Estou Atrás de Você

Resenhas - Estou Atrás de Vocês

1 | 2 | 3 | 4

Well 09/06/2021

S.i.n.i.s.t.r.o!!
Ao ler a sinopse soa bastante promissora a história do livro. Um grupo de pessoas que dorme num agradável e normal acampamento e acorda num descampado onde a única coisa que restou são os trailers. O meu instinto acostumado ao gênero terror me levou imediatamente a esperar pelo pior em forma de monstros, espíritos ou qualquer outra perturbação que vá resultar em sangue. Mas Lindqvist surpreende ao fugir de qualquer clichê e simplesmente tocar sua narrativa de forma linear, intercalando o momento presente com cenas em que conhecemos fatos do passado de cada personagem. Não há ação, tampouco há elementos narrativos que prendam a atenção de forma arrebatadora. O autor se preocupa apenas em seguir com sua história, com cada peça se encaixando a seu devido tempo no quebra-cabeças bizarro que é este livro.
O terror desta obra, que vai dar o ar de sua graça de forma tímida e pontual, é psicológico e não foi feito para nos gelar a espinha ou nos fazer perder o sono a noite. O medo aqui não tem nada de sobrenatural, ele nasce das experiências e traumas de vida de cada personagem. Um grupo de pessoas colocado em confinamento em um ambiente totalmente desconhecido é uma premissa e tanto para qualquer obra do gênero. Quando estas pessoas, nessa situação de tensão, são confrontadas com aquilo que mais desejaram deixar trancado no passado, as portas da loucura estão abertas e um bom autor brinca muito com isso.
Estou Atrás de Você confronta seus personagens com os pesadelos de vida de cada um. Traumas de infância, insegurança, decisões erradas?. Este é o pior medo que qualquer um de nós pode ser submetido: o medo das nossas verdades mais secretas. Lindqvist me surpreendeu com essa trama justamente por desenvolver algo completamente diferente do que esperava. Para alguns leitores, no entanto, Estou Atrás de Você pode ser um livro maçante que vai se arrastar por quatrocentas páginas. Entendo perfeitamente isso, pois realmente o estilo do autor não é ágil e custa muito a ganhar ritmo. Neste caso, somente as cem páginas finais tiveram um clima de ação mais envolvente.
Sendo meu primeiro contato com a obra de Lidqvist. Ele é bastante inventivo e bem desenvolvido, mas ficou devendo no quesito de envolver mais o leitor na trama. Acho que vale investir na leitura.
Pretendo buscar as outras obras já publicadas dele para ampliar meu contato e formular uma opinião mais consistente.
annacê 02/08/2021minha estante
já estava afim de ler pela sinopse, mas a sua resenha conseguiu me deixar com mais vontade ainda de ler ????

Well 12/08/2021minha estante
Fico feliz que te ajudei de alguma ?

Levi.Rodrigues 24/10/2020

John Ajvide não está atrás de mim.
Há anos, quando comprei esse livro, fiz com intenção absurdamente egoísta.

Havia lido a sinopse sobre um acampamento de trailers. Eis que a primeira coisa que pensei foi: ferrou, escrevi um romance inteiro sobre pessoas que moram em trailers, viajam pelo Brasil e são perseguidas por um assassino monstruoso—espécie de história slash para quem passou dos quarenta, porque, a despeito do que os mais jovens possam achar, a vida continua e pode ser aventureira para quem se aproxima cada vez mais dos 40 km rodados, como este que vos fala.

Precisava saber se minha história, ainda não publicada, e sabe lá Deus quando será publicada, plagiava algo que eu ignorara. Demorei a ler Estou atrás de você porque minha esposa o leu primeiro e disse que não. “Nada a ver com sua história, relaxa”. Pacifiquei minhas rugas e guardei o livro para ler quando me desse na telha. E deu na telha agora, em 2020.

