fim da impressão da moeda estatal no mundo

Vini Fernandes 28/09/2022

Excelente leitura
Livro simples e fácil de ser entendido. Uma leitura muito rápida que pode ser lida em apenas um dia. Super recomendo com uma porta de entrada para livros relacionados a economia que sigam a ideia da Escola Austríaca de Economia.

Trindade 12/09/2022

Melhor que o último
Esse livro é muito didático, fácil de entender e objetivo. Tem algumas informações desatualizadas, mas nada que interfira na leitura.

Sarja 23/02/2022

Claro e preciso
Por mais que seja uma adaptação das palestras de Von Mises, é possível notar como Mises deveria ser claro em seus ensinamentos. O livro ao mesmo tempo que trata de um assunto complexo, aborda isso de forma clara, objetiva onde mesmo alguém com menos conhecimento do tema consegue com um pouco de atenção entender os questionamentos que são propostos pelo autor. Ótimo livro. As palestras mesmo sendo da década de 60/70 continuam tão atuais quanto em qualquer tempo.

Leo Vieira 27/12/2021

Economista à frente do tempo
Ludwig von Mises foi um renomado economista e palestrante com muitos estudos interessantes à respeito de economia e desenvolvimento financeiro.
Judeu critico ferrenho do socialismo, apresentando muitas teorias claras sobre o motivo para isso nunca dar certo sob ótica do mercado financeiro.
Suas ideias até hoje permanecem muito atuais.

Pedro 19/08/2021

Mais uma obra-prima do grande economista austríaco Mises!
Aqui, em Sobre Dinheiro e Inflação, o autor nos mostra o verdadeiro culpado (e criador) da inflação: o Estado.
Diferente do que vemos na TV, o fenômeno da inflação não é o aumento dos preços, é a impressão de dinheiro desenfreada por parte dos governos ao longo da História. E por que os governos fazem isso? Ora, para bancar seus luxos e gastos exorbitantes. E não podemos esquecer o suborno da população, através do bolsa-família e auxílio emergencial.
Se os políticos realmente se importassem com a população, eles não criariam inflação, eles diminuiriam seus gastos. Essa é a única forma da população enriquecer.
Mas nós sabemos que eles não podem viver sem as lagostas e champanhes, não é mesmo?
A verdade é que nós não precisamos da mão do Estado, precisamos apenas que ele tire suas mãos imundas de cima de nós!
Ju Giaccaglini 19/08/2021minha estante
Deu aquela vontade de ler, só pela sua resenha

Pedro 20/08/2021minha estante
Que bom que você gostou, Ju. E a sua leitura de Psicose, como está?

Ju Giaccaglini 20/08/2021minha estante
Noossa!! É muito bom!! Acho que termino hoje mesmo.

Pedro 20/08/2021minha estante
Vou confiar no seu julgamento e colocá-lo na minha pilha de leitura.

Lanykun 17/01/2023minha estante
Caramba, tu sabe mesmo fazer uma resenha atraente, vou ler esse também

Pedro 17/01/2023minha estante
Obrigado, Lorrane.
Ludwig Von Mises deveria ser leitura obrigatória, de tão bom que é.

Lanykun 17/01/2023minha estante
Acho que até o básico de economia deveria ser um ensinamento obrigatório, é realmente algo bem relevante em nosso dia a dia. Quando adultos devemos trabalhar para nos sustentar, ter um mínimo de conhecimento sobre o assunto se faz necessário, creio

Pedro 18/01/2023minha estante
Ah, com certeza. Eu costumo dizer que a economia é a ciência da viabilidade da espécie humana. Todo país desenvolvido é excelente em sua economia.

Johny Cash 21/04/2021

Conhecimento de base
Mandatório para se entender sistema monetário e toda obsessão dos governos em controlar a moeda. Mises sendo mais uma vez genial.

Thais 21/02/2021

Inflação para iniciantes
Livro curto, extremamente didático, explica a causa da inflação e porque devemos contê-la.

Niandra 20/01/2021

Ótimo
Uma ótima introdução para quem não sabe nada sobre como funciona a inflação.

Messias.Sousa 02/11/2020

O autor apresenta ótimos argumentos contra o sistema monetário que temos hoje. Indico bastante pra quem gosta de economia.

Johann 29/08/2020

Moeda e inflação
Um livro ótimo para quem quer entender as consequências nefastas da intervenção governamental na moeda. Mises explica de forma rápida e simples essas questões e ainda tem o pósfacio de Murray Rothbard para complementar e trazer um tom mais técnico ao livro.

Daniel-Ef2:8 25/08/2020

Básico porém essencial
Mises explicou com muita simplicidade e lucidez como ocorre a inflação e como ações erradas do governo acabam fazendo com que a moeda perca o seu valor e os preços acabam subindo. O que me chama atenção é o fato de termos um livro como esse que, por mais que seja simples, nos mostra o problema que é criar papel moeda e como isso afeta a economia e acaba quebrando o país.

Vale lembrar que foi isso que nosso "vizinho", a Venezuela, fez e olha no que deu, hoje eles estão com uma inflação de quase 10.000%, uma total desvalorização da moeda, fome, escassez de alimentos e uma evasão gigantesca da população, afim de sobreviver.

Um livro que é bem atual e necessário, pois em minha opinião, todo brasileiro deveria entender o que é a inflação e como ela surge, e não ficar pedindo ao governo para que aumente o papel moeda em circulação, isso é problema na certa.

Daniel-Ef2:8 25/08/2020

Básico porém essencial

rafaelrochax 07/07/2020

Inflação
"Quando se aumenta a quantidade total de moeda, ou seja, a quantidade total de meio de troca, não se obtém uma melhora geral da situação. Obtém-se apenas uma alteração no índice de equivalência entre o valor que os indivíduos atribuem aos bens e serviços e aquele que atribuem à coisa que se usa como dinheiro."
dani ^_^ 09/07/2020minha estante
isso é bem triste, quando eu era menor sempre fica sem entender pq tinha tanta gente no mundo sem dinheiro pra comprar comida, era só imprimir mais dinheiro ?

Rodrigo 31/05/2020

Fácil compreensão.
O livro aborda um assunto que ao meu ver deveria ser ensinado desde cedo. É de leitura rápida e lhe oferece um conhecimento introdutório sobre dinheiro e inflação e seus efeitos na economia.
Como exposto na introdução é uma compilação de várias palestras ministras por Von Mises, acredito que por esse motivo algumas partes pareçam repetitivas, mas nada que o torne cansativo a leitura.