Hospital Arthur Hailey

Resenhas - Hospital

Joy 16/06/2014

Arthur Hailey é um especialista em romances temáticos. Ele pega uma instituição específica e a disseca, mostrando o funcionamento interno em detalhes, desde as coisinhas mais simples até à alta cúpula. Somando-se a isso, muitas histórias pessoais, carregadas de dramaticidade.
Em "Hospital", somos apresentados à equipe médica do Hospital de Três Condados, em Burllington. Eu não entendo muita coisa da área médica, mas fiquei fascinada pelas descrições dos tratamentos e das atividades, que vão desde o refeitório à cirurgia, de uma maneira simples e fluida de entender.
Os dramas pessoais envolvem várias histórias paralelas, o que, a meu ver, dão dinamicidade à trama, velocidade, e dá para ler muitas páginas de uma só vez, pois não é uma leitura densa ou massante.
Obviamente este não é nenhum clássico da Literatura, ou um livro para extrair grandes reflexões filosóficas ou revelações sobre a vida mas, como entretenimento funciona muito bem. Prende a atenção do início ao fim e faz com que torçamos por essa ou aquela personagem.
Apesar de ser um livro bastante volumoso, eu indicaria para aquela pessoa que ainda não tem gosto pela leitura: a maneira dinâmica de escrever, que dá uma rapidez quase cinematográfica à trama, e as histórias paralelas que vão se entremeando são excelentes motes para fazer qualquer um gostar de ler.

Felipe André 14/10/2015minha estante
Excelente resenha, companheira. Compartilho da opinião inteiramente.
Ressalva apenas para a ortografia de "maçante". =D

Joao.Marcelo 20/09/2020minha estante
Li esse livro por acaso e não consegui largar: "a maneira dinâmica de escrever, que dá uma rapidez quase cinematográfica". Ele tem uma linguagem muito visual, me lembra Érico Veríssimo.

Zhouang 13/08/2023minha estante
Melhor resenha!

João 21/11/2012

Fala sobre o funcionamento de um hospital.
Linguagem simples e envolvente.
Sem dúvida um dos melhores livros que já li!

Brida Nicole 07/05/2013

Hospital
Eu achei esse livro muito interessante, ele é um livro rico em detalhes, a história é muito legal e apesar de um livro grande, não é cansativo de ler. É um romance que vale a pena ler.

Isa 11/02/2022

Hospital
Livro maravilhoso, que retrata muito bem a vida do médico e a constante evolução da medicina/ciência, além dos romances, e a conciliação da vida pessoal com a profissional.

@jaliagoraesuavez 06/04/2009

Em 2002 levei esse livro para ler no avião, durante minha ida à Portugal... não aguentei... achei um saco!!! No Porto comprei O Primo Basílio e acabei me apaixonando por Eça de Queiroz. O Hospital ficou pela Europa...

sonia 23/01/2012

ai, ai, ai...
livro sensacionalista sobre o funcionamento complexo de um hospital, não faltando o blablabla habitual sobre suspeita de trafico de órgãos.

Dudu 06/02/2024

Despretensioso, mas entrega tudo!!!
? Arthur Hailey
? Hospital [1959]
? Editora Abril

Sinopse ?
Médicos, pacientes, técnicos de laboratório, enfermeiras, estagiários vivem o cotidiano do mundo da medicina em nossos dias, numa história
de muita ação, que entrelaça várias vidas com sexo, politica, amor trabalho, responsabilidade, esperança
e desespero. Este é o tema deste Hospital, livro que custou uma minuciosa pesquisa e foi feito para ser lido com interesse por leigos e especialistas, pois descreve com realismo o cotidiano de pessoas que
trabalham contra a doença e contra a morte
mas que também lutam pelo poder, pela paixão, pelo dinheiro, ou pela realização profissional.
~~~

Seria o dinheiro a raiz de todos os males? Talvez sim, talvez não, por que não?

De jogos de xadrez e investimentos milionários, a dados médico precisos, e às vezes, é digo às vezes, irrelevantes, mas cirugicamente precisos. É dessa forma que Arthur Hailey entrega mais um livro depois de anos de pesquisas.

Em alguns momentos me vi dentro da sala de emergência do County General Hospital, o fictício hospital da série ER (Plantão Médico) em Chicago, Illinois; e as vezes no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital, um hospital universitário fictício em Princeton, Nova Jersey, da série House.

Os termos técnicos impressionam, e confesso tê-los puxados uma vez ou outra para não perder a fluidez da história. Também pudera, Hailey sempre teve o costume de mergulhar de cabeça nos cenários onde suas tramas se desenrolam. Nesse caso, ele ficou quase um ano trabalhando disfarçado em um hospital de verdade para aprender mais sobre o cotidiano dos funcionários da área da saúde.

O resultado?

Um livro cheio de personagens vivos e quase reais, tramas secundárias e muita, mas muita, coisas naturais da vida também. Após a leitura de "Hospital", minha visão sobre os profissionais da saúde só foi reforçada: Não é nada fácil seguir por esse caminho. E como estamos em alertas Roxo e Laranja, sendo as cores do mês, pensei em começar 2024 com essa indicação.

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento. Pretende levar informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis. A campanha é focada na conscientização sobre 3 doenças incuráveis mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. O laranja é usado para conscientizar sobre a leucemia, e a campanha foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre o cancro e incentivar o diagnóstico precoce.