John Ajvide é um bom escritor e jamais tinha lido nada dele, embora tenha visto o filme sueco, Deixa ela entrar, e seu remake norte-americano. Estou atrás de você tem algo que adoro encontrar em histórias, descompromisso de explicar os mistérios mais cabeludos. Na minha humilde opinião, existe um tipo de gênero de mistério que é diferente dos livros de investigação policial. É aquele que não revela tudo, deixa alguma coisa permanecer velada. Esse é o tipo que confia plenamente na imaginação do leitor. Sempre digo que o leitor é mais que apenas capaz, ele é mais sagaz e, em determinadas circunstâncias, mais habilitado a compreender elementos que nem o próprio escritor foi capaz de refletir. Portanto esse tipo de mistério é uma parceria entre escritores e leitores. E se eu estiver errado sobre isso, significa que estive errado em cada uma das histórias que escrevi. Ou seja, fiz uma cagada enorme.

Apesar de ser uma história motivadora e de permanecer comigo por um bom tempo, não consigo pensar em ler o livro de novo. Se você viu outras resenhas, tenho feito um bom número delas por aqui, vai perceber que em quase todas digo que reli, vou reler, devo reler, quero reler um livro. É um prazer inexplicável e quase maior do que ler um livro pela primeira vez.

Embora tenha tido uma experiência total e agradável, às vezes indigesta no bom sentido, e às vezes pesada, também no bom sentido da leitura, não prevejo a vontade de ler de novo. Não sei explicar minhas razões. Talvez você consiga e, se conseguir, diga por aqui.

Uma explicação razoável seria a de que o livro me falou o que tinha para falar e eu não preciso revisitá-lo. É tudo em que consigo pensar. Mas não ache nem por um segundo que isso significa que você não deveria ler a história, não é isso que pretendo.

Espero ler mais do John Ajvide no futuro. Parece um universo curioso.

O mais importante para mim: Estou atrás de você não é igual ao meu livro. Significa que o Ajvide não virá trás de mim.

site: https://www.levirodrigues.com.br/

Nilma 21/10/2021minha estante
As 2 estrelas são apenas pelo miolo da história... pq o final é um tchuim! ?

Genilce.Giani 25/10/2021minha estante
Hahahahah... A vibe é dessa forma?... Estou quase acabando... E tô com a mesma sensação em ler SK...

Genilce.Giani 25/10/2021minha estante
A loucura é a mesma... Continuo achando que a pessoa tem que estar muito louca hahahaha

Gio 18/06/2021

Estou atrás de você
Apesar de um início lento e desinteressante, na metade você realmente começa a ter vontade de ler.
Descrição de personagens muito boa, mas com o desenvolvimento arrastado. O que me deu gás de continuar lendo foi a curiosidade sobre a Molly mesmo.
Não sei...

@retratodaleitora 04/11/2017

Seu pior pesadelo está atrás de você.
Vocês conhecem o autor John Ajvide Lindqvist? Ele é um renomado escritor sueco que fez bastante sucesso ao lançar seu título de maior impacto: Deixe Ela Entrar. A obra foi adaptada e se tornou um sucesso absoluto também nas telonas, levando diversos prêmios importantes e se tornando um clássico cult do gênero terror. Apesar de ser mais conhecido por Deixe Ela Entrar, Lindqvist escreveu outros livros de muito sucesso publicados aqui no Brasil, como A Maldição de Domarô e Melodia do Mal, ambos pela editora Tordesilhas que, agora em 2017, está lançando mais um de seus títulos: Estou Atrás de Você.

Eu sou uma grande fã de narrativas de suspense e terror, e ao ler a sinopse desse livro sabia que precisava lê-lo, afinal tinha tudo para me ganhar: além de ter uma premissa realmente bizarra, a trama não foca em um só personagem, mas em um grupo grande e realmente variado. A editora gentilmente me enviou um exemplar para resenha e aqui estou para contar minha opinião.

Estou Atrás de Você é um livro de terror gore, ou seja, existem aqui algumas cenas bem visuais de sangue, violência e sadismo; dito isso, estejam preparados ao iniciar a leitura. Não é, nem de longe, um livro leve. Mas, se você gosta do gênero, esse é um prato cheio e você precisa conhecer essa história!

A trama se passa em um cenário aparentemente pacífico: um acampamento de trailers. Várias famílias e amigos se divertindo em um lugar calmo, com belas árvores e um lago convidativo no verão. Perfeito, não? Não quando os nossos personagens acordam um dia e se deparam com um cenário bem, bem diferente.

"Eles tinham achado que o Sol ia reaparecer, que o Sol estava à espreita abaixo do horizonte, mas os minutos e as horas passam, e não há sol. É uma ausência tão tremente que é impossível compreender. As coisas a que não damos importância são as coisas de que mais sentimos falta quando desaparecem."

As árvores sumiram, e com elas o lago, os animais e até as nuvens. O céu mais parece uma reprodução de desenho animado, de tão azul e livre de nuvens, fumaça e pássaros. Quilômetros e quilômetros de um campo gramado vazio, sem sinal telefônico ou energia. Sem socorro. Ainda, vários trailers desapareceram, e ali se encontram apenas quatro, cada um com uma família, pessoas diferentes. Pessoas imprevisíveis.

Uma das coisas que mais me assustam no gênero terror é quando os personagens (seja em filmes ou livros) se encontram em lugares hostis, confinados, presos. E se você já leu ou assistiu algum filme com essa característica deve saber o que o súbito isolamento pode causar nas pessoas.

Primeiro, vem a curiosidade: Afinal, o que fazem ali? Qual o propósito daquilo tudo? Depois, o medo: O que acontecerá com eles? Será que vão morrer ali? Então, tudo e todos se tornam uma ameaça, e a sobrevivência fala mais alto que tudo. Começa a carnificina.

"Até que medida podemos transformar em realidade as nossas lembranças? Se um evento se imprimiu em nós com a violência de um ferrete de marcar gado, ou com a alegria da pura felicidade, ou se está encapsulado dentro de nós como um momento que viverá para sempre, isso também significa que podemos realmente recuar no tempo e voltar até esse evento, até certo ponto?"

Nem todas as tramas terminam em carnificina, claro; não é sempre que a presa encontra a caça. Mas no caso deste livro em especial o confinamento faz com que alguns personagens enlouqueçam, ou melhor, tirem a máscara da normalidade e mostrem quem realmente são. Quando isso acontece, os pesadelos começam. Ou melhor, os pesadelos se tornam realidade, tomam forma e ficam com fome, muita fome.

Qual o seu maior medo? O que te aterroriza mais? Do que você mais se arrepende? Os personagens de Estou Atrás de Você têm a resposta na ponta da língua, e são essas respostas terríveis que irão persegui-los nesta narrativa, um por um, até ficarem saciados.

Quando seus piores pesadelos tomam forma e vão atrás de você, é melhor correr.

"O que é mais real? Aquilo com que sonhamos, ou o que está bem à nossa frente?"

Esse livro já começa estranho, mas a cada capítulo ele vai ficando mais e mais bizarro. Quando você pensa que nada mais estranho pode acontecer ali, o autor mostra o quão errado você está, até o leitor se perguntar: ok, o que realmente está acontecendo aqui?. Bem, boa sorte ao tentar conseguir uma resposta para essa pergunta.

Eu simplesmente adorei fazer essa leitura e conhecer o tão falado Lindqvist, que sempre aguçou minha curiosidade. Agora posso dizer que li John Ajvide Lindqvist e, melhor, posso dizer Estou Atrás de Você foi o livro mais bizarro que já li na vida. E realmente foi.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi como o autor apresentou e desenvolveu cada personagem, dando uma história e um propósito a cada um. Outra coisa foi a imprevisibilidade da obra; quando eu esperava uma coisa, outra totalmente diferente acontecia. Eu adoro surpresas, pelo menos em livros, então esse foi realmente um ponto alto para mim. Por fim, eu gostei muito da ideia do autor em dar "vida" a pesadelos, tornar algo que só nos aterroriza enquanto sonhamos em algo real, algo palpável, algo mortal. É de arrepiar! Principalmente se você parar e perguntar: e se o meu pior pesadelo começa a me perseguir na vida real?

Lindqvist orquestrou muito bem essa ideia e, ao inserir os personagens nesse cenário bizarro e começar a atormentá-los, criou uma trama aterrorizante, sangrenta e instigante, capaz de fazer o leitor questionar cada parágrafo e olhar para trás de hora em hora; afinal, algo pode estar atrás de você, agora mesmo.

Se você gosta do gênero e de autores como Stephen King e Joe Hill, você precisa conhecer esse livro! Leitura certamente recomendada :)

Eu encontrei alguns poucos erros de revisão, e nada que atrapalhasse a leitura. A capa é linda e tem tudo a ver com a história. As páginas são amareladas e possui um bom espaçamento.

Leiam. E depois volta aqui e me conta o que achou dessa leitura. Vou adorar saber!

Acessem o blog para conferir fotos da edição e mais detalhes:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/11/estou-atras-de-voce-de-john-ajvide.html
Fernando Sousa 25/09/2019minha estante
John Ajvide Lindqvist, claro, esse cara é demais, conheci sua escrita lendo Mortos entre os vivos e me apaixonei por seus livros, li totós. Eu adorei o livro mas acho que aqui (Estou atrás de você) e em A maldição de Domarö, ele perdeu a mão no final. Mas o cara é bem melhor que Estevão Rei (Stephen King). ?

@retratodaleitora 26/09/2019minha estante
Eu ainda preciso ler mais livros do Lindqvist! Tenho "Deixa Ela Entrar" aqui. Você gostou?

Fernando Sousa 26/09/2019minha estante
Amei, é o livro de estreia, cru e viceral, muito melhor que as adaptações, leia, você vai amar

@retratodaleitora 27/09/2019minha estante
Lerei em breve então, Fernando! :)

Bruna Araujo 02/05/2020minha estante
Olá, poderia me dizer se há algum crime ou tortura com animais? Vi que eles são personagens ativos também. Eu sempre preciso saber disso de antemão, pq simplesmente não consigo-me ler nada que tenha esse tipo de conteúdo. Obrigada desde já!

Fernando Sousa 02/05/2020minha estante
Não há não, inclusive eles tem certo protagonismo

Bruna Araujo 03/05/2020minha estante
Obrigada Fernando! Já me sinto à vontade para ler!

Thiago Pontes 24/11/2020

Confuso é pouco...
Olha... Eu gosto de histórias com suspense e que se passam em uma nova realidade. Mas, esse livro extrapolou o conceito de criar e segurar mistérios. Não consegui torcer pela maioria dos personagens. É daquele livro que te enche de perguntas e mistérios, mas que entrega porcamente a resolução da maioria desses mistérios. Uma pena, porque a premissa é muito interessante.
Gus 25/11/2020minha estante
Aaaah eu concordo contigo, o final então? Pra mim foi corrido e aos tropeços, uma explicação rasa pra algo que não levou a lugar nenhum, eu também não gostei muito desse livro, embora tenha dado 3 estrelas. Lembro que o único personagem que evoluiu na história foi o cachorro. Extremamente frustrante rs

Geo 31/01/2021

Um livro realmente bizarro. Começa até que empolgante, mas termina meio q sem sentido.
Se alguém realmente entendeu o livro, POR FAVOR me explique!

Genilce.Giani 28/10/2021

Estranho
Totalmente estranho. No início é complicado gravar os personagens, pois os capítulos são extremamente longos( apenas 3, no livro inteiro), e o que difere as falas dos personagens são pequenos espaços entre os parágrafos. E o leitor tem que tentar entender e decifrar quem está falando ou pensando...( Sim até o cachorro tem parágrafos aqui neste livro, por sinal é sempre divertido as partes do Benny e a Gata).
"Não gostei desse modo de escrita" , mas isso é pessoal!
O meio já muda um pouco, quem está lendo vai começando a se adaptar aos personagens e as famílias.
Daí o autor começa a perder o rumo da história, altas viagens ( me refiro a pessoa tem que estar muito "high", (como o próprio Stephen King já falou várias vezes, que estava (soooo high) que não lembra muito bem das histórias...)
E fica claro que o autor é fã de SK, ou seja, o nível de loucura é o mesmo.
O fim... Bem.... estou tentando entender, afinal não entendi foi nada. Acho que não estava "high" o bastante pra acompanhar as loucuras descritas.
Pra quem gosta de coisas perturbadoras, tipo sem pé nem cabeça, é um excelente livro.
Já pra quem gosta de uma verdadeira história de terror/ suspense (meu caso) não recomendo.

Duda 04/05/2021

Ótima escrita
O modo como o escritor apresenta as personagem e suas características é quase perfeito, suas descrições são extraordinárias, me fez sentir arrepios em algumas cenas (muito violentas), mas este não é um livro para as pessoas que esperam um final muito inesperado e tudo mais (não entendi absolutamente nada do final, porém a leitura do todo foi ótima) recomendo muito, me introduziu a uma forma de escrita e a sentimentos diversos, confesso que amei, pretendo ler mais livros deste autor.

@ale_raposo 27/01/2018minha estante
Uma das resenhas mais legais que já li!Muito bom,Ca!

Ca Agulhari @literario_universo 27/01/2018minha estante
Hahahahah resumida mas descreve bem o que eu senti.

Mila Rodrigues Ribeiro 19/03/2018minha estante
Decepção total

Ca Agulhari @literario_universo 21/03/2018minha estante
Que pena Mila. Eu gostei.

TaliaZanoni 25/07/2021

Finalmente terminei!
Primeiro livro da minha vida (ou segundo), que eu choro de emoção por CONSEGUIR terminar. O que foi isso??

Comecei esse livro há mais de um ano, depois simplesmente desisti da leitura quando já passava da metade da história. Confesso que só resolvi terminar porque decidi que iria acabar de uma vez com todas as leituras inacabadas da estante.

A história se passa numa espécie de acampamento, com trailers, quatro casais, duas crianças e dois animais, e então, num belo dia de verão, coisas esquisitas começam a acontecer. Coisas. Estranhas. Sem pé nem cabeça, uma mais bizarra que a outra. E estaria tudo bem para um terror psicológico se não fosse o fato de que nada parecia fazer sentido, nenhuma ponta atava a outra, tudo muito avulso, e sem grandes surpresas, o livro acabou sem explicação NENHUMA.

Os personagens foram bem construídos, todos tiveram uma história, um passado, com traumas, medos e segredos que guardavam no fundo de suas almas e que foi sendo revelado ao longo do livro. No entanto, não fui capaz de me apegar de fato a nenhum personagem, conforme o terror ia se desenrolando, me vi torcendo o MÍNIMO para Olof e Lennart, que eram os mais lúcidos e inteligentes e o menino Emil, que era um doce de criança. Fora isso, o que tenho haver?

E o mais importante, quem e O QUE era Molly????

Um monte de perguntas não respondidas e para um final em aberto, foi péssimo.

Não entendi o que o autor quis passar com o livro, e nem vou saber rs, obviamente dá pra se tirar algumas teorias, uma delas que possa fazer alguma alusão ao inferno, devido algumas passagens e falas e pensamentos dos personagens, mas ainda assim, não tenho segurança para afirmar algo com certeza.

Enfim, experiência bizarra e sem sentido.

Tatiane Buendía Mantovani 29/05/2019

Entendi foi nada!
Thiaguices | Thi Oliveira 26/10/2020minha estante
Resumiu bem o que estou sentindo.

1 | 2 | 3 | 